Example: barber

Manual de Cuidados Paliativos - santacasasp.org.br

Manual de Cuidados PaliativosManual de Cuidados PaliativosM251 Manual de Cuidados Paliativos / Academia Nacional de Cuidados Paliativos . - Rio de Janeiro : Diagraphic, 2009. 320p. Inclui bibliografia ISBN 978-85-89718-27-1 1. Tratamento paliativo. I. Academia Nacional de Cuidados Paliativos . 09-4985. CDD: CDU: 616-085 015273 CIP-BRASIL. CATALOGA O-NA-FONTESINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, de Janeiro2009 Diretor: Newton Marins, Gerente Editorial: Ver nica Cobas, Coordenadora editorial: Jane Castelo, Revisora-chefe: Claudia Gouv a, Revis o: Danielle Ribeiro e Marcela Lima, Programa o visual: Katia Bonfadini. Toda correspond ncia deve ser dirigida a: Av. Paulo de Frontin 707, CEP 20261-241 Rio de Janeiro-RJ, telefax: (21) 2502-7405, e-mail: site: AS MAT RIAS ASSINADAS, BEM COMO SUAS RESPECTIVAS FOTOS DE CONTE DO CIENT FICO, S O DE RESPONSABILIDADE DOS AUTORES, N O REFLETINDO NECESSARIAMENTE A POSI O DA EDITORA.

Agradecimentos A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), representada por sua diretoria, orgulha-se e agradece a todos os colegas paliativistas do Brasil,

Tags:

  Cuidados, De cuidados

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Manual de Cuidados Paliativos - santacasasp.org.br

1 Manual de Cuidados PaliativosManual de Cuidados PaliativosM251 Manual de Cuidados Paliativos / Academia Nacional de Cuidados Paliativos . - Rio de Janeiro : Diagraphic, 2009. 320p. Inclui bibliografia ISBN 978-85-89718-27-1 1. Tratamento paliativo. I. Academia Nacional de Cuidados Paliativos . 09-4985. CDD: CDU: 616-085 015273 CIP-BRASIL. CATALOGA O-NA-FONTESINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, de Janeiro2009 Diretor: Newton Marins, Gerente Editorial: Ver nica Cobas, Coordenadora editorial: Jane Castelo, Revisora-chefe: Claudia Gouv a, Revis o: Danielle Ribeiro e Marcela Lima, Programa o visual: Katia Bonfadini. Toda correspond ncia deve ser dirigida a: Av. Paulo de Frontin 707, CEP 20261-241 Rio de Janeiro-RJ, telefax: (21) 2502-7405, e-mail: site: AS MAT RIAS ASSINADAS, BEM COMO SUAS RESPECTIVAS FOTOS DE CONTE DO CIENT FICO, S O DE RESPONSABILIDADE DOS AUTORES, N O REFLETINDO NECESSARIAMENTE A POSI O DA EDITORA.

2 DISTRIBUI O EXCLUSIVA CLASSE M DICA. Reprodu o e distribui o tuloManual de Cuidados Paliativos1 edi oDIAGRAPHICE D I T O R A Edi o e produ oAgradecimentosA Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), representada por sua diretoria, orgulha-se e agradece a todos os colegas paliativistas do Brasil, que, sem medir esfor os, contribu ram direta ou indiretamente para a rea-liza o de mais este esfor o coletivo e sempre ser a nossa mais profunda , algu m dedicou muitas horas a mais a este trabalho: nosso editor Ricardo Tavares de Carvalho, secret rio-geral da ANCP. Ele realizou a leitura criteriosa de todos os textos, cobrou pontualidade, estimulou colegas, sugeriu formas de tornar os trabalhos mais bem compreendidos e tentou dar ao Manual a seriedade e o rigor cient fico que me-rece um texto assinado pela nossa entidade.

