Example: confidence

TRATAMENTO DE ÁGUAS CINZAS - aipan.org.br

TRATAMENTO DE GUAS CINZAS (Cef. )O que gua cinza?Qualquer gua que tenha sido usada no lar, exceto gua de vaso sanit rio, chamada de gua cinza. gua usada em lou as, banhos, pias, lavanderia chamada de gua cinza. Corresponde de 50 -80% da gua usada que vai para o esgoto. Ela pode ser usada para v rias coisas, especialmente irriga o de que usar gua cinza? um desperd cio irrigar grandes reas com gua pot vel e em grandes quantidades com gua que tem pequena dosagem de nutrientes. Diferentemente de medidas ecol gicas limitadoras, o reuso de guas CINZAS faz parte de solu o b sica para muitos problemas ecol gicos, e pela sua simplicidade ir permanecer at futuro distante.

•Menor pressão sobre fossa céptica ou estação de tratamento A reciclagem da água cinza amplia consideravelmente a vida útil e a capacidade do sistema cloacal.

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of TRATAMENTO DE ÁGUAS CINZAS - aipan.org.br

1 TRATAMENTO DE GUAS CINZAS (Cef. )O que gua cinza?Qualquer gua que tenha sido usada no lar, exceto gua de vaso sanit rio, chamada de gua cinza. gua usada em lou as, banhos, pias, lavanderia chamada de gua cinza. Corresponde de 50 -80% da gua usada que vai para o esgoto. Ela pode ser usada para v rias coisas, especialmente irriga o de que usar gua cinza? um desperd cio irrigar grandes reas com gua pot vel e em grandes quantidades com gua que tem pequena dosagem de nutrientes. Diferentemente de medidas ecol gicas limitadoras, o reuso de guas CINZAS faz parte de solu o b sica para muitos problemas ecol gicos, e pela sua simplicidade ir permanecer at futuro distante.

2 Os benef cios da reciclagem de guas CINZAS inclui: Diminui o uso de gua tratada Menos transtornos no caso de falha da fossa c ptica ou duma central de TRATAMENTO O TRATAMENTO de gua cinza no top soil altamente eficiente Pode ser constru da em reas inadequadas para o TRATAMENTO convencional Menos uso de energia e produtos qu micos Recupera o len ol fre tico Ajuda no crescimento de plantas Faz uso de nutrientes de outra forma inutilizados. legal o emprego de guas CINZAS ?Na pr tica, a legalidade do uso de guas CINZAS desprezada nos sistemas domiciliares; todo mundo apenas as lan a nos canos.

3 Contudo, a legalidade dos sistemas de TRATAMENTO de guas CINZAS geralmente um item para novas constru es ou CIOS DA RECICLAGEM DE GUAS CINZAS Menor consumo de gua tratadaA gua cinza pode substituir a gua tratada em muitos casos, desse modo poupando dinheiro e melhorando a efici ncia do abastecimento de gua em regi es onde a irriga o necess ria. O uso residencial de gua mais ou menos dividido entre uso interno e externo. Todas as guas com exce o do esgoto cloacal podem ser recicladas fora de casa, alcan ando o mesmo resultado com muito menos gua tirada da Menor press o sobre fossa c ptica ou esta o de tratamentoA reciclagem da gua cinza amplia consideravelmente a vida til e a capacidade do sistema cloacal.

4 Para a esta o central de TRATAMENTO cloacal, um fluxo menor de gua no esgoto implica numa maior efic cia e menor custo do TRATAMENTO . Purifica o muito eficienteA gua cinza purificada em alt ssimo grau na camada superior do solo, a mais ativa biologicamente. Isto protege a qualidade natural das guas superficiais e subterr neas. Locais impr prios para fossa c pticaEm locais de baixa percola o do solo ou outros problemas, um sistema de guas CINZAS pode ser um substituto parcial ou total para uma solu o cara e dispendiosa. Menos uso de energia e produtos qu micosO menor emprego de energia e produtos qu micos devido pequena quantidade de gua tratada ou cinza que precise de bombeamento ou TRATAMENTO .

