Example: barber

4º ANO CIÊNCIAS DA NATUREZA ATIVIDADE 9 Tema: Cadeias …

4 ANO CI NCIAS DA NATUREZA ATIVIDADE 9 Tema: Cadeias e teias alimentares simples- Parte II Habilidades Essenciais: EF04CI04-B) Descrever e distinguir a forma de alimenta o dos seres produtores, consumidores e decompositores. NOME: UNIDADE ESCOLAR: Leia o texto a seguir. Cadeias E RELA ES ALIMENTARES Cadeia alimentar uma sequ ncia de seres vivos que dependem uns dos outros para sobreviver e produzir energia. A cadeia alimentar possui um fluxo de energia, que come a nos produtores, que s o as plantas, dirige-se aos consumidores, como os animais herb voros e os carn voros e chega aos decompositores, como fungos e as bact rias, passando por v rios n veis tr ficos. O ciclo recome a ap s os decompositores reciclarem a mat ria org nica. Com a extin o de algumas esp cies de animais e vegetais, est o ocorrendo cada vez mais problemas nas Cadeias alimentares e por consequ ncia, preju zos para o ecossistema.

seres vivos que dependem uns dos outros para sobreviverem e produzir energia. É importante que seja compreendido que cadeia alimentar é a relação entre matéria e energia que os seres vivos utilizam para sobreviver, ou seja, as relações necessárias para a busca de energia por meio da alimentação.

Tags:

  Vivo, Seer, Seres vivos

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of 4º ANO CIÊNCIAS DA NATUREZA ATIVIDADE 9 Tema: Cadeias …

1 4 ANO CI NCIAS DA NATUREZA ATIVIDADE 9 Tema: Cadeias e teias alimentares simples- Parte II Habilidades Essenciais: EF04CI04-B) Descrever e distinguir a forma de alimenta o dos seres produtores, consumidores e decompositores. NOME: UNIDADE ESCOLAR: Leia o texto a seguir. Cadeias E RELA ES ALIMENTARES Cadeia alimentar uma sequ ncia de seres vivos que dependem uns dos outros para sobreviver e produzir energia. A cadeia alimentar possui um fluxo de energia, que come a nos produtores, que s o as plantas, dirige-se aos consumidores, como os animais herb voros e os carn voros e chega aos decompositores, como fungos e as bact rias, passando por v rios n veis tr ficos. O ciclo recome a ap s os decompositores reciclarem a mat ria org nica. Com a extin o de algumas esp cies de animais e vegetais, est o ocorrendo cada vez mais problemas nas Cadeias alimentares e por consequ ncia, preju zos para o ecossistema.

2 A ca a predat ria de animais, a polui o das guas, do ar e a contamina o dos rios s o os fatores que influenciam diretamente na cadeia alimentar. Dispon vel em: Acesso em 22 de abr. de 2021. Dispon vel em: Acesso em: 22 de abr. de 2021. OS COMPONETES DA CADEIA ALIMENTAR S O SERES Produtores s o todos os seres que fabricam os seus alimentos, atrav s da fotoss ntese, sendo plantas terrestres ou aqu ticas. Consumidores s o os animais que se alimentam tanto de plantas como de outros animais. Decompositores s o os fungos e bact rias que se alimentam dos os restos de todos os seres vivos da cadeia alimentar. 1. Analisando a gravura da cadeia alimentar, marque a alternativa correta. A vaca ocupa a posi o de (A) produtor. (B) consumidor prim rio. (C) consumidor secund rio. (D) decompositor. Os seres humanos ocupam a posi o de (A) produtores. (B) consumidores prim rios.

3 (C) consumidores secund rios. (D) decompositores. 2. O que cadeia alimentar? _____ _____ 3. Qual o fluxo de energia seguido na cadeia alimentar? _____ 4. Marque V para verdadeiro e F para Falso. ( ) Os componentes da cadeia alimentar s o somente os produtores. ( ) Consumidores s o os seres que dependem de outros seres para se alimentarem. ( ) Produtores s o os seres que fabricam seu pr prio alimento. ( ) Os consumidores s o os fungos e bact rias que se alimentam dos os restos de todos os seres vivos . 5. Fa a a rela o da 1 coluna com a 2 coluna. Consumidores Decompositores Sequ ncia de seres vivos que dependem uns dos outros Rato, cobra, gavi o Produtores Bact rias e fungos Cadeia alimentar Plantas e vegetais 3 4 1 2 CADEIA E TEIA ALIMENTAR A diferen a entre cadeia e teia alimentar que uma cadeia alimentar uma sequ ncia linear que indica qual ser vivo serve de alimento para outro, enquanto a teia alimentar o conjunto de Cadeias alimentares.

