Example: confidence

Uma análise de problemas detectados e soluções propostas ...

Est. Aval. Educ., S o Paulo, v. 22, n. 50, p. 457- 470, set. /dez. 2011 457 Uma an lise de problemas detectados e solu es propostas por comunidades escolares com base no IndiqueVANDA MENDES RIBEIRO* JOANA BUARQUE DE GUSM O**RESUMOO artigo sistematiza e analisa problemas detectados e solu es propostas por escolas com base no uso dos Indicadores da Qualidade na Educa o, instrumento participativo de avalia o e planejamento. Foram analisados 103 planos de a o de unidades escolares de quatro estados brasileiros. Como conclus o, a rma-se que comunidades escolares t m conhecimentos a serem mobilizados para a solu o de parte de seus problemas e que h quest es para as quais h menos conhecimento consolidado sobre as melhores formas de solucion -las, como as que dizem respeito participa o dos pais na vida escolar dos seus lhos e das formas mais adequadas de melhorar a : Qualidade da educa o, Avalia o da educa o, Planejamento da educa o, Dados estat art culo sistematiza y analiza problemas detectados y soluciones propuestas por las escuelas con base en el uso de Indicadores da Qualidade na Educa o, instrumento participativo de * Doutoranda em Educa o pela Faculdade de Educa o da Universidade de S o Paul

brasileños. Como conclusión, se a€ rma que las comunidades escolares tienen conocimientos que pueden movilizar para resolver algunos de sus problemas y que hay cuestiones para las que existen menos conocimientos consolidados sobre las mejores maneras de solucionarlas, tales

Tags:

  Proposta, Problema, Solu, Comunidades, Las comunidades, De problemas detectados e solu, Detectados, 245 es propostas

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Uma análise de problemas detectados e soluções propostas ...

1 Est. Aval. Educ., S o Paulo, v. 22, n. 50, p. 457- 470, set. /dez. 2011 457 Uma an lise de problemas detectados e solu es propostas por comunidades escolares com base no IndiqueVANDA MENDES RIBEIRO* JOANA BUARQUE DE GUSM O**RESUMOO artigo sistematiza e analisa problemas detectados e solu es propostas por escolas com base no uso dos Indicadores da Qualidade na Educa o, instrumento participativo de avalia o e planejamento. Foram analisados 103 planos de a o de unidades escolares de quatro estados brasileiros. Como conclus o, a rma-se que comunidades escolares t m conhecimentos a serem mobilizados para a solu o de parte de seus problemas e que h quest es para as quais h menos conhecimento consolidado sobre as melhores formas de solucion -las, como as que dizem respeito participa o dos pais na vida escolar dos seus lhos e das formas mais adequadas de melhorar a.

2 Qualidade da educa o, Avalia o da educa o, Planejamento da educa o, Dados estat art culo sistematiza y analiza problemas detectados y soluciones propuestas por las escuelas con base en el uso de Indicadores da Qualidade na Educa o, instrumento participativo de * Doutoranda em Educa o pela Faculdade de Educa o da Universidade de S o Paulo (FEUSP) bolsista Capes Mestre em Educa o pela Faculdade de Educa o da Universidade de S o Paulo (FEUSP) Est. Aval. Educ., S o Paulo, v. 22, n. 50, p. 457- 470, set. /dez. 2011evaluaci n y plani caci n. Se analizaron 103 planes de acci n de escuelas de cuatro estados brasile os. Como conclusi n, se a rma que las comunidades escolares tienen conocimientos que pueden movilizar para resolver algunos de sus problemas y que hay cuestiones para las que existen menos conocimientos consolidados sobre las mejores maneras de solucionarlas, tales como las que se re eren a la participaci n de los padres en la vida escolar de sus hijos y a las formas m s adecuadas de mejorar el clave: Calidad de la educaci n, Evaluaci n de la educaci n, Plani caci n de la educaci n, Datos estad # is article explores and analyzes problems and solutions proposed by schools based on the use of the Indicators of Educational Quality, a planning and assessment tool.

3 We analyzed 103 action plans of schools in four Brazilian states. We concluded that school communities have the knowledge to solve some of their problems, but that there are issues for which there is less consolidated knowledge about the best ways to address them, such as those related to the participation of parents in their children s school life and the best ways to improve their : Teaching quality, Educational evaluation, Educational planning, Statistical Aval. Educ., S o Paulo, v. 22, n. 50, p. 457- 470, set. /dez. 2011 4591 APRESENTA OEm 2004, a A o Educativa, com apoio do Fundo das Na es Unidas para a Inf ncia (Unicef ) e do Minist rio da Educa o, publicou os Indicadores da Qua-lidade na Educa o (Indique), instrumento de autoavalia o de escolas que visa o envolvimento de toda a comunidade escolar em processos de melhoria da qualidade da educa o.

4 O material consiste em uma proposta metodol gica participativa e em um sistema de indicadores por meio dos quais a comunidade julga a situa o de diferentes aspectos de sua realidade, identi ca prioridades, estabelece um plano de a o, implementa-o e monitora seus com a colabora o de institui es de refer ncia na rea de educa o, especialistas e rg os governamentais1, o Indique prop e uma metodo-logia de avalia o da qualidade da escola com base em indicadores agrupados em um conjunto de dimens es, a saber: 1) ambiente educativo, 2) pr tica pedag gi-ca e avalia o, 3) ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, 4) gest o esco-lar democr tica, 5) forma o e condi es de trabalho dos pro ssionais da escola, 6) ambiente f sico-escolar e 7) acesso e perman ncia dos alunos na escola. Os indi-cadores s o avaliados pelos diversos segmentos da comunidade reunidos em grupos heterog neos por meio da discuss o a respeito de perguntas que re etem situa es, pr ticas e atitudes presentes nas escolas.

