Example: quiz answers

MANUAL Contabilidade - TOConline

Contabilidade MANUAL . OUTUBRO 2019. TOConline : Contabilidade . ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS. FICHA T CNICA. T tulo: TOConline : Contabilidade Capa e pagina o: DCI - Departamento de Comunica o e Imagem da OCC. Impresso por ACD Print, Lda Ordem dos Contabilistas Certificados, 2019. N o permitida a utiliza o deste MANUAL , para qualquer outro fim que n o o indicado, sem autoriza o pr via e por escrito da Ordem dos Contabilistas Certificados, entidade que det m os direitos de autor. 2. TOConline : Contabilidade . ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS. ndice Caracter sticas 7. Apresenta o do Interface 8. Estrutura de Menus 9. Exerci cio Fiscal 10. Acesso aos Exerc cios 14. Estrutura e configura o plano de contas 15. plano de Contas SNC 15. Varia veis do plano de Contas SNC 19. Enumera es de Sistema (ES) 21. Caso Particular das Vari veis de Mercado 22. Varia veis de Entidade (EN) 25. Enumera es do Utilizador (EU) 27.

O plano de contas sugerido para as Microentidades reparte a conta 21 utilizando as variáveis Ope-ração Clientes, Mercado Vendas e Cliente. Sabendo que cada variável aqui incluída tem um conjunto de valores, o plano de contas vai ser des - dobrado de acordo com os vários níveis que vamos selecionando.

Tags:

  Plano, Conta, Plano de contas

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of MANUAL Contabilidade - TOConline

1 Contabilidade MANUAL . OUTUBRO 2019. TOConline : Contabilidade . ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS. FICHA T CNICA. T tulo: TOConline : Contabilidade Capa e pagina o: DCI - Departamento de Comunica o e Imagem da OCC. Impresso por ACD Print, Lda Ordem dos Contabilistas Certificados, 2019. N o permitida a utiliza o deste MANUAL , para qualquer outro fim que n o o indicado, sem autoriza o pr via e por escrito da Ordem dos Contabilistas Certificados, entidade que det m os direitos de autor. 2. TOConline : Contabilidade . ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS. ndice Caracter sticas 7. Apresenta o do Interface 8. Estrutura de Menus 9. Exerci cio Fiscal 10. Acesso aos Exerc cios 14. Estrutura e configura o plano de contas 15. plano de Contas SNC 15. Varia veis do plano de Contas SNC 19. Enumera es de Sistema (ES) 21. Caso Particular das Vari veis de Mercado 22. Varia veis de Entidade (EN) 25. Enumera es do Utilizador (EU) 27.

2 Demonstrac o es Financeiras 28. Declara o IES / Declara o Modelo 22 / Declara o Modelo 3 IRS 28. Contabilidade Anal tica (Rubricas / Centros de Custo) 29. Co digos IVA 31. Demonstra o de Fluxos de Caixa 34. Balanc o e Demonstrac a o de Resultados 35. Dia rios 36. Tipo de Documento 38. Apuramentos Autom ticos 40. Configurac a o de contas para sugesto es de contabilizac a o 41. Taxonomias 42. Limpar e Reiniciar Dia rios 43. Redefinir Configurac o es 44. Co pia de Lanc amentos entre Exerci cios 45. Contabilizac a o 48. Ecr de Lan amentos 48. Teclas de Atalho 51. Automatiza o do Registo Contabili stico 52. Relat rios e Declarac o es 55. Demonstrac o es Financeiras 55. Balanc o 55. Demonstrac o es de Resultados por Natureza 56. Demonstrac a o de Fluxos de Caixa 57. IVA 58. Declara o Peri dica de IVA 58. Declarac a o Recapitulativa de IVA 62. IRS / IRC 63. Declara o Modelo 22 do IRC 65. Declara o Modelo 3 de IRS 67.

