Example: confidence

IBGE divulga o rendimento domiciliar per capita 2020

ibge divulga o rendimento domiciliar per capita 2020 O ibge divulga os valores dos rendimentos domiciliares per capita referentes ao ano de 2020 para o Brasil e Unidades da Federa o, calculados com base nas informa es oriundas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domic lios Cont nua - PNAD Cont nua. Esta divulga o atende ao disposto na Lei Complementar 143/2013, que estabelece os novos crit rios de rateio do Fundo de Participa o dos Estados e do Distrito Federal - FPE e, em consequ ncia, aos compromissos assumidos quanto defini o dos valores a serem repassados ao Tribunal de Contas da Uni o - TCU para o c lculo dos fatores representativos do inverso do rendimento domiciliar per capita .

domiciliar per capita. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) é uma pesquisa domiciliar, amostral, realizada pelo IBGE desde janeiro de 2012. Visa acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução, a médio e longo prazos, da força de trabalho, e …

Tags:

  2200, Capita, Rendimento, Ibge divulga o rendimento domiciliar per capita 2020, Ibge, Divulga, Domiciliar

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of IBGE divulga o rendimento domiciliar per capita 2020

1 ibge divulga o rendimento domiciliar per capita 2020 O ibge divulga os valores dos rendimentos domiciliares per capita referentes ao ano de 2020 para o Brasil e Unidades da Federa o, calculados com base nas informa es oriundas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domic lios Cont nua - PNAD Cont nua. Esta divulga o atende ao disposto na Lei Complementar 143/2013, que estabelece os novos crit rios de rateio do Fundo de Participa o dos Estados e do Distrito Federal - FPE e, em consequ ncia, aos compromissos assumidos quanto defini o dos valores a serem repassados ao Tribunal de Contas da Uni o - TCU para o c lculo dos fatores representativos do inverso do rendimento domiciliar per capita .

2 A Pesquisa Nacional por Amostra de Domic lios Cont nua (PNAD Cont nua) uma pesquisa domiciliar , amostral, realizada pelo ibge desde janeiro de 2012. Visa acompanhar as flutua es trimestrais e a evolu o, a m dio e longo prazos, da for a de trabalho, e outras informa es necess rias para o estudo do desenvolvimento socioecon mico do Pa s. Para atender a tais objetivos, a pesquisa foi planejada para produzir indicadores trimestrais sobre a for a de trabalho, indicadores anuais de rendimento e indicadores sobre temas suplementares permanentes, investigados em um trimestre espec fico ou aplicados em uma parte da amostra a cada trimestre e acumulados para gerar resultados anuais.

3 Tamb m s o produzidos com periodicidade vari vel, indicadores sobre outros temas suplementares. Tais indicadores s o viabilizados pela amostra e o esquema de rota o 1-2(5) explicados abaixo. A PNAD Cont nua utiliza uma amostra de domic lios, selecionados em uma Amostra Mestra de Unidades Prim rias de Amostragem (UPAs). Essa Amostra Mestra utilizada nos planejamentos amostrais das pesquisas do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares - SIPD, que, em geral, s o planos por conglomerados em diversos est gios.

4 Por isso, a defini o do plano amostral da Amostra Mestra considerou os aspectos comuns destes planejamentos: estratifica o e sele o com probabilidades desiguais (probabilidade proporcional ao tamanho, medido pelo n mero de domic lios particulares permanentes ocupados e vagos). A Amostra Mestra utilizada na d cada atual foi selecionada a partir de dados provenientes da Base Operacional Geogr fica definida no Censo Demogr fico de 2010, com atualiza es de parte da malha de setores censit rios feitas anualmente.

