Example: dental hygienist

CURRÍCULO CIÊNCIAS DA - Governo do Estado de São Paulo

DO Estado DE S O Paulo . CURR CULO. CI NCIAS DA NATUREZA. E SUAS TECNOLOGIAS. Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino M dio Coordena o do Desenvolvimento dos Linguagens, C digos e suas Tecnologias Conte dos Program ticos e dos Cadernos dos Coordenador de rea: Alice Vieira Professores e dos Alunos Arte: Gisa Picosque, Mirian Celeste Martins, Ghisleine Trigo Silveira Geraldo de Oliveira Suzigan, J ssica Mami Makino e Sayonara Pereira AUTORES Educa o F sica: Adalberto dos Santos Souza, Carla de Meira Leite, Jocimar Daolio, Luciana Ci ncias Humanas e suas Tecnologias Ven ncio, Luiz Sanches Neto, Mauro Betti, Renata Coordenador de rea: Paulo Miceli Elsa Stark e S rgio Roberto Silveira Filosofia: Paulo Miceli, Luiza Christov, Adilton Lu s LEM Ingl s: Adriana Ranelli Weigel Borges, Alzira da Silva Shimoura, L via de Ara jo Donnini Martins e Ren Jos Trentin Silveira Rodrigues, Priscila Mayumi Hayama e Sueli Geografia: Angela Corr a da Silva, Jaime Tadeu Salles Fidalgo Governador Oliva, Raul Borges Guimar es, Regina Araujo e L ngua Portuguesa: Alice Vieira, D bora Mallet Alberto Goldman S rgio Adas Pezarim de Angelo, Eliane Aparecida de Aguiar, Hist ria: Paulo Miceli, Diego L pez Silva, Jos Lu s Marques L pez Landeira e Jo o Henri

Currículo do Estado de São Paulo Apresentação Apresentação do Currículo do Estado de São Paulo A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo propôs, em 2008, um currículo bá-sico para as escolas da rede estadual nos níveis de Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Mé-dio. Com isso, pretendeu apoiar o trabalho rea-

Tags:

  Naic, Estado, Do estado de, 202 ncias da

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of CURRÍCULO CIÊNCIAS DA - Governo do Estado de São Paulo

1 DO Estado DE S O Paulo . CURR CULO. CI NCIAS DA NATUREZA. E SUAS TECNOLOGIAS. Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino M dio Coordena o do Desenvolvimento dos Linguagens, C digos e suas Tecnologias Conte dos Program ticos e dos Cadernos dos Coordenador de rea: Alice Vieira Professores e dos Alunos Arte: Gisa Picosque, Mirian Celeste Martins, Ghisleine Trigo Silveira Geraldo de Oliveira Suzigan, J ssica Mami Makino e Sayonara Pereira AUTORES Educa o F sica: Adalberto dos Santos Souza, Carla de Meira Leite, Jocimar Daolio, Luciana Ci ncias Humanas e suas Tecnologias Ven ncio, Luiz Sanches Neto, Mauro Betti, Renata Coordenador de rea: Paulo Miceli Elsa Stark e S rgio Roberto Silveira Filosofia: Paulo Miceli, Luiza Christov, Adilton Lu s LEM Ingl s: Adriana Ranelli Weigel Borges, Alzira da Silva Shimoura, L via de Ara jo Donnini Martins e Ren Jos Trentin Silveira Rodrigues, Priscila Mayumi Hayama e Sueli Geografia: Angela Corr a da Silva, Jaime Tadeu Salles Fidalgo Governador Oliva, Raul Borges Guimar es, Regina Araujo e L ngua Portuguesa: Alice Vieira, D bora Mallet Alberto Goldman S rgio Adas Pezarim de Angelo, Eliane Aparecida de Aguiar, Hist ria: Paulo Miceli, Diego L pez Silva, Jos Lu s Marques L pez Landeira e Jo o Henrique Nogueira Mateos Secret rio da Educa o Glaydson Jos da Silva, M nica Lungov Bugelli Paulo Renato Souza e Raquel dos Santos Funari Matem tica e suas Tecnologias Sociologia: Heloisa Helena Teixeira de Souza Coordenador de rea: N lson Jos Machado Secret rio-Adjunto Martins, Marcelo Santos Masset Lacombe, Matem tica.

