Example: marketing

FLANGES - Tecnologia Empresarial

TEC M Tecnologia Empresarial LTDA 2011 Material para consulta sujeito aos Termos de Utiliza o da rea de Download e Informa es T cnicas do Site da TEC M ( ) tEC M 1 Informa es sobre FLANGES TEC M Tecnologia Empresarial LTDA 2011 Material para consulta sujeito aos Termos de Utiliza o da rea de Download e Informa es T cnicas do Site da TEC M ( ) tEC M 2 1 INTRODU O FLANGES s o elementos que promovem a liga o entre tubos e/ou entre tubos e equipamentos facilitando a montagem e a desmontagem. As classes de press o de FLANGES s o definidas pela ansi (American National Standards Institute) em 150, 300, 400, 600, 900, 1500 e 2500 lb. O padr o ansi , exige a marca o na lateral do flange por meio de pun o, contendo: - Identifica o do fabricante - di metro nominal da da tubula o - classe de press o (150, 300 ) - faceamento (superf cie usinada onde ser colocada a junta) - material especifica o ASTM que indica a mat ria prima - numero da junta de anel (quando o flange for RTJ) - n mero da corrida - espessura da parede do tubo que ser

TECÉM TECNOLOGIA EMPRESARIAL LTDA 2011 Material para consulta sujeito aos Termos de Utilização da área de Download e Informações Técnicas do Site da TECÉM (www.tecem.com.br) tECÉM 3 2 – PRINCIPAIS TIPOS DE FLANGES E SUA UTILIZAÇÃO 2.1 – FLANGES PADRÃO ANSI Os principais tipos de flanges, padrão ANSI, estão mostrados nas figuras abaixo:

Tags:

  Ansi

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Advertisement

Transcription of FLANGES - Tecnologia Empresarial

1 TEC M Tecnologia Empresarial LTDA 2011 Material para consulta sujeito aos Termos de Utiliza o da rea de Download e Informa es T cnicas do Site da TEC M ( ) tEC M 1 Informa es sobre FLANGES TEC M Tecnologia Empresarial LTDA 2011 Material para consulta sujeito aos Termos de Utiliza o da rea de Download e Informa es T cnicas do Site da TEC M ( ) tEC M 2 1 INTRODU O FLANGES s o elementos que promovem a liga o entre tubos e/ou entre tubos e equipamentos facilitando a montagem e a desmontagem. As classes de press o de FLANGES s o definidas pela ansi (American National Standards Institute) em 150, 300, 400, 600, 900, 1500 e 2500 lb. O padr o ansi , exige a marca o na lateral do flange por meio de pun o, contendo: - Identifica o do fabricante - di metro nominal da da tubula o - classe de press o (150, 300 ) - faceamento (superf cie usinada onde ser colocada a junta) - material especifica o ASTM que indica a mat ria prima - numero da junta de anel (quando o flange for RTJ) - n mero da corrida - espessura da parede do tubo que ser instalado no flange.

2 Fabricante Di metro nominal (in ) Classe de Press o Faceamento Espessura Material N da Corrida TAYLOR FORGE 4 300 RF .237 A-105I AK32 TEC M Tecnologia Empresarial LTDA 2011 Material para consulta sujeito aos Termos de Utiliza o da rea de Download e Informa es T cnicas do Site da TEC M ( ) tEC M 3 2 PRINCIPAIS TIPOS DE FLANGES E SUA UTILIZA O FLANGES PADR O ansi Os principais tipos de FLANGES , padr o ansi , est o mostrados nas figuras abaixo.

