Example: dental hygienist

Exame Físico do RN - FURG

M e s t r a n d a E n f C a m i l l a C h i a m e n t iP r o f Dr A d r i a n a D o r a d a F o n s e c aP r o f Dr G e a n i F a r i a s M a c h a d o F e r n a n d e s P r o fD o u t o r a n d o E d i s o n L u i s D e v o sBarlenExame F sico do RNExame F sico do O que e como fazer? importante manter o RN em um local tranquilo e aquecido para realizar o Exame f sico! P r e s e n adem a l f o r m a e sc o n g n i t a s( i s o l a d a soum l t i p l a s:l e v e s ,m o d e r a d a seg r a v e s ); P r e s e n ades i n a i sdei n f e c oed i s t r b i o sm e t a b l i c o s; Ose f e i t o sc a u s a d o ss o b r eoRNd e c o r r e n t e sdei n t e r c o r r n c i a sg e s t a c i o n a i s ,det r a b a l h odep a r t o ,dea n a l g s i c o sea n e s t s i c o souo u t r a sd r o g a sa d m i n i s t r a d a s m ed u r a n t eot r a b a l h odep a r t o; A v a l i a rac a p a c i d a d edea d a p t a odoRN v i d ae x t r a u t e r i n primeiro Exame do RN tem como objetivos detectar:Como realizar o Exame f sico?

Trabalho de Parto •Ocorrências (alterações da frequência cardíaca, aspecto do líquido amniótico, tempo de rotura das membranas, uso de medicação, tipo de parto e apresentação). •Data e hora do nascimento, nível de atenção (1ª, 2ª e 3ª).

Tags:

  Isco, Trabalho, Porta, Dear tops, Exame, Fe exam, Trabalho de parto, 237 sico do rn

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Exame Físico do RN - FURG

1 M e s t r a n d a E n f C a m i l l a C h i a m e n t iP r o f Dr A d r i a n a D o r a d a F o n s e c aP r o f Dr G e a n i F a r i a s M a c h a d o F e r n a n d e s P r o fD o u t o r a n d o E d i s o n L u i s D e v o sBarlenExame F sico do RNExame F sico do O que e como fazer? importante manter o RN em um local tranquilo e aquecido para realizar o Exame f sico! P r e s e n adem a l f o r m a e sc o n g n i t a s( i s o l a d a soum l t i p l a s:l e v e s ,m o d e r a d a seg r a v e s ); P r e s e n ades i n a i sdei n f e c oed i s t r b i o sm e t a b l i c o s; Ose f e i t o sc a u s a d o ss o b r eoRNd e c o r r e n t e sdei n t e r c o r r n c i a sg e s t a c i o n a i s ,det r a b a l h odep a r t o ,dea n a l g s i c o sea n e s t s i c o souo u t r a sd r o g a sa d m i n i s t r a d a s m ed u r a n t eot r a b a l h odep a r t o; A v a l i a rac a p a c i d a d edea d a p t a odoRN v i d ae x t r a u t e r i n primeiro Exame do RN tem como objetivos detectar:Como realizar o Exame f sico?

2 Oexamef sicodeveserrealizadocomacrian adespida,masemcondi est rmicassatisfat sicomaisminuciosodeveserrealizadonasprim eiras24h,geralmenteap s6hdonascimento.**Reduzirotempodeafastam entodoRNdam est vel e com boa adapta o Presen a dos paisMostrar potencialidades do beb Esclarecer d vidasAnamnese Antecedentes Gesta o trabalho de parto NascimentoObserva o Geral CefalocaudalExame neurol gico Reflexos Desenvolvimento Ambiente adequado para realiza o do Exame f sico do RNAnamneseNomedam e,idade,proced ncia,instru o,estadocivil,resid ncia,registrodam :doen asgeneticamentetransmiss veis, e:condi esdesa dedam e(diabetes,doen asinfecciosas,HAS,nefropatias,cardiopati as,dist rbiosmetab licos,glandulares,neurol gicoseusodedrogas).Identifica odo RNAntecedentesFamiliaresAnamnese Hist ria GestacionalAntecedentes Obst tricos N mero de gesta es e abortos; N mero de nascidos vivos com peso menor de e o Atual Datada ltimamenstrua o,dura odagesta oemsemanas; In cio,t rminoen merodeconsultasnopr -natal; Vacinaantitet nica,gruposangu neo,fatorRh,SorologiaparaLueseHIV; Tabagismoen merodecigarrospordia; Ocorr nciasduranteagesta o(gravidezm ltipla,hipertens opr via,pr -ecl mpsia,ecl mpsia,cardiopatia,diabetes,infec ourin ria,demaisinfec es,hemorragias,anemiaeoutras).

