Example: dental hygienist

1: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

1. 1: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMA ES. Os SISTEMAS de informa o (SI) utilizam hardware, software, redes de telecomunica es, t cnicas de administra o de dados computadorizadas e outras formas de tecnologia de informa o (TI). para transformarem recursos de dados em uma variedade de produtos de informa o para consumidores e profissionais de neg cios. 1) Conceitos de SISTEMAS Os conceitos de SISTEMAS s o subjacentes ao campo dos SISTEMAS de informa o. Entend -los ir . ajud -lo a compreender muitos outros conceitos na tecnologia, aplica es, desenvolvimento e administra o dos SISTEMAS de informa o que abordaremos neste livro. Os conceitos de SISTEMAS o ajudam a entender: Tecnologia: Que as redes de computadores s o SISTEMAS de componentes de processamento de informa es. Aplica es: Que os usos das redes de computadores pelas empresas s o, na verdade, SISTEMAS de informa o empresarial interconectados. Desenvolvimento: Que o desenvolvimento de maneiras de utilizar as redes de computadores nos neg cios inclui o projeto dos componentes b sicos dos SISTEMAS de informa o.

1 1: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Os sistemas de informação (SI) utilizam hardware, software, redes de telecomunicações, técnicas de administração de dados computadorizadas e outras formas de tecnologia de informação (TI) para transformarem recursos de dados em uma variedade de produtos de informação para

Tags:

  Fundamento, Fundamentos de

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of 1: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

1 1. 1: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMA ES. Os SISTEMAS de informa o (SI) utilizam hardware, software, redes de telecomunica es, t cnicas de administra o de dados computadorizadas e outras formas de tecnologia de informa o (TI). para transformarem recursos de dados em uma variedade de produtos de informa o para consumidores e profissionais de neg cios. 1) Conceitos de SISTEMAS Os conceitos de SISTEMAS s o subjacentes ao campo dos SISTEMAS de informa o. Entend -los ir . ajud -lo a compreender muitos outros conceitos na tecnologia, aplica es, desenvolvimento e administra o dos SISTEMAS de informa o que abordaremos neste livro. Os conceitos de SISTEMAS o ajudam a entender: Tecnologia: Que as redes de computadores s o SISTEMAS de componentes de processamento de informa es. Aplica es: Que os usos das redes de computadores pelas empresas s o, na verdade, SISTEMAS de informa o empresarial interconectados. Desenvolvimento: Que o desenvolvimento de maneiras de utilizar as redes de computadores nos neg cios inclui o projeto dos componentes b sicos dos SISTEMAS de informa o.

2 Administra o. Que a administra o da inform tica enfatiza a qualidade, valor para o neg cio e a seguran a dos SISTEMAS de informa o de uma organiza o. O que um sistema? O que um sistema e quando ele se aplica ao conceito de um sistema de informa o? Um sistema um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transforma o. Um sistema possui tr s componentes ou fun es b sicos em intera o: Entrada - envolve a capta o e reuni o de elementos que entram no sistema;. Processamento - processos de transforma o que convertem insumo (entrada) em produto;. Sa da - transfer ncia de elementos produzidos na transforma o at seu destino final. Feedback e Controle: Os dois conceitos adicionais do conceito de sistema (entrada, processamento e sa da) incluem o feedback e o controle. Um sistema dotado de componentes de feedback e controle s vezes . chamado de um sistema cibern tico, ou seja, um sistema automonitorado, auto-regulado.