3 IES 69. Configurac a o 69. Mapas de Confere ncia 72. Criac a o da declarac a o 74. Outros Mapas (SVAT, Balancetes, Extratos, Gesta o) 75. Extratos 75. Extratos Anali tica 75. 3. Extrato de Fluxos de Caixa 76. Balancetes 76. Balancetes Anali tica 77. Relato rio para a Gesta o 78. Mapa de Posic a o por conta 80. Mapa de Explorac a o 81. SVAT Selo de Valida o da Autoridade Tribut ria 82. Histo rico de Lanc amentos 82. Relato rio de Conformidade 83. TOConline : Contabilidade . ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS. A Ordem dos Contabilistas Certificados disponibiliza o presente MANUAL com o claro objetivo de que este se constitua como um importante auxiliar s tarefas e opera es de configura o e utili- za o do m dulo de Contabilidade . Adicionalmente, coloca a disposi o dos utilizadores servi os de suporte e assist ncia ao utilizador, pelo n mero de telefone 217 999 200 e pelo endere o de email O m dulo de Contabilidade foi concebido para facilitar o processamento integrado da informa o contabil stica, partindo de automatismos que facilitam e privilegiam a sugest o de lan amentos contabil sticos, requerendo a posterior verifica o e valida o pelo Contabilista Certificado, em substitui o do tradicional registo / lan amento MANUAL de documentos.

4 A integra o da informa o e conseguida, em primeira inst ncia, pela interliga o permanente aos restantes m dulos, a saber: Vendas, Compras, Stocks, Sal rios e Ativos bem como pela importa o de dados estruturados, provenientes de aplica es externas, nomeadamente: Importa o de vendas por via de ficheiro SAF-T PT de fatura o;. Importa o de compras a partir do portal e-fatura da Autoridade Tribut ria;. Esta nova perspetiva e abordagem de integra o da informa o, ora interna, ora externa, pretende conferir uma maior din mica e intelig ncia a tarefa de registo contabil stico. 5. TOConline : Contabilidade . ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS. 6. TOConline : Contabilidade . ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS. Caracter sticas O m dulo de Contabilidade pretende, desde logo, garantir os princ pios da simplicidade e da usabi- lidade, transversais a toda a aplica o, promovendo, para cada opera o, tarefa ou fun o, parame- triza es j pr -definidas e de f cil edi o e simples configura o pelo utilizador.

5 Por outro lado, a integra o da informa o interna permite uma interliga o perfeita entre os m - dulos aplicacionais da gest o comercial, do processamento salarial, do m dulo da Contabilidade e Gest o de Ativos, a par da importa o de informa o externa de vendas e compras, que facilita as tarefas de concilia o e de registo contabil stico, por via de sugest es de contabiliza o. De outro modo, e porque se trata de uma aplica o totalmente online, o Contabilista poder aceder e trabalhar no m dulo de Contabilidade a partir de qualquer lugar, bastando um acesso a internet e um navegador de ltima gera o. Esta caracter stica estende- se naturalmente a qualquer outro utilizador devidamente autenticado para trabalhar no m dulo de Contabilidade , sendo de salientar a inexist ncia de qualquer limite ao n mero de utilizadores com acesso e intera o com a aplica- o. Na aplica o vigora o Sistema de Normaliza o Contabil stica, aplic vel a generalidade das empre- sas, em vigor desde janeiro de 2010, tendo sido alterado pelo Decreto-Lei 98/2015, de 2 de junho, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2016.

6 Neste sentido, e no mbito do SNC, a cria o do exerc cio contabil stico devera tomar em devida considera o a dimens o e o objeto da entidade, de acordo com o abaixo: Entidades em geral, de acordo com as normas contabil sticas e de relato financeiro (NCRF);. Pequenas entidades, de acordo com a norma contabil stica e de relato financeiro para pe- quenas entidades (NCRF-PE);. Microentidades, de acordo com a norma contabil stica e de relato financeiro para Microen- tidades (NCM);. Entidades do setor n o lucrativo, de acordo com a normaliza o contabil stica para as en- tidades do setor n o lucrativo (ESNL). O m dulo de Contabilidade TOConline tem o Selo de Valida o (SVAT), atribu do pela Autoridade Tribut ria, em 06/02/2018. 7. TOConline : Contabilidade . ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS. Apresenta o do Interface O m dulo de Contabilidade pretende prosseguir com os princ pios de simplicidade, navegabilidade e organiza o, transversais a toda a aplica o.

