Example: confidence

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Servi os de Redes Renan Os rio Rios Curso T cnico em Inform tica Internet Modem Internet Roteador Sem Fio Computador Wireless O Firewall protege sua rede contra acessos n o autorizados Sua Rede Local Computador Desktop Notebook Wireless Protocolos e Servi os de Redes Renan Os rio Rios Colatina - ES. 2012. Presid ncia da Rep blica Federativa do Brasil Minist rio da Educa o Secretaria de Educa o a Dist ncia Instituto Federal de Educa o, Ci ncia e Tecnologia do Esp rito Santo Este Caderno foi elaborado em parceria entre o Instituto Federal de Educa o, Ci ncia e Tecnologia do Esp rito Santo e a Universidade Federal de Santa Catarina para a Rede Escola T cnica Aberta do Brasil e-Tec Brasil.

Aula 1 – Introdução a protocolos e serviços de redes 15 1.1 Conceitos básicos 15 1.2 O crescimento das redes de computadores e a internet 16 1.3 O cenário do profissional da área de TI 17 1.4 Compartilhamento de recursos na rede 17 1.5 Compartilhamento de serviços na internet 18 Aula 2 – Modelo de Referência TCP/ IP 21

Tags:

  Deer, Protocolo, De redes, Computadores, Redes de computadores

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Protocolos e Serviços de Redes

1 Protocolos e Servi os de Redes Renan Os rio Rios Curso T cnico em Inform tica Internet Modem Internet Roteador Sem Fio Computador Wireless O Firewall protege sua rede contra acessos n o autorizados Sua Rede Local Computador Desktop Notebook Wireless Protocolos e Servi os de Redes Renan Os rio Rios Colatina - ES. 2012. Presid ncia da Rep blica Federativa do Brasil Minist rio da Educa o Secretaria de Educa o a Dist ncia Instituto Federal de Educa o, Ci ncia e Tecnologia do Esp rito Santo Este Caderno foi elaborado em parceria entre o Instituto Federal de Educa o, Ci ncia e Tecnologia do Esp rito Santo e a Universidade Federal de Santa Catarina para a Rede Escola T cnica Aberta do Brasil e-Tec Brasil.

2 Equipe de Elabora o Coordena o de Design Gr fico Instituto Federal de Educa o, Ci ncia e Andr Rodrigues/UFSC. Tecnologia do Esp rito Santo IFES. Design Instrucional Coordena o Institucional Gustavo Pereira Mateus/UFSC. Guilherme Augusto de Morais Pinto/IFES. Jo o Henrique Caminhas Ferreira/IFES Web Master Rafaela Lunardi Comarella/UFSC. Coordena o do Curso Allan Francisco Forzza Amaral/IFES Web Design Beatriz Wilges/UFSC. Professor-autor M nica Nassar Machuca/UFSC. Renan Os rio Rios/IFES. Diagrama o Comiss o de Acompanhamento e Valida o B rbara Zardo/UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Juliana Tonietto/UFSC.

3 Mar lia C. Hermoso/UFSC. Coordena o Institucional Nathalia Takeuchi/UFSC. Araci Hack Catapan/UFSC. Revis o Coordena o do Projeto J lio C sar Ramos/UFSC. Silvia Modesto Nassar/UFSC. Projeto Gr fico Coordena o de Design Instrucional e-Tec/MEC. Beatriz Helena Dal Molin/UNIOESTE e UFSC. R586p Rios, Renan Os rio Protocolos e servi os de Redes : curso t cnico em inform tica /. Renan Os rio Rios. Colatina: CEAD / Ifes, 2011. 87 p. : il. ISBN: 978-85-62934-36-0 1. Redes de computa o - Protocolos . 2. TCP/IP ( protocolo de rede de computa o). 3. Sistemas de comunica o sem fio. 4. Material did tico.

4 I. Instituto Federal do Esp rito Santo. II. T tulo. CDD: Apresenta o e-Tec Brasil Prezado estudante, Bem-vindo ao e-Tec Brasil! Voc faz parte de uma rede nacional p blica de ensino, a Escola T cnica Aberta do Brasil, institu da pelo Decreto n , de 12 de dezembro 2007, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino t cnico p blico, na mo- dalidade a dist ncia. O programa resultado de uma parceria entre o Minis- t rio da Educa o, por meio das Secretarias de Educa o a Distancia (SEED). e de Educa o Profissional e Tecnol gica (SETEC), as universidades e escolas t cnicas estaduais e federais.

