Example: barber

DICAS PARA FALAR E ESCREVER MELHOR - estacio.br

1 DICAS PARA FALAR E ESCREVER MELHOR 1. CONCORD NCIA 2. CRASE 3. PONTUA O (V RGULA) 4. REG NCIA 5. DIFICULDADES GERAIS 1 CONCORD NCIA 1. Cuidado com verbos que iniciam per odos, assim: CHEGOU, depois de uma longa viagem de estudos, os JU ZES. Como o verbo inicia a frase, n o prestamos aten o no que se diz mais adiante. O verbo est no singular, e o sujeito, no plural. O correto dever ser: CHEGARAM, depois de uma longa viagem de estudos, os JU ZES. 2. Cuidado em dobro com os verbos fazer (indicando tempo decorrido) e haver (indicando existir). Observe: a) Faz dez anos que houve aquele julgamento. (Jamais FAZEM) b) Deve fazer dez anos que houve aquele julgamento. (Jamais DEVEM) c) Houve muitas audi ncias hoje.

1 dicas para falar e escrever melhor 1. concordÂncia 2. crase 3. pontuaÇÃo (vÍrgula) 4. regÊncia 5. dificuldades gerais 1 concordÂncia 1.

Tags:

  Estacio

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of DICAS PARA FALAR E ESCREVER MELHOR - estacio.br

1 1 DICAS PARA FALAR E ESCREVER MELHOR 1. CONCORD NCIA 2. CRASE 3. PONTUA O (V RGULA) 4. REG NCIA 5. DIFICULDADES GERAIS 1 CONCORD NCIA 1. Cuidado com verbos que iniciam per odos, assim: CHEGOU, depois de uma longa viagem de estudos, os JU ZES. Como o verbo inicia a frase, n o prestamos aten o no que se diz mais adiante. O verbo est no singular, e o sujeito, no plural. O correto dever ser: CHEGARAM, depois de uma longa viagem de estudos, os JU ZES. 2. Cuidado em dobro com os verbos fazer (indicando tempo decorrido) e haver (indicando existir). Observe: a) Faz dez anos que houve aquele julgamento. (Jamais FAZEM) b) Deve fazer dez anos que houve aquele julgamento. (Jamais DEVEM) c) Houve muitas audi ncias hoje.

2 (Jamais HOUVERAM) 2d) Pode haver novas decis es. (Jamais PODEM) Com outros sentidos, os verbos s o conjugados normalmente: a) Todos fazem o MELHOR . Todos devem fazer o MELHOR . b) Os candidatos houveram-se bem nas prova de aula. 3. Cuidado com constru es com SE: a) Precisa-se de advogados. (Verbo transitivo indireto) Jamais no plural. b) Observam-se grandes transforma es sociais. (Verbo transitivo direto) Equivale a Grandes transforma es sociais s o observadas . Muito cuidado com a concord ncia. 4. Muito cuidado com a concord ncia de g neros diferentes: Exemplo: Carros, lanchas e motos foram imediatamente vendidos. (Masculino + feminino + feminino = masculino plural) 2 CRASE O que ? A palavra crase, de origem grega, significa "mistura", "fus o" - ou seja, a uni o ntima de dois elementos.

3 A correta utiliza o do sinal indicativo de crase depende da exist ncia de uma preposi o e de um artigo definido. Assim, na frase mulher compete a administra o do casal , necess rio que se entenda a constru o: compete a quem? Esse a uma preposi o. Mulher, por sua vez, 3um substantivo feminino. Admite, portanto, o artigo a: a mulher. Temos, ent o: A administra o do casal compete a a mulher. Ou: compete a + a mulher = compete mulher. Utilizamos o sinal indicativo de crase nos seguintes casos: 1. Encontro da preposi o a com a inicial dos demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo - que passam a ESCREVER -se quele(s), quela(s), quilo. 2. Encontro da preposi o a com o artigo definido feminino a, as, que passa a ESCREVER -se , s.

4 3. Encontro da preposi o a com o pronome demonstrativo a, as, que passa a ESCREVER -se , s. Eis alguns exemplos: 1. Encaminhe-se quela reparti o. ( = encaminhe-se a aquela reparti o.) 2. O juiz despachou favoravelmente queles acusados (= favoravelmente a aqueles acusados.) Para que acertemos sempre, importante saber reg ncia: Exemplo: Eu me refiro quele rapaz. Eu encontrei aquele rapaz. Quem se refere, refere-se a ( = preposi o) + aquele = quele. Quem encontra, encontra algu m. Nesse caso, n o h preposi o: encontrei + aquele = encontrei aquele. Mais exemplos: 4 1. O homem j foi Lua. (O verbo ir pede preposi o a; o nome Lua pede o artigo a; a + a = . 2. Mantenha o amor Patria e o respeito s tradi es.)