3 Tipos de FLANGES FLANGE DE PESCO O Weld Neck Flange FLANGE ROSCADO Threaded Flange FLANGE DESLIZANTE COM PESCO O PARA SOLDA Lap Joint Flange FLANGE ENCAIXE SOLDA Socket Weld Flange FLANGE CEGO Blind Flange FLANGE SOBREPOSTO Slip On Forged Flange TEC M Tecnologia Empresarial LTDA 2011 Material para consulta sujeito aos Termos de Utiliza o da rea de Download e Informa es T cnicas do Site da TEC M ( ) tEC M 4 - UTILIZA O DOS FLANGES Flange Deslizante ou Solto (Lap Joint Flange) Esses FLANGES s o apropriados para pestanas (stub-ends). Os FLANGES n o s o fixados s tubula es por solda da a denomina o deslizante. Na montagem o flange preso ao outro flange da linha pressionando a junta. S o indicados para baixas press es e a principal utiliza o se d em locais onde ocorre muita troca, montagem e desmontagem.

4 Flange Sobreposto (Slip-on Flange) Esses FLANGES s o menos espessos que a maioria dos FLANGES ficando sobreposto sobre o tubo. Recebem solda interna e externa. Sua utiliza o se limita a esfor os e press es moderadas. Apresentam vantagem de pre o em rela o ao flange de pesco o. Flange Roscado (Threaded Pipe Flange) um dos tipos mais populares de flange sendo fabricado em diversos tipos de materiais. utilizado com ou sem solda observando-se obviamente o tipo de aplica o. extremamente interessante para conectar tubula es de pequeno di metro por apresentar baixo custo. TEC M Tecnologia Empresarial LTDA 2011 Material para consulta sujeito aos Termos de Utiliza o da rea de Download e Informa es T cnicas do Site da TEC M ( ) tEC M 5 Flange de Pesco o (Weld Neck Flange) o tipo de flange mais utilizado em tubula es de alta press o.

5 S o soldados circunferencialmente no pesco o o que facilita a inspe o da solda por raios X. S o tamb m resistentes tanto a altas como a baixas temperaturas, de acordo com o material selecionado. seguramente o flange de maior aplica o nas ind strias. Flange de Encaixe (Socket Welding Flange) Esse flange possui um encaixe que recebe a tubula o a ser soldada, sendo utilizada somente um cord o de solda externa. Foi desenvolvido especificamente para tubula es de pequeno di metro que devem suportar altas press es e garantir o n o vazamento de produtos qu micos. Flange Cego (Blind FLANGES ) Os FLANGES cegos (sem furo) s o usados para interromper a passagem de fluidos em tubula es, v lvulas e bombas ou como acess rio no final de linhas.

6 Podem ser utilizados em quaisquer valores de press o e temperatura desde que dimensionados adequadamente e com o material selecionado convenientemente. Flange de Redu o (Reducing Flange) TEC M Tecnologia Empresarial LTDA 2011 Material para consulta sujeito aos Termos de Utiliza o da rea de Download e Informa es T cnicas do Site da TEC M ( ) tEC M 6 Utilizados quando o projeto requer constantes varia es no di metro das tubula es. Os FLANGES de redu o conectam, de modo econ mico, diferentes tipos e tamanhos de FLANGES . Podem ser utilizados em press es elevadas e apresentam facilidade de manuseio. As figuras mostram diversos tipos de FLANGES de redu o. TABELA DE FLANGES DE REDU O (TERCOFLAN) TEC M Tecnologia Empresarial LTDA 2011 Material para consulta sujeito aos Termos de Utiliza o da rea de Download e Informa es T cnicas do Site da TEC M ( ) tEC M 7 FLANGES PADR O API Os FLANGES API 6BX e 6B (pesco o, cego, target e testes) s o definidos pelo padr o API 6 A.

