Example: stock market

PROJETO – MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA sala DE AULA Conceito: PROJETO :-Proposta-Plano; Intento-Plano; Intento-Empreendimento-Plano Geral de Constru o-Reda o provis ria de lei; EstatutoRefer ncia:Minidicion rio - Soares Amora da L ngua Portuguesa Editora SaraivaREFLEX O TEM TICA Tudo o que acontece no mundo, seja no meu pa s, na minha cidade ou no meu bairro acontece comigo. Ent o eu preciso bairro acontece comigo. Ent o eu preciso participar das decis es que interferem na minha vida. (Herbert de Souza, o Betinho) Reflex es:QUESTIONAMENTOS O QUEQUREMOS?FORMAR COMUNIDADE SUSTENT VEL onde as PESSOAS cuidam das rela es que onde as PESSOAS cuidam das rela es que estabelecem com os outros, com a natureza e com os lugares onde COMUNIDADE aprende, pensa e age para CONSTRUIR o seu presente e seu futuro com criatividade, liberdade e respeito s diferen -MEIO AMBIENTE NA sala DE AULA Todos t m direito ao meio ambienteecologicamenteequilibrado,bemdeu soecologicamenteequilibrado,bemdeusocomu m do povo e essencial sadia qualidadede vida, impondo-se ao poder p blico e coletividade o dever de defend -lo e preserv -lo para as presentes e futuras gera es.

PROJETO – MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA • Conceito: PROJETO: -Proposta-Plano; Intento-Empreendimento-Plano Geral de Construção-Redação provisória de

Tags:

  Sala, Sala de

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PROJETO – MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

1 PROJETO MEIO AMBIENTE NA sala DE AULA Conceito: PROJETO :-Proposta-Plano; Intento-Plano; Intento-Empreendimento-Plano Geral de Constru o-Reda o provis ria de lei; EstatutoRefer ncia:Minidicion rio - Soares Amora da L ngua Portuguesa Editora SaraivaREFLEX O TEM TICA Tudo o que acontece no mundo, seja no meu pa s, na minha cidade ou no meu bairro acontece comigo. Ent o eu preciso bairro acontece comigo. Ent o eu preciso participar das decis es que interferem na minha vida. (Herbert de Souza, o Betinho) Reflex es:QUESTIONAMENTOS O QUEQUREMOS?FORMAR COMUNIDADE SUSTENT VEL onde as PESSOAS cuidam das rela es que onde as PESSOAS cuidam das rela es que estabelecem com os outros, com a natureza e com os lugares onde COMUNIDADE aprende, pensa e age para CONSTRUIR o seu presente e seu futuro com criatividade, liberdade e respeito s diferen -MEIO AMBIENTE NA sala DE AULA Todos t m direito ao meio ambienteecologicamenteequilibrado,bemdeu soecologicamenteequilibrado,bemdeusocomu m do povo e essencial sadia qualidadede vida, impondo-se ao poder p blico e coletividade o dever de defend -lo e preserv -lo para as presentes e futuras gera es.

2 Constitui o Federal de 1988, Art. 225. IDENTIFICA O:Col gio Sagrado Cora o de JesusNome do PROJETO : Meio AMBIENTE na sala PROJETO multidisciplinar e com a relev nciado Tema, ser realizado por toda a Escola, ou sejaalunos dos tr s Segmentos e por todas as pessoasdo entorno escolar. JUSTIFICATIVA:A Proposta e o Compromisso:Formar umaComunidadeSustent umaComunidade Sustent velas pessoas cuidamdas rela es que estabelecem uns com os outros, com , pensa e age para construir o seu presente e ofuturo com criatividade, liberdade e respeito sdiferen este PROJETO queremos realizar a es voltadas melhoria do meio AMBIENTE e da qualidade de vida, promovendo o interc mbio entre a escola e a comunidade, e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democr tico, animado e saud vel.

3 OBJETIVO GERAL:Desenvolver, acompanhar e assumir a Educa oAmbientalnaescoladeformapermanenteeAmbi entalnaescoladeformapermanenteeenvolver a comunidade escolar e o entorno ondevivemospara pensar nas solu es para osproblemas atuais e na constru o de um futurodesejado por todos. OBJETIVOS ESPEC FICOS:Participar da constru o de um futurosustent velpara nossa comunidade, nosso munic pio, nossaregi o, para o Brasil e o Planeta;Criar e fortalecer espa os de debate na escola sobreos problemas sociais e ambientais da comunidade eperceber como eles se relacionam com o mundo;Descobrir e incentivar uma nova gera o que seempenhe em contribuir para a solu o dosproblemas sociais e ambientais;Discutir as mudan as ambientais globais a partirde quatro subtemas: GUA, AR, TERRA e debater os subtemas propostos e suasrela es com as mudan as ambientais globais.

