Example: bankruptcy

LISTAS DE IMIGRANTES - Joinville

LISTASDEIMIGRANTES 1 Hist rico da Elabora o da tradu o das LISTAS de IMIGRANTES Em 1982 a historiadora joinvilense Elly Herkenhoff dava in cio tradu o das LISTAS de IMIGRANTES constantes do acervo do Arquivo Hist rico de Joinville , visando atender crescente procura de informa es por parte de descendentes daqueles IMIGRANTES . J no ano seguinte, D. Elly repassou os procedimentos do trabalho que vinha realizando com base nos originais das LISTAS de IMIGRANTES , produzidos originalmente em alem o g tico manuscrito, Maria Thereza B bel, trabalho este que, a partir de ent o, passou a ser desenvolvido sistematicamente, conforme sua orienta o. Em um caderno alfabetado, registrava-se m o: sobrenome e nome do imigrante, profiss o, se veio com esposa, n mero de filhos, regi o de proced ncia, nome e ano do navio. Contudo, este sistema, obrigava os t cnicos e pesquisadores a consultar os originais, procura de dados complementares tais como: cidade de proced ncia, nome e idade da esposa e dos filhos, etc.

O trabalho de tradução foi feito e refeito várias vezes ao longo de 15 anos. À medida que novas situações se apresentavam, as listas já traduzidas foram adequadas, de modo a acrescentar aqueles dados que, à primeira vista, passaram despercebidos. No final de 1998, após a tradução da última lista, procedeu-se, agora já contando ...

Tags:

  Lista, Trabalho, De trabalho, Listas de imigrantes, Imigrantes

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of LISTAS DE IMIGRANTES - Joinville

1 LISTASDEIMIGRANTES 1 Hist rico da Elabora o da tradu o das LISTAS de IMIGRANTES Em 1982 a historiadora joinvilense Elly Herkenhoff dava in cio tradu o das LISTAS de IMIGRANTES constantes do acervo do Arquivo Hist rico de Joinville , visando atender crescente procura de informa es por parte de descendentes daqueles IMIGRANTES . J no ano seguinte, D. Elly repassou os procedimentos do trabalho que vinha realizando com base nos originais das LISTAS de IMIGRANTES , produzidos originalmente em alem o g tico manuscrito, Maria Thereza B bel, trabalho este que, a partir de ent o, passou a ser desenvolvido sistematicamente, conforme sua orienta o. Em um caderno alfabetado, registrava-se m o: sobrenome e nome do imigrante, profiss o, se veio com esposa, n mero de filhos, regi o de proced ncia, nome e ano do navio. Contudo, este sistema, obrigava os t cnicos e pesquisadores a consultar os originais, procura de dados complementares tais como: cidade de proced ncia, nome e idade da esposa e dos filhos, etc.

2 , manuseio que, por outro lado, comprometia a preserva o destes mesmos originais. Passaou-se ent o a ampliar a tradu o, registrando todos os dados em fichas catalogr ficas, as quais eram ordenadas alfabeticamente. O pesquisador tinha, assim, acesso direto s informa es no fich rio que se encontra na sala de pesquisas do AHJ. Observou-se, no entanto, que este m todo quebrava o conjunto da lista de um navio, dificultando, por exemplo, que se tivesse uma vis o do n mero de IMIGRANTES de uma mesma cidade ou de profissionais de determinada categoria. Por esta raz o, o trabalho foi refeito, datilografando-se todas as LISTAS com uma nica altera o: os nomes foram ordenados alfabeticamente, o que n o segue a documenta o original, uma vez que esta n o se apresenta em ordem alfab tica, mas sim em ordem aleat ria. A chamada ficha t cnica do navio, com os dados de sa da e chegada, nome do capit o, n mero de passageiros, nascimentos e falecimentos a bordo, destino e religi o foi elaborada pelas t cnicas de maneira a dar ao pesquisador uma vis o melhor de tais dados, fazendo com que, na tradu o resultante, n o constem da mesma forma como se apresentam nas LISTAS originais.

3 2 O trabalho de tradu o foi feito e refeito v rias vezes ao longo de 15 anos. medida que novas situa es se apresentavam, as LISTAS j traduzidas foram adequadas, de modo a acrescentar aqueles dados que, primeira vista, passaram despercebidos. No final de 1998, ap s a tradu o da ltima lista , procedeu-se, agora j contando com a ajuda de mais uma tradutora de alem o, Helena Remina Richlin, completa revis o do trabalho de tradu o, digita o, bem como, uniformatiza o da seq ncia dos dados encontrados nas LISTAS originais que comp e este acervo documental, que vem resultar em uma edi o n o publicada, dispon vel para consulta interna, nas depend ncias do Arquivo Hist rico de Joinville , entitulada: LISTAGEM INFORMATIZADA DOS IMIGRANTES :1851 1891 / 1897 1902. No decorrer de 2005 a 2010, durante um trabalho de identifica o e tradu o da Cole o dos Microfilmes do Arquivo Hist rico, foram localizadas, no microfilme que contempla parte da documenta o de Carlos Ficker1, LISTAS de IMIGRANTES referentes a 1860, as quais ainda n o tinham sido traduzidas e que, neste momento, obedeceram aos mesmos procedimentos e crit rios adotados ao longo do trabalho de tradu o realizado com as demais LISTAS j disponibilizadas para consulta.