3 trabalho de Parto Ocorr ncias(altera esdafrequ nciacard aca,aspectodol quidoamni tico,tempoderoturadasmembranas,usodemedi ca o,tipodepartoeapresenta o). Dataehoradonascimento,n veldeaten o(1 ,2 e3 ).Anamnese Sala de PartoRNSexo, APGAR do 1 e 5 minutos, reanima o, Exame f sico sum rio, profilaxia da oftalmia gonoc o UmbilicalTempo de ligadura do cord o, n mero de art rias e veias, presen a de anomalias no cord quido amni ticoAspecto (claro, meconial, sanguinolento), odor e sum rioPara avalia o das condi es respirat rias, circulat rias, sensoriais e detec o de malforma es. RN c a r a c t e r s t i c a sc o m p o r t a m e n t a i sef i s i o l g i c a sq u epodemp a r e c e rs i n a i sded i f i c u l d a d eoue s t r e s s e. P r i m e i r a s24h oss i s t e m a s:r e n a l ,g a s t r o i n t e s t i n a l ,h e m a t o l g i c o ,m e t a b l i c oen e u r o l g i c odoRNd e v e mf u n c i o n a rdea c o r d oc o masn e c e s s i d a d e sdec r e s c i m e n t oem a n u t e n odav i d ae x t r a u t e r i n odo de Transi o vida extrauterina (Per odos de reatividade)Primeiro per odode reatividadeSegundo per odo de reatividade 6a8horasap sonascimento; Primeiros30minutos,oRNest muitoalerta idealparainiciaraleitamentomaterno; Respira o 80incurs es/minuto; Podeocorrerbatimentodaasanasaltransit rio,retra esechiados; Afrequ nciacard aca(FC)podechegara180bpm;Ap soRNseacalma,relaxaedorme.

4 IniciaquandooRNdesperta; Dura ode2a5horas; Caracterizadapelahiper-responsividadeaes t mulos; Altera esnacolora odapeleder sea discretamentecian tica; Frequ nciascard acaserespirat riasaumentadas;oreflexodev mitoest presente;exist nciadesecre esg stricaserespirat rias;frequenteelimina odemec odo de Transi oExame F sicoO que observar e como realizar? Temperatura; Cefalocaudal; Despir apenas a rea a ser examinada; Observar atitude da crian a; Procedimentos que requerem tranquilidade (ausculta pulmonar, card aca e abdominal); Por ltimo, procedimentos estressantes reflexos; Medir per metro cef lico, per metro tor cico e per metro abdominal; Ser gil e confortar a crian a l i a r a p o s t u r a , a t i v i d a d e e s p o n t n e a , t n u s m u s c u l a r, t i p o r e s p i r a t r i o , f c i e s , e s t a d o d e h i d r a t a o e d e c o n s c i n c i a.

