Example: confidence

Cap. 5 Procedimentos metodológicos

1225 Procedimentos metodol gicos O presente cap tulo est estruturado para explicar o conjunto de Procedimentos metodol gicos organizados, a partir dos objetivos tra ados, que ajudaram na investiga o do problema apresentado pela tese. Apresentam-se as pesquisas adotadas neste estudo, tendo em conta o m todo, a abordagem, os instrumentos de coleta de dados, de an lise e interpreta o dos resultados. Para melhor compreens o dos Procedimentos metodol gicos, retoma-se o objetivo da tese que tem, como foco principal, a elabora o das linhas mestras para o modelo de capacita o do instrutor do sistema-CAD e do modelista usu rio do sistema, com abordagem na gest o dos conhecimentos t cito e expl cito que favore a a cria o do conhecimento no ambiente empresarial.

qualitativa e quantitativa. A pesquisa quantitativa considerou os dados quantificados, que traduziram em números as informações que foram classificadas e analisadas. Foram utilizados recursos e técnicas estatísticas. A pesquisa qualitativa, devido às …

Tags:

  Ogic, Procedimento, Pesquisa, Metodol, Qualitativas, Pesquisa qualitativa, 243 gico, Quantitativa, Pesquisa quantitativa, 5 procedimentos metodol, Qualitativa e quantitativa

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Advertisement

Transcription of Cap. 5 Procedimentos metodológicos

1 1225 Procedimentos metodol gicos O presente cap tulo est estruturado para explicar o conjunto de Procedimentos metodol gicos organizados, a partir dos objetivos tra ados, que ajudaram na investiga o do problema apresentado pela tese. Apresentam-se as pesquisas adotadas neste estudo, tendo em conta o m todo, a abordagem, os instrumentos de coleta de dados, de an lise e interpreta o dos resultados. Para melhor compreens o dos Procedimentos metodol gicos, retoma-se o objetivo da tese que tem, como foco principal, a elabora o das linhas mestras para o modelo de capacita o do instrutor do sistema-CAD e do modelista usu rio do sistema, com abordagem na gest o dos conhecimentos t cito e expl cito que favore a a cria o do conhecimento no ambiente empresarial.

2 Para tanto, buscou-se identificar a forma o do profissional do setor de modelagem no Estado de Santa Catarina e os seus sistemas computadorizados mais utilizados pelas empresas do vestu rio, conhecimentos sobre os Procedimentos da prepara o dos profissionais que ministram a capacita o para o desenvolvimento da modelagem computadorizada, observando, nas empresas do vestu rio selecionadas para o estudo de caso, como acontece a intera o entre os personagens detentores dos conhecimentos pr ticos da modelagem e os que ministram o processo de capacita o.

3 Classifica o da pesquisa A ci ncia tem como objetivo fundamental conferir a veracidade dos fatos. Para isso, preciso utilizar o m todo cient fico, o qual define as diretrizes e orienta es de como desenvolver o trabalho de pesquisa , as t cnicas que devem ser empregadas, a sequ ncia adequada de atividades, etc., com o intuito de conferir um grau de confiabilidade aos resultados obtidos. Assim, a metodologia de pesquisa torna-se indispens vel para a boa qualidade e confiabilidade do trabalho cient fico. Dessa forma, importante e necess rio classifica-la quanto sua natureza, sua maneira de abordar o problema, seus objetivos e os Procedimentos t cnicos utilizados.

4 123H duas formas de abordar o problema da pesquisa : qualitativa e quantitativa . Acerca da abordagem qualitativa, Godoy (1995, ) afirma: [..] a obten o de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situa o estudada, para compreender os fen menos segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situa o em estudo. Gil (1999, ) corrobora, dizendo que [..] m todos de pesquisa qualitativa est o voltados para auxiliar os pesquisadores a compreenderem pessoas e seus contextos sociais, culturais e institucionais.

5 No que se refere pesquisa quantitativa , Godoy (1995, ) a evidencia como a que considera que tudo poder ser quantific vel, o que significa traduzir, em n mero, opini es e informa es para classific -las e analis -las. Requer o uso de m todos e t cnicas estat sticas. Com rela o aos objetivos, a pesquisa pode ser explorat ria e descritiva. Gil (1999, ) explica que a pesquisa explorat ria tem como finalidade proporcionar maiores informa es sobre o assunto que se vai investigar; facilitar a delimita o do tema da pesquisa ; orientar a fixa o dos objetivos e a formula o das hip teses ou descobrir um novo tipo de enfoque para o assunto.

6 Seu objetivo principal o aprimoramento das ideias ou a descoberta de intui es. Seu planejamento bastante flex vel, de modo que possibilita a considera o dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Na maioria dos casos, essas pesquisas envolvem levantamento bibliogr fico, entrevistas com pessoas que tiveram experi ncias pr ticas com o problema pesquisado e an lise de exemplos que estimulem a compreens o. Segundo Marconi e Lakatos (2000, ), os estudos descritivos t m como objetivo conhecer a natureza do fen meno estudado, a forma como ele se constitui, as caracter sticas e processos que dele fazem parte.

7 Nas pesquisas descritivas, o pesquisador procura conhecer e interpretar a realidade, sem nela interferir para poder modific -la. Ainda, em rela o pesquisa descritiva, Gil (1999, p. 46) afirma que esta [..] tem como objetivo primordial descri o das caracter sticas de determinada popula o ou fen meno ou, ent o, o estabelecimento de rela es entre as vari veis . As pesquisas descritivas s o, juntamente com as explorat rias, as que 124habitualmente s o realizadas pelos pesquisadores sociais, preocupados com a atua o pr tica.

8 Quanto aos Procedimentos t cnicos, a pesquisa pode ser classificada entre bibliogr fica, experimental, documental, hist rica, levantamento, estudo de caso, expost-facto, pesquisa -a o e observa o n o participante. Em rela o aos Procedimentos t cnicos da observa o n o participante, Marconi e Lakatos (2000) explicam que o observador n o interage, de forma alguma, com o objeto de estudo no momento em que realiza a observa o e n o poder ser considerado como participante. A observa o n o participante permite cinco dimens es, ao longo das quais, pode abordar-se a pesquisa por observa o: Situa es naturais Versus situa es controladas; Observa o aberta Versus disfar ada; Observa o Estruturada Versus n o-estruturada; Observa o humana Versus por m quinas; Observa o direta Versus indireta.

9 Trata-se de uma situa o de pesquisa onde observador e observado encontram-se face a face, e onde o processo de coleta de dados se d no pr prio ambiente natural de vida dos observados que passam a ser vistos n o mais como objetos de pesquisa , mas como sujeitos que interagem em dado projeto de estudos (MARCONI e LAKATO, 2000). Caracteriza o da pesquisa Diante dos fundamentos te ricos acima contextualizados, pode-se ent o classificar a presente pesquisa , quanto forma da abordagem do problema, em qualitativa e quantitativa .

10 A pesquisa quantitativa considerou os dados quantificados, que traduziram em n meros as informa es que foram classificadas e analisadas. Foram utilizados recursos e t cnicas estat sticas. A pesquisa qualitativa, devido s suas caracter sticas de investiga o explorat ria e descritiva, constituiu-se na abordagem adequada, j que permitiu o aprofundamento necess rio na busca do conhecimento no que se refere gest o do conhecimento no mbito das empresas do vestu rio. 125 Quanto aos objetivos, a pesquisa caracteriza-se como explorat ria e descritiva, pois o estudo teve como finalidade descri o das caracter sticas de determinados contextos no ambiente de trabalho.


Related search queries