4 Com a busca incessante dos pesquisadores em obter tais informa es atrav s de um meio digital, procurou-se ent o disponibilizar todo o conjunto de LISTAS de IMIGRANTES , j sistem ticamente traduzidas, atrav s de uma ferramenta de buscas, que lhes desse a oportunidade de obter tais informa es on line, o que trouxe uma maior visibilidade e praticidade para aqueles que se interessam pela hist ria de seus antepassados. A designa o t cnica J e L (ou respectivamente L/CS, L/MA, B, D e CF) ap s cada entrada de sobrenome, das LISTAS de IMIGRANTES , que se apresenta em ordem alfab tica, no trabalho de tradu o das mesmas, adotada pelas t cnicas do Arquivo Hist rico nos 1 De acordo com um documento intitulado: Descri o Geral do Documento de Compra da Cole o Carlos Ficker , resultante de uma grava o produzida pelo N cleo de Hist ria Oral do AHJ, na qual o Secret rio de Administra o de Minas Gerais, Claus Gunter, com base em um trabalho de verifica o e an lise da documenta o do historiador Carlos Ficker, feito em conjunto com o Diretor do Arquivo Hist rico de Joinville , Apolin rio Ternes, e com o representante da Fam lia Ficker, Jens Ficker, afirma que a lista de passageiros para a Col nia Dona Francisca, do per odo de 1851-1889 faz parte da Cole o Ficker.

5 De acordo com a cataloga o arquiv stica adotada pelo AHJ, este conjunto documental recebe o c digo: Br SCAHJ CFI LIM. 3 cabe alhos de cada nova lista que se inicia, de extrema import ncia, visto que esta sistematiza o designa em que lista est registrado cada imigrante, uma vez que a tradu o resultado da reuni o de informa es de duas ou tr s LISTAS , as quais, apesar de se referirem aos mesmos IMIGRANTES , trazem informa es coincidentes e/ou parciais sobre os mesmos, facultando ao pesquisador saber a proced ncia e o destino do imigrante, se este veio a falecer durante a viajem, entre outros dados, que, ap s serem reunidos aos mesmos nomes e sobrenomes que constam de duas ou tr s LISTAS , formam um conjunto de informa es que se complementam e enriquecem, aumentando assim o expectro hist rico do antepassado pesquisado. Notas bibliogr ficas: CABRAL, Oswaldo R.

6 Brusque:Subs dios para a Hist ria de uma col nia nos tempos do imp rio. Brusque: Sociedade de Amigos de Brusque, 1960; FICKER, Carlos. Hist ria de Joinville Subs dios para a Cr nica da Col nia Dona Francisca. Joinville : Fundi o Tupy ,1965. trabalho DE TRADU O E PESQUISA DAS LISTAS DE IMIGRANTES Mapa dos colonos embarcados a bordo da Barca Norueguesa Colon , capit o C. Hassel, quesegue viagem d este porto para o de S o Francisco, na Prov ncia de Santa Catharina . Navio: COLON1 Capit o: Hassel, da de Hamburgo: 10/12/1850 (Oficialmente, segundo a data da lista . Sabe-se, no entanto, quedevido a uma calmaria, ficou ancorado no porto at inicio de janeiro, partindo entre 04 e08/1/1851). (Staatsarchiv Hamburg Arquivo Estadual de Hamburgo)Chegada em S o Francisco do Sul: 09/03/1851 Passageiros a bordo: 125 J e L2 Nascimentos a bordo: -Falecimentos a bordo: 07 AULFES, Wilbrand: 46 anos, tecel o, Oldenbug, c/ mulher Henriette (46), filho Hermann Heinrich(15); protestantes; fugiram p/ Curitiba em mar o de 1854.

