Example: barber

Anlise da Estrutura das partes de Claro Enigma …

An lise da Estrutura das partes de Claro Enigma (Drummond) e Mensagem (Fernando Pessoa). Por: Prof. Dr. Jayro Luna 1. Introdu o Publicado em 1951, Claro Enigma marca uma fase da poesia de Carlos Drummond marcada por um transcendentalismo de caracter stica m stico-esot rica. Desdobramento dos ventos espiritualistas que marcaram a produ o po tica do p s-guerra. Nesse desdobramento o pessimismo e o sentimento apocal ptico em rela o aos destinos da civiliza o - marca da fase espiritualista - s o transformados num amalgama de caracter stica hist rico- prof tica com fortes nuan as da literatura portuguesa.

Análise da Estrutura das partes de Claro Enigma (Drummond) e Mensagem (Fernando Pessoa) Por: Prof. Dr. Jayro Luna 1. Introdução Publicado em 1951, Claro

Tags:

  Oracl

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Anlise da Estrutura das partes de Claro Enigma …

1 An lise da Estrutura das partes de Claro Enigma (Drummond) e Mensagem (Fernando Pessoa). Por: Prof. Dr. Jayro Luna 1. Introdu o Publicado em 1951, Claro Enigma marca uma fase da poesia de Carlos Drummond marcada por um transcendentalismo de caracter stica m stico-esot rica. Desdobramento dos ventos espiritualistas que marcaram a produ o po tica do p s-guerra. Nesse desdobramento o pessimismo e o sentimento apocal ptico em rela o aos destinos da civiliza o - marca da fase espiritualista - s o transformados num amalgama de caracter stica hist rico- prof tica com fortes nuan as da literatura portuguesa.

2 Como observa Massaud Mois s: O poeta volta-se para os seus mitos, d raz o ao inato transcendentalismo, colocando-se a par dos grandes poetas do Idioma. N o mais a l rica admira o do pr prio ego, mas o descortino dos arqu tipos. Timbre de vate pico, da estirpe de Cam es e Fernando Pessoa. A M quina do Mundo o enuncia claramente, no seu ar de par dia aOs Lus adas, revisitados por uma imagina o congenial do autor da Ode Mar tima . (MOIS S: 1989, p. 347). No aspecto formal Claro Enigma revela uma preocupa o nunca antes demonstrada pelo poeta acerca dos aspectos versificat rios do poema com rela o ao aproveitamento de ritmos e m tricas de car ter cl ssico e parnasiano.

3 Como comenta Francisco Achcar (1993, ). houve quem visse nisso um retrocesso na pr tica modernista do poeta. Outros encontraram ali motivos para falar em amadurecimento de sua poesia. O fato que, como observa 80. Affonso Romano de Sant'Anna, o livro demonstrava um apuro formal at n o visto na poesia drummondiana: A partir de Claro Enigma , significativamente o in cio da explora o mais sistem tica da mem ria, h um aumento de jogo de palavras, trocadilhos, ant teses, ecos, paradoxos, enfim toda uma parafern lia de agudeza y ingenio', que mereceria detalhada descri o. Encarando a vida como um exerc cio-pesquisa-procura, como nos poemas Inqu rito'(.)

4 Procura'(..) e Rel gio do Ros rio'(..) revela essa consci ncia l dica/l cida de quem sabe que nem existir mais do quem exerc cio/ de pesquisar da vida um vago ind cio' . (SANT'ANNA: 1972, p. 211). Ainda acerca da cita o de Affonso Romano de Sant'Anna, destaca-se a import ncia da mem ria que se apresenta tanto como constituinte hist rico, a mem ria como patrim nio hist rico das cidades mineiras e, por outro lado, a mem ria drummondiana acerca das cidades de Minas. Mas o aspecto da divis o do livro de Drummond em uma seq ncia de partes e subpartes n o tem merecido maiores coment rios dos estudiosos do que a de se referir, de forma gen rica, como mais um ndice desse apuro formal.

