Example: air traffic controller

VIOLÃO BÁSICO - Diego Junges

VIOL O B SICO P R I M E I R A E D I O capa de Memory & Meaning (Daniel Cavanagh ) 2015 PledgeMusic CURSO DE VIOL O B SICO 1a. EDI O M todo desenvolvido por Diego Junges Revis o ANA CLAUDIA PONCIO VIOL O B SICO P R I M E I R A E D I O capa de Memory & Meaning (Daniel Cavanagh ) 2015 PledgeMusic ANTES DE COME AR .. ROTINA DE ESTUDOS .. O VIOL O .. QUAL VIOL O COMPRAR? .. SEGURANDO O VIOL O .. NOTAS MUSICAIS .. CORDAS DO VIOL O .. AFINANDO .. COMPLEMENTO TE RICO .. PALHETA .. EXERC CIO 1 .. EXERC CIO 2 .. TEMPO E COMPASSO .. M O ESQUERDA .. EXERC CIO 3 .. EXERC CIO 4 .. EXERC CIO 5 .. ACORDES .. MI MENOR (Em) .. R MAIOR (D) .. PRA N O DIZER QUE N O FALEI DAS FLORES .. GAROTA NACIONAL .. L MAIOR (A) .. MI MAIOR (E) .. A CASA.

E ste curso foi criado para pessoas que estão começando agora no instrumento ou que tenham pouca experiência com ele. Esta apos-tila contém material complementar às aulas em vídeo.

Tags:

  Ital, Opas, Apos tila

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of VIOLÃO BÁSICO - Diego Junges

1 VIOL O B SICO P R I M E I R A E D I O capa de Memory & Meaning (Daniel Cavanagh ) 2015 PledgeMusic CURSO DE VIOL O B SICO 1a. EDI O M todo desenvolvido por Diego Junges Revis o ANA CLAUDIA PONCIO VIOL O B SICO P R I M E I R A E D I O capa de Memory & Meaning (Daniel Cavanagh ) 2015 PledgeMusic ANTES DE COME AR .. ROTINA DE ESTUDOS .. O VIOL O .. QUAL VIOL O COMPRAR? .. SEGURANDO O VIOL O .. NOTAS MUSICAIS .. CORDAS DO VIOL O .. AFINANDO .. COMPLEMENTO TE RICO .. PALHETA .. EXERC CIO 1 .. EXERC CIO 2 .. TEMPO E COMPASSO .. M O ESQUERDA .. EXERC CIO 3 .. EXERC CIO 4 .. EXERC CIO 5 .. ACORDES .. MI MENOR (Em) .. R MAIOR (D) .. PRA N O DIZER QUE N O FALEI DAS FLORES .. GAROTA NACIONAL .. L MAIOR (A) .. MI MAIOR (E) .. A CASA.

2 L MAIOR 7 (A7) e MI MAIOR 7 (E7) .. ASA BRANCA .. EXERC CIO 6 .. EXERC CIO 7 .. SOL MAIOR (G) .. FLORES .. D MAIOR (C) e SOL 7 (G7) .. PARAB NS PRA VOC .. SI MENOR (Bm) .. TOCANDO EM FRENTE .. DICION RIO DE ACORDES .. 4 4 5 6 7 8 9 10 12 13 13 14 14 15 15 16 17 18 18 19 20 21 22 22 23 24 24 25 26 27 28 29 29 30 31 32 E ste curso foi criado para pessoas que est o come ando agora no instrumento ou que tenham pouca experi ncia com ele. Esta apos-tila cont m material complementar s aulas em v deo. Nosso obje-tivo permitir que voc : ANTES DE COME AR P gina 4 V I O L O B S I C O P ara se fazer algo bem feito, necess rio praticar, correto? Ent o para tocar bem um instrumento, n o diferente! Para se adquirir uma boa t cnica no viol o necess rio praticar, praticar e praticar.

3 Mas n o quer dizer que isso deva ser chato. Tente praticar diariamente se poss vel, mas procure faz -lo quando estiver com vontade, para que seja uma experi ncia agrad vel. A m sica deve ser algo bom em sua vida, e n o se tornar uma obriga o. Pense no viol o co-mo sendo seu amigo! :] N o tenha medo de experimentar! Seja curioso, procure v deos com dicas ou cifras de suas m sicas favoritas (YouTube e Google s o seus amigos). Isso tudo vai ajudar a aumentar sua qualidade t cnica e seguran a no ins-trumento. Procure amigos com quem voc possa se reunir para fazer um som ! Sim! Isso timo e ser muito divertido! Al m de permitir uma grande evolu- o musical, pois a pr tica coletiva e a troca de conhecimentos trazem grande aprendizado para o m sico.

4 ROTINA DE ESTUDO compreenda os fundamentos b sicos da m sica; conhe a o viol o e possa encontrar o seu pr prio som no instru-mento; aprenda os principais tipos de ritmo; consiga ler cifras e possa tocar as m sicas que voc mais gosta; divirta-se! P gina 5 V O L U M E 1 , E D I O 1 O VIOL O Trastes Tarraxas Bra o Ponte ou Cavalete M o, Cabe a ou headstock Pestana ou nut Casas Boca Tampo A o escolher um instrumento para estudar, importante encontrar o que melhor se encaixe s suas necessidades. Ent o vale saber que existem basicamente duas categorias de viol o no mercado: o viol o para cor-das de A O e o viol o para cordas de NYLON. importante destacar que voc n o deve colocar cordas de a o em um viol o para encordoamento de nylon, e vice-versa, uma vez que o bra o do instrumento foi projetado de acordo com a tens o das cordas.