5 M u i t oI m p o r t a n t eOBSERVA O GERALApar ncia ORNpossuiumacabe agrande,umafacearredondadaecorada,comama nd bularelativamentepequena. Ot rax cil ndrico,comoarcabou ocostalmaishorizontalizado. Amusculaturaabdominal fl cida,oquetornaseuabdomeproeminiente. Seusbra osepernass opequenosempropor o extens ORNassumeposturasim trica;afaceficaviradaparaolado;osmembros flexionados:asm osfirmementefechadascomopolegarsobreosde dos. Aposturaassim tricapodesercausadaporfraturasdaclav cula,do meroou,ainda,porles esnervosascomunsdoplexobraquial. Osnascidosemapresenta op lvicapodemmanterosjoelhoseaspernasestent idasouemposi oder .Sinais Vitais/Dados Antropom tricosSinaisVitais Frequ nciaRespirat ria:40-60mrpm; Frequ nciaCard aca:100-160bpm(taquicardia,bradicardia,s opros); Temperatura:36-37 C(variaconformetemperaturadoambiente,mat uridadeepesodoRN).Dadosantropom tricos:peso,comprimento,Per metroCef lico(PC)ePer metroTor cico(PT)PC-33a35,5cmPC>PTPT 30,5a33cmEstatura:ocomprimentom dio de50cm(48-53) *Perdafisiol gica 10%at o5 diaPeleColora o OsRNsdecorbrancas orosadoseosdecornegras oavermelhados.

6 Palidezsugere,geralmente,aexist nciadeanemiae/ouvasoconstri operif rica. Oaparecimentodepalidezemumhemicorpoeverm elhid onoladooposto,sugerealtera ovasomotorae Generalizada problemascardiorrespirat rios. Localizada Acrocianose:podeserdevido :associada palidezsugereinfec cia Acoramareladadapeleemucosaspodeserconsid eradaanormaleasuacausadever seresclarecida,deacordocomosseguintesfat ores:*In cio:antesdas24horasoudepoisde7dias;*Dura T xico Pequenaserup espapularesesbranqui adas,amareladasouder seasavermelhasqueaparecemsobreotronco, Seb ceo S ogl ndulasseb ,principalmente,emasasdenariz, Capilar S ofrequentes,principalmente,nafronte,nuca ep rnixcaseoso Materialgordurosoesbranqui adoformadopelasgl ndulasseb o Oressecamentoeadescama opodemindicarp Devemalcan arapontadosdedos, lica umamanchaarrocheadaqueselocalizanaregi odorsogl teadoRN,devido miscigena odera o r m a:p o d ea p r e s e n t a rd e f o r m i d a d e st r a n s i t r i a sd e p e n d e n t e sdaa p r e s e n t a oedop r p r i op a r t a b e adoRN,nap r o p o r oc o r p o r a l ,e q u i v a l ea1 e r m e t r oc e f l i c o( P C ):33-35cm(2c m > P T ).

7 D e v es e ra v a l i a d oporf i t am t r i c ai n e l s t i c a ,p a s s a n d op e l ap r o t u b e r n c i ao c c i p i t a lep e l ar e g i om a i sp r o e m i n e n t edaf r o n t n v e s t i g a rap r e s e n adem a c r o c e f a l i a ,m i c r o c e f a l i aoua n e n c e f a l i aMalforma es Macrocefalia (hidrocefalia) Microcefalia AnencefaliaFontanelas reaondemaisde2ossosdocr nioseencontram,cobertadeumafaixaresisten tedetecidoconjuntivo. AfontanelaBregm ticaouAnteriorest presenteaonascimento,paraqueacabe asemoldeaocanaldeparto. palp os24mesesap sonascimento. AfontanelaLambd ideouPosterior,situadaentreoocciptaleosp arietais,poden oestarpresenteaonascimentooufechar-seent reos2e3mesesdevida.*Aumentadasouabaulada s indica>press ointracraniana*Depress o-desidrata oSuturas S ojun esdosossosdocr nioquen oest soparto,oafastamentodassuturaspodeestard iminu dodevidoaocavalgamentodosossosdocr nio,semsignificadopatol nea: umamassamole,maldelimitada,edemaciadaeeq uim tica,localizadaaon veldaapresenta : umderramesangu neosubperi sticoqueaparececomoumacole odeconsist nciac stica,devolumevari vel, o espont nea, precoce de uma ou mais suturas cranianas provocando deforma es do cr nio com hipertens o intracraniana.