5 Pois, um aspecto que me parece relevante o fato de citar Fernando Pessoa e Cam es e de se tratar de um livro que evoca a quest o da mem ria de um forma transcendentalista. N o podemos aqui, deixar de lembrar de Mensagem de Fernando Pessoa. Como j observou Carlos Felipe Mois s: Seu plano geral [Mensagem], isto , sua complexa Estrutura o em partes , que se subdividem em se es, 81. que cont m os poemas, foi imposto pelo poeta a um conjunto de composi es preexistentes, s quais esse plano levou a acrescentar outros poemas, ent o especialmente escritos para esse fim. Esse lento e laborioso processo de cria o reflete as oscila es, as d vidas e perplexidades do poeta em rela o alma portuguesa, complexa e heterog nea como a Estrutura da obra.

6 (MOIS S: 1996, p. 39-40). Um dos aspectos tamb m abordado acerca da complexidade estrutural de Mensagem se refere ao epis dio da troca de nome da obra. Sabemos que em carta a Jo o Gaspar Sim es, de 1932, Pessoa faz refer ncia ao conjunto de poemas que formar o livro Mensagem, mas trata-o pelo t tulo de Portugal . J se observou a rigorosa simetria de n mero de vogais (V) e consoantes (C), bem como a posi o delas nas duas palavras: M E N S A G E M. P O R T U G A L. C V C C V C V C. Pois, partindo de uma intui o observamos que Claro Enigma t o ligado que a quest o hist rica e da mem ria de Minas Gerais, tem com o nome do estado um interessante simetria: C L A R O E N I G M A.

7 M I N A S G E R A I S. Notemos que al m de ter o mesmo n mero de letras as duas palavras dos dois nomes ( Claro e Minas: 5; Enigma e Gerais: 6), ainda existe um igualdade no n mero de vogais e consoantes de cada palavra e que excetuando-se a letra inicial 82. dos dois nomes pr prios, existe sempre uma invers o entre a posi o da consoante e da vogal entre os nomes. fato que estatisticamente pode-se justificar essa semelhan a dentro das possibilidades das coincid ncias, mas o fato que a an lise da Estrutura das partes das duas obras permite uma leitura menos estat stica e mais interpretativa das possibilidades de leitura comparativa e intertextual entre elas.

8 2. As semelhan as entre as estruturas das partes de Mensagem e Claro Enigma Mensagem um livro constitu do de 44 poemas divididos em 3 partes . A primeira (Bras o) se comp e de 5. subpartes, num total de 17 poemas. sabida a rela o entre essa parte de Mensagem e a forma do bras o de Portugal (campos, castelos, quinas, coroa e timbre). A segunda parte (Mar Portugu s) constitu da de 12 poemas. O astr logo portugu s Paulo Cardoso j fez estudos comparando essas doze partes aos signos do zod aco 1 . A terceira parte ( O Encoberto) tem tr s subpartes, num total de 13 poemas. Por sua vez, Claro Enigma se comp e de 6 partes , num total de 47 poemas.

9 N o tem subpartes, mas tem poemas com subdivis es numeradas com significa o pr pria: Contempla o do Banco (3 partes ); Estampas de Vila Rica . (5 partes , inclusive com nomes para cada uma das partes ) e Os Bens e o Sangue (com 8 partes ). Quando comparamos essas duas estruturas alguns elementos comparativos come am a se destacar. Por exemplo, o total de poemas da primeira parte de cada um dos livros, de 1. CARDOSO, Paulo. Mar Portuguez: a mensagem astrol gica de Mensagem. Lisboa, Estampa, 1990. Outra obra de Paulo Cardoso, que complementa seu estudo : Mar Portuguez e a simb lica da Torre de Bel m. Lisboa, Estampa, 1990.

10 83. fato, Bras o (Mensagem) e Entre o Lobo e o C o ( Claro Enigma ) totalizam 17 poemas cada. E se o Bras o se liga . her ldica portuguesa, inclusive na constru o de suas subpartes, haveria alguma analogia organizadora da primeira parte de Claro Enigma ? O primeiro poema, Dissolu o , nos d um caminho de leitura: Escurece, e n o me seduz / tatear sequer uma l mpada / Pois que aprouve ao dia findar, / aceito a noite. // E. come ela aceito que brote uma ordem der seres / e coisas n o figuradas. Podemos ver a uma refer ncia s constela es do c u? Mas quais constela es? O t tulo dessa parte j cont m as pistas, pois Lobo e C o s o nomes de duas constela es caracter sticas do hemisf rio sul.


Related search queries