5 (Os substantivos amor e respeito pedem preposi o a; os nomes P tria e tradi es pedem o artigo a, as; a + a = ; a + as = s. necess rio que haja preposi o + artigo. Observe: O homem j foi Lua. Mas: O homem ainda n o foi a V nus. Por que n o h o sinal indicativo de crase em a V nus? Simples. Porque V nus n o admite artigo. Outro exemplo: Ele resistiu s tenta es do poder. (Houve crase da preposi o a, pedida pelo verbo resistir, com o a do artigo plural as, que determina tenta es = ele resistiu a as tenta es = s) E mais exemplos: Minha sorte est ligada da minha terra. (Compare: Meu destino est ligado ao do meu pa s. Depois do subentende-se sorte.) Em alguns casos, a crase facultativa. o que acontece diante dos possessivos minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s).)

6 Exemplo: D toda a aten o a sua tarefa. D toda aten o sua tarefa. Algumas situa es que devem ser levadas em conta: 1. A crase e as locu es com substantivos femininos. Eis alguns exemplos: 5 be a beira de cata de chave conta de direita escuta espreita esquerda farta

7 Grande (= larga) guisa de (= maneira de) maneira de m o medida que merc de m ngua (em pen ria, na mis ria) moda (de) parte revelia sorte tarde toa vista (de) s cegas s claras s direitas 2. A crase antes dos top nimos (nomes de lugar): Os nomes pr prios de lugar ora s o determinados pelo artigo, ora n o o admitem. Exemplos: Com artigo: a Am rica, a Europa, a frica, a Fran a, a It lia, a Argentina, o Peru, as Antilhas, as Filipinas, a China, o Jap o; a Bahia, o Acre, o Par ; a G vea, a Penha, o Leblon, as can rias. Sem artigo: 6 Portugal, M naco, Honduras, Cuba; Paria, Roma, Atenas; Alagoas, Sergipe, Minas Gerais; Curitiba, S o Paulo, Bras lia, Fortaleza, Natal; Copacabana, Ipanema.

8 Assim, temos: Vou a Curitiba. (Curitiba n o admite artigo: logo, n o h sinal indicativo de crase). Podemos, no entanto, qualificar Curitiba: a Curitiba dos grandes festivais de teatro. Poderemos ESCREVER : Vou Curitiba dos grandes festivais de teatro . 3. A crase antes da palavra casa A palavra casa sem algo que a qualifique n o admite artigo. Logo, n o haver crase. Se houver qualifica o, haver crase. Exemplos: Fui a casa apanhar os processos. (casa sem qualificador/adjunto) Fui casa de meus pais. (casa com qualificador/adjunto = de meus pais) 4. A crase antes da palavra terra A palavra terra, na maioria das suas acep es, pode vir precedida do artigo a. Assim, haver o sinal indicativo de crase. Quando, por m, se op e a bordo indeterminada, sem artigo; portanto n o admite crase: Exemplos: Voltei, depois de muito tempo, terra onde nasci.

9 Logo que o navio aportou, os marinheiros desceram a terra. Por fim, guarde bem os casos em que n o acentuamos o a: 71. antes de substantivos masculinos (exceto se houver palavra feminina subentendida); 2. antes dos infinitivos de verbos; 3. antes do artigo indefinido uma; 4. antes dos pronomes que n o podem vir precedidos do artigo a: a mim, a ti, a si, a ela, a n s, a v s, a elas; a voc , a Vossa Senhoria, a Vossa Excel ncia, a Vossa Majestade, a Sua Senhoria, a Sua Excel ncia, a Sua Santidade; alguma(s), nenhuma(s), cada, certa(s), determinada(s), pouca(s), quanta(s), tal, tamanha(s), tanta, toda(s), uma(s), muita(s), outra(s), v rias, qualquer, quaisquer, algu m, ningu m); esta(s), essa(s), cuja(s), quem.

10 Alguns exemplos: - Eu me refiro a uma certa pessoa. - Entregou o processo a algu m. - Ofendeu a todos. - Estamos atentos a essa determina o. - Estamos dispostos a colaborar. - Entregou a ela tudo o que foi solicitado. Importante: a) Uma, como numeral, admite crase: chegou uma hora; b) Em certas ocasi es, alguns indefinidos - tal, tais, mesma(s), muita(s), outra(s), pouca(s) - podem vir determinados pelo artigo definido feminino a, as, o que provocar a crase, no caso de haver encontro com a preposi o a. c) Antes do pronome relativo QUE, a crase s obrigat ria se a fus o (a + a) resulta de preposi o a + a demonstrativo ( = aquela, como em Arquive esta carta e responda que recebemos ontem . Nesse caso, que = quela que.


Related search queries