7 (J e L)BARLAGE, Friedrich: 28 anos, jardineiro, Oldenburg, cat lico; foi embora em 15/02/1852. (J e L)BAUER, Babtist: 24 anos, alfaiate, Su a, cat lico; fugiu em 11/1852. (J e L)BOCKELMANN, Johann Hermann: 47 anos, tecel o, Oldenburg, c/ mulher Helena Catharina (33),filhos Heinrich (6), Joh. Rudolph ( ), protestantes. (J e L)B HMANN, Anna Maria: 22 anos, Oldenburg, c/ Maria (25) e Wilhelmine (21); Maria trouxe,clandestinamente, uma filha de colo; protestante. (J e L)B LICKE, Johann Carl Emil: 28 anos, botic rio, Pr ssia, foi embora em 23/01/1852; Caroline(Anna Barring (L) ) (28), voltou para a Col nia em 23/01/1852. (J e L)BRACHMANN, Wilhelm: 31, tecel o, Oldenburg, protestante. (J e L)ENGEL, Herm. Heinrich: 25 anos, lavrador, Oldenburg, c/ mulher Margaretha (29), filhosMargaretha Johanna (5), Cath. Wilhelmine (2) 31/03/1851, protestantes; fugiram p/ Curitibaem 07/1853.

8 (J e L)FREUDENBERG, Rudolph: 42 anos, lavrador, Oldenburg, 08/10/1852, c/ mulher MargarethaDorothea (36), filhos Johanna Maria (11), Ernst Heinrich (13), Catharina Margaretha (8),Hermann Heinrich (4), Adelheid ( ) 09/05/1851, protestantes. (J e L)GILGEN, Christian: 37 anos, lavrador, Su a, c/ mulher Anna (30), filhos Christian (16), Maria (14) 07/1851, Anna (12), Magdalena (9) 22/04/1852, Elisabeth (5), Friedrich (1), protestantes. (Je L)HEITLAGE ou HEIDLAGE, Friedrich: 25 anos, alfaiate, Oldenburg, 11/06/1851, protestante. (J eL)HUMMERT, Gerhard: 25 anos, lavrador, Oldenburg, cat lico; foi embora em 15/02/1852. (J e L)LANGENEGGER, Heinrich: 32 anos, lavrador, Su a, 19/09/1851, protestante. (J e L)1 O Colon foi constru do em Krager , Noruega, 1850. Participou de viagem para a Crim ia (Guerra da Crim ia1853/54) e naufragou em 1863 em local ignorado; saiu a 30/11/1850 de Hamburgo, e s mais tarde de Cuxhaven,segundo informa es meteorol gicas de Cuxhaven enviadas em carta de 20/05/1963 para o Sr.

9 Adolfo BernardoSchneider. 48 passageiros embarcaram em Cuxhaven e 76 em J Einwanderungsjournal ou registro de entrada de IMIGRANTES na Col nia, feito pelo diretor, quando do desembarque no porto de S o Francisco do Sul. L lista do navio, feita pelo agente de imigra o, quando do embarque em , Wilhelm: 36 anos, mec nico, Su a, 13/04/1851, c/ mulher Jenney (30), filhos Mathilde(11), Wilhelm (9), Carl (7), Caecilie (5), Henriette (1 ), protestantes. (J e L)MAECHLER, Joseph: 40 anos, lavrador, Su a, c/ mulher Anna Maria (44), filhos Franziska (10) 25/04/1851, Philemine ( ) a bordo, cat licos. (J e L)MORELL, Christel: 38 anos, tecel o, Oldenburg, protestante; mandado embora em 27/03/1851. (J eL)MORELL, Rudolph: 27 anos, tecel o, Oldenburg, protestante. (J e L)MORELL, Hermine: filha de Maria B hmann; lactente trazida clandestinamente pela m e, MariaB hmann, de Hamburgo. (J) M RIKOFER, Carl: 37 anos, lavrador, Su a, c/ mulher Magdalena (36) 21/04/1852, filhos Carl(8), Caroline (7), Eduard (5), Maria (3), protestantes; fugiram para Paranagu em 03/1854.

10 (J eL)M RKING, Joh. Heinr.: 21 anos, tecel o, Oldenburg, protestante; foi embora p/ Curitiba em 1853.(J e L) M LLER, Johann: 56 anos, lavrador, Su a, c/ mulher Anna (35) a bordo, filhos Anna (23),Barbara (20), Verena (19), Elisabeth (17), Ursula (12), Maria (10) a bordo, Sebastian (7),protestantes. (J e L)M LLER, Georg: 26 anos, lavrador, Su a, protestante. (J e L)ROSKAMP, Joh. Heinr: 40 anos, tecel o, Oldenburg, c/ mulher Adelheid (42), filhos Herm. Heinr.(19), Anna Maria (17), Johanna Carolina (14) (foi com J. M rking p/ Curitiba), HermannRudolph (7), Heinrich Wilhelm, (7), Friedrich Carl (4), Heinrich Carl ( ) a bordo,protestantes. (J e L)SCHACK, Johann Wolfgang: 25 anos, lavrador, Schwarzburg, Rudolstadt, protestante. (J e L)SCHELLING, Alexander: 54 anos, lavrador, Su a, 25/10/1851, c/ mulher Barbara (44), filhosJacob (14) 13/05/1853, Barbara (12), Balthasar (10), Conrad (5) 27/05/1853, Jacob (14)sobrinho, protestantes.


Related search queries