5 Para aquelas fam lias que produzem sua gua e eletricidade, a vantagem de um peso menor na infra-estrutura sentida diretamente. Al m disso, tratando suas guas CINZAS no solo sob suas rvores frut feras desencorajar o lan amento de produtos t xicos ou qu micos pelo ralo. Recarga de guas subterr neas guas CINZAS aplicadas al m do consumo pelas rvores favorece a recarga de guas subterr neas. Crescimento de plantas guas CINZAS permitem que uma rea verdeje onde poderia haver escassez de gua capaz de nutrir as plantas. Fixa o de nutrientes de outra forma esbanjadosA perda de nutrientes por meio de esgoto n o cloacal em rios ou oceanos uma forma sutil, mas significativa de eros o.

6 Reter nutrientes de guas CINZAS ajuda a manter a fertilidade da terra. Maior consci ncia e sensibilidade a ciclos naturaisO uso de guas CINZAS d a satisfa o de assumir a responsabilidade de elevado zelo por um recurso GUAS CINZAS OU O QUE S COMO US guas CINZAS ou servidas s o guas de despejo de lavagens. Ou seja, toda gua despejada fora, exceto de vasos sanit rios e de pias que tenham um triturador de restos de cozinha. H diferen as sens veis entre gua cinza e gua de esgoto sanit rio (dito gua negra). Essas diferen as nos dizem como essas guas devem ser tratadas ou manejadas no interesse de sa de p blica e da prote o ambiental.

7 Elas n o devem ser diferen as entre guas CINZAS e cloacais (ou negras)3oAs guas CINZAS cont m muito menos hidrog nioNove d cimos do hidrog nio no esgoto combinado prov m do esgoto cloacal ( de gua negra). O nitrog nio um dos poluentes mais s rios e de dif cil remo o que afetam o abastecimento de nossa gua tratada. o As guas CINZAS cont m muito menos elementos patog nicosProfissionais da medicina e da sa de p blica consideram as fezes como a fonte mais significativa de elementos patog nicos. Manter o esgoto cloacal separado das demais guas de esgotamento reduz dramaticamente o perigo de dissemina o desses elementos atrav s da gua.

8 O As guas CINZAS se decomp em muito mais depressaA implica o dessa decomposi o mais r pida dos poluentes da gua cinza a estabiliza o mais r pida e, por isso, maior refor o na preven o da polui o da gua. GUAS CINZAS : SINOPSEC onvencionalmente, a engenharia sanit ria tem sustentado que esgoto esgoto , quer se trate de guas CINZAS somente ou de esgoto combinado ( guas CINZAS e negras misturadas). H um argumento para esse posicionamento, a saber, que guas servidas se deixadas sem TRATAMENTO por alguns dias, elas passam a se comportar como esgoto total. Amos se tornar o mal-cheirosos (se tornar o anaer bicos) e ambos conter o um grande n mero de bact rias.

9 A observa o dessas caracter sticas comuns deram surgimento a regulamenta es que n o distinguem entre as v rias fontes de polui o e, por isso, determinam TRATAMENTO semelhante para todos efluentes dom sticos. Mas as diferen as entre guas CINZAS e negras ou esgoto total s o muito mais importantes do que suas similaridades. O documento a seguir apresenta uma estrat gica alternativa para tratar/manejar guas CINZAS e justifica as raz es para tal enfoque. Favor examinar dados da figura 2, acima. gua cinza especificamente gua de lavagens, ou seja, guas banhos, lou as, roupas excluindo-se guas de vasos sanit rios e de res duos org nicos mo dos.

10 Quando adequadamente tratada a gua cinza pode ser fonte de recursos muito teis para hortigranjeiros e outras atividades agr colas e dom sticas. Tamb m pode ser til para planejadores e construtores de paisagismo por causa das vantagens do TRATAMENTO de guas CINZAS in situ . Em verdade, o f sforo, o pot ssio e o nitrog nio que s o elementos de polui o de lagos, rios e len ol fre tico quando a gua cinza lan ada in natura, estes mesmos se tornam fontes de nutrientes para plantas e vegeta o em geral quando o esse tipo de esgoto disponibilizado para irriga irriga o com guas CINZAS praticada h muito tempo em reas onde h escassez de gua.


Related search queries