Example: bankruptcy

MANUAL DE BIOSSEGURANÇA - Oswaldo Cruz Foundation

MANUAL DEBIOSSEGURAN ASecretaria da Sa de PPGImDezembro de 2001 MMMAAANNNUUUAAALLL DDDEEE BBBIIIOOOSSSSSSEEEGGGUUURRRAAANNN AAA Salvador Dezembro de 2001 Distribui o e informa es: Diretoria de Vigil ncia e Controle Sanit rio - DIVISA Av. Sete de Setembro, Vit ria, Salvador/BA CEP 40080-002 Telefone: (71) 336-5344 FAX: (71) 336-9306 E-mail: Universidade Federal da Bahia UFBA / Instituto de Ci ncias da Sa de Av Reitor Miguel Calmon S/N Campus Vale do Canela, Salvador/BA CEP 40110-902 Telefone: (71) 2458602 FAX: (71) 245-8917 : (71) 235-8099 E-mail: / FICHA CATALOGR FICA BAHIA.

Manual de Biossegurança. Salvador. 2001. ... dados epidemiológicos, estatísticos e de registro de casos obtidos de órgãos e instituições internacionais, pelos vários autores, foi feita por causa de inexistência de bibliografia ... UFBA / Especialista pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE) / Especialista em ...

Tags:

  Manual, Manuale d, Sociedade, Registro, De registro de

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of MANUAL DE BIOSSEGURANÇA - Oswaldo Cruz Foundation

1 MANUAL DEBIOSSEGURAN ASecretaria da Sa de PPGImDezembro de 2001 MMMAAANNNUUUAAALLL DDDEEE BBBIIIOOOSSSSSSEEEGGGUUURRRAAANNN AAA Salvador Dezembro de 2001 Distribui o e informa es: Diretoria de Vigil ncia e Controle Sanit rio - DIVISA Av. Sete de Setembro, Vit ria, Salvador/BA CEP 40080-002 Telefone: (71) 336-5344 FAX: (71) 336-9306 E-mail: Universidade Federal da Bahia UFBA / Instituto de Ci ncias da Sa de Av Reitor Miguel Calmon S/N Campus Vale do Canela, Salvador/BA CEP 40110-902 Telefone: (71) 2458602 FAX: (71) 245-8917 : (71) 235-8099 E-mail: / FICHA CATALOGR FICA BAHIA.

2 Secretaria da Sa de. Superintend ncia de Vigil ncia e Prote o da Sa de. Diretoria de Vigil ncia e Controle Sanit rio. BRASIL. Universidade Federal da Bahia. Instituto de Ci ncias da Sa de. MANUAL de Biosseguran a. Salvador. 2001. MANUAL de Biosseguran a ndice nnndddiiiccceee Sobre o MANUAL 5 Apresenta o 7 Esclarecimentos 8 Autores 9 Edi o, Diagrama o, Formata o e Revis o 11 Parte I - Aspectos Gerais 13 Cap tulo 1 Abreviaturas e Gloss rios Utilizados em Biosseguran a 17 Cap tulo 2 O Papel da Vigil ncia Sanit ria 39 Cap tulo 3 A Biosseguran a e sua Regulamenta o no Brasil e no Mundo 49 Parte II Unidades de Sa de 55 Cap tulo 4 A Arquitetura dos Edif cios dos Servi os de Sa de e Unidades Ambientais 61 Cap tulo 5 Estrutura.

3 Exig ncias e Crit rios para Projetos Arquitet nicos 69 Cap tulo 6 Biosseguran a em Unidades de Sa de 87 Cap tulo 7 Dispositivos de Prote o e Materiais Utilizados na sua Confec o 101 Cap tulo 8 Modelos de Formul rios e POP teis as CIBio e CIPA dos Setores e Unidades 117 Cap tulo 9 - Biosseguran a no Gerenciamento, Prepara o da Coleta e Transporte de Res duos de Sa de 123 Capitulo 10 Biosseguran a nas Atividades de Cirurgi es-Dentistas 139 Cap tulo 11 Seguran a Profissional Durante Procedimentos Cir rgicos 161 Cap tulo 12 Seguran a Alimentar no Ambiente Hospitalar 171 Parte III - Laborat rios 181 Cap tulo 13 Biosseguran a no Laborat rio de Diagn stico e de Pesquisa 187 Cap tulo 14 Primeiros-socorros e Seguran a em Ambientes de Laborat rios 241 Capitulo 15 Biosseguran a em Laborat rio de Parasitologia 275 Cap tulo 16 Biosseguran a no Trabalho de Laborat rio com HIV 287 Cap tulo 17 Modelo de

4 MANUAL para Laborat rio de Biosseguran a 293 MANUAL de Biosseguran a Parte IV Manipula o de Animais 325 Cap tulo 18 Animais de Laborat rios 329 Cap tulo 19 Animais de Modificados Geneticamente (Transg nicos) e a Legisla o do Brasil 347 Parte V Radia es 377 Cap tulo 20 Introdu o a Radia es 381 Cap tulo 21 No es de F sica Nuclear 387 Cap tulo 22 Radia es na Medicina 399 Cap tulo 23 Blindagem - Radia es e Medicina Nuclear CNEN (C lculo de Blindagem) 409 Cap tulo 24 Atualiza o Sobre Radioprote o em Medicina Nuclear 423 Parte VI Infec es Virais e Vacinas 431 Cap tulo 25 Biosseguran a no Tratamento de Infec es Virais Abordagem HIV e HTLV 435 Cap tulo 26 Doen as.

