Example: bachelor of science

FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE ... - …

FICHA DE INFORMA O E SEGURAN A DE PRODUTO QU MICO SODA C USTICA SOLU O 49/50% FISPQ REVIS O: 04 DATA: 13/10/2014 Elabora o: Valdeci Jos Benedito Encarregado da Qualidade Aprova o: Everton Minatti - Gerente Industrial P gina 1 de 8 1. - IDENTIFICA O DO PRODUTO E DA EMPRESA_____ Nome do produto: Hidr xido de s dio, solu o 49/50%. C digo interno de identifica o do produto: Nome da empresa: USIQU MICA DO BRASIL LTDA. Endere o: Rua da Lagoa, 431 Cumbica Guarulhos SP. Telefone da empresa: (11) 3821-7000 Tronco Chave. Telefones para emerg ncias: SUATRANS - COTEC - Emerg ncia Ambiental.

FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO SODA CÁUSTICA SOLUÇÃO 49/50% FISPQ – REVISÃO: 04 – DATA: 13/10/2014 Elaboração: Valdeci José Benedito – Encarregado da Qualidade Aprovação: Everton Minatti - Gerente Industrial Página 5 de 8 auxiliam na redução da exposição ao produto.

Tags:

  Ficha, Ficha de

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE ... - …

1 FICHA DE INFORMA O E SEGURAN A DE PRODUTO QU MICO SODA C USTICA SOLU O 49/50% FISPQ REVIS O: 04 DATA: 13/10/2014 Elabora o: Valdeci Jos Benedito Encarregado da Qualidade Aprova o: Everton Minatti - Gerente Industrial P gina 1 de 8 1. - IDENTIFICA O DO PRODUTO E DA EMPRESA_____ Nome do produto: Hidr xido de s dio, solu o 49/50%. C digo interno de identifica o do produto: Nome da empresa: USIQU MICA DO BRASIL LTDA. Endere o: Rua da Lagoa, 431 Cumbica Guarulhos SP. Telefone da empresa: (11) 3821-7000 Tronco Chave. Telefones para emerg ncias: SUATRANS - COTEC - Emerg ncia Ambiental.

2 DDG (0800) 0111-767 - (0800) 7071-767 - 24 HORAS. 193 Bombeiros. Principais usos recomendados para a subst ncia: Ind strias de papel/papel o, sab o e detergentes, adesivos, bebidas, alimentos, farmac uticos, leos e gorduras, cer mica, borracha, curtume, galvanoplastia, lavanderias, minera o e qu mica em geral. 2. - IDENTIFICA O DOS PERIGOS_____ Perigos mais importantes : Possui a o corrosiva sobre os tecidos da pele, olhos e mucosas. O produto n o inflam vel. Forma o de gases inflam veis quando em contato com alguns metais (vide se o 10).

3 Pode causar danos fauna e flora. Efeitos do produto: Se em contato direto com os olhos, causar queimaduras s rias at a perda da vis o. Efeitos adversos sa de humana Pela sua a o corrosiva, o contato acidental com os olhos e pele, poder destruir os tecidos com os quais entram em contato, causando queimaduras graves, e no caso dos olhos, at a perda de vis o. Se ingerido, causar queimaduras severas e perfura es nos tecidos das mucosas da boca, es fago e est mago. Se borrifos de soda c ustica no ar forem inalados, causar o danos s vias respirat rias, seguido de pneumonia qu mica, dependendo do grau de exposi o.

4 Efeitos ambientais O despejo do produto contamina cursos d gua, solo, fauna e flora. A soda em contato com a gua ou o solo, causa eleva o do pH, descaracterizando o local, degradando o meio ambiente, com preju zos fauna. Perigos f sicos e qu micos Reage violentamente com cidos fortes, portanto, deve-se evitar o contato. A adi o de gua ao produto concentrado, libera calor e pode causar fervura e respingos de produto quente e c ustico. Perigos espec ficos incompat vel com cidos fortes e outros agentes qu micos (vide se o 10). Principais sintomas A inala o do produto pode causar irrita o das vias respirat rias superiores, resultando em tosse, sensa o de engasgo e de queima na garganta e edema pulmonar.

