Example: dental hygienist

PROJETO: CONHECENDO O BRASIL - fef.br

PROJETO: CONHECENDO O BRASIL P blico alvo: Alunos do 4 e 5 ano do Ensino Fundamental da escola EMEF Professor Ivonete Amaral da Silva Rosa Dura o: 9 meses Respons veis pelo desenvolvimento: Acad micas do curso de Pedagogia da FEF, bolsistas do PIBID Aline Aparecida de Souza Mazieri; Ana Claudia Basso; Ester Borges de Oliveira Moreira; Isabela de Castro Souza; Viviane Celestino dos Santos. Acompanhamento: Responsabilidade da Professora Supervisora Cleide de F tima Moretti Girardi e da Professora Coordenadora Maria Jesus da Cunha Borges. 1 INTRODU O Este Projeto aborda quest es relativas s cinco regi es do territ rio brasileiro (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Com a divis o do territ rio brasileiro, foi formado as cinco grandes Regi es do BRASIL sendo elas (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), observando as caracter sticas f sicas ou naturais, do relevo, do clima, da vegeta o, da hidrografia, como tamb m das atividades econ micas e culturais de cada uma.

Ao estudar as regiões brasileiras é possível, além do conhecimento sobre cada uma, também se familiarizar com diferentes culturas que o país possui, diminuindo a

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PROJETO: CONHECENDO O BRASIL - fef.br

1 PROJETO: CONHECENDO O BRASIL P blico alvo: Alunos do 4 e 5 ano do Ensino Fundamental da escola EMEF Professor Ivonete Amaral da Silva Rosa Dura o: 9 meses Respons veis pelo desenvolvimento: Acad micas do curso de Pedagogia da FEF, bolsistas do PIBID Aline Aparecida de Souza Mazieri; Ana Claudia Basso; Ester Borges de Oliveira Moreira; Isabela de Castro Souza; Viviane Celestino dos Santos. Acompanhamento: Responsabilidade da Professora Supervisora Cleide de F tima Moretti Girardi e da Professora Coordenadora Maria Jesus da Cunha Borges. 1 INTRODU O Este Projeto aborda quest es relativas s cinco regi es do territ rio brasileiro (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Com a divis o do territ rio brasileiro, foi formado as cinco grandes Regi es do BRASIL sendo elas (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), observando as caracter sticas f sicas ou naturais, do relevo, do clima, da vegeta o, da hidrografia, como tamb m das atividades econ micas e culturais de cada uma.

2 Essa divis o, de acordo com caracter sticas espec ficas, foi estabelecida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat stica) em 1970 e desde ent o sofreu penas uma modifica o, em 1988, quando o Estado do Tocantins foi desmembrado do Estado de Goi s e passou a integrar a regi o norte. Ao estudar as regi es brasileiras poss vel, al m do conhecimento sobre cada uma, tamb m se familiarizar com diferentes culturas que o pa s possui, diminuindo a xenofobia que possa existir. Por tratar-se de um assunto que faz parte do curr culo do 5 ano do ensino fundamental, aprender mais sobre as regi es e estados brasileiros que as comp e, muito significativo para a aprendizagem dos alunos. 2 JUSTIFICATIVA A inten o deste projeto fazer com que os alunos busquem a integra o e valoriza o para com o nosso pa s, bem como reconhecer que o BRASIL um dos maiores pa ses em extens o territorial.

3 Os educandos dever o resgatar o estudo e o conhecimento sobre os aspectos naturais e culturais, estudando a fundo cada regi o com suas devidas caracter sticas. O projeto ser trabalhado de forma interdisciplinar, desenvolvendo todas as dimens es do conte do: conceitual, procedimental, atitudinal e factual, envolvendo todas as reas de conhecimento, proporcionando condi es de conhecimento da cultura popular, entrela ado a natureza l dica, podendo ser utilizados: textos informativos, jornal sticos, mapas, lendas, brincadeiras, trava-l nguas, adivinhas, artesanato, personagens t picos, costumes, dan a, cultura, cren as, comidas t picas, enfim o folclore em geral. 3 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Conhecer a divis o do BRASIL em cinco regi es administrativas proposta pelo IBGE, compreendendo como os aspectos (ou sistemas) naturais e humanos criam espa os e estruturas que formam uma totalidade.

4 CONHECENDO assim, caracter sticas marcantes de cada regi o, a ocupa o e a transforma o desse espa o. OBJETIVOS ESPEC FICOS Desenvolver as compet ncias leitora e de compreens o de textos informativos; Cultivar sentimento de respeito s diferentes culturas; Conhecer tradi es diferentes de cada regi o; Entender o porqu das divis es territoriais do pa s; Aprender a analisar mapas; Ter conhecimento sobre as cinco regi es brasileiras; Incentivar a pesquisa; Trabalhar em grupos; Conhecer os estados brasileiros; Identificar caracter sticas geogr ficas, econ micas, ambientais e hist ricas de cada regi o; Conhecer as capitais dos estados brasileiros 4 MATERIAL DE APOIO Mapas; Reportagens sobre o tema; Expectativas de aprendizagem do 5 ano do Ensino Fundamental; V deos.

