Example: bachelor of science

setembro 2009 | nº5 research - SUSTENTARE

setembro 2009 | n 5. research Turismo sustent vel e a sua import ncia para o sector em Portugal setembro 2009. research ndice 1. O que o Turismo sustent vel? A import ncia do sector do Turismo para a economia mundial Principais milestones 2. Raz es para a crescente import ncia da sustentabilidade para o sector do Turismo Os principais impactes do Turismo na economia, no ambiente e na sociedade A cadeia de valor do sector tur stico: A import ncia do sector da constru o Certifica es e crit rios de Turismo sustent vel 3. O Turismo portugu s e a Sustentabilidade O Turismo na economia portuguesa O potencial da sustentabilidade para o Turismo portugu s Plano Europeu de Ac o para um Turismo mais Sustent vel A sustentabilidade nas pol ticas de Turismo nacionais Exemplo: O Turismo no espa o rural em Portugal 4.

research p.2 setembro 2009 Índice 1. O que é o Turismo sustentável? 1.1 A importância do sector do Turismo para a economia mundial 1.2 Principais milestones

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of setembro 2009 | nº5 research - SUSTENTARE

1 setembro 2009 | n 5. research Turismo sustent vel e a sua import ncia para o sector em Portugal setembro 2009. research ndice 1. O que o Turismo sustent vel? A import ncia do sector do Turismo para a economia mundial Principais milestones 2. Raz es para a crescente import ncia da sustentabilidade para o sector do Turismo Os principais impactes do Turismo na economia, no ambiente e na sociedade A cadeia de valor do sector tur stico: A import ncia do sector da constru o Certifica es e crit rios de Turismo sustent vel 3. O Turismo portugu s e a Sustentabilidade O Turismo na economia portuguesa O potencial da sustentabilidade para o Turismo portugu s Plano Europeu de Ac o para um Turismo mais Sustent vel A sustentabilidade nas pol ticas de Turismo nacionais Exemplo: O Turismo no espa o rural em Portugal 4.

2 Recomenda es Participa o nesta edi o: Sofia Santos Pedro Barbosa Teresa B rtolo setembro 2009. O que o Turismo Sustent vel 1. O que o Turismo Sustent vel? sociedades e culturas, e actue como agente activo na melhoria das condi es dos diferentes stakeholders. O turismo sustent vel pode ser definido como aquele que Este c digo surge no seguimento do Programa de Ac o desenvolve as suas actividades de forma a minimizar os da Agenda 21 para a Ind stria de Viagens e de Turismo, impactes ambientais e sociais negativos e a maximizar que resultou da Cimeira da Terra, realizada no Rio de os positivos. As empresas do sector que ambicionem Janeiro, em 1992. Programa espec fico para o sector do ser sustent veis devem procurar maximizar a riqueza Turismo, divulgado em 1996, que veio colmatar o facto gerada e distribu da por todas as partes interessadas, dos Delegados da Confer ncia do Rio-92 terem dado respeitando sempre o equil brio ambiental e social, indo pouco destaque aos impactes ambientais e sociais de ao encontro dos interesses de todos os stakeholders.

3 Uma das ind strias de crescimento mais acelerado na economia mundial, que delineia as prioridades-chave O Turismo o sector de actividade que registou um para os governos, para as empresas e para as outras crescimento mais r pido durante os primeiros anos do partes interessadas. s culo XXI. Este forte crescimento, que se tem vindo a verificar desde finais da d cada de 50 do s culo passado, Segundo a Organiza o Mundial de Turismo das Na es tem colocado fortes press es sobre os recursos naturais Unidas (OMT, 2004), o Turismo Sustent vel deve: e sobre as comunidades locais dos principais destinos tur sticos a n vel mundial. 1. Fazer um uso ptimo dos recursos naturais que A partir de meados do s culo XX, o Turismo passou a constituem um elemento chave no desenvolvimento ser considerado uma ind stria de massas, com peso e do Turismo, de forma a manter os processos import ncia ao n vel pol tico e legislativo.

4 Tendo por base ecol gicos cruciais e a ajudar na conserva o da uma preocupa o ao n vel internacional com o papel do heran a natural e da biodiversidade. Turismo para o desenvolvimento econ mico, em especial, dos pa ses em vias de desenvolvimento, foi realizada, em 2. Respeitar a autenticidade das comunidades 1963, a Confer ncia Internacional das Na es Unidas locais, conservar as suas heran as culturais sobre Turismo e Viagens. constru das e os valores tradicionais, contribuindo para a exist ncia de um esp rito de compreens o Esta iniciativa teve como principal resultado a cria o intercultural e toler ncia. da Organiza o Mundial de Turismo das Na es Unidas (OMT) em 1970, que tem um papel decisivo na promo o 3.