2 N lson Jos Machado, Carlos Guilherme Bueno de Camargo Melissa de Mattos Pimenta e Stella Christina Eduardo de Souza Campos Granja, Jos Luiz Schrijnemaekers Pastore Mello, Roberto Perides Mois s, Rog rio Chefe de Gabinete Ferreira da Fonseca, Ruy C sar Pietropaolo e Fernando Padula Walter Spinelli Ci ncias da Natureza e suas Tecnologias Coordenadora de Estudos e Normas Coordenador de rea: Luis Carlos de Menezes Caderno do Gestor Pedag gicas Biologia: Ghisleine Trigo Silveira, Fab ola Bovo Lino de Macedo, Maria Eliza Fini e Zuleika de Val ria de Souza Mendon a, Felipe Bandoni de Oliveira, Lucilene Felice Murrie Coordenador de Ensino da Regi o Aparecida Esperante Limp, Maria Augusta EqUIPE DE PRODU O. Querubim Rodrigues Pereira, Olga Aguilar Metropolitana da Grande S o Paulo Santana, Paulo Roberto da Cunha, Rodrigo Coordena o Executiva: Beatriz Scavazza Jos Benedito de Oliveira Venturoso Mendes da Silveira e Solange Soares Assessores: Alex Barros, Beatriz Blay, Carla Cristina de Camargo Reinaldo Gimenes de Sena, Eliane Yambanis, Coordenador de Ensino do Interior Heloisa Amaral Dias de Oliveira, Ivani Martins Rubens Antonio Mandetta Ci ncias.

3 Ghisleine Trigo Silveira, Cristina Leite, Gualda, Jos Carlos Augusto, Luiza Christov, Jo o Carlos Miguel Tomaz Micheletti Neto, Maria Eloisa Pires Tavares, Paulo Eduardo Mendes, Diretora da Escola de Forma o e Julio C zar Foschini Lisb a, Lucilene Aparecida Paulo Roberto da Cunha, Ruy C sar Pietropaolo e Aperfei oamento dos Professores do Esperante Limp, Ma ra Batistoni e Silva, Maria Solange Wagner Locatelli Estado de S o Paulo Augusta Querubim Rodrigues Pereira, Paulo Rog rio Miranda Correia, Renata Alves Ribeiro, EqUIPE EDITORIAL. Vera L cia Cabral Costa Coordena o Executiva: Angela Sprenger Ricardo Rechi Aguiar, Rosana dos Santos Jord o, Presidente da Funda o para o Simone Jaconetti Ydi e Yassuko Hosoume Assessores: Denise Blanes e Luis M rcio Barbosa Desenvolvimento da Educa o FDE F sica: Luis Carlos de Menezes, Estevam Rouxinol, Editores: Ghisleine Trigo Silveira e Zuleika de Felice Murrie F bio Bonini Sim es de Lima Guilherme Brockington, Iv Gurgel, Lu s Paulo de Carvalho Piassi, Marcelo de Carvalho Bonetti, Edi o e Produ o Editorial: Conex o Editorial, Maur cio Pietrocola Pinto de Oliveira, Maxwell Buscato Informa o Corporativa e Occy Design (projeto gr fico).

4 Roger da Purifica o Siqueira, Sonia Salem e EXECU O Yassuko Hosoume APOIO. Coordena o Geral Qu mica: Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Denilse FDE Funda o para o Desenvolvimento da Maria In s Fini Morais Zambom, Fabio Luiz de Souza, Hebe Educa o Concep o Ribeiro da Cruz Peixoto, Isis Valen a de Sousa Guiomar Namo de Mello Santos, Luciane Hiromi Akahoshi, Maria Fernanda CTP, Impress o e Acabamento Lino de Macedo Penteado Lamas e Yvone Mussa Esperidi o Esdeva Ind stria Gr fica Luis Carlos de Menezes Maria In s Fini Ruy Berger (em mem ria). A Secretaria da Educa o do Estado de S o Paulo autoriza a reprodu o do conte do do material de sua titularidade pelas demais secretarias de educa o do pa s, desde que mantida a integrida- de da obra e dos cr ditos, ressaltando que direitos autorais protegidos* dever o ser diretamente GEST O.

5 Negociados com seus pr prios titulares, sob pena de infra o aos artigos da Lei no Funda o Carlos Alberto Vanzolini * Constituem direitos autorais protegidos todas e quaisquer obras de terceiros reproduzidas no material da Presidente da Diretoria Executiva: SEE-SP que n o estejam em dom nio p blico nos termos do artigo 41 da Lei de Direitos Autorais. Antonio Rafael Namur Muscat Diretor de Gest o de Tecnologias aplicadas Cataloga o na Fonte: Centro de Refer ncia em Educa o Mario Covas Educa o: Guilherme Ary Plonski S239c S o Paulo ( Estado ) Secretaria da Educa o. Coordenadoras Executivas de Projetos: Beatriz Scavazza e Angela Sprenger Curr culo do Estado de S o Paulo : Ci ncias da Natureza e suas tecnologias /. Secretaria da Educa o; coordena o geral, Maria In s Fini; coordena o de rea, Luis Carlos de Menezes. S o Paulo : SEE, 2010.

