Example: confidence

Desenvolvimento Motor Normal

Desenvolvimento Motor e Reflexos Primitivos Ft. Ms. Livia Marcello Zampieri Desenvolvimento Motor A matura o motora da crian a se d nos sentidos: C falo Caudal Proximal Distal Desenvolvimento fetal Desenvolvimento Motor Fun es reflexas X Fun es volunt rias -Os reflexos primitivos s o rea es n o intencionais do indiv duo que servem para nos ajudar na avalia o da integridade f sica e neurol gica da crian a -A presen a deles vai se dar at um determinado momento da vida do beb e a tend ncia e a normalidade que depois deste momento eles v o desaparecendo e muitas vezes substitu dos por movimentos volunt rios (Ex. A suc o) Reflexos Primitivos REFLEXO PRIMITIVO DE APOIO - (0 a 02 meses) posi o de teste: Crian a suspensa verticalmente pelo examinador est mulo: Apoio plantar dos p s da superf cie da mesa.

servem para nos ajudar na avaliação da integridade física e neurológica da criança - A presença deles vai se dar até um determinado momento da vida do bebê e a tendência e a normalidade é que depois deste momento eles vão desaparecendo e muitas vezes substituídos por movimentos voluntários (Ex. A sucção)

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Desenvolvimento Motor Normal

1 Desenvolvimento Motor e Reflexos Primitivos Ft. Ms. Livia Marcello Zampieri Desenvolvimento Motor A matura o motora da crian a se d nos sentidos: C falo Caudal Proximal Distal Desenvolvimento fetal Desenvolvimento Motor Fun es reflexas X Fun es volunt rias -Os reflexos primitivos s o rea es n o intencionais do indiv duo que servem para nos ajudar na avalia o da integridade f sica e neurol gica da crian a -A presen a deles vai se dar at um determinado momento da vida do beb e a tend ncia e a normalidade que depois deste momento eles v o desaparecendo e muitas vezes substitu dos por movimentos volunt rios (Ex. A suc o) Reflexos Primitivos REFLEXO PRIMITIVO DE APOIO - (0 a 02 meses) posi o de teste: Crian a suspensa verticalmente pelo examinador est mulo: Apoio plantar dos p s da superf cie da mesa.

2 Resposta: Aumento do T nus extensor dos membros inferiores provocando extens o de joelho e quadril. Reflexos Primitivos REFLEXO DE MARCHA - (0 a 02 meses) posi o de teste: Crian a suspensa pelo examinador, apoiada na superf cie da mesa. est mulo: Inclina o anterior do tronco. Resposta: Passos curtos e ritmados sem haver extens o de joelho e quadril (falsa corrida) Reflexos Primitivos REFLEXO DE COLOCA O DAS PERNAS (0 a 02 meses) posi o de teste: Crian a suspensa verticalmente pelo examinador. estimula o: Tocar o dorso do p da crian a na borda da mesa Resposta: tr plice flex o do membro inferior e coloca o do p sobre a superf cie, crian a realiza o movimento de "subir degraus' Reflexos Primitivos REFLEXO DE BUSCA (0 a 02 meses) posi o de teste: Qualquer (exceto em dec bito ventral) est mulo: Leve toque nas comissuras labiais ou centro dos l bios superior ou inferior.

3 Resposta : l ngua, l bios e cabe a movem-se em dire o ao est mulo. Reflexos Primitivos REFLEXO DE SUC O (0 a 5 meses) posi o de teste: Qualquer (exceto em dec bito ventral) est mulo: Introdu o do dedo do examinador entre os l bios do beb resposta: desencadear uma rea o de suc o. Reflexos Primitivos REFLEXO DE PREENS O PALMAR (0 a 3 - 4 meses) posi o de teste: Qualquer est mulo: Contato do dedo do examinador na palma da m o do beb . Resposta: flex o em massa dos dedos, persistindo at a retirada do est mulo Reflexos Primitivos REFLEXO DE PREENS O PLANTAR (0 a 10 - 11 meses) posi o de teste: Qualquer (exceto em posi o ortost tica) est mulo: contato do dedo do examinador contra o sulco metatarso fal ngico. resposta: Flex o plantar dos artelhos Reflexos Primitivos REFLEXO DE MORO (0 a 6 meses) posi o de teste 1: Examinador mant m crian a sentada estimulo 1: Deixar cair a cabe a em extens o posi o de teste 2: Crian a em dec bito dorsal est mulo 2: erguer rapidamente a p lvis, ou dar tapinhas no abdomem, ou puxar o len ol.

4 Resposta tanto para 1 quanto para 2 : 1a fase : Abdu o dos membros superiores com abdu o e extens o dos dedos 2a fase : Adu o dos membros superiores (rea o do abra o) Reflexos Primitivos REFLEXO T NICO CERVICAL ASSIM TRICO (0 a 4 meses) posi o de teste: Crian a em dec bito dorsal com a cabe a na linha m dia, bra os e pernas estendidas est mulo : Rota o da cabe a (90 ) resposta : Extens o das extremidades faciais e flex o das extremidades occipitais Reflexos Primitivos REFLEXO DE LANDAU posi o de teste: Crian a em suspens o ventral est mulo 1: extens o passiva ou ativa da cabe a resposta: desencadeamento do t nus extensor, havendo extens o de tronco, quadril, membros superiores e inferiores. est mulo 2: flex o passiva ou ativa da cabe a resposta: flex o de tronco, quadril, membros superiores e inferiores Desenvolvimento Motor Desenvolvimento Motor 0 a 3 meses Desenvolvimento Motor 0 a 3 meses Desenvolvimento Motor 3 a 6 meses Desenvolvimento Motor 6 a 9 meses Desenvolvimento Motor 6 a 9 meses Desenvolvimento Motor 9 a 12 meses Desenvolvimento do Ortostatismo Obrigada!

5 !


Related search queries