3 Nosso agradecimento e respeito ao D. Bartz, assessora de comunica o da ANCP, tamb m foi fundamental para a realiza o deste trabalho, fazendo-o com os mesmos zelo e presteza com que cuida dos assuntos da Sr. Jackson Morishita, da Farmac utica Wyeth, e a Diagraphic Editora mostraram-se bons e fi is parceiros em todos os todos, os nossos mais profundos respeito e gratid o. Manual de Cuidados Paliativos da ANCPO Manual de Cuidados Paliativos ANCP uma publica o da Academia Nacional de Cuidados PaliativosEditor e secret rio nacional da ANCPDr. Ricardo Tavares de CarvalhoEditora assistente e coordenadora de comunica o da ANCPC arla D rea BartzDiretoria da ANCP Gest o 2009-2010 PresidenteDra. S lvia Maria de Macedo Barbosa (SP)Vice-presidenteDr. Roberto Bettega (PR)Secret rio nacionalDr.

4 Ricardo Tavares de Carvalho (SP)TesoureiraDr. Dalva Yukie Matsumoto (SP)Coordena o cient ficaDra. Maria Goretti Sales Maciel (SP)Conselho ConsultivoDra. Claudia Burl (RJ)Dra. Maria Goretti Sales Maciel (SP)Cap tulo Ga cho da ANCPDra. Julieta Fripp (RS)Cap tulo Paranaense da ANCPDr. Lu s Fernando Rodrigues (PR)Comiss o de PsicologiaDebora Genezini (SP)Comiss o de Terapia OcupacionalMar lia Othero (SP)Mais informa es:Site: : : : ANCP Cuidados PaliativosTV ANCP: : o: Alameda dos Jurupis, 410 Conj. 184 MoemaCEP: 04088-001 S o Paulo-SP Pref cioO Cuidado Paliativo, sem d vida, o exerc cio da arte do cuidar aliado ao conhecimento cient fico, em que a associa o da ci ncia arte propor-ciona o al vio do sofrimento relacionado com a doen a. Por ser parte fun-damental da pr tica cl nica, pode ocorrer de forma paralela s terapias destinadas cura e ao prolongamento da vida.

5 A evolu o do conhecimento na rea do Cuidado Paliativo exponencial. N o h d vida de que ocorreu um grande progresso na ci ncia m dica como um todo e, como consequ ncia, tem-se uma sobrevida de pacientes com doen as cr nicas e limitantes de vida cada vez maior. Devemos ter em mente que nem sempre a sobreviv ncia implica qualidade de vida. Por outro lado, 50% dos pacientes diagnosticados com c ncer no mun-do desenvolvido morrer o da progress o da doen a, sendo essa trajet ria normalmente acompanhada de grandes sofrimentos f sico, ps quico, espiritual e social. Devido natureza complexa, multidimensional e din mica da doen a, o Cuidado Pa-liativo avan a como um modelo terap utico que endere a olhar e proposta terap utica aos diversos sintomas respons veis pelos sofrimentos f sico, ps quico, espiritual e social, respons veis por diminuir a qualidade de vida do paciente.

6 Trata-se de uma rea em crescimento e cujo progresso compreende estrat gias diversas que englobam bio tica, comunica o e natureza do sofrimento. A necessidade desse cuidado independe da faixa et ria, pois um tipo de cuidado universal, que se amplia para o paciente e sua fam Cuidados Paliativos devem focar a adequada avalia o e o manuseio dos sintomas f sicos, ps quicos, sociais e espirituais do paciente e da sua fam lia e estar presentes em todas as fases da trajet ria da doen a. Neles, h maior entendimento dos mecanismos das doen as e dos sintomas, al m das diversas op es terap uticas para os sintomas f sicos e ps Manual tentamos fornecer atualiza o em alguns temas importantes no Cuida-do Paliativo. V rios assuntos s o abordados, como sintomas f sicos, ps quicos, quest es de comunica o, o luto, o papel da equipe, a constru o de um servi o, entre tantos afortunados, pois os autores deste Manual s o pessoas que atuam na rea e t m grande comprometimento com o tema e sua dissemina que este Manual alcance a meta de melhorar a qualidade de vida dos pa-cientes e de suas fam lias e ajude a encontrar o n vel essencial do controle da doen a: a preven o e o tratamento do leitura!

