Example: biology

GLOSSÁRIO DE TERMOS FERROVIÁRIOS - alaf.int.ar

Gloss rio dos TERMOS Ferrovi rios DNIT 1 GLOSS RIO DE TERMOS FERROVI RIOS A ABATIMENTO DA MOLA: - Aquele que comprime a porca por press o el stica. ABATIMENTO DA PLATAFORMA: - Aquele verificado no greide. ACABADORA: - Equipamento motorizado que d ao lastro sua forma final, de acordo com o perfil adotado. ACABAMENTO DO LASTRO (composi o do lastro): - Conjunto de opera es finais para dar superf cie do lastro superior, a sua forma definitiva. ACEIRO: - Consiste na retirada completa da vegeta o de uma faixa de terreno, para evitar o fogo ou sua propaga o.

Glossário dos Termos Ferroviários DNIT 3 de aparelho de mudança de via na sua posição exata, com dormentação adequada. • ATERRO: - Massa prismóide de

Tags:

  Tind

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of GLOSSÁRIO DE TERMOS FERROVIÁRIOS - alaf.int.ar

1 Gloss rio dos TERMOS Ferrovi rios DNIT 1 GLOSS RIO DE TERMOS FERROVI RIOS A ABATIMENTO DA MOLA: - Aquele que comprime a porca por press o el stica. ABATIMENTO DA PLATAFORMA: - Aquele verificado no greide. ACABADORA: - Equipamento motorizado que d ao lastro sua forma final, de acordo com o perfil adotado. ACABAMENTO DO LASTRO (composi o do lastro): - Conjunto de opera es finais para dar superf cie do lastro superior, a sua forma definitiva. ACEIRO: - Consiste na retirada completa da vegeta o de uma faixa de terreno, para evitar o fogo ou sua propaga o.

2 ACESS RIO DE VIA: - Denomina o dada ao aparelho de mudan a de via, girador, para-choques e a outros pertences met licos da via, tais como placas de apoio, talas de jun o, grampos, etc. ADER NCIA: - Resist ncia que se op e ao escorregamento. o atrito entre a roda e o trilho que impede a patina o das rodas motoras e permite o deslocamento do trem. AGULHA: - Conjunto de pe as m veis e paralelas entre si, partes integrandes do aparelho de mudan a de via ou chave, e cujo deslocamento leva o trem ou ve culo a passar de uma via para outra. AGULHA DIREITA: - a agulha que se situa a direita do observador colocado entre as duas agulhas da chave, olhando para o cora o.

3 AGULHA ESQUERDA: - a agulha que se situa esquerda do observador colocado entre as duas agulhas da chave, olhando para o cora o. ALARGAMENTO DE CORTE: - Consiste em escavar os taludes dos cortes, com a finalidade de aumentar a largura da plataforma de acordo com o gabarito previsto em normas t cnicas. ALINHADORA-NIVELADORA: - Equipamento mec nico motorizado que efetua o alinhamento e o nivelamento da via. ALINHADORA-NIVELADORA-SOCADORA: - Equipamento mec nico motorizado que efetua o alinhamento e o nivelamento da via, simultaneamente com a soca do lastro.

4 ALINHAMENTO: - Consiste nas opera es necess rias coloca o das filas de trilhos em conformidade com a proje o horizontal do eixo da linha em planta. Gloss rio dos TERMOS Ferrovi rios DNIT 2 ALMA: - Parte do trilho, compreendida entre o boleto e o patim. ALMOXARIFADO: - Dep sito dos materiais da estrada de ferro, adquiridos por esta, para seu uso pr prio, subordinado ao Almoxarife, a quem cabe superintend -lo, controlar as entradas e sa das dos materiais, efetuando a escritura o respectiva ALTURA DE CORTE: - Diferen a de cota entre um ponto do eixo da plataforma e o solo natural.