7 8. TOConline : Contabilidade . ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS. Estrutura de Menus A estrutura de menus do m dulo de Contabilidade apresenta cinco menus, que encerram um leque bem definido de opera es de configura o e trabalho contabil stico. 1 Menu Exerc cios rea de cria o, acesso e gest o dos Exerc cios Fiscais da entidade e dos modelos do contabi- lista. 2 Menu Contabiliza o rea de registo e lan amento contabil stico, a partir de uma das op es disponibilizadas: lan- amentos em prepara o, lan amentos finalizados, sugest es de vendas, sugest es de com- pras, sugest es de sal rios, lan amentos de abertura e lan amentos de apuramento e fecho. 3 Menu Planos rea de consulta, valida o e parametrizac a o do Exerci cio Fiscal, em particular do plano de Contas SNC, das Varia veis do plano SNC, dos Co digos de IVA, das Declarac o es Fiscais, das De- monstrac o es Financeiras e das configurac o es das Rubricas e Centros de Custo.

8 4 Menu Relat rios rea de extra o dos mapas e declara es. 5 Menu Configura es rea de configura o de documentos contabil sticos, automatismos e declara es. 9. TOConline : Contabilidade . ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS. Exerci cio Fiscal O primeiro passo para a utiliza o do m dulo de Contabilidade passa pela cria o do exerc cio. No menu Contabilidade > submenu Exerc cios existe a possibilidade de criar Modelos de Contabi- lista e Exerc cios Fiscais. O Modelo de contabilista permite criar um conjunto de configurac o es para cada tipo de plano SNC. Este modelo pode ser utilizado em qualquer uma das empresas da pasta do contabilista. A op o Exerc cios e utilizada para a cria o dos exerc cios fiscais de cada empresa. Para criar um exerc cio basta carregar em Novo Exerci cio. No formul rio s o apresentadas as seguintes op es: plano SNC modelo do contabilista: utiliza o modelo e as configurac o es do mesmo para pro- ceder a cria o do ano fiscal.

9 plano SNC de uma empresa do contabilista: permite criar um exerc cio atrav s de um plano criado em qualquer uma das empresas do contabilista e deve ser a op o a utilizar quando deseja continuar com plano e configurac o es do exerc cio anterior;. plano SNC sugerido pelo TOConline : plano modelo criado pela aplica o, com as configura- c o es b sicas de contabiliza o;. Importar por SAF-T de Contabilidade : permite importar exerc cios fiscais atrav s do ficheiro SAF-T(PT) de Contabilidade . Ao selecionar a op o plano SNC sugerido pelo TOConline e questionado sobre o tipo e modelo que pretende criar. Desta forma, deve escolher o modelo de acordo com plano de reporte e taxonomia associada. 10. TOConline : Contabilidade . ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS. De notar que o TOConline possui as taxonomias automaticamente configuradas e associadas s contas, de acordo com a estrutura de dados do ficheiro SAF- T (PT), sem que seja necess rio realizar parametriza es adicionais.

10 O campo Obter numera o das subcontas de entidade do exerc cio permite alocar a termina o das contas das entidades criadas em exerc cios anteriores para o novo exerc cio, ou seja, a c pia dos ltimos d gitos das contas de clientes, fornecedores, colaboradores, contas banc rias e caixas. 11. TOConline : Contabilidade . ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS. No passo seguinte, s o solicitadas informac o es sobre o exerc cio, nomeadamente sobre a utiliza o de Contabilidade anal tica e fluxos de caixa. E tamb m neste menu que pode alterar a denomina o do exerc cio. Ao escolher a op o plano SNC de uma empresa do contabilista devera escolher a empresa que pretende copiar e qual o exerc cio para a c pia da numera o das entidades. De alertar que deve escolher esta op o na passagem de ano fiscal, pois desta forma s o copiadas as configurac o es e subcontas do ano anterior. 12. TOConline : Contabilidade .


Related search queries