Example: quiz answers

Um futuro com energia sustentável: iluminando o caminho

Um futuro com energia sustent vel: iluminando o caminhoUm futuro com energia sustent vel: iluminando o 15/11/10 10:53:40 AMUm futuro com energia sustent vel: iluminando o caminhoUm futuro com energia sustent vel: iluminando o caminhoT tulo originalLighting the way: Toward a sustainable energy futureISBN 978-90-6984-531-9 Copyright InterAcademy Council, 2007 Tradu oMaria Cristina Vidal BorbaNeide Ferreira Gaspar Reprodu o n o comercialA informa o deste relat rio foi produzida visando que estivesse pronta-mente disposi o para uso n o comercial, pessoal e p blico, podendo ser reproduzida, parcial ou totalmente, atrav s de qualquer meio, livre de pa-gamento ou permiss o do InterAcademy Council. Apenas solicitamos que: Os usu rios assegurem-se da precis o dos materiais reproduzidos; O InterAcademy Council seja identificado como fonte; N o se declare que a reprodu o a vers o oficial dos materiais re-produzidos, nem que tenha sido feita por um afiliado do InterAcademy Council, nem que tenha a aprova o do mesmo.

5 Energia sustentável para o desenvolvimento C om grande satisfação a Academia Brasileira de Ciências e a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo ...

Tags:

  Energia

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Um futuro com energia sustentável: iluminando o caminho

1 Um futuro com energia sustent vel: iluminando o caminhoUm futuro com energia sustent vel: iluminando o 15/11/10 10:53:40 AMUm futuro com energia sustent vel: iluminando o caminhoUm futuro com energia sustent vel: iluminando o caminhoT tulo originalLighting the way: Toward a sustainable energy futureISBN 978-90-6984-531-9 Copyright InterAcademy Council, 2007 Tradu oMaria Cristina Vidal BorbaNeide Ferreira Gaspar Reprodu o n o comercialA informa o deste relat rio foi produzida visando que estivesse pronta-mente disposi o para uso n o comercial, pessoal e p blico, podendo ser reproduzida, parcial ou totalmente, atrav s de qualquer meio, livre de pa-gamento ou permiss o do InterAcademy Council. Apenas solicitamos que: Os usu rios assegurem-se da precis o dos materiais reproduzidos; O InterAcademy Council seja identificado como fonte; N o se declare que a reprodu o a vers o oficial dos materiais re-produzidos, nem que tenha sido feita por um afiliado do InterAcademy Council, nem que tenha a aprova o do mesmo.

2 Reprodu o comercial A reprodu o parcial ou total em m ltiplas c pias do material deste rela-t rio para fins de redistribui o comercial proibida, a menos que haja permiss o escrita do InterAcademy Council. Para obter permiss o para reproduzir o material deste relat rio para fins comerciais, por favor conta-te o InterAcademy Council, atrav s da Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences, Box 19121, NL-I000 GC Amsterdam. The Netherlands, o-na-publica o elaborada pelo Centro de Documenta o e Informa o da FAPESPUm futuro com energia sustent vel: iluminando o caminho / Funda o de Amparo Pesquisa do Estado de S o Paulo ; tradu o, Maria Cristina Vidal Borba, Neide Ferreira Gaspar. [S o Paulo] : FAPESP ; [Amsterdam] : InterAcademy Council ; [Rio de Janeiro] : Academia Brasileira de Ci ncias, p. : il. ; 24 o de: Lighting the way: toward a sustainable energy future, FAPESP. 2. Pesquisa e desenvolvimento. 3. Ci ncia. 4. Tecnologia.

3 5. Recursos energ ticos. 6. Mudan a clim tica. I. Funda o de Amparo Pesquisa do Estado de S o Paulo. II. T tulo: iluminando o sito Legal na Biblioteca Nacional, conforme Lei n. , de 14 de dezembro de 2004. 5 energia sustent vel para o desenvolvimentoCom grande satisfa o a Academia Brasileira de Ci ncias e a Funda o de Amparo Pesquisa no Estado de S o Paulo apresentam a vers o em portugu s do relat rio produzido sob a coordena o de Jos Goldem-berg e Steven Chu a pedido do Conselho InterAcademias. Intitulado Um futuro com energia sustent vel: iluminando o caminho (Lighting the way: Toward a sustainable energy future, na edi o original), o trabalho trata dos desafios perante o mundo moderno no que diz respeito gera o de energia . Como se tornou bem conhecido em nosso dias, a produ o de energia tende, na maior parte dos casos, a criar emiss o de g s carb nico e a contribuir para o efeito estufa que altera o clima global.

4 O desenvolvimento econ mico e social tende sempre a criar demanda por mais energia , fato bem documentado no relat rio ao mostrar, por exemplo, que, enquanto em pa ses desenvol-vidos o consumo de eletricidade chega a 10 mil kWh por pessoa, nos pa ses em desenvolvimento, nos quais est a maior parte da popula- o mundial, esse consumo menor do que 2 mil kWh por pessoa. A aspira o ao desenvolvimento da maior parte da popula o mundial s poder ser realizada se houver um aumento not vel na efici ncia do uso de energia e na cria o de novas fontes de energia que sejam sustent relat rio foi preparado por um comit de cientistas de v rios pa- ses, sob a coordena o de dois reconhecidos especialistas em energia . Jos Goldemberg, Professor Em rito da USP, recebeu em 2008 o Pr mio Planeta Azul, foi reitor da USP de 1986 a 1990 e, entre outros cargos de lideran a, foi Secret rio de Ci ncia e Tecnologia da Presid ncia da Re-p blica (1990 a 1991), Ministro da Educa o (1991 a 1992), Secret rio do 6 Meio Ambiente da Presid ncia da Rep blica (1992), e Secret rio do Meio Ambiente do Estado de S o Paulo (2002 a 2006).

5 Steven Chu, ganhador do Pr mio Nobel de F sica em 1997, dirigiu o Laborat rio Nacional Lawrence em Berkeley e atualmente Secret rio de energia dos Estados Unidos. Esperamos que a publica o em portugu s contribua para o debate sobre energia sustent vel no Brasil. Jacob PallisAcademia Brasileira de Ci ncias, Presidente Carlos Henrique de Brito CruzFunda o de Amparo Pesquisa do Estado de S o Paulo, Diretor Cient fico 7Pr logoConforme reconhecido pelo Protocolo de Kyoto em 1997, conseguir um futuro de energia sustent vel o grande desafio do s culo XXI. Os padr es atuais de recursos energ ticos e de uso de energia se mostram prejudiciais para o bem-estar de longo prazo da humanidade. A integrida-de dos sistemas naturais essenciais j est em risco por causa da mudan a clim tica causada pelas emiss es de g s estufa na atmosfera. Ao mesmo tempo, os servi os b sicos de energia atualmente n o est o dispon veis a um ter o das pessoas do mundo e mais energia ser essencial para um desenvolvimento sustent vel e equitativo.

6 Os riscos seguran a energ ti-ca nacionais e globais s o ainda mais exacerbados pelo custo crescente da energia e pela competi o pelos recursos energ ticos distribu dos problema global exige solu es globais. At agora, n o se tem feito bom proveito dos melhores cientistas mundiais e de suas importantes institui es, mesmo sendo essas institui es um recurso poderoso para se comunicar al m das fronteiras nacionais e para se alcan ar um consenso sobre abordagens racionais para se tratar dos problemas de longo prazo desse tipo. As academias de ci ncia e de engenharia do mundo cujas opini es se baseiam em evid ncias e an lises objetivas t m o respeito de seus governos nacionais, mas n o s o controladas pelos governos. Assim, por exemplo, os cientistas de todas as partes geralmente concordam mes-mo quando seus governos t m agendas diferentes. Muitos l deres pol ticos reconhecem o valor de basear suas decis es nos melhores conselhos cien-t ficos e tecnol gicos e cada vez mais convocam suas pr prias academias de ci ncia e engenharia para obter orienta es para suas na es.

7 Mas a possibilidade e o valor de tal orienta o em n vel internacional de uma fonte an loga baseada em associa es de academias um desenvolvi-mento mais recente. Na verdade, apenas com o estabelecimento do Inter-8 Academy Council (IAC Conselho InterAcademias) em 2000 essa orien-ta o pode se tornar um assunto At agora, tr s importantes relat rios foram liberados pelo InterAcademy Council: sobre a forma o de capacidade institucional em todas as na es para ci ncia e tecnologia (C&T), sobre agricultura africana e sobre mulheres para a ci pedido do governo da China e do Brasil, e com forte apoio do Secret rio Geral das Na es Unidas, Sr. Kofi Annan, a Diretoria do IAC reuniu a expertise de cientistas e engenheiros de todo o mundo para produzir Um futuro com energia sustent vel: iluminando o caminho . Cha-mamos aqui aten o especial para as mensagens importantes dos tr s relat , a ci ncia e a engenharia fornecem princ pios cr ticos de orienta o para se atingir um futuro de energia sustent vel.

8 Como afirma o relat rio, a ci ncia fornece a base para um discurso racional sobre compensa es e riscos, para selecionar prioridades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), e para identificar novas oportunidades a aber-tura um de seus valores dominantes. A engenharia, atrav s da inexor vel otimiza o das tecnologias mais promissoras, pode apresentar solu es aprender fazendo est entre seus valores dominantes. Pode-se obter me-lhores resultados se muitos caminhos forem explorados paralelamente, se os resultados forem avaliados com medidas de desempenho real, se esses resultados forem ampla e detalhadamente relatados, e se as estrat gias estiverem abertas para revis o e adapta o .Em segundo lugar, atingir um futuro de energia sustent vel exigir um esfor o intensivo de forma o de capacidade, bem como a partici-1 A Diretoria do InterAcademy Council, que conta com 18 membros, composta de presidentes de quinze academias de ci ncia e de organiza es equivalentes que representam Brasil, Chile, China, Fran a, Alemanha, Hungria, ndia, Ir , Jap o, Mal sia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, mais a Academia Africana de Ci ncias e a Academia de Ci ncias para o Mundo em De-senvolvimento (TWAS), representantes do InterAcademy Panel (IAP) de academias cient ficas, o International Council of Academies of Engineering and Technological Sciences (CAETS) e o InterAcademy Medical Panel (IAMP) de academias m InterAcademy Council, Inventing a Better Future: A Strategy for Building Worldwide Capacities in Science and Technology, Amsterdam, 2004.

9 InterAcademy Council, Realizing the Promise and Potential of African Agriculture, 2004; InterAcademy Council, Women for Science: An Advisory Report, Amsterdam, 2006. (Acess vel em ) 9pa o de um amplo n mero de institui es e de grupos de apoio. O re-lat rio enfatiza que cr ticas para o sucesso de todas as tarefas frente, s o as habilidades dos indiv duos e institui es para efetuar mudan as nos recursos energ ticos e seu uso. A forma o de capacidade de expertise in-dividual e efetividade institucional devem se tornar uma prioridade urgen-te de todos os principais atores organiza es multinacionais, governos, corpora es, institui es educacionais, organiza es sem fins lucrativos e a m dia. Acima de tudo, o p blico em geral pode receber informa es confi veis sobre as escolhas frente e sobre as a es necess rias para se atingir um futuro de energia sustent vel .Em terceiro lugar, embora atingir um futuro de energia sustent vel exija abordagens de longo alcance, dados os prospectos assustadores da mudan a clim tica global, o Painel de Estudos julga urgente que o seguin-te seja feito expedita e simultaneamente.

10 Devem aumentar os esfor os conjuntos para melhorar a efici ncia energ tica e reduzir a intensidade de carbono da economia mundial, in-cluindo a introdu o mundial de sinaliza o de pre os para emiss es de carbono, considerando os diferentes sistemas econ micos e energ ticos em pa ses devem ser desenvolvidas e implementadas para capturar e sequestrar carbono de combust veis f sseis, especialmente do carv desenvolvimento e a implementa o de tecnologias de energias renov veis devem ser acelerados de forma ambientalmente respons m urgente como imperativo moral, social e econ mico, de-vem-se fornecer servi os de energia sustent vel modernos, eficientes e ambientalmente compat veis s pessoas mais pobres deste planeta que vivem principalmente em pa ses em desenvolvimento. As academias de ci ncia, engenharia e medicina do mundo, em parceria com as Na es Unidas e muitas outras institui es e indiv duos envolvidos, est o alinha-das para trabalhar juntos para ajudar a enfrentar esse desafio aos membros do Painel de Estudos, revisores e aos dois ilustres monitores de revis o que contribu ram para o sucesso da conclu-s o deste relat rio.


Related search queries