7 Os FLANGES tipo 6B FLANGES s o do tipo junta anel ou ring joint type e n o s o projetadas para veda o face-a-face mas a partir do aperto dos parafusos que comprime a junta (anel) no seu alojamento. Os FLANGES do tipo 6BX tamb m s o de junta anel ring joint type e projetados com face em ressalto. A face em ressalto previne danos para os FLANGES ou para o anel de veda o por aperto excessivo dos parafusos. CEGO PESCO O DE TESTE 6B FLANGE DE PESCO O PARA SOLDA 6BX FLANGE DE PESCO O PARA SOLDA 6B FLANGE CEGO 6BX FLANGE CEGO 6BX FLANGE CEGO COM FURO AMORTECIMENTO TEC M Tecnologia Empresarial LTDA 2011 Material para consulta sujeito aos Termos de Utiliza o da rea de Download e Informa es T cnicas do Site da TEC M ( ) tEC M 8 FLANGE TARGET 6B FLANGE DE TESTE 6BX FLANGE DE TESTE COMPARA O ENTRE OS FLANGES ASME/ ansi E API As diferen as entre os FLANGES ansi /ASME e API est o no material de fabrica o e na maior press o de opera o definida para os FLANGES API.

8 Os FLANGES ASME/ ansi s o muito comuns nas ind strias de processo manuseando gua, vapor, ar e gases. Os FLANGES API s o fabricados para sistemas de elevados esfor os em refinarias trabalhando com produtos como leo e g s em atmosferas explosivas. S o tamb m utilizados na explora o de petr leo. Os padr es de FLANGES API 6A e ASME/ ansi s o similares dimensionalmente mas os FLANGES API s o especificados para maiores taxas de press o como indica a tabela abaixo: COMPARA O FLANGES API e. ASME/ ansi Flange Classe de Press o (psi) Di metro nominal (inches) ASME/ ansi API 6A ASME/ ansi API 6A1) De Pesco o 600 2000 1/2 - 24 113/16 - 11 900 3000 1500 5000 Cego E Rosqueado 600 2000 1/2 - 24 113/16 - 211/4 900 3000 113/16 - 203/4 1500 5000 113/16 - 11 1) Na edi o antiga do API standard, a faixa de FLANGES ia de 11/2 to 10(20) inches.

9 TEC M Tecnologia Empresarial LTDA 2011 Material para consulta sujeito aos Termos de Utiliza o da rea de Download e Informa es T cnicas do Site da TEC M ( ) tEC M 9 CLASSIFICA O DOS FLANGES EM RELA O FACE Os tipos mais comuns de face de FLANGES s o: Raised Face (RF) (flange com ressalto) Flat Face (FF) (face plana) Ring-Type Joint (RTJ) (junta anel) Male-and-Female (M&F) (macho / f mea) Tongue-and-Groove (T&G) (ranhura e anel) FACE COM RESSALTO - RAISED FACE (RF) FLANGES com ressalto (RF) s o os mais utilizados e facilmente identificados. A altura do ressalto nas classes de press o 150lb e 300 lb aproximadamente 1,6 (1/16in) e para classe de press o 400 at 2500 de 6,4 mm (1/4in). TEC M Tecnologia Empresarial LTDA 2011 Material para consulta sujeito aos Termos de Utiliza o da rea de Download e Informa es T cnicas do Site da TEC M ( ) tEC M 10 FACE PLANA - FLAT FACE (FF) Os FLANGES de face plana t m a superf cie de gaxeta no mesmo plano do circulo de furan o dos parafusos.

10 A aplica o de FLANGES de face plana se d onde o flange da linha ou o flange do equipamento fundido. A utiliza o de FLANGES de face com ressalto em ferro fundido por exemplo, pode provocar a quebra do flange durante o aperto dos parafusos. FLANGES de face plana nunca devem fazer par com FLANGES com ressalto. Caso seja necess ria a instala o de FLANGES de ferro fundido face plana com FLANGES de a o carbono, o ressalto do flange de a o carbono deve ser removido. (ASME ) JUNTA ANEL - RING-TYPE JOINT (RTJ) Os FLANGES RTJ possuem ranhura usinada na face dentro da qual alojado o anel que serve de veda o. Esse anel um anel met lico com dureza inferior a do flange que, quando comprimido pelo aperto dos parafusos, promove uma veda o metal-metal. Os FLANGES RTJ (como s o usualmente denominados) s o adequados para altas press es e altas temperaturas.


Related search queries