4 Reconhecer as responsabilidades individuaisecoletivas a esse tema, planejar a es quecontribuam para transforma es de qualidade devida na escola e na comunidade e propiciarmudan as no lugar, no pa s e tamb m no mundo. METAS:Trabalhar a dimens o da Educa o Ambiental parasociedades sustent as devidas conex es com a realidadeplanet ria, objetivando a conscientiza o para atransforma odeconhecimentos,metodologias e pr ticas de Educa o posturas individuais e coletivas, bemcomopol ticasinstitucionaisquerevisempermanentem ente a coer ncia entre o que se diz eo que se faz , os valores de nossas culturas ,tradi es e hist essobreosabereaFazercircularinforma essobreosabereamem ria populares; e sobre iniciativasetecnologias apropriadas ao uso de a co-responsabilidade dos g nerosmasculinoefemininosobreaprodu o,reprodu o e manuten o da a Comunidadeonde estamosinseridos para que possamos efetivar as a essobre Educa o a compreens o das causas dos h bitosconsumistaseagirparaatransforma odosconsumistaseagirparaatransforma odossistemas que os sustentam, assim como para atransforma o de nossas pr prias pr para erradicar o racismo e outros tipos depreconceitos; e contribuir para um processo dereconhecimento da diversidade ncia cr tica sobre a a o dos Meios deComunica o, se os mesmos s o instrumentoseducacionais, apresentando a pluralidade devers es com fidedignidade e contextualizando asinforma es.

5 METODOLOGIA E ESTRAT GIAS DE A O:APRENDER A SER:Transformar a realidade social, compreender ediscutir os diferentes contextos e se colocar como personagemprincipal de uma nova hist ria (COMPET NCIA PESSOAL)A ES DE ACORDO COM ESTE PILARAPRENDER A APRENDER: Pensar, argumentar, buscar e selecionarinforma es (COMPET NCIA COGNITIVA).A ESDEACORDOCOMESTEPILARA ESDEACORDOCOMESTEPILARAPRENDER A FAZER: Desenvolver as compet ncias e habilidades noProjeto Proposto (COMPET NCIA PRODUTIVA).A ES DE ACORDO COM ESTE PILARAPRENDERACONVIVER:Incorporarasolida riedade,responsabilidade e reciprocidade nas rela es pessoais e sociais,atrav s de a es do cotidiano (COMPET NCIA).A ES DE ACORDO COM ESTE PILAR. CRONOGRAMA:Este PROJETO ter in cio no segundo bimestre de2009 e ser compromisso permanente no Col partir de 2010 e nos anos subseq entes, faremos arecontextualiza o,etodooprocessodereavalia o do PROJETO .

6 AVALIA O:Entendemos a avalia o como processo cont nuo,que existe a partir do instante que nasce a inten ode um PROJETO , at o dia em que seus efeitos eresultadosn opossamserligadosouatribu dosaresultadosn opossamserligadosouatribu dosaeste mesmo PROJETO , deve, ser integrada aoplanejamento, execu o e conclus o de cada umadas partes que o comp o se articular as avalia es diagn stica, formativa e somativa para a constru o da aprendizagem significativa. CULMIN NCIA:Um dos momentos de culmin ncia do projetoser : (sugest es d@s Refer ncias Bibliogr ficas:Documento oficial do Minist rio do MeioAmbiente: PROJETO Vamos cuidar doBrasil Mudan asAmbientaisGlobaisBrasil Mudan asAmbientaisGlobaisTexto Base CNBB Campanha daFraternidade / 2009 ESTRUTURA DID TICA DE PROJETOS Identifica o:Nome do Col gio, Nome do PROJETO , e ano / s rie em que ser desenvolvido.)

7 Justificativa:A Justificativa deve caracterizar a situa o real, obedecendo os seguinte crit rios:-Identificar os resultados de projetos anteriores que caracterizam a sua a situa o existente a ser modificada pela execu o do PROJETO , utilizando dados que retratem o o desafio de uma maneira precisa. Objetivo Geral: o que se pretende alcan ar com o desenvolvimento do PROJETO e deve ser redigido de modo claro, preciso e sem ambiguidade. Objetivos Espec ficos:Detalhamento do Objetivo Geral, deve ser formulado, atendendo aos seguintes crit rios:-Ser formulado com verbo no infinitivo que define a a o a ser formulado com verbo no infinitivo que define a a o a ser as mudan as necess rias modifica o da situa o existente, descrita pela justificativa. Metas:Na formula o e especifica o de metas, deve-se considerar os seguintes crit rios:-As metas s o os objetivos quantitativos, previstos no tempo e no espa o.

8 Cada objetivo dar origem a uma ou mais meta dever ser especificada, indicando-se quem executar a a o. Metodologia e Estrat gias de A o:Metodologia fundamentada na Proposta Pedag gica do Col gio. Contemplamos os quatro Pilares da Educa o Relat rio Jacques Delor s - UNESCOE strat gias de A o s o as fases ou etapas imprescind veis realiza o do PROJETO . Devem ser redigidas de maneira clara e precisa e ordenadas em sequencia l gica de execu o. Cronograma:Comp e o tempo que ir iniciar o PROJETO e o t rmino do mesmo. Avalia o:Processo cont nuo.


Related search queries