5 Diferentes textos referentes tem tica; Receitas; Sites que possibilitam o aprimoramento da pesquisa; Slides; 5 METODOLOGIA - Plano de A o Convidar os alunos a participar do projeto; Levantar conhecimentos pr vios sobre o tema do mesmo; Introduzir como e porque o pa s foi dividido; Trabalhar especificamente cada regi o, bem como suas caracter sticas; Analisar o mapa do BRASIL com suas regi es e estados que as comp e; Aprender sobre as capitais dos estados brasileiros; Trabalhar diferentes culturas, alimentos e geografia de cada regi o; Analisar os diferentes sotaques na oralidade das pessoas que vivem em cada regi o; Organizar um semin rio com os alunos do 5 ano para apresenta o para os 4 anos; Organizar uma feira expositiva sobre as regi es com apresenta o de dan as t picas.

6 Etapa 1: Apresentar o tema e levantar conhecimentos pr vios Etapa 2: Explicar o porqu o pa s foi dividido e os crit rios que foram utilizados e quais s o suas regi es Etapa 3: Identificar, colorir e confeccionar o quebra-cabe a do mapa das regi es do BRASIL . Etapa 4: Estudar quest es relativas regi o Norte, bem como suas tradi es, clima, geografia, hidrografia, economia, cultura, oralidade, estados e capitais, entre outros aspectos. Etapa 5: Estudar quest es relativas regi o Nordeste, bem como suas tradi es, clima, geografia, hidrografia, economia, cultura, oralidade, estados e capitais, entre outros aspectos Etapa 6: Estudar quest es relativas regi o Centro-Oeste, bem como suas tradi es, clima, geografia, hidrografia, economia, cultura, oralidade, estados e capitais, entre outros aspectos Etapa 7: Estudar quest es relativas regi o Sudeste, bem como suas tradi es, clima, geografia, hidrografia, economia, cultura, oralidade, estados e capitais, entre outros aspectos Etapa 8.

7 Estudar quest es relativas regi o Sul, bem como suas tradi es, clima, geografia, hidrografia, economia, cultura, oralidade, estados e capitais, entre outros aspectos Etapa 9: Estabelecer rela es entre as regi es estudadas. Etapa 10: Dividir a sala em 5 grupos, em que cada um ficar respons vel por uma regi o. Etapa 11: Pesquisar sobre as regi es, coletando informa es para serem utilizadas no produto final (Feira das Regi es). Etapa 12: Ensaios e planejamentos sobre como ser o evento (Feira Regional). Etapa 13: Organizar uma feira expositiva na escola sobre as regi es brasileiras e suas tradi es/culturas. Produto Final: Feira expositiva na escola sobre as regi es brasileiras e suas tradi es/culturas.

8 6 CRONOGRAMA FEVEREIRO Elabora o do Projeto MAR O Etapa 1 e 2 ABRIL Etapa 3 e 4 MAIO Etapa 5 JUNHO Etapa 6 AGOSTO Etapa 7 SETEMBRO Etapa 8 e 9 OUTUBRO Etapa 10 e 11 NOVEMBRO Etapa 12 e 13 7. AVALIA O Ser cont nua durante a realiza o de cada etapa, analisando a participa o e desenvolvimento dos alunos. FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Regi es Brasileiras "; BRASIL Escola. Dispon vel em < >. Acesso em 16 de dezembro de 2016. Anexos PROFESSOR IVONETE AMARAL DA SILVA ROSA Nome:_____ _____ S rie: _____ Data: _____ Professor (a): _____ As Regi es Brasileiras 1. Pinte cada regi o do BRASIL de uma cor e construa a legenda. 2. Em qual regi o do BRASIL voc mora?

9 _____ 3. Quais s o os estados que formam a regi o Norte do BRASIL ? 4. Para que o BRASIL fosse dividido em 5 regi es, houve v rias divis es ao longo da hist ria. Marque a alternativa que mostra a 1 divis o das terras brasileiras. (A) Aconteceu a 1 divis o em 1940. (B) Aconteceu a 1 divis o em 1960. (C) Aconteceu com as capitanias heredit rias, no in cio da coloniza o. (D) Aconteceu recentemente. 5. Relacione corretamente: ( 1 ) Regi o Centro-Oeste ( ) 09 Estados ( 2 ) Regi o Norte ( ) 04 Estados ( 3 ) Regi o Sudeste ( ) 07 Estados ( 4 ) Regi o Nordeste ( ) 03 Estados 6. Observe as siglas de alguns estados brasileiros e pinte de amarelo apenas aqueles que fazem parte da regi o onde voc mora: AM MT GO ES SE SP PA MS CE RS AL MG RR RJ TO 7.

10 Abaixo est o escritos os estados que formam a regi o Norte do BRASIL . Mas tem um intruso, ou seja, um estado que n o pertence a essa regi o. Encontre-o e grife de vermelho. Regi o NORTE Amazonas (AM) Roraima (RR) Acre (AC) Minas Gerais (MG) Tocantins (TO) Rond nia (RO) Amap (AP) Par (PA) 8. Veja a tabela abaixo: BRASIL : Popula o Regional - 2010 Responda: Qual a regi o do BRASIL mais populosa? Qual a diferen a de habitantes entre a regi o mais populosa e a menos populosa? _____ _____ _____ _____ _____ _____ Regi es Popula o (Habitantes) Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul Leia um pequeno texto sobre a Floresta Amaz nica: o pulm o do mundo : Situada na regi o norte da Am rica do Sul, a Floresta Amaz nica possui uma extens o de aproximadamente 7 mil quil metros quadrados, espalhada por territ rios do BRASIL , Venezuela, Col mbia, Peru, Bol via, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.


Related search queries