7 S lvia Maria de Macedo BarbosaPresidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos8 ndiceParte ICuidados Paliativos : conceito, fundamentos e princ pios ..14 Indica es de Cuidados Paliativos ..20 Avalia o do paciente em Cuidados Paliativos ..3 Comunica o em Cuidados Paliativos ..49 Modalidades de atua o e modelos de assist ncia em Cuidados Paliativos ..58 Cuidado Paliativo em pediatria .. 3 Organiza o de servi os de Cuidados Paliativos .. 2 Parte IIControle da dor ..8 Dispneia, tosse e hipersecre o de vias a reas ..104N usea e v Obstipa o e diarreia ..124 Fadiga, sudorese e prurido ..132 Controle de sintomas: delirium ..139 Ansiedade e depress o em Cuidados Paliativos : como tratar ..144 Parte IIIC aquexia e anorexia ..154 Cuidados Paliativos nas dem ncias ..1 2 Obstru o intestinal maligna.

8 1 8 Cuidados Paliativos em pacientes com HIV/AIDS ..1 4S ndrome da veia cava superior ..181S ndrome de compress o medular ..184 Parte IVHipoderm clise: um m todo alternativo para a administra o de fluidos e medicamentos por via subcut nea ..18 9 Procedimentos sustentadores de vida em Cuidados Paliativos : uma quest o t cnica e bio tica ..195 Seda o paliativa ..202 Parte VPapel do m dico na equipe de Cuidados Paliativos ..214 Papel do enfermeiro na equipe de Cuidados Paliativos ..21 Papel do psic logo na equipe de Cuidados Paliativos ..218 Papel do assistente social na equipe de Cuidados Paliativos ..221 Papel do farmac utico cl nico na equipe de Cuidados Paliativos ..224 Papel da nutricionista na equipe de Cuidados Paliativos ..22 Papel do fisioterapeuta na equipe de Cuidados Paliativos .

9 230 Papel do fonoaudi logo na equipe de Cuidados Paliativos ..234 Papel do terapeuta ocupacional na equipe de Cuidados Paliativos ..23 Papel do assistente espiritual na equipe de Cuidados Paliativos ..239 Papel do dentista na equipe de Cuidados Paliativos ..241 Parte VIA o pr tica do profissional de Cuidados Paliativos no domic lio ..245 Cuidados com feridas e curativos ..258 Cuidado com ostomias ..2 9 Higiene e conforto ..2 4 Provid ncias pr ticas para toda a fam lia ..283 Parte VIIAs ltimas 48 horas de vida ..290 Suporte a paciente e fam lia na fase final da doen a ..299 Aspectos particulares e ritos de passagem nas diferentes religi es ..309 Assist ncia ao luto ..321 Parte VIIIC ontrole de outros sintomas que n o dor ..33110 Manual de Cuidados Paliativos da ANCPA utoresAdriAnA ColombAni PintoFonoaudi loga; coordenadora do Servi o de Fonoaudiologia do Hospital Santa Helena.

10 Alini mAriA orAthes Ponte silvAM dica de fam lia e comunidade pela Santa Casa de Miseric rdia de S o Paulo; membro do ambulat rio de Geriatria e Gerontologia do Hospital das Cl nicas da Faculdade de Medicina da Universidade de S o Paulo (HCFMUSP). AnA Cl udiA de limA QuintAnA ArAntesGeriatra; presidente da Associa o Casa do Cuidar; coordenadora do Servi o de Cuidados Pa-liativos do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).AnAliCe de Assis CunhAEnfermeira atuando no Servi o de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor P blico Estadual de S o Paulo (HSPE/SP) e do Premier Residence Hospital. Andr A Gislene do nAsCimentoNutricionista do Grupo de Dor e Cuidados Paliativos ; supervisora da rea de Educa o Conti-nuada da Divis o de Nutri o do Instituto da Crian a (ICR) do de FreitAs Quint o Am riCoAnestesiologista; coordenadora da Cl nica de Dor e Cuidados Paliativos dos hospitais Lifecenter e Mater Azoubel de AndrAdeFisioterapeuta do Instituto da Crian a do liA mAriA KirAM dica do Programa de Assist ncia Domicili ria do Hospital Universit rio (HU) da USP.


Related search queries