5 Procedimentos de registro e Possibilidades de Imunoprofilaxia / Vacinoterapia 441 Cap tulo 27 - Biosseguran a no Diagn stico e Tratamento de Infec es Virais Viroses Hepatotr picas / Hepatites 469 SSSooobbbrrreee ooo MMMaaannnuuuaaalll MANUAL de Biosseguran a MANUAL de Biosseguran a Sobre o MANUAL 8 AAAppprrreeessseeennntttaaa ooo Alguns dos membros da Comiss o Interna de Biosseguran a do Instituto de Ci ncias da Sa de (CIBio-ICS), tamb m docentes do Programa de P s-gradua o em Imunologia do ICS, nos dois anos de sua indica o pelo Magn fico Reitor, executaram, com apoio de outros professores, o projeto de realiza o do I curso de Biosseguran a para as reas das Ci ncias da Sa de e Biol gicas.

6 A presente publica o o resultado do material discutido e apresentado e constitui inicialmente o registro , a aplica o e amplia o dos conhecimentos b sicos e gerais em biosseguran a em nossa comunidade. Esta publica o, marca na UFBA e no Estado da Bahia, o momento evolutivo que, atrav s da inspira o e do exemplo acad mico e cient fico, servir de base para que outros educadores disseminem e amplifiquem a preocupa o contempor nea de cuidado e preserva o do mundo e que inquestionavelmente gerada atrav s da tica profissional e cidadania. A publica o deste material n o teria sido poss vel sem a generosa, desinteressada e oportuna colabora o dos v rios profissionais e pesquisadores do curso, que se transformaram em co-autores deste livro.

7 Vale ressaltar o fundamental e indispens vel apoio t cnico e financeiro da Secretaria de Sa de do Estado da Bahia e da Vigil ncia Sanit ria Estadual. E a dedica o dos docentes, assim como de todos os participantes do I Curso que, com sua curiosidade e experi ncia pr tica, tornaram poss vel a elabora o de um livro com abordagem te rica, mas tamb m com muito fundamento pr tico. MANUAL de Biosseguran a Sobre o MANUAL 9 EEEsssccclllaaarrreeeccciiimmmeeennnttto oosss Todos os autores que aceitaram participar deste projeto escreveram seus cap tulos de forma livre, sem limita o ou interfer ncia na forma e no conte do.

8 Os editores e revisores consideraram o papel respons vel, aut nomo e id neo dos autores dentro de sua experi ncia como profissionais e educadores nas reas acad mica e cient fica, bem como no crit rio e bom senso reconhecido pela comunidade cient fica. O corpo de editores sentiu-se apoiado pelo aux lio t cnico da Vigil ncia Sanit ria do Estado da Bahia que ap s leitura e an lise contribuiu tamb m com dados de suma import ncia nesta primeira edi o. Cabe tamb m salientar que, conforme foi discutido nas diversas aulas, a cita o de dados epidemiol gicos, estat sticos e de registro de casos obtidos de rg os e institui es internacionais, pelos v rios autores, foi feita por causa de inexist ncia de bibliografia nacional dispon vel nas especialidades abordadas.

9 A Bahia encontra-se num franco processo de atualiza o e amplia o dos sistemas relacionados com biosseguran a e controles sanit rios anteriormente implantados. MANUAL de Biosseguran a Sobre o MANUAL 10 AAAuuutttooorrreeesss ALFREDO ROG RIO CARNEIRO LOPES - M dico e Professor - Departamento de Cirurgia FAMED UFBA / Servi o de Nutri o Enteral e Parenteral HSI-Hospital Santa Isabel Santa Casa de Miseric rdia da Bahia. ANA CRISTINA S. C. R GO - Cirurgi -dentista T cnica da DIVISA. ANA L CIA BRUNIALTI GODARD Professora Adjunto do Departamento de Biologia Geral ICB - Universidade Federal de Minas Gerais UFMG.

10 ANDR NEY MENEZES FREIRE - M dico e Professor - Departamento de Cirurgia - FAMED UFBA / Servi o de Nutri o Enteral e Parenteral HSI-Hospital Santa Isabel - Casa de Miseric rdia da Bahia. ANTONIANA URSINE KRETTLI - Professora Titular e Pesquisadora Chefe UFMG / Laborat rio de Mal ria - CPqMM- Fiocruz - MG / Membro da Academia Brasileira de Ci ncias / Pesquisador 1A do CNPq. E-mail CARLOS BRITES - Professor e M dico do Setor de Retroviroses HUPES - UFBA. CRISTINA MARIA M. GESTEIRA - Cirurgi -dentista T cnica da DIVISA. ELAINE BORTOLETI DE ARA JO - Instituto de Pesquisas Energ ticas e Nucleares Ipen / Cnen-SP.


Related search queries