Example: barber

Itamar Franco - IBGE | Portal do IBGE | IBGE

Presidente da Rep blica Itamar Franco Ministro-Chefe da Secretaria de Planejamento, Or amento e Coordena o Alexis Stepanenko FUNDA O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTAT STICA- ibge Presidente Silvio Augusto Minciottl Diretor de Planejamento e Coordena o Mauricio de Souza Rodrigues Ferr o RG OS T CNICOS SETORIAIS Diretoria de Pesquisas Tereza Cristina Nascimento Ara jo Diretoria de Geoci ncias Sergio Bruni Diretoria de Inform tica Francisco Quental Centro de Documenta o e Disseminac de lnform s Nelson de Castro Senra UNIDADE RESPONS VEL Centro de Documenta o e Dissemina

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA -IBGE Av. Franklin Roosevelt, 166 -Centro -20021-120 -Rio de Janeiro, RJ -Brasil

Tags:

  Ibge

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Itamar Franco - IBGE | Portal do IBGE | IBGE

1 Presidente da Rep blica Itamar Franco Ministro-Chefe da Secretaria de Planejamento, Or amento e Coordena o Alexis Stepanenko FUNDA O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTAT STICA- ibge Presidente Silvio Augusto Minciottl Diretor de Planejamento e Coordena o Mauricio de Souza Rodrigues Ferr o RG OS T CNICOS SETORIAIS Diretoria de Pesquisas Tereza Cristina Nascimento Ara jo Diretoria de Geoci ncias Sergio Bruni Diretoria de Inform tica Francisco Quental Centro de Documenta o e Disseminac de lnform s Nelson de Castro Senra UNIDADE RESPONS VEL Centro de Documenta o e Dissemina

2 O de Informa es Secretaria de Planeiamento, Or amento e Coordena o FUNDA O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTAT STICA ibge Centro de Documenta o e Dissemina o de Informa es NORMAS DE APRESENTA O TABULAR Rio de Janeiro 1993 3. Edi o FUNDA O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTAT STICA - ibge Av. Franklin Roosevelt, 166 -Centro - 20021-120 -Rio de Janeiro, RJ -Brasil ISBN 85-240-0471-1 ibge 1. Edi o - 1967 2. Edi o - 1979 EDITORA O Texto no Departamento de Sistemas de Informa- es -DESIF/CDDI Tabelas no Departamento de Editora o e Gr fica -DEDIT/CDDI IMPRESS O E ACABAMENTO Divis o de Gr fica/Departamento de Editora o e Gr fica -DEDIT/CDDI, em dezembro de 1993.

3 Os CAPA Renato J. Aguiar - Divis o de Promo o/Departamento de Promo o e Comercializa o -DECOP/CDDI ibge . Centro de DocL111enta o e Dissemina o de Informa es. Normas de apresenta o I Funda o Instituto Brasieiro de Geografia e Estat stica, Centro de Documenta o e Dissem~ na o de Informa es. -3. ed. -Rio de Janeiro : ibge , 1993. 62 p. Inclui bibliografia ISBN 85-240-0471-1 1. Estat stica -Tabelas -Normas. 1. T tulo. Dep. de Docll'Tlenta o e Biblioteca RJ - ibge /93-29 Impresso no BrasU I Printed in Brazil Apresenta o A Funda o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat stica- ibge , cumprindo seu papel de coordenadora e normal izadora do Sistema Estat stico Nacional-SEN, lan a esta nova edi o das Normas de Apresenta o Tabular com o objetivo de fornecer elementos que assegurem a padroniza o e racionaliza o da apresenta o de dados num ricos em tabelas.

4 Estas normas destinam-se n o somente aos participantes do SEN, mas tamb m a entidades normativas, como a Associa o Brasileira de Normas T cnicas-ABNT, que poder o adot -la em suas recomenda es, a centros de documenta o e bibliotecas, que ter o uma fonte de refer ncia para orientar seus usu rios, a pesquisadores, professores e estudantes, que ter o nestas normas orienta o para a apresenta o tabular dos resultados de seus estudos e pesquisas. S lvio Augusto Minciotti Presidente do ibge Sum rio Pref cio Objetivo 2 Documentos complementares 3 Defini es 3.