4 A teia alimentar representada graficamente com muitos seres vivos , revelando um conjunto de Cadeias alimentares com setas que indicam quem consome quem. As setas desse conjunto de Cadeias alimentares fazem com que haja a semelhan a com uma teia de aranha, e por isso surgiu o nome. Dispon vel em: Acesso em: 22 de abr. de 2021. 6. Observe as imagens a seguir e identifique qual figura representa a cadeia alimentar e qual a figura que representa a teia alimentar. Figura 1 _____ Figura 2 _____ Figura 1 Figura 2 Dispon vel em: Acesso em 22 de abr. de 2021. Dispon vel em: Acesso em 22 de abr. de 2021. Aten o, esse texto para voc n o ter mais nenhuma d vida! Dispon vel em: Acesso em 28 de abr. de 2021. 7. De acordo com o que voc leu at agora sobre cadeia alimentar, observe a gravura a seguir e responda as atividades das letras A e B.

5 As plantas s o os produtores da cadeia alimentar porque produzem seu pr prio alimento por meio da fotoss ntese. Os consumidores prim rios ser o sempre os herb voros, pois se alimentam dos produtores na cadeia alimentar. Os consumidores secund rios ser o sempre os carn voros, porque se alimentar o dos outros animais da cadeia alimentar. Lembrando que na cadeia alimentar os seres vivos dependem uns dos outros. Dispon vel em: Acesso em 28 de abr. de 2021 A) Quem o produtor dessa cadeia a seguir? _____ B) Indique quem o produtor e quem s os os consumidores da cadeia a seguir. Planta _____ Besouro _____ Sapo _____ Gavi o_____ 8. O que aconteceria com a cadeia alimentar se as plantas morressem e ficassem somente os animais? O que voc acha que aconteceria com a Cadeia Alimentar se todas as plantas morressem? _____ 9. Monte uma cadeia alimentar utilizando os seguintes seres vivos : a ave, a planta e o caranguejo.

6 Dispon vel em: Acesso em 23 de abr. de 2021 Respostas comentadas: 1. O (a) estudante ap s leitura do texto dever marcar as alternativas corretas em cada item. Aten o: Ao representar uma cadeia ou teia alimentar, devemos utilizar uma seta para indicar a dire o do fluxo de nutrientes e energia. Essa seta pode ser lida como serve de alimento para . a) Espera-se que o (a) estudante ap s a leitura do texto tenha compreendido que a vaca da figura 1 um consumidor prim rio, sendo a alternativa correta letra B. b) Espera-se que o (a) estudante ap s a leitura do texto tenha compreendido que os seres humanos da figura 2 s o consumidores secund rio, sendo a alternativa correta letra C. 2. O(a) estudante dever responder dever responder que cadeia alimentar uma sequ ncia de seres vivos que dependem uns dos outros para sobreviverem e produzir energia. importante que seja compreendido que cadeia alimentar a rela o entre mat ria e energia que os seres vivos utilizam para sobreviver, ou seja, as rela es necess rias para a busca de energia por meio da alimenta o.

7 De forma simplificada, podemos classificar como cadeia alimentar a sequ ncia de organismos que servem de alimento uns para os outros. 3. importante que o(a) estudante tenha uma compreens o do fluxo de energia da cadeia alimentar, saber que, tudo come a nos produtores, que s o as plantas, dirige-se aos consumidores, como os animais herb voros e os carn voros e chega aos decompositores, como fungos e as bact rias, passando por v rios n veis. O ciclo recome a ap s os decompositores reciclarem a mat ria org nica. Os consumidores, ent o, utilizam a mat ria org nica ingerida para a produ o de energia, que, por sua vez, usada para a realiza o de alguns processos importantes para a sua sobreviv ncia. Outra parte das subst ncias ingeridas perdida nas fezes e urina. Ao servirem de alimento para outro organismo, os consumidores prim rios transferem sua energia para esse consumidor secund rio e assim por diante.

8 4. O(a) estudante dever marcar V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, sendo a ordem correta F, V, V e F. 5. A ordem correta da segunda coluna : 4 1 3 2. Al m de ser uma ATIVIDADE divertida, o(a) estudante precisa compreender os componentes da cadeia alimentar para execut -la. 6. O(a) estudante identificar a figura 1 como sendo uma cadeia alimentar e a figura 2 como sendo uma teia alimentar. 7. a) Espera-se que o(a) estudante identifique que o produtor da imagem a planta. b) Espera-se que o(a) estudante compreenda e responda de forma correta que, na cadeia alimentar mostrada na imagem, a planta o produtor, o besouro o consumidor prim rio, o sapo o consumidor secund rio e o gavi o o consumidor terci rio. Ou seja, um se alimenta do outro. 8. Com base no que aprendeu, o(a) estudante dever responder que se todas as plantas morressem os seres vivos tamb m n o sobreviveriam, pois uns dependem dos outros, assim, se o produtor sumisse, todos os consumidores morreriam: o consumidor prim rio morreria, depois o secund rio e assim por diante.

9 9. O(a) estudante dever montar uma cadeia alimentar utilizando os seguintes seres vivos : a ave, a planta e o caranguejo. A ordem correta : planta caranguejo ave.


Related search queries