5 Conclu da a avalia o, as comunidades escolares priorizam problemas a serem combatidos e elaboram um plano de a o para solucion -los. A comunidade escolar entendida de forma ampliada, incluindo familiares, professores, diretores, alunos, funcion rios, gestores, representantes de ONGs locais e de conselhos como o de Educa o e dos Direitos da Crian a, al m de outras institui es que tenham rela o com a material tem como premissa b sica que avalia es e planejamentos realizados de forma participativa com base em padr es de qualidade negociados entre especia-listas e atores escolares t m potencial de favorecer percep es da comunidade sobre a qualidade da escola, que colabora trazendo para o processo sua capacidade de julgamento, seu conhecimento sobre a escola e seu desejo de melhoria da situa o de qualidade na qual se v implicada.

6 Sustenta que a qualidade da educa o um conceito poliss mico e que a negocia o entre os atores em torno de seus sentidos fundamental para uma boa avalia As institui es participantes da elabora o da publica o podem ser consultadas em: < >.2 O contexto pol tico que gerou o Indique, o processo de elabora o do material e seus funda-mentos e caracter sticas s o descritos em Ribeiro, Ribeiro e Gusm o (2005).460 Est. Aval. Educ., S o Paulo, v. 22, n. 50, p. 457- 470, set. /dez. 2011O Indique tem sido usado por programas do Minist rio da Educa o, Secre-tarias de Educa o e projetos de ONGs e institutos empresariais, em parceria com escolas e redes de ensino3. O acompanhamento de algumas experi ncias de uso do Indique possibilitou o acesso a planos de a o elaborados com base no material. Em 2008, a equipe do Projeto Indicadores da Qualidade na Educa o realizou um estudo4 com a nalidade de sistematizar os planos e compartilhar junto s escolas as alternativas que comunidades escolares t m apontado para solucionar problemas por elas mesmas detectados .

7 Um relat rio foi publicado e tem sido usado por escolas que desejam se inspirar na experi ncia de outras na busca de solu es para proble-mas similares e tamb m em processos formativos para o uso do artigo sistematiza e analisa as propostas que s o comuns maior parte das escolas, tecendo considera es sobre as solu es que as comunidades escolares apon-tam para resolverem os problemas por elas identi cados como priorit rios e para os quais elaboraram um plano de a trabalho compreendeu as seguintes etapas: leitura dos planos de a o dispo-n veis na A o Educativa, categoriza o dos problemas e propostas e elabora o de considera es. Foram lidos, ao todo, 103 planos. A maior parte de escolas do Estado de S o Paulo (89), localizadas nos munic pios de Araraquara, Botucatu, Ca apava, Gavi o Peixoto, Jacare , Mat o, Nova Europa, S o Carlos, S o Jos dos Campos, S o Manuel e Taubat 5.

8 De Goi s foram analisados dois planos: um deles de uma escola de Goi nia e outro de uma comunidade quilombola situada no munic pio de Cavalcante. Do Paran foram analisados um plano de a o de uma escola rural e um de uma escola urbana. De Minas Gerais, foram veri cados 11 planos, todos do munic pio de Ituiutaba. Do total de planos analisados, 47 s o oriundos de esco-las estaduais e 54 de estabelecimentos municipais. Duas escolas n o mencionaram vincula o categoriza o dos problemas e propostas foi realizada com base em quadros constru dos para cada dimens o, elencando problemas , solu es, respons veis pela execu o e o nome da escola proponente. Em um segundo momento, reduziu-se os quadros aos problemas e solu es. Alguns poucos planos de a o n o vinculavam os 3 Os usos do Indique por Secretarias de Educa o s o analisados em Ribeiro e Gusm o (2010).

9 4 O estudo foi nanciado pela Funda o Telef Os planos do Estado de S o Paulo foram elaborados pelas escolas que participaram, em 2006 e 2007, do Programa A o na Escola, desenvolvido pelo Instituto Embraer nas regi es de atua o da Aval. Educ., S o Paulo, v. 22, n. 50, p. 457- 470, set. /dez. 2011 461problemas e s solu es s dimens es do Indique (tal como sugerido pelo material), o que levou, nesses casos, classi ca o dos mesmos pelas pr prias respons veis pelo an lise dos planos levou percep o de que as problem ticas e propostas s o, na maior parte das vezes, recorrentes nos planejamentos de escolas distintas, de forma que se optou por n o repetir nos quadros as v rias maneiras de descrever um mesmo problema ou proposta . Procurou-se, ao contr rio, interpretar e chegar a reda es que dessem conta dos diversos modos de express o.

10 Por m, os principais problemas e propostas apontados foram sistematizados, chegando-se s formula es que s o compartilhadas neste proposta deixou de ser considerada em raz o de sua pertin ncia ou adequa o. N o h que esperar sugest es sempre originais ou inovadoras, mas sim solu es pensadas a partir daquilo que um n mero razo vel de escolas pondera ser poss vel realizar com os recursos de que disp em ou que podem vir a conseguir. 2 PRINCIPAIS problemas E propostas IDENTIFICADOS PELAS ESCOLAS CLASSIFICADOS SEGUNDO AS DIMENS ES DO Dimens o Ambiente EducativoNa dimens o Ambiente Educativo, os planos de a o se detiveram sobre cinco problemas principais: 1) falta de respeito s regras e indisciplina; 2) agressividade e con! itos entre alunos; 3) discrimina o; 4) falta de respeito m tuo; e 5) desconhe-cimento do Estatuto da Crian a e do Adolescente (ECA).


Related search queries