Example: bankruptcy

2º Semestre de 2006 - hugoribeiro.com.br

Universidade do Oeste de Santa Catarina 2 Semestre de 2006 M593 Metodologia cient fica : educa o a dist ncia / (coord.) Ardinete Rover. Joa aba : UNOESC, 2006. 103 p. : il. ; 23 cm. (Material did tico) Modo de acesso: Unoesc Virtual. Tamb m dispon vel para reprografia. Inclui bibliografia 1. Metodologia cient fica. I. Rover, Ardinete, (coord.) CDD Ficha catalogr fica elaborada pela Biblioteca Universit ria da Unoesc. Este material de uso exclusivo dos alunos matriculados nas disciplinas a dist ncia da Unoesc.

www.unoesc .edu.br Universidade do Oeste de Santa Catarina 2º Semestre de 2006

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of 2º Semestre de 2006 - hugoribeiro.com.br

1 Universidade do Oeste de Santa Catarina 2 Semestre de 2006 M593 Metodologia cient fica : educa o a dist ncia / (coord.) Ardinete Rover. Joa aba : UNOESC, 2006. 103 p. : il. ; 23 cm. (Material did tico) Modo de acesso: Unoesc Virtual. Tamb m dispon vel para reprografia. Inclui bibliografia 1. Metodologia cient fica. I. Rover, Ardinete, (coord.) CDD Ficha catalogr fica elaborada pela Biblioteca Universit ria da Unoesc. Este material de uso exclusivo dos alunos matriculados nas disciplinas a dist ncia da Unoesc.

2 Reitoria: Rua Get lio Vargas, 2125 Bairro Flor da Serra CEP 89600-000 Fone: 49 3551-2098 Campus de Joa aba Rua Get lio Vargas, 2125 Bairro Flor da Serra CEP 89600-000 Fone: 49 3551-2000 Campus de S o Miguel do Oeste Rua Oiapoc, 211 Bairro Agostini CEP 89900-000 Fone: 49 3631-1000 Campus de Videira Rua Paese, 198 Bairro das Torres CEP 89560-000 Fone: 49 3551-1422 Campus de Xanxer Rua Dirceu Giordani, 696 Bairro Universit rio CEP 89820-000 Fone: 49 3441-7000 Reitor: Aristides Cimadon Presidente da Funoesc: Genesio T o Vice-reitor de Pesquisa, P s-gradua o e Extens o: Luiz Carlos L ckmann Vice-reitora de Gradua o: Ana Beatriz Brancher Vice-reitores de Campus: Campus de S o Miguel do Oeste: Vitor C. D Agostini Campus de Videira: Antonio Carlos de Souza Campus de Xanxer : Genesio T o Diretor Geral de Administra o: Campus de Joa aba: Osmar Mena Barreto Pr -reitores de Pesquisa, P s-Gradua o e Extens o: Campus de S o Miguel do Oeste: Roque Strieder Campus de Videira: Marcelo Zenaro Pr -reitores de Gradua o: Campus de S o Miguel do Oeste: Nelson Santos Machado Campus de Videira: Ernani Tadeu Rizzi Campus de Xanxer : Roberto Mauro Dall Agnol Coordena o da Unoesc Virtual: Ardinete Rover Coordena es locais da Unoesc Virtual: Campus de Joa aba: Roseli Rocha Moterle Campus de S o Miguel do Oeste: Anibal Lopes Guedes Campus de Videira: Rosa Maria Pascoali Campus de Xanxer : Cristiane Sbruzzi Bert Coordenadoria de Tecnologia da Informa o e Comunica o: Campus de Joa aba.

