Example: bachelor of science

EDUCAÇÃO É A BASE

EDUCA O A BASEEDUCA O A BASEMINIST RIO DA EDUCA OMINISTRO DE ESTADO DA EDUCA OMendon a FilhoSECRETARIA EXECUTIVAM aria Helena Guimar es de Castro SECRETARIA DE EDUCA O B SICAR ossieli Soares da Silva CONSELHO NACIONAL DE EDUCA OPARCERIAC onselho Nacional de Secret rios de Educa o CONSEDUni o Nacional dos Dirigentes Municipais de Educa o UNDIMEA presenta Base Nacional Comum * Compet ncias gerais da Base Nacional Comum Curricular ..9 Os marcos legais que embasam a BNCC ..10 Os fundamentos pedag gicos da BNCC ..13 O pacto interfederativo e a implementa o da BNCC ..15 Educa o Infantil na Base Nacional Comum Curricular.

de colaboração entre as três esferas de governo e seja balizadora da qualidade da educação. Assim, para além da garantia de acesso e permanência na escola, é necessário que sistemas, redes e escolas garantam um patamar comum de aprendizagens a todos os estu-dantes, tarefa para a qual a BNCC é instrumento fundamental.

Tags:

  Escola

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of EDUCAÇÃO É A BASE

1 EDUCA O A BASEEDUCA O A BASEMINIST RIO DA EDUCA OMINISTRO DE ESTADO DA EDUCA OMendon a FilhoSECRETARIA EXECUTIVAM aria Helena Guimar es de Castro SECRETARIA DE EDUCA O B SICAR ossieli Soares da Silva CONSELHO NACIONAL DE EDUCA OPARCERIAC onselho Nacional de Secret rios de Educa o CONSEDUni o Nacional dos Dirigentes Municipais de Educa o UNDIMEA presenta Base Nacional Comum * Compet ncias gerais da Base Nacional Comum Curricular ..9 Os marcos legais que embasam a BNCC ..10 Os fundamentos pedag gicos da BNCC ..13 O pacto interfederativo e a implementa o da BNCC ..15 Educa o Infantil na Base Nacional Comum Curricular.

2 33 A Educa o Infantil no contexto da Educa o B sica ..34 * Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educa o Infantil ..36 Os campos de experi ncias ..38 Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educa o Infantill ..42 A transi o da Educa o Infantil para o Ensino Fundamental ..51 Ensino Fundamental no contexto da Educa o B sica ..55 A rea de Linguagens ..61 * Compet ncias espec ficas de Linguagens para o Ensino Fundamental ..63 L ngua Portuguesa ..65 * Compet ncias espec ficas de L ngua Portuguesa para o Ensino Fundamental ..85 L ngua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Iniciais: pr ticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades.

3 87 L ngua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Finais: pr ticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades ..134 Arte ..191 * Compet ncias espec ficas de Arte para o Ensino Fundamental ..196 Arte no Ensino Fundamental Anos Iniciais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e habilidades ..197 Arte no Ensino Fundamental Anos Finais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e habilidades ..203 Educa o F sica ..211 * Compet ncias espec ficas de Educa o F sica para o Ensino Fundamental ..221 Educa o F sica no Ensino Fundamental Anos Iniciais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e habilidades.

4 222 Educa o F sica no Ensino Fundamental Anos Finais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e habilidades ..229 L ngua Inglesa ..239 * Compet ncias espec ficas de L ngua Inglesa para o Ensino Fundamental ..244 L ngua Inglesa no Ensino Fundamental Anos Finais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e habilidades ..245 SUM A rea de Matem tica ..263 * Compet ncias espec ficas de Matem tica para o Ensino Fundamental ..265 Matem tica ..266 Matem tica no Ensino Fundamental Anos Iniciais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e Matem tica no Ensino Fundamental Anos Finais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e A rea de Ci ncias da Natureza.

5 319 * Compet ncias espec ficas de Ci ncias da Natureza para o Ensino Fundamental ..322 Ci ncias ..323 Ci ncias no Ensino Fundamental Anos Iniciais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e Ci ncias no Ensino Fundamental Anos Finais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e A rea de Ci ncias Humanas ..351 * Compet ncias espec ficas de Ci ncias Humanas para o Ensino Fundamental ..355 Geografia .. 357* Compet ncias espec ficas de Geografia para o Ensino Fundamental ..364 Geografia no Ensino Fundamental Anos Iniciais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e Geografia no Ensino Fundamental Anos Finais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e Hist ria.

6 395* Compet ncias espec ficas de Hist ria para o Ensino Fundamental .. Hist ria no Ensino Fundamental Anos Iniciais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e Hist ria no Ensino Fundamental Anos Finais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e A rea de Ensino Religioso ..433* Compet ncias espec ficas de Ensino Religioso para o Ensino Fundamental .. Ensino Religioso .. Ensino Religioso no Ensino Fundamental Anos Iniciais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e habilidades .. Ensino Religioso no Ensino Fundamental Anos Finais: unidades tem ticas, objetos de conhecimento e habilidades.

7 450 Ficha t cnica ..4595Ao homologar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educa o Infantil e o Ensino Fundamental, o Brasil inicia uma nova era na educa o brasileira e se alinha aos melhores e mais qualificados sistemas educacionais do na Constitui o de 1988, na LDB de 1996 e no Plano Nacional de Educa o de 2014, a BNCC foi preparada por especialistas de cada rea do conhecimento, com a valiosa participa o cr tica e propositiva de profissionais de ensino e da sociedade civil. Em abril de 2017, considerando as vers es anteriores do documento, o Minist rio da Educa o (MEC) concluiu a sistematiza o e encaminhou a terceira e ltima vers o ao Conselho Nacional de Educa o (CNE).

8 A BNCC p de ent o receber novas sugest es para seu aprimoramento, por meio das audi ncias p bli-cas realizadas nas cinco regi es do Pa s, com participa o ampla da sociedade. com muita satisfa o que apresentamos o resultado desse grande avan o para a educa o brasileira. A BNCC um documento plural, contempor neo, e estabelece com clareza o conjunto de aprendizagens essenciais e indispens veis a que todos os estudantes, crian as, jovens e adultos, t m direito. Com ela, redes de ensino e institui es escolares p blicas e particulares passam a ter uma refer ncia nacional obrigat ria para a elabora o ou adequa o de seus curr culos e propostas pedag -gicas.

9 Essa refer ncia o ponto ao qual se quer chegar em cada etapa da Educa o B sica, enquanto os curr culos tra am o caminho at l . Trata-se, portanto, da implanta o de uma pol tica educacional articulada e inte-grada. Para isso, o MEC ser parceiro permanente dos Estados, do Distrito Federal e dos munic pios, trabalhando em conjunto para garantir que as mudan as cheguem s salas de aula. As institui es escolares, as redes de ensino e os professores ser o os grandes protagonistas dessa transforma BNCC expressa o compromisso do Estado Brasileiro com a promo o de uma educa o integral voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno de todos os estudantes, com respeito s diferen as e enfrentamento discrimina o e ao preconceito.

10 Assim, para cada uma das redes de ensino e das institui es escolares, este ser um documento valioso tanto para adequar ou construir seus curr culos como para reafirmar o compromisso de todos com a redu o das desigualdades educacionais no Brasil e a promo o da equidade e da qualidade das aprendizagens dos estudantes a FilhoMinistro da Educa oAPRESENTA O7 INTRODU OA Base Nacional Comum CurricularA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) um documento de car ter normativo que define o conjunto org nico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educa o B sica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desen-volvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educa o (PNE).


Related search queries