5 1 Tabela Espa o 3. 2. 1 Topo Centro 1 Espa o do cabe alho Coluna Linha C lula Rodap 3. 3 E 1 Dado num rico N mero T tulo Moldura Cabe alho Indicador de 1 inha Classe de freq ncia Sinal convencional Fonte 10 Nota geral 11 Nota espec fica Chamada 13 Unidade de medida P gina 7 9 9 9 9 10 10 10 10 10 10 10 11 11 11 11 11 11 11 11 11 12 12 12 12 12 12 6 4 Elabora o geral de tabela 4. 1 N mero T tulo Moldura Cabe alho Indicador de 1 inha Unidade de medida Dado num rico Sinal convencional Chamada 4.

6 10 Fonte 4. 11 Nota gera 4. 12 Nota espec fica 5 Apresenta o de tempo 6 Apresenta o de classe 7 Arredondamento de dado 8 Diagrama o de tabela 9 Recomenda es gerais Bibliografia ndice de freq ncia num rico Anexo A -Representa o gr fica dos espa os e dos elementos da tabela Anexo B -Exemplos de tabelas 12 12 13 14 15 15 16 17 18 19 20 20 21 21 23 25 28 30 31 32 35 43 Normas de apresenta o tabular Pref cio A ltima edi o das Normas de Apresenta o Tabular, j esgotada, de 1979. A demanda crescente de pesquisadores, de editores e de outros usu rios, al m do avan o tecnol gico na rea computacional, levou o Centro de Documenta o e Dissemina o de Informa es-CDDI, do ibge , a promover a revis o e reedi o destas normas.

7 A an lise da edi o de 1979 demonstrou ser necess ria sua reformula o. Com este objetivo, o ibge constituiu uma equipe multidisciplinar para estud -la em seus aspectos estat sticos, documentais e computacionais e propor uma nova vers A equipe, ap s ampla e profunda discuss o sobre a finalidade de uma tabela, adotou o princ pio de que a informa o central de uma tabela o dado num rico e que todos os outros elementos que a comp em t m a fun o de complement -lo e explic -lo. Ao longo do trabalho, o compromisso com a clareza e com o conte do m nimo, indispens veis para o pleno entendimento de uma tabela, constitu ram o segundo princ pio adotado.

8 Sob o aspecto computacional, atentou-se para que todas as orienta es sobre qualquer tipo de espec fico. a apresenta o de tabelas fossem fact veis por computador sem priorizar qualquer sistema Sob o aspecto editorial, procurou-se incluir o maior n mero poss vel de orienta es capazes de esclarecer e facilitar o trabalho de apresenta o de tabelas em publica es. No entanto, Normas de apresenta o tabular 7 foi preservado o direito dos editores de seguirem suas prefer ncias est ticas ou normas editoriais estabelecidas, na escolha de recursos gr ficos ou de tipologias.

9 Os exemplos em uma norma s o elementos essenciais para a sua compreens o e por isto ilustraram-se todos os itens que os comportassem. O mesmo cuidado teve-se com a indica o de documentos complementares que pudessem subsidiar o texto. Em rela o NB-O -Elabora o elabora o das normas, foi adotada a de Normas T cnicas, da ABNT, que classifica uma norma de apresenta o de dados num ricos em tabelas na categoria de procedimentos: "tipo de norma que se destina a fixar condi es para a elabora o de documentos em geral.

10 J submetida a diversas revis es e cr ticas, e~pera-se que estas Normas de Apresenta o Tabular, sejam o instrumento capaz de orientar todos aqueles que se utilizam de tabelas como forma de apresenta o de dados num ricos. Finalizando, cabe citar que a bibliografia apresentada nesta publica o serviu, apenas, para subsidiar os trabalhos da equipe, n o podendo, portanto, ser utilizada em substitui o a estas Normas de Apresenta o Tabular que possuem respaldo legal atrav s de resolu o desta Funda o. 8 Normas de apresenta o tabular 1 Objetivo Estas normas fixam conceitos e procedimentos elabora o de tabelas de dados num ricos, de modo clareza das informa es apresentadas.


Related search queries