3 Lindamir Secchi Gadler Campus de S o Miguel do Oeste: Carlos Requia Campus de Videira: Fabiano Wonzoski Campus de Xanxer : Davidson Mazzoco Davi Professores conteudistas da Disciplina de Metodologia Cient fica: Abele Marcos Casarotto Ardinete Rover Claudia Elisa Grasel Ernani Tadeu Rizzi Rosa Maria Pascoali Teresa Machado da Silva Dill Elabora o e produ o gr fica: Roseli Rocha Moterle Revis o Ling stica: Marisa Vargas D bora Diersmann Silva Pereira Revis o Eletr nica: D bora Diersmann Silva Pereira Capa: Coordenadoria de Comunica o e Marketing Elediana F tima de Quadros SUM RIO APRESENTA 3 PLANO DE ESTUDO DA 5 UNIDADE 1 CI NCIA E 7 SE O 1 A disciplina Metodologia Cient fica ..8 SE O 2 A defini o de ci ncia .. 9 SE O 3 A natureza do conhecimento ..13 SE O 4 M todo e t UNIDADE 2 A LEITURA E A DOCUMENTA 23 SE O 1 A import ncia da SE O 2 Aproveitamento da SEC O 3 Documenta o.

4 28 UNIDADE 3 ELABORA O DE TRABALHOS CIENT FICOS ACAD MICOS .. 33 SE O 1 T cnicas para redigir textos ..34 SE O 2 Trabalhos cient ficos acad micos .. 37 UNIDADE 4 FORMAS DE ELABORAR CITA ES E REFER NCIAS. 43 SE O 1 Regras para elabora o de cita SE O 2 Regras complementares das cita es (NBR: 10520, ago.,2002) ..51 SE O 3 Formas de apresenta o das refer ncias .. 56 SE O 4 Regras complementares de refer ncias (NBR: 6023, ago. 2002) ..64 UNIDADE 5 ESTRUTURA DOS TRABALHOS CIENT FICOS ACAD MICOS ..71 SE O 1 Estrutura e apresenta o de trabalhos cient ficos acad 72 SE O 2 Elementos pr 73 SE O 3 Elementos 81 SE O 4 Elementos p SE O 5 Formas de apresenta o ..86 UNIDADE 6 PROJETO DE PESQUISA ..91 SE O 1 Projetos de Pesquisa: no es introdut REFER NCIAS.

5 101 GABARITO ..105 APRESENTA O Caro acad mico, este material did tico corresponde disciplina de Metodologia Cient fica. Ele foi elaborado visando a uma aprendizagem aut noma; os conte dos foram cuidadosamente selecionados e a linguagem utilizada facilitar seus estudos a dist ncia. A disciplina de Metodologia Cient fica important ssima para a sua vida acad mica; os conte dos apresentados servir o de base para todo o curso e para a sua atua o profissional tamb m, portanto necess rio que voc dedique tempo para a leitura do material e realize as atividades de auto-avalia o que se encontram ao final de cada unidade. As atividades de auto-avalia o n o devem ser encaminhadas ao professor tutor, elas foram elaboradas pensando em facilitar seus estudos e testar seus conhecimentos ap s o t rmino da leitura da unidade.

6 Ao final do material, voc encontrar o gabarito para comparar com as suas respostas. Recomendamos que, antes de come ar os seus estudos, leia com muita aten o o Guia do Aluno da disciplina, pois ele cont m informa es importantes para voc concluir a disciplina com sucesso. No Guia ,tamb m se encontram o cronograma da disciplina e as atividades avaliativas de G1, que dever o ser encaminhadas ao professor tutor. As datas estabelecidas no cronograma devem ser cumpridas rigorosamente. Quando falamos em educa o a dist ncia, n o quer dizer que voc estar sozinho nos seus estudos; lembre-se de que poder contar, sempre que precisar, com a ajuda do professor tutor. Desejamos que tenha muito sucesso nesta disciplina e em todo o curso. Bons Estudos!