5 Na pele e nos olhos, pode causar queimaduras graves e poss vel perda da vis o. mucosa da boca, es fago e est mago, causa queimaduras. Vis o geral em emerg ncias Manter as pessoas afastadas. Impedir a entrada e isolar a rea de risco. Evitar o contato com o l quido. Adicionar gua com cuidado, at o pH ficar neutro. Separar quaisquer s lidos ou l quidos insol veis e acondicion -los para disposi o como res duos perigosos. As rea es de neutraliza o produzem calor e fumos, que devem ser rigorosamente controlados. FICHA DE INFORMA O E SEGURAN A DE PRODUTO QU MICO SODA C USTICA SOLU O 49/50% FISPQ REVIS O: 04 DATA: 13/10/2014 Elabora o: Valdeci Jos Benedito Encarregado da Qualidade Aprova o: Everton Minatti - Gerente Industrial P gina 2 de 8 ELEMENTOS DO R TULO DADOS Identifica o do produto e telefone de emerg ncia do fornecedor.

6 Nome comercial: SODA C USTICA SOLU O 49/50%. Sin nimo: HIDR XIDO DE S DIO, SOLU AO A 49/50%. Telefone de emerg ncia: SUATRANS - COTEC - Emerg ncia Ambiental. DDG (0800) 0111-767 - (0800) 7071-767 - 24 HORAS. Composi o qu mica NaOH 49/50%. Pictogramas de perigo Palavra de advert ncia PERIGO Frase de perigo Causa queimadura severa pele e danos graves aos olhos. Causa danos oculares graves. Pode causar rea es al rgicas pele. Muito t xico para a vida aqu tica. Pode ser nocivo em caso de ingest o e por penetra o nas vias respirat rias. Pode causar efeitos perigosos prolongados vida aqu tica. Frases de precau o Ao manipular, utilize luvas e avental de PVC, botas de couro ou borracha e culos protetivo.

7 Em caso de contato com a pele ou olhos, lave imediatamente a regi o com gua em abund ncia por no m nimo 15 minutos. Mantenha afastado de cidos. Armazenar e manusear em ambiente ventilado. Este produto qu mico, sob certas condi es, ao infiltrar-se no solo, contamina o len ol fre tico. Outras informa es A FICHA de Informa es de Seguran a de Produtos Qu micos (FISPQ) deste produto qu mico perigoso pode ser solicitada via telefone (11) 3821-7000, ou atrav s do e-mail: COMPOSI O E INFORMA ES SOBRE OS INGREDIENTES_____ Subst ncia: NaOH (hidr xido de s dio), solu o 49/50%. Nome qu mico ou comum: soda c ustica solu o.

8 Sin nimo: Soda c ustica (NaOH). Composi o: Soda c ustica a 49/50% ( massa/massa ). N de registro no CAS: 1310-73-2 Impurezas que contribuem para o perigo: N o h . FICHA DE INFORMA O E SEGURAN A DE PRODUTO QU MICO SODA C USTICA SOLU O 49/50% FISPQ REVIS O: 04 DATA: 13/10/2014 Elabora o: Valdeci Jos Benedito Encarregado da Qualidade Aprova o: Everton Minatti - Gerente Industrial P gina 3 de 8 4 - MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS_____ Medidas de primeiros-socorros Inala o Remova a v tima para local ventilado e a mantenha em repouso numa posi o que n o dificulte a respira o.

9 Contate um CENTRO DE INFORMA O TOXICOL GICA ou um m dico. Leve esta FISPQ. Contato com a pele EM CASO DE CONTATO COM A PELE (ou o cabelo): Retire imediatamente toda a roupa contaminada. Enx gue a pele com gua/tome uma ducha. Contate um CENTRO DE INFORMA O TOXICOL GICA ou um m dico. Leve esta FISPQ. Contato com os olhos Enx gue cuidadosamente com gua durante v rios minutos. No caso de uso de lentes de contato, remova-as, se for f cil. Continue enxaguando. Contate imediatamente um CENTRO DE INFORMA O TOXICOL GICA ou um m dico. Leve esta FISPQ. Ingest o Produto corrosivo. Se ingerido, n o provoque o v mito.

10 Fa a a dilui o imediatamente, fornecendo v tima grandes quantidades de gua. Caso ocorra v mito espont neo, forne a gua adicional e mantenha a v tima em local arejado. Contate imediatamente um CENTRO DE INFORMA O TOXICOL GICA ou um m dico. Leve esta FISPQ. Sintomas e efeitos mais importantes, agudos ou tardios: T xico se ingerido. Pode causar perfura es nos tecidos da boca, garganta, es fago e est mago. Nocivo em contato com a pele. Provoca queimadura severa pele com possibilidade de destrui o dos tecidos. Provoca les es oculares graves com dor, lacrimejamento, podendo levar cegueira.


Related search queries