5 ANCORAGEM DO TRILHO (retens o do trilho): - Aplica o de dispositivo destinado a impedir o caminhamento do trilho. APARELHO DE MANOBRA: - toda a aparelhagem que permite movimentar as agulhas, dando passagem para uma outra via. APARELHO DE MUDAN A DE VIA [AMV]: - um conjunto de pe as colocadas nas concord ncias de duas linhas para permitir a passagem dos ve culos ferrovi rios de uma para outra. Tamb m denominado de "CHAVE", comp e-se das seguintes partes principais: agulhas, contra-agulha ou "encosto da agulha", aparelho de manobra, trilhos de enlace ou de liga o,"cora o" ou "jacar ", cal os, coxins e contratrihos.

6 APONTADOR: - o colaborador encarregado das anota es de campo relativas ao registro das horas trabalhadas, produ o do pessoal em servi o e material aplicado. APONTAMENTO: - Opera es necess rias ao registro das horas trabalhadas, improdutivas e de aus ncia, bem como da produ o, material aplicado, etc. ARCO DE SERRA PARA TRILHOS: - Arco especial com serra apropriada ao corte do trilho ou material met lico. AREEIRO (caixa de areia): - Dep sito de areia nas locomotivas, dos quais a areia lan ada sobre os trilhos para aumentar o coeficiente de ader ncia das rodas sobre eles, evitando a patina o.

7 ARREDONDAMENTO DE CURVA: - a coloca o das fiadas de trilhos em suas devidas posi es nas curvas, por puxamentos laterais. ARRUELA: - Pe a colocada no parafuso para dar maior ader ncia da porca, evitando o seu desgaste. ARRUELA DE PRESS O: - Arruela que comprime a porca por press o el stica. ARRUELA ISOLANTE: - Arruela que permite isolamento el trico. ASSENTADOR DE TRILHO: - Guindaste ou outro equipamento utilizado para o assentamento do trilho na via. ASSENTAMENTO: - Efeito ou a a o de assentar o trilho na via. ASSENTAMENTO DE APARELHO DA MUDAN A DE VIA: - Coloca o Gloss rio dos TERMOS Ferrovi rios DNIT 3de aparelho de mudan a de via na sua posi o exata, com dormenta o adequada.

8 ATERRO: - Massa prism ide de terra que se coloca sobre o terreno natural visando alcan ar determinada altura com a face superior da massa. Na ferrovia ou rodovia, essa face superior constitui a plataforma ou leito da estrada AUTOMOTRIZ: - Ve culo auto-propulsionado, destinado ao transporte de passageiros, geralmente empregado para viagens a curtas dist ncias, podendo, todavia, rebocar um ou mais carros. AVARIA: - Danos sofridos durante a viagem pelo ve culo ou pela carga transportada. Gloss rio dos TERMOS Ferrovi rios DNIT 4B BACIA: - o nome gen rico dado ao conjunto de vales de um rio e de seus afluentes.

9 BAGAGEM: - Equipagem; objeto que os viajantes levam para seu uso, em malas, sacos, ba s, caixas, etc. Os volumes que os passageiros podem levar em seu poder no mesmo carro em que viajam, at os limites de peso e dimens es estabelecidos, n o est o sujeitos a frete ou despacho. Os volumes excedentes daqueles limites devem ser despachados. BAGAGENS (Transporte de - ): - Nome convencional que designa as condi es em que se realiza o transporte. uma variante do transporte de "Encomendas". Nesta modalidade compreende-se o transporte do excedente daquilo que permitido ao viajante levar em seu poder no pr prio carro de passageiros.

10 Compreende apenas as coisas de uso pessoal do viajante e que devem prover s necessidades e condi es de viagem. S o transportadas com prefer ncia sobre as "Encomendas", devendo seguir no mesmo trem em que embarcar o passageiro. BANQUETA: - A parte da plataforma que fica entre o fim do lastro e a valeta, nos cortes, ou a crista dos aterros. No lastro, a parte que vai da face do dormente crista do lastro. BANQUETA DO CORTE: - o "degrau" para distribuir a altura do corte, visando melhorar a estabilidade. Varia de 8 a 10 metros de altura, at atingir o "off set".


Related search queries