Example: air traffic controller

Apostila de Hematologia - UNIP.br

Apostila DE Hematologia CL NICA. Introdu o Hematologia o ramo da biologia que estuda o sangue . A palavra composta pelos radicais gregos: Haima (de haimatos), " sangue " e l gos, "estudo, tratado, discurso". A Hematologia estuda, particularmente, os elementos figurados do sangue : hem cias (gl bulos vermelhos), leuc citos (gl bulos brancos) e plaquetas. Estuda, tamb m, a produ o desses elementos e os rg os onde eles s o produzidos ( rg os hematopoi ticos): medula ssea, ba o e linfonodos. Por outro lado, al m de estudar o estado de normalidade dos elementos sang neos e dos rg os hematopo ticos, estuda tamb m as doen as a eles relacionadas.

Coleta de sangue O sangue do indíviduo é colhido com anticoagulante (EDTA), para se evitar a coagulação do mesmo. Não há necessidade de colher o sangue com o indivíduo em jejum. Processo Manual Contagens manuais do número de hemácias e leucócitos podem ser feitos em câmara de Neubauer, após uma diluição prévia do sangue.

Tags:

  Locate, Sangue, Coleta de sangue, De hematologia, Hematologia

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Apostila de Hematologia - UNIP.br

1 Apostila DE Hematologia CL NICA. Introdu o Hematologia o ramo da biologia que estuda o sangue . A palavra composta pelos radicais gregos: Haima (de haimatos), " sangue " e l gos, "estudo, tratado, discurso". A Hematologia estuda, particularmente, os elementos figurados do sangue : hem cias (gl bulos vermelhos), leuc citos (gl bulos brancos) e plaquetas. Estuda, tamb m, a produ o desses elementos e os rg os onde eles s o produzidos ( rg os hematopoi ticos): medula ssea, ba o e linfonodos. Por outro lado, al m de estudar o estado de normalidade dos elementos sang neos e dos rg os hematopo ticos, estuda tamb m as doen as a eles relacionadas.

2 HEMATOPOIESE o processo de substitui o das c lulas sangu neas, que ocorrem nos chamados rg o hematopoi ticos, que compreendem a medula ssea e o sistema linf ide. MEDULA SSEA o mais importante org o da g nese das mais diversas c lulas sangu neas pois l est o as c lulas tronco que d o origem a c lulas progenitoras de linhagens mieloc ticas, linfoc tica, megacari citos e eritroblastos. LINHAGEM MIEL IDE compreende os granul citos polimorfonucleados (neutr filo,eosin filo e bas filo) e mon os mon citos migram para os tecidos se transformam em macr fagos, que s o c lulas com alto poder de fagocitose.

3 LINHAGEM LINF IDE engloba os linf citos T e linf citos B saem maduros da medula ssea enquanto os linf citos T precisam migrar para o Timo onde ir o sofrer o processo de matura linf citos B ainda se diferenciam em plasm citos quando encontram um ant geno num rg o linf ide secund rio e secretam anticorpos nos tecidos. MEGACARI CITO partes de seu citoplasma d o origem s plaquetas, respons veis pela coagula o sangu nea. ERITROPOIESE o processo de produ o de eritr citos. Em humanos adultos, a eritropoiese ocorre na medula ssea, mas fetos e em situa es especiais como anemias severas pode ocorrer em outros rg os, principalmente no f gado e no ba o.

4 ERITROBLASTO origina as hem cias do sangue , que atuam nas trocas gasosas. 1. Apostila DE Hematologia CL NICA. HEMOGLOBINA. Estrutura A hemoglobina um tetr mero composto de duas de cada dois tipos de cadeias de globina, a alfa e a beta. Cada uma dessas cadeias cont m cerca de 141. amino cidos. Existem quatro grupos heme por prote na; estes possuem um on de ferro no seu centro, que liga a mol cula de O2. uma prote na alost rica, pois a liga o e a libera o do oxig nio regulada por mudan as na estrutura provocadas pela pr pria liga o do oxig nio ao grupo heme.