6 COORDENA O T CNICA. CENP Coordenadoria de Estudos e Normas ISBN 978-85-7849-451-3. Pedag gicas 1. Ensino de ci ncias 2. Ensino de biologia 3. Ensino de f sica 4. Ensino de qu mica 5. Ensino fundamental 6. Ensino m dio 7. Conte dos curriculares 8. Estudo e ensino 9. S o Paulo I. Fini, Maria In s. II. Menezes, Luis Carlos de. III. T tulo. CDU: :5( ). Carta do Secret rio Senhores professores e gestores, Com muita satisfa o, apresentamos a vers o definitiva dos textos-base do Curr culo da Secretaria da Educa o para o Ensino Fundamental Ciclo II e o Ensino M dio da rede p blica do Estado de S o Paulo . Acompanhamos atentamente a constru o destes textos desde sua cria o na forma de proposta e de di logos estabelecidos com professores e especialistas durante o ano de sua implanta o para as cr ticas e sugest es de complementa o at esta fase final de reestrutura o, que incorpora as excelentes contribui es dos profissionais de nossa rede.

7 Estes documentos, que d o origem aos Cadernos do Professor, do Aluno e do Gestor, s o as refer ncias essenciais para o estabelecimento das matrizes de avalia o do Sistema de Avalia o de Rendimento Escolar do Estado de S o Paulo (Saresp), dos programas de refor o e recupera o e dos cursos de forma o continuada de nossa Escola de Forma o de Professores. Desejamos que estes materiais sejam preciosos tamb m para cada uma das escolas, tanto para a constru o de suas propostas pedag gicas como para apoio aos professores, gestores, especialistas e fam lias para reafirmar publicamente o compro- misso do Governo do Estado de S o Paulo com a busca de mais qualidade na educa o de nossas crian as e nossos jovens. Paulo Renato Souza Secret rio da Educa o do Estado de S o Paulo Prezados professores e gestores, O Curr culo do Estado de S o Paulo hoje uma realidade nas escolas p blicas paulistas gra as ao empenho de todos os seus profissionais.

8 Como anunciado em 2008, o Curr culo continuar a ser permanentemente complementado com um conjunto de a es, de projetos e de documentos com orienta es pedag gicas e de gest o para apoiar as equipes gestoras e os professores no que se refere qualidade do ensino em nossas escolas. A participa o de todos no trabalho de an lise da Proposta Curricular do Estado de S o Paulo , para os ajustes necess rios, reafirmou nossa cren a de que a maneira mais saud vel de fazer oposi- o s ideias conhec -las, aplicando-as e discutindo-as para sugerir as mudan as necess rias. A Proposta Curricular foi planejada de forma que todos os alunos em idade de escolariza o pudessem fazer o mesmo percurso de aprendizagem nas disciplinas b sicas: L ngua Portuguesa, Ma- tem tica, Ci ncias (F sica, Qu mica e Biologia, no Ensino M dio), Hist ria (mais Filosofia e Sociologia, no Ensino M dio), Geografia, L ngua Estrangeira Moderna (Ingl s), Arte e Educa o F sica.

9 Para todas essas disciplinas foram descritos os conte dos, as compet ncias, as habilidades, as estrat gias meto- dol gicas e o que se espera dos alunos em cada s rie/ano. Vale ressaltar que a proposta de organiza o curricular possibilitou que fossem garantidas iguais oportunidades a todos os alunos de todas as escolas, como tamb m preservou o acesso aos mesmos conhecimentos atualizados e significativos, valorizados pela sociedade. A partir dessa base curricular comum tamb m foi poss vel definir as metas que os alunos t m direito a alcan ar nas disciplinas estudadas e, consequentemente, avaliar o seu progresso em rela o a essas metas e, quando necess rio, fazer as devidas interven es com vistas a melhorar o desempe- nho daqueles que porventura n o consigam atingi-las. A constru o da autonomia da escola pressup e a articula o e a continuidade das pol ticas nacionais, estaduais e locais de desenvolvimento da educa o, a fim de que se possam estabelecer unidade e dire o coordenadas nos respectivos sistemas.

10 No espa o escolar, mesmo que as diferen as sejam consider veis, os profissionais devem ter cla- reza sobre os prop sitos comuns da educa o, para que se organizem em fun o desses prop sitos. De nossa parte, estamos todos empenhados em oferecer aos profissionais da educa o de nossa rede de ensino mais e melhores condi es de trabalho e em apoiar decisivamente a es que concorram para que esses prop sitos sejam alcan ados. Neste documento, s o apresentados conte dos que versam sobre curr culo, planejamento e avalia o de forma a subsidiar o professor e o gestor em suas pr ticas para implementar o Curr culo do Estado de S o Paulo , organizar sua cr tica e construir a Proposta Pedag gica que representa a identidade da sua escola em particular. Maria In s Fini Coordenadora Geral Projeto S o Paulo faz escola Sum rio Apresenta o do Curr culo do Estado de S o Paulo 7.


Related search queries