7 Equipe Unoesc Virtual. PLANO DE ESTUDO DA DISCIPLINA EEEEMENT RIOMENT RIOMENT RIOMENT RIO Ci ncia e tipos de conhecimento. M todos de estudo. M todos e t cnicas de elabora o e apresenta o de trabalhos cient ficos (projetos, relat rios e artigos), de acordo com as normas da ABNT. OOOOBJETIVO GERAL DA DISBJETIVO GERAL DA DISBJETIVO GERAL DA DISBJETIVO GERAL DA DISCIPLINACIPLINACIPLINACIPLINA Levar o aluno a compreender os conceitos b sicos sobre a ci ncia, o m todo cient fico para a elabora o de textos e pesquisa, obedecendo ao que rezam as normas da ABNT. OOOOBJETIVOS ESPEC FICOSBJETIVOS ESPEC FICOSBJETIVOS ESPEC FICOSBJETIVOS ESPEC FICOS Despertar no aluno, desde o come o de seu curso, o interesse pela pesquisa e, assim, educ -lo a pensar e raciocinar de forma cr tica.

8 Habilitar o aluno para a leitura cr tica da realidade e a produ o do conhecimento. Instrumentalizar o aluno para que, a partir do estudo, possa elaborar trabalhos acad micos inseridos nas normas t cnicas. Oportunizar ao aluno assumir um comportamento cient fico, para que seja capaz de construir textos por meio da pesquisa. CCCCARGA HOR RIAARGA HOR RIAARGA HOR RIAARGA HOR RIA A dura o da disciplina seguir um cronograma de atividades para orientar o seu estudo, conforme a carga hor ria proposta na matriz curricular. _____ Metodologia Cient fica Unoesc Virtual _____ 6 CCCCRONOGRAMA DE ESTUDORONOGRAMA DE ESTUDORONOGRAMA DE ESTUDORONOGRAMA DE ESTUDO EVENTO ATIVIDADES DATAS DE ENTREGA Encontro presencial In cio da disciplina com a apresenta o dos respons veis e professores tutores, orienta es sobre o funcionamento da disciplina, da modalidade de ensino e uma oficina de utiliza o do ambiente virtual de aprendizagem - Portal de Ensino da Unoesc.

9 __ /__ /__ F rum de discuss o Primeira tem tica: tipos de conhecimento. __ /__ a __ /__ Unidade 1 Ci ncia e conhecimento Unidade 2 A leitura e a documenta o Leitura das unidades 1 e 2 do material did tico. Realiza o das atividades de auto-avalia o. Realiza o da atividade: Avalia o on-line. __ /__ a __ /__ F rum de discuss o Segunda tem tica: cita es e refer ncias em trabalhos cient ficos acad micos. __ /__ a __ /__ Unidade 3 Elabora o de trabalhos cient ficos acad micos Unidade 4 Formas de elaborar cita es e refer ncias Leitura das unidades 3 e 4 do material did tico. Realiza o das atividades de auto-avalia o. Realiza o da atividade: Redigir um paper. __ /__ a __ /__ Unidade 5 Estrutura dos trabalhos acad micos Unidade 6 Projetos de pesquisa Leitura da unidade 5 do material did tico.

10 Realiza o das atividades de auto-avalia o. Realiza o da atividade: Trabalho cient fico acad mico. __ /__ a __ /__ Encontro presencial Avalia o presencial de G2 __ /__ /__ Avalia o de G2 fora de prazo __ /__ /__ Avalia o de G3 __ /__ /__ Unidade 1 Metodologia Cient fica _____ Unoesc Virtual _____ 7 Unidade 1 Ci ncia e conhecimento OOOOBJETIVOS DE APRENDIZBJETIVOS DE APRENDIZBJETIVOS DE APRENDIZBJETIVOS DE APRENDIZAGEMAGEMAGEMAGEM Ao terminar a leitura desta unidade, voc dever ser capaz de: entender a ci ncia como um modo de compreender e analisar o mundo emp rico, envolvendo o conjunto de procedimentos e a busca do conhecimento cient fico; compreender a import ncia dos diferentes n veis de conhecimento e saber diferenci -los; distinguir m todo de t cnica.


Related search queries