5 Uma atualiza o completa da mesma est prevista ap s a realiza o do Censo Demogr fico 2021. Destaca-se que a abrang ncia geogr fica da PNAD Cont nua constitui todo o Territ rio Nacional (as embaixadas, consulados e representa es do Brasil no exterior n o s o abrangidos pela pesquisa), dividido nos setores censit rios da Base Operacional Geogr fica, exclu das reas com caracter sticas especiais, classificadas pelo ibge como setores de aldeias ind genas, quart is, bases militares, alojamentos, acampamentos, embarca es, barcos, navios, penitenci rias, col nias penais, pres dios, cadeias, asilos, orfanatos, conventos, hospitais e agrovilas de projetos de assentamentos rurais, e tamb m os setores censit rios localizados em terras ind genas.

6 Os resultados da PNAD Cont nua s o divulgados para os recortes Brasil, Grandes Regi es, Unidades da Federa o, Regi es Metropolitanas que cont m munic pios das capitais e Regi es Integradas de Desenvolvimento, e capitais. Desta maneira a metodologia aplicada uniformemente em todas as Unidades da Federa o. A popula o-alvo da PNAD Cont nua constitu da por todas as pessoas moradoras em domic lios particulares permanentes da rea de abrang ncia da pesquisa. Cabe ressaltar que pelas defini es, anteriormente mencionadas, onde se utiliza uma amostra de painel rotativo, n o fazem parte da popula o objetivo da pesquisa os moradores em domic lios particulares improvisados (localizados em edifica es que n o tenham depend ncias destinadas exclusivamente moradia ou locais inadequados para uma habita o).

7 A PNAD Cont nua tem periodicidade de coleta trimestral, ou seja, a amostra total de domic lios coletada em um per odo de tr s meses para, ao final desse ciclo, serem produzidas as estimativas dos indicadores desejados. Um dos principais interesses em pesquisas cont nuas que acompanham mercado de trabalho a infer ncia a respeito de mudan as no comportamento dos indicadores, considerando o per odo de divulga o definido. Nessas situa es, a amostra planejada de tal forma que haja rota o dos domic lios selecionados, mantendo uma parcela sobreposta entre dois per odos de divulga o subsequentes.

8 O esquema adotado pela pesquisa o 1-2(5), onde um domic lio selecionado para pesquisa entrevistado um (1) m s e sai da amostra por dois (2) meses seguidos, repetindo esta sequ ncia por cinco (5) trimestres consecutivos. Dessa forma, cada domic lio da amostra visitado cinco vezes com intervalo de dois meses entre uma visita e outra, ou seja, visitado uma nica vez no trimestre e em cinco trimestres consecutivos. Tal esquema de rota o possibilita aloca o de um tema da pesquisa em todas as visitas de um determinado trimestre ou em determinada visita ao domic lio considerando os quatro trimestres de cada ano.

9 A aloca o de temas em uma determinada visita, como o caso de rendimento , possibilita divulga es anuais baseadas nas informa es acumuladas ao longo do ano. No caso espec fico dos rendimentos, s o coletadas as informa es referentes ao trabalho em todas as visitas e referentes s outras fontes de rendimento nas primeiras e quintas visitas ao domic lio. Assim poss vel compor os indicadores anuais de rendimento de todas as fontes com base tanto nas primeiras visitas quanto nas quintas visitas, sendo a escolha determinada pelo melhor aproveitamento da amostra e outras informa es de ordem t cnica e pr tica que venham a ser relevantes no contexto de cada ano.

10 Entre 2014 e 2019, o aproveitamento da amostra foi maior nas bases de primeiras visitas. J em 2020, o aproveitamento da amostra foi maior na base de quintas visitas (72,7% de entrevistas realizadas) do que na base de primeiras visitas (47,4% de entrevistas realizadas). Tais taxas refletem o contexto excepcional do ano de 2020, e os procedimentos adotados para minimizar as perdas de informa o que poderiam ocorrer com a pandemia e o isolamento social. Desde mar o de 2020, devido pandemia provocada pela Covid-19, a coleta das informa es da PNAD Cont nua, tradicionalmente realizada de forma presencial nos domic lios selecionados, passou a ser feita completamente por telefone.


Related search queries