8 Uma zona da t bua ssea depress vel, com consist ncia diminu da comparada a de uma bola de pingue-pongue, encontrado em RNs es sseasOlhos Observar:sobrancelhas,c lios,movimentospalpebrais,edema,dire odacomissurapalpebral,afastamentodep lpebraseepicanto. Hemorragiasconjuntivaiss ocomuns. Secre espurulentasdevemterinvestigadasascausas . Avaliarmicroftalmia,glaucomacong nitocommacroc rnea;catarata,queseapresentacomreflexoes branqui adodapupila;colobomairidiano,queseaprese ntacomopersist nciadeumafendainferiorde ris;pupila:tamanho(midr ase,miose),igualdade(isocoriaeanisocoria )erea o luz. Apresen adeestrabismon otemsignifica onoRN:onistagmolateral freq ente. Reflexovermelhopresente luzdooftalmosc pio Normais Isocoria (igualdade das pupilas)2. Dilatadas Midri se3. Contra das Miose4. Assim tricas Anisocoria Orelhas Nariz Observarforma,tamanho,simetria,implanta oepapilomaspr -auriculares.

9 Umaanomaliapodeestarassociado malforma odotratourin rioe sanormalidadescromoss micas. Aacuidadeauditivapodeserpesquisadaatrav sdaemiss oderu dopr ximoaoouvidoeaobserva oarespostadoreflexoc cleo-palpebral,que opiscardosolhos. Observaraforma;permeabilidadedascoanas,m edianteaoclus odabocaedecadanarina,separadamente,e/ou passagemdeumasondapelasnarinas;eapresen adesecre oserosanguinolenta. comumalgumgraudeobstru ,j acorizaexcessivapodeindicarluescong P rolasdeEpstein:pequenasforma esesbranqui adasnopalato,e svezesnagengiva. AftasdeBednar:les eserosivas,comhaloavermelhado,nopalato. Observar:presen adedentes;conforma odopalato;presen adefendapalatina;fissuralabial(l bioleporino);desviodecomissuralabial(par alisiafacial);hipoplasia(micrognatia);po si odamand bula(retrognatia). Saliva o:excessodesaliva,pensarematresiadees fago. Visualizara vulaeavaliartamanhodal o Palparapartemedianaparadetectarapresen adeb cio,f stulasecistos;palparalateralparapesquisa rhematomadeesternocleidomasto deo, rax Ot rax cil ndricoeo ngulocostal de90.

10 Umaassimetriapodeserdeterminadapormalfor ma esdocora o,colunaouarcabou ocostal.**Palparambasasclav culasparadetectarapresen adefratura Observaroingurgitamentodasmamas,bemcomoa presen adegl ndulasupranumer ria.**PT:colocandoafitaaoredordot raxnalinhadosmamilos,emtornode30a33cm,PT < es Arespira o dotipoabdominal,quandopredominantementet or cica,comretra oegemidoexpirat rioindicadificuldaderespirat ria. AFRm dia de40movimentosnoRNatermoede60movimentosn opr ocontadosduranteumminuto. Verificarapresen adesimetriator cica,retra o,estertoresousonsinesperadosediminui odomurm Avaliarfrequ ncia,ritmo,eintensidadedossonscard adetaquip ia,taquicardiapersistente,associada dificuldadealimentaresudoreseexcessiva,s ugeredescompensa ocard aca. AFCvariaentre100a160bpm. Osbatimentoscard acostemasuaintensidadem ximaaolongodobordoesquerdodoesterno. Apresen adesoprosemRNs , prov velquesejamanifesta odemalforma ocong nitacard odospulsosfemurais obrigat ria,esuaaus nciasugerecoarcta odaaorta.


Related search queries