5 Existe tr s tipos de hemoglobina, devido a varia o na cadeia polipeptidica: Hemoglobina A1, Hemoglobina A2 e Hemoglobina F. A hemoglobina (Hb) uma prote na composta de grupamentos heme que comp e 95% da prote na total desta c lula. Os benef cios de conter hemoglobina dentro das c lulas, ao contr rio de livre no plasma, incluem: uma meia-vida maior (a Hb livre no plasma possui uma meia-vida de apenas algumas horas), a capacidade metab lica dos eritr citos de manter o ferro ligado Hb em seu estado funcional e a habilidade de controlar a afinidade do oxig nio pela Hb, alterando as concentra es de fosfatos org nicos (especialmente o 2,3-DPG).

6 Distribui o do Oxig nio A distribui o feita atrav s da intera o da hemoglobina com o oxig nio do ar (que pode ser inspirado ou absorvido, como na respira o cut nea). Devido a isto, forma-se o complexo oxi-hemoglobina, representado pela nota o HbO2. Chegando s c lulas do organismo, o oxig nio liberado e o sangue arterial (vermelho) transforma-se em venoso (vermelho arroxeado). A hemoglobina livre pode ser reutilizada no transporte do oxig nio. A hemoglobina distribui o oxig nio para as todas as partes do corpo irrigadas por vasos sangu neos.

7 Localiza o A hemoglobina pode ser encontrada dispersa no sangue (em grupos animais simples) ou em v rias c lulas especializadas (as hem cias de animais mais complexos). O aumento de gl bulos vermelhos no sangue (eritrocitose) geralmente se d por uma adapta o fisiol gica do organismo em locais de altitude elevada. Uma vez que o aumento de gl bulos vermelhos favorece o transporte de oxig nio pelo sangue , seu uso melhora a performance de atletas, principalmente em esportes que necessitem muita resist ncia. Quando os atletas realizam treino em locais de alta altitude, a pequena concentra o de oxig nio estimula a produ o natural de EPO (Eritropoietina, horm nio que aumenta o n mero de GV e da capacidade muscular)e ao retornar s baixas altitudes, seu corpo est mais preparado e sua resist ncia est maior.

8 2. Apostila DE Hematologia CL NICA. HEMOGRAMA. HEMOGRAMA um exame realizado que avalia as c lulas sangu neas de um paciente. O exame requerido pelo m dico para diagnosticar ou controlar a evolu o de uma doen a. Que compreende o eritrograma, leucograma e plaquetograma. coleta de sangue O sangue do ind viduo colhido com anticoagulante (EDTA), para se evitar a coagula o do mesmo. N o h necessidade de colher o sangue com o indiv duo em jejum. Processo Manual Contagens manuais do n mero de hem cias e leuc citos podem ser feitos em c mara de Neubauer, ap s uma dilui o pr via do sangue .

9 O m todo dificilmente usado, sendo usado em poucos casos de d vidas da metodologia autom tica . 3. Apostila DE Hematologia CL NICA. O esfrega o de sangue usado para fazer uma diferencia o entre os leuc citos, isto , fazer uma contagem do n mero de neutr filos, linf citos, mon citos, eosin filos e bas filos. Chegando-se a uma porcentagem de cada c lula encontrada. Usado tamb m para avaliar a s rie vermelha e as plaquetas. feito com uma pequena gota de sangue sendo colocada sobre uma l mina de vidro, onde o t cnico far um esfrega o, arrastando a gota de sangue com uma outra l mina de vidro, com isso forma-se uma pel cula.

10 O sangue tem que ser homogenizado antes de se fazer o esfrega o para que as c lulas estejam bem destribu das. O esfrega o corado com Leishman ou Giemsa. E observado em microsc pio com objetiva de aumento de 100X. 4. Apostila DE Hematologia CL NICA. A vantagem de se fazer um hemograma que algumas c lulas podem ser contadas erradamente pelos processos autom ticos. Alguns aparelhos n o contam c lulas imaturas e podem levar a um erro quanto a um diagn stico de leucemia. O esfrega o, por m, deve ser avaliado por pessoal experiente. ff 5.


Related search queries