5 Assegurar opera es econ micas vi veis no do desenvolvimento de um Turismo respons vel, longo prazo, de forma a providenciar benef cios sustent vel e de acesso universal. socioecon micos a todos os stakeholders. Estes benef cios devem ser distribu dos de forma justa, Na sua sexta Assembleia Geral, realizada em 1985, a e devem ser considerados essenciais a cria o de OMT aprovou a Carta de Direitos do Turismo e C digo empregos est veis e a contribui o para o al vio da do Turista. Atrav s destes documentos os Estados pobreza nas comunidades locais. e organiza es pertencentes OMT declararam, solenemente e em linha com a Declara o Universal O desenvolvimento do Turismo sustent vel implica dos Direitos Humanos, que todos os trabalhadores t m a participa o informada de todos os stakeholders direito a f rias peri dicas pagas e a usar o seu tempo relevantes, bem como uma forte lideran a pol tica para fins tur sticos.

6 Por outro lado, tamb m afirmam que que assegure um amplo consenso na sociedade. os turistas devem agir sempre de forma a respeitar as Alcan ar um est dio de Turismo sustent vel culturas e os valores das comunidades locais. implica um processo cont nuo e a monitoriza o constante dos impactes, o que permite a tomada de A mesma OMT adoptou, em 1999, O C digo Global medidas preventivas e / ou correctivas sempre que de tica do Turismo, composto por 10 artigos que necess rio. se pretendem que o Turismo respeite as diferentes setembro 2009. research O Turismo sustent vel n o deve esquecer a Principais milestones satisfa o dos turistas e a sua sensibiliza o sobre os t picos da sustentabilidade, promovendo as O aparecimento e a crescente import ncia do Turismo de pr ticas sustent veis junto destes.

7 Massas, bem como a cada vez maior sensibiliza o da opini o p blica e dos l deres mundiais para os assuntos As directrizes e as pr ticas de gest o do Turismo relacionados com a sustentabilidade originaram, sustent vel s o aplic veis a todas as formas de Turismo, durante as ltimas d cadas, v rias iniciativas nacionais e em todos os tipos de destino, incluindo o Turismo de internacionais com o objectivo de transformar o Turismo massas e os diferentes tipos de nichos tur sticos. numa ind stria mais sustent vel. Estas iniciativas tomadas ao n vel da Organiza o Os primeiros passos podem ser identificados em 1963. das Na es Unidas (ONU) foram desenvolvidas e com a Confer ncia Internacional das Na es Unidas aprofundadas com a crescente import ncia que o sector sobre Turismo e Viagens, tendo o ano de 2008 sido representa em termos de cria o de riqueza e de postos marcado pelo lan amento dos crit rios globais de de trabalho.

8 Turismo sustent vel, tamb m por parte das Na es Unidas. Destaca-se a este n vel o Plano de Ac o para um Turismo Europeu mais Sustent vel da Comiss o Europeia, que identifica os desafios em sustentabilidade e define os grandes objectivos que devem servir de orienta o para todos os Estados-membros da Uni o Europeia (UE), para que o sector seja mais sustent vel e competitivo. A integra o dos objectivos deste Plano no Turismo portugu s descrita com maior detalhe no ponto do presente documento. A import ncia do sector do Turismo para a economia mundial A import ncia do sector do Turismo na economia mundial compreens vel quando se t m em conta as principais vari veis macroecon micas a n vel global.

9 Assim, o sector do Turismo representa a n vel mundial: 9,4 % no Produto Interno Bruto (PIB);. 7,6 % no emprego;. 10,9 % das exporta es;. 9,4 % do investimento total em capital. Este sector, para al m de ter um peso significativo no desenvolvimento econ mico mundial, tem tamb m um conjunto de impactes ambientais e s cias, positivos e negativos, e que devem, cada vez mais ser incorporados nas pol ticas macroecon micas [1] dos pa ses, bem como no tecido empresarial. [1] Todos os dados s o do World Travel & Tourism Council (WTTC), 2009. Todos dizem respeito ao peso relativo real, que leva em considera o os impactes do sector do Turismo nos outros ramos de actividade econ mica. O que o Turismo Sustent vel TABELA CRONOL GICA - TURISMO E SUSTENTABILIDADE.

10 Ano Iniciativas e declara es relevantes a n vel internacional 1963 Confer ncia Internacional das Na es Unidas sobre Turismo e Viagens: Resultado da transforma o do Turismo numa ind stria de massas, com peso e com import ncia ao n vel pol tico e legislativo. 1970 Organiza o Mundial do Turismo (OMT) das Na es Unidas: Os estatutos da OMT s o aprovados e ratificados. 1976 A OMT inclu da no Programa da Na es Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Declara o de Manila sobre Turismo Mundial: Adoptada ap s a Confer ncia Mundial do Turismo. A partir desta 1980 data, 27 de setembro proclamado o Dia Mundial do Turismo . Afirma, pela primeira vez, que o Turismo prejudica mais do que beneficia as sociedades do terceiro Mundo.


Related search queries