5 A educa o a dist ncia no nosso pa s, de dimens es continentais e grande diversidade regional e cultural, longe de distanciar, aproxima as pessoas ao garantir acesso educa o de qualidade, e promover o fortalecimento da forma o de jovens moradores de regi es distantes, geograficamente ou economicamente, dos grandes centros. O e-Tec Brasil leva os cursos t cnicos a locais distantes das institui es de en- sino e para a periferia das grandes cidades, incentivando os jovens a concluir o ensino m dio. Os cursos s o ofertados pelas institui es p blicas de ensino e o atendimento ao estudante realizado em escolas-polo integrantes das Redes p blicas municipais e estaduais.

6 O Minist rio da Educa o, as institui es p blicas de ensino t cnico, seus servidores t cnicos e professores acreditam que uma educa o profissional qualificada integradora do ensino m dio e educa o t cnica, capaz de promover o cidad o com capacidades para produzir, mas tamb m com auto- nomia diante das diferentes dimens es da realidade: cultural, social, familiar, esportiva, pol tica e tica. N s acreditamos em voc ! Desejamos sucesso na sua forma o profissional! Minist rio da Educa o Janeiro de 2010. Nosso contato 3 e-Tec Brasil Indica o de cones Os cones s o elementos gr ficos utilizados para ampliar as formas de linguagem e facilitar a organiza o e a leitura hipertextual.

7 Aten o: indica pontos de maior relev ncia no texto. Saiba mais: oferece novas informa es que enriquecem o assunto ou curiosidades e not cias recentes relacionadas ao tema estudado. Gloss rio: indica a defini o de um termo, palavra ou express o utilizada no texto. M dias integradas: sempre que se desejar que os estudantes desenvolvam atividades empregando diferentes m dias: v deos, filmes, jornais, ambiente AVEA e outras. Atividades de aprendizagem: apresenta atividades em diferentes n veis de aprendizagem para que o estudante possa realiz -las e conferir o seu dom nio do tema estudado.

8 5 e-Tec Brasil Sum rio Palavra do professor-autor 9. Apresenta o da disciplina 11. Projeto instrucional 13. Aula 1 Introdu o a Protocolos e servi os de Redes 15. Conceitos b sicos 15. O crescimento das Redes de computadores e a internet 16. O cen rio do profissional da rea de TI 17. Compartilhamento de recursos na rede 17. Compartilhamento de servi os na internet 18. Aula 2 Modelo de Refer ncia TCP/ IP 21. Modelo TCP/IP 21. Camada de aplica o 23. Camada de transporte 25. Camada de inter-rede 27. Camada de host/rede 28. Aula 3 Servi os de Redes na internet 33. IPv4 e IPv6 33. WWW e HTTP 35.

9 FTP 37. DNS 37. E-mail 38. Acesso remoto 41. Aula 4 Servi os de Redes cliente-servidor 45. Gateway 45. DHCP 47. Proxy 49. Firewall 50. 7 e-Tec Brasil Aula 5 Servi os de Redes WAN 55. ATM 55. ADSL 57. Roteamento 60. VPN 63. Aula 6 Seguran a em Redes Wi-Fi 67. Redes Wi-Fi 67. MAC 70. WEP 72. WPA e WPA2 73. Refer ncias 77. Curr culo do professor-autor 78. e-Tec Brasil 8 Protocolos e Servi os de Redes Palavra do professor-autor Ol , estudante! Bem-vindo ao conte do da disciplina Protocolos e Servi os de Redes ! Para implantar solu es em Redes de computadores necess rio estar sempre atualizado.

10 Mas se voc n o tem experi ncia com Redes de computadores , n o se preocupe! O caminho do conhecimento exige tempo, persist ncia e disciplina. O seu maior aliado voc mesmo. Fa o essa afirma o, pois quando entrei no curso superior de Inform tica, havia tido meu primeiro computador e, portanto, foi o meu primeiro contato com o mundo da inform tica. Posso resumir o dia a dia de um profissional de TI com a seguinte frase a vida um eterno upgrade , espero que voc possa aprender o m ximo e aproveitar esta grande oportunidade. A diferen a do estudante em um curso a dist ncia e o presencial est na for a de vontade de ambos, isso varia de um para outro.


Related search queries