5 NYLON As cordas de Nylon assemelham-se ao pl stico. S o mais leves e o seu som tamb m costuma ter menos amplitude. Geralmente, toca-se apenas com os dedos, dispensando o uso de palheta. Alguns estudantes (especialmente ini-ciantes) optam por este instrumento por ele n o machucar as pontas dos dedos. Sugerimos que o aluno escolha o instrumento de acordo com sua pre-fer ncia musical. Indicado para: Viol o cl ssico, MPB, choro, samba e m sica nativista. QUAL VIOL O COMPRAR? P gina 6 V I O L O B S I C O A O Cordas de a o soam com mais brilho e mais alto do que as cordas de nylon. S o mais duras e no in cio podem machucar um pouco a ponta dos dedos. Depois que os dedos for-marem calos, n o devem mais doer e sua tocabilidade se torna natural.

6 Pode usar-se a palheta e/ou os dedos para tocar. Indicado para: Rock, folk, pop e ser-tanejo universit rio. Se voc for canhoto, procure um viol o para canhotos. Embora sejam mais dif ceis de encontrar a internet oferece boas op es. COMO ASSIM? MEUS DEDOS V O DOER? Mesmo que seus dedos doam no come o, saiba que isso normal. E essa dor so-me com o tempo, por isso recomenda-se que escolha um viol o de acordo com seu gosto musical. M O ESQUERDA: (ou direita, se for canhoto) 1 - Coloque seu polegar na parte de tr s do bra o do viol o. 2 - Curve sua m o em torno do bra o e forme um arco com os dedos, posicionando-os sobre as cordas. 3 - Tente evitar que a palma da sua m o toque o bra o do instrumento. P gina 7 V O L U M E 1 , E D I O 1 O viol o deve ficar o mais confort vel poss vel.

7 Sentar-se para segur -lo a melhor posi o, espe-cialmente para quem est iniciando. Os dois p s devem estar firmes no ch o e a curva da caixa do viol o deve apoiar-se sobre a perna direita (ou esquerda se voc for canhoto). N o deixe o bra o do viol o puxar o instrumento em dire o ao ch o. Seu bra o direito (ou esquerdo se for canhoto) abra a ligeiramente o instrumento no tampo. SEGURANDO O VIOL O A ntes de come ar a pr tica no viol o fundamental conhecer um pouco sobre m sica. E o primeiro passo decorar o nome das 7 notas musicais. Estas notas musicais est o pre-sentes em todos os instrumentos (inclusive no viol o e no piano): NOTAS MUSICAIS P gina 8 V I O L O B S I C O D - R - MI - F - SOL - L - SI Fa a alguns exerc cios para praticar.

8 Complete o nome das notas musicais conforme a seq encia. D 1. Mi 2. F 3. L 4. R 5. Sol 6. Si 7. F 8. D 9. L 10. Mi 11. R 12. Perceba que as notas se repetem v rias vezes. cada nova repeti o desta seq ncia, damos o nome de oitava. Falaremos das teclas pretas mais adiante. 1 Oitava D R MI F SOL L SI 2 Oitava D R MI F SOL L SI 3 Oitava D R MI F SOL L SI P gina 9 V O L U M E 1 , E D I O 1 E xiste tamb m a nota o musical anglo-sax nica, dos pa ses de l ngua inglesa, que mui-to utilizada em cifras. muito importante que voc conhe a as duas formas para poder se comunicar e entender m sica adequadamente. D C R D MI E F F SOL G L A SI B Nota o musical LATINA (esquerda) e ANGLO-SAX (direita).

9 CORDAS DO VIOL O B em, agora podemos voltar a falar sobre o viol o! Normalmente o viol o possui 6 cordas. Cada uma destas cordas ser afinada de acordo com o nome de sua nota. Por exemplo, a 1 corda do viol o afinada na nota E (Mi). Isso significa que ele ir soar na altura da nota E (Mi). Se voc tocar a 1 corda do seu viol o e depois tocar a nota E (Mi) em um piano, elas dever o soar iguais (o fato de terem timbres diferentes, impede que seja o mesmo som, mas ambas devem estar na mesma altura musical). 6 corda E (MI) Ordem e afina o das 6 cordas do viol o. A 1 corda tamb m a mais fina e mais aguda (alta). A 6 corda a ltima e tamb m a mais grave (baixa). Perceba que estas duas cordas s o afinadas na nota E (MI), mas est o em oitavas diferentes.

10 5 corda A (L ) 4 corda D (R ) 3 corda G (SOL) 2 corda B (SI) 1 corda E (MI) A gora que voc j sabe o nome de todas as notas musicais e tamb m a nota de afina o de cada corda do viol o, hora de afinar o instrumento! Existem v rias formas de afinar o viol o e iremos conhecer as principais. AFINANDO P gina 10 V I O L O B S I C O USANDO PIANO (OU TECLADO) E A D G B E (mi) (l ) (r ) (sol) (si) (mi) D central (fica no meio do piano) 1 Toque a nota E (mi) no piano e ou a atentamente. 2 Agora ajuste a 6a. corda do viol o para que tenha a mesma afina- o da nota que voc tocou.


Related search queries