3 Feedback - s o dados sobre o desempenho de um sistema. Controle - envolve monitora o e avalia o do feedback para determinar se um sistema est se dirigindo para a realiza o de sua meta. - em seguida, a fun o de controle faz os ajustes necess rios aos componentes de entrada e processamento de um sistema para garantir que seja alcan ada a produ o adequada. Outras Caracter sticas dos SISTEMAS Um sistema n o existe em um v cuo; na verdade, ele existe e funciona em um ambiente que cont m outros SISTEMAS . Subsistema: Sistema que um componente de um sistema maior que, por sua vez, seu ambiente. Fronteira de Sistema: Um sistema se separa de seu ambiente e de outros SISTEMAS por meio de suas fronteiras de sistema. 2. Interface: V rios SISTEMAS podem compartilhar o mesmo ambiente. Alguns desses SISTEMAS podem ser conectados entre si por meio de um limite compartilhado, ou interface. Sistema Aberto: Um sistema que interage com outros SISTEMAS em seu ambiente chamado de um sistema aberto (conectado com seu ambiente pela troca de entrada e sa da).

4 Sistema Adapt vel: Um sistema que tem a capacidade de transformar a si mesmo ou seu ambiente a fim de sobreviver chamado de um sistema adapt vel. Componentes de Um Sistema de Informa o: Um SI depende dos recursos de pessoal, hardware, software e redes, para executar atividades de entrada, processamento, sa da, armazenamento e controle que convertem recursos de dados em produtos de informa o. O modelo de SISTEMAS de informa o destaca os cinco conceitos principais que podem ser aplicados a todos os tipos de SISTEMAS de informa o: 2) Recursos dos SISTEMAS de Informa o Recursos humanos Recursos de hardware Recursos de software Recursos de dados Recursos de rede ) Recursos Humanos S o necess rias pessoas para a opera o de todos os SISTEMAS de informa o. Esses recursos incluem os usu rios finais e os especialistas em SI. Usu rios finais - pessoas que usam um SI ou a informa o que ele produz. Especialistas em SI - s o pessoas que desenvolvem e operam SISTEMAS de informa o.

5 Analistas de SISTEMAS projetam SI com base nas demandas dos usu rios finais. Desenvolvedores de Software criam programas de computador seguindo as especifica es dos analistas de SISTEMAS . Operadores do sistema monitoram e operam grandes redes e SISTEMAS de computadores. ) Recursos de Hardware Incluem todos os dispositivos f sicos e equipamentos utilizados no processamento de informa es. M quinas - dispositivos f sicos (perif ricos, computadores). M dia - todos os objetos tang veis nos quais s o registrados dados (papel, discos). Exemplos de hardware em SISTEMAS de informa o computadorizados s o: SISTEMAS de computadores consistem em unidades de processamento central contendo microprocessadores e uma multiplicidade de dispositivos perif ricos interconectados. Perif ricos de computador s o dispositivos, como um teclado ou um mouse, para a entrada de dados e de comandos, uma tela de v deo ou impressora, para a sa da de informa o, e discos magn ticos ou pticos para armazenamento de recursos de dados.

6 3. ) Recursos de Software Incluem todos os conjuntos de instru es de processamento da informa o. Programas - conjunto de instru es que fazem com que o computador execute uma certa tarefa. Procedimentos - conjunto de instru es utilizadas por pessoas para finalizar uma tarefa. Exemplos de recursos de software s o: Software de sistema por exemplo, um programa de sistema operacional, que controla e ap ia as opera es de um sistema de computador. Software aplicativo - programas que dirigem o processamento para um determinado uso do computador pelo usu rio final. Procedimentos s o instru es operacionais para as pessoas que utilizar o um SI. ) Recursos de Dados Devem ser efetivamente administrados para beneficiar todos os usu rios finais de uma organiza o. Os recursos de dados s o transformados por atividades de processamento de informa o em uma diversidade de produtos de informa o para os usu rios finais. Os recursos de dados dos SISTEMAS de informa o normalmente s o organizados em: Bancos de dados - uma cole o de registros e arquivos logicamente relacionados.

7 Um banco de dados incorpora muitos registros anteriormente armazenados em arquivos separados para que uma fonte comum de registros de dados sirva muitas aplica es. Bases de conhecimento - que guardam conhecimento em uma multiplicidade de formas como fatos, regras e infer ncia sobre v rios assuntos. Dados versus Informa es. Dados: - s o fatos ou observa es crus, normalmente sobre fen menos f sicos ou transa es de neg cios. Mais especificamente, os dados s o medidas objetivas dos atributos (caracter sticas) de entidades como pessoas, lugares, coisas e eventos. Informa es: - s o dados processados que foram colocados em um contexto significativo e til para um usu rio final. Os dados s o submetidos a um processo onde: Sua forma agregada, manipulada e organizada Seu conte do analisado e avaliado S o colocados em um contexto adequado a um usu rio humano. ) Recursos de Rede Redes de telecomunica es como a Internet, intranets e extranets tornaram-se essenciais ao sucesso de opera es de todos os tipos de organiza es e de seus SI baseados no computador.

8 Essas redes consistem em computadores, processadores de comunica es e outros dispositivos interconectados por m dia de comunica es e controlados por software de comunica es. O conceito de recursos de rede enfatiza que as redes de comunica es s o um componente de recurso fundamental de todos os SI. Os recursos de rede incluem: M dia de comunica es (cabo de par tran ado, cabo coaxial, cabo de fibra tica, SISTEMAS de microondas e SISTEMAS de sat lite de comunica es. Suporte de rede (recursos de dados, pessoas, hardware e software que apoiam diretamente a opera o e uso de uma rede de comunica es. 4. 3) Atividades dos Sistema de Informa o Entrada Processamento Sa da Armazenamento Controle ) Entrada de Recursos de Dados Os dados sobre transa es comerciais e outros eventos devem ser capturados e preparados para processamento pela atividade de entrada. A entrada normalmente assume a forma de atividades de registro de dados como gravar e editar. Uma vez registrados, os dados podem ser transferidos para uma m dia que pode ser lida por m quina, como um disco magn tico, por exemplo, at serem requisitados para processamento.

9 Transformando os Dados em Informa o - Processamento Os dados normalmente s o submetidos a atividades de processamento como c lculo, compara o, separa o, classifica o e resumo. Estas atividades organizam, analisam e manipulam dados, convertendo-os assim em informa o para os usu rios finais. A informa o transmitida de v rias formas aos usu rios finais e colocada disposi o deles na atividade de sa da. A meta dos SISTEMAS de informa o a produ o de produtos de informa o adequados aos usu rios finais. ) Sa da de Produtos da Informa o A informa o transmitida em v rias formas para os usu rios finais e colocadas disposi o destes na atividade de sa da. A meta dos SISTEMAS de informa o a produ o de produtos de informa o apropriados para os usu rios finais. ) Armazenamento de Recursos de Dados um componente b sico dos SISTEMAS de informa o. a atividade do sistema de informa o na qual os dados e informa es s o retidos de uma maneira organizada para uso posterior. ) Controle de Desempenho do Sistema Uma importante atividade do sistema de informa o o controle de seu desempenho.

10 Um sistema de informa o deve produzir feedback sobre sua atividades de entrada, processamento, sa da e armazenamento. O feedback deve ser monitorado e avaliado para determinar se o sistema est atendendo os padr es de desempenho estabelecidos. O feedback utilizado para fazer ajustes nas atividades do sistema para a corre o de defeitos. 4) Qualidade da Informa o: Quais caracter sticas tornam a informa o v lida e til para voc ? Examine as caracter sticas ou atributos da qualidade de informa o. Informa es antiquadas, inexatas ou dif ceis de entender n o seriam muito significativas, teis ou valiosas para voc ou para outros usu rios finais. As pessoas desejam informa es de alta qualidade, ou seja, produtos de informa o cujas caracter sticas, atributos ou qualidades ajudem a torn -los valiosos para elas. As tr s dimens es da informa o s o: tempo, conte do e forma. 5) Identificando os SISTEMAS de Informa o: Como usu rio final de uma empresa, voc deve ser capaz de reconhecer os componentes fundamentais dos SISTEMAS de informa o que encontra no mundo real.


Related search queries