Example: air traffic controller

MANUAL PRÁTICO PARA INOVAÇÃO EM GESTÃO DOS …

MANUAL PR TICO. PARA INOVA O EM. gest O DOS RES DUOS. S LIDOS URBANOS. Michel Xocaira Paes Rodrigo Augusto Bellezoni Jose Ant nio Puppim de Oliveira Dados Internacionais de Cataloga o na Publica o (CIP). (C mara Brasileira do Livro, SP, Brasil). Paes, Michel Xocaira MANUAL pr tico para inova o em gest o dos res duos s lidos urbanos [livro eletr nico] / Michel Xocaira Paes, Rodrigo Augusto Bellezoni, Jose Ant nio Puppim de Oliveira. -- 1. ed. -- S o Paulo : FGV. EAESP, 2021. HTML. ISBN 978-65-00-24450-2. 1. Conserva o da natureza 2. Meio ambiente 3. Res duos s lidos - Manejo - Aspectos ambientais 4. Sustentabilidade ambiental I. Bellezoni, Rodrigo Augusto.

24 FIGURA 4: Modelo de Gestão Integrada. 25 FIGURA 5: Localização das cidades selecionadas como estudos de caso que serviram como base para a elaboração deste manual. 27 FIGURA 6: Eixos e caminhos possíveis para a inovação na gestão de RSU. 47 FIGURA A1: Interação entre os princípios funcionais e aspectos da gestão integrada dos RSU.

Tags:

  227 o, 195 o, Gest, Integrada, 227 o integrada

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of MANUAL PRÁTICO PARA INOVAÇÃO EM GESTÃO DOS …

1 MANUAL PR TICO. PARA INOVA O EM. gest O DOS RES DUOS. S LIDOS URBANOS. Michel Xocaira Paes Rodrigo Augusto Bellezoni Jose Ant nio Puppim de Oliveira Dados Internacionais de Cataloga o na Publica o (CIP). (C mara Brasileira do Livro, SP, Brasil). Paes, Michel Xocaira MANUAL pr tico para inova o em gest o dos res duos s lidos urbanos [livro eletr nico] / Michel Xocaira Paes, Rodrigo Augusto Bellezoni, Jose Ant nio Puppim de Oliveira. -- 1. ed. -- S o Paulo : FGV. EAESP, 2021. HTML. ISBN 978-65-00-24450-2. 1. Conserva o da natureza 2. Meio ambiente 3. Res duos s lidos - Manejo - Aspectos ambientais 4. Sustentabilidade ambiental I. Bellezoni, Rodrigo Augusto.

2 II. Oliveira, Jose Ant nio Puppim de. III. T tulo. 21-68470 ndices para cat logo sistem tico: 1. Res duos s lidos urbanos : Problemas ambientais : Administra o p blica Aline Graziele Benitez - Bibliotec ria - CRB-1/3129. MANUAL PR TICO. PARA INOVA O EM. gest O DOS RES DUOS. S LIDOS URBANOS. 2021. AUTORES: Michel Xocaira Paes Rodrigo Augusto Bellezoni Jose Ant nio Puppim de Oliveira REALIZA O: Centro de Estudos de Infraestrutura & Solu es Ambientais (FGV/CEISA). Funda o Get lio Vargas (FGV) /Escola de Administra o de Empresas de S o Paulo (EAESP). APOIO: Funda o de Amparo Pesquisa do Estado de S o Paulo (FAPESP). E-MAILS: Realiza o: Apoio: MANUAL PR TICO PARA INOVA O EM gest O DOS RES DUOS S LIDOS URBANOS | 2021.

3 SUM RIO. 6 NDICE DE TABELAS. 7 NDICE DE FIGURAS. 9 LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS. 10 