Example: biology

Turismo em áreas “menos desenvolvidas”: caracterização ...

Vol. 3 N 1 p gs. 149-169. 2005 PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural. ISSN 1695-7121 Turismo em reas menos desenvolvidas : caracteriza o, desenvolvimento e planejamento tur stico da Vila de Trindade, munic pio de Paraty / Rio de janeiro Brasil Alexandra Campos Oliveira Resumo: A inten o deste artigo discutir o planejamento e ocupa o tur stica na Vila de Trindade, localizada em Paraty, litoral sul do Estado do Rio de janeiro , Brasil. Apesar da exist ncia do planejamento tur stico no munic pio, a atividade vem gerando uma s rie de conflitos na Vila os quais pretende-se discutir.

150 Turismo em áreas “menos desenvolvidas”... Introdução O município de Paraty, localizado ao sul do litoral do Estado do Rio de Janeiro,

Tags:

  Janeiro, Rio de janeiro

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Turismo em áreas “menos desenvolvidas”: caracterização ...

1 Vol. 3 N 1 p gs. 149-169. 2005 PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural. ISSN 1695-7121 Turismo em reas menos desenvolvidas : caracteriza o, desenvolvimento e planejamento tur stico da Vila de Trindade, munic pio de Paraty / Rio de janeiro Brasil Alexandra Campos Oliveira Resumo: A inten o deste artigo discutir o planejamento e ocupa o tur stica na Vila de Trindade, localizada em Paraty, litoral sul do Estado do Rio de janeiro , Brasil. Apesar da exist ncia do planejamento tur stico no munic pio, a atividade vem gerando uma s rie de conflitos na Vila os quais pretende-se discutir.

2 A exist ncia do planejamento implica a maximiza o dos impactos positivos do Turismo e melhor distribui o dos mesmos? Minimiza impactos negativos? O planejamento vincula-se ao crescimento organizado da atividade? Contribui para que o Turismo torne-se fator de desenvolvimento local? Tais questionamentos ser o discutidos tomando-se como exemplo um munic pio que tem percebido significativos investimentos na atividade, se tornando um referencial enquanto destino tur stico no cen rio nacional.

3 Palavras chave: Planejamento tur stico; Desenvolvimento; Popula o Abstract: The aim of this article is discussing the tourism planning and occupation in Trindade Village, located in Paraty, south coast at the state of Rio de janeiro , Brazil. Besides the existence of tourism planning in the village, tourism has been creating a lot of conflicts, which this article intends to discuss. Does the existence of planning imply the maximization of the positive impacts of tourism and their bet-ter distribution?

4 Does it minimize the negative impacts? Does the planning link to the activity's organ-ized growing? Does it contribute for the tourism to become a factor of local development? Those ques-tions will be discussed by taking as example a town in which there have been significant investments in the activity, becoming a reference as tourism destination in the National Setting. Keywords: Tourism planning; Development; Population Alexandra Campos Oliveira e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil).

5 E-mail: Turismo em reas menos desenvolvidas .. Introdu o O munic pio de Paraty, localizado ao sul do litoral do Estado do Rio de janeiro , considerado um do mais importantes p los tur sticos do Brasil. rea tur stica de alcance internacional, tem como atrativo principal seu centro hist rico, constitu do por casario de arquitetura genuinamente colonial. No entanto, o munic pio de Paraty possui uma grande variedade de atrativos que exercem apelo a outros segmentos tur sticos.

6 Al m de belas praias rodeadas pela Mata Atl ntica, possui v rios bens imateriais de grande relev ncia, como as culturas cai ara, negra, ind gena, dos quilombos e portuguesa. Tais atrativos se localizam ou manifestam-se majoritaria-mente nas reas perif ricas do munic pio. Nesse cen rio, destaca-se a Vila de Trindade, situada na regi o mais ao sul do de Paraty, cujas praias s o consideradas as mais belas do munic pio. Parte de seu territ rio est inserido na rea de Preserva o Ambiental do Cairu u.

7 Possui, ainda, tra os remanes-centes da cultura cai ara. Tais caracte-r sticas contribu ram para que a Vila passasse a experimentar significativo desenvolvimento tur stico, tornando-se a segunda regi o de maior crescimento da atividade do munic pio, perdendo apenas para o centro hist rico. Os aspectos s cio-econ micos de Trindade correspondem realidade de muitas localidades de pa ses pobres e pa ses em desenvolvimento.

8 S o localidades ditas menos desenvolvidas 1. N o se trata, aqui, de reas cujos habitantes vivem em extrema pobreza, guetos ou os mais s rdidos sub rbios de cidades, subprodutos da l gica dominante de desenvolvimento, uma vez que tais reas n o apresentam apelo tur stico. Trata-se sim de localidades cujas popula es s o ditas tradicionais e que vivem (ou viviam, anteriormente ao processo de desenvolvimento tur stico), basicamente, da pesca e da agricultura de subsist ncia, bem como munic pios interioranos que n o se inserem t o amplamente, em termos relativos, na economia global.

9 Estes locais (munic pios ou regi es de um munic pio) correspondem grande parte dos destinos descobertos pela atividade tur stica, por suas peculiaridades naturais e culturais preservadas, representando uma alter-nativa de fuga do cotidiano aos indiv duos dos conglomerados urbanos (que, por sua vez, correspondem em grande medida ao mercado consumidor de Turismo ). A partir do desenvolvimento do Turismo , tais localidades passam a sofrer altera es profundas (econ micas, sociais, culturais, ambientais, etc.)

10 Que, n o raro, suas popula es n o est o aptas a acom-panhar, tendo em vista suas desvan-tagens econ micas e despreparo para lidar com a atividade. A popula o dessas reas, ent o, especialmente fr gil aos impactos negativos da atividade, o que refor a a necessidade da exist ncia de um planeja-mento tur stico nas mesmas. A Vila de Trindade Trindade uma vila de pescadores de Paraty, munic pio pertencente Mesorregi o Sul Fluminense, Regi o da Costa Verde e microrregi o da Ba a da Ilha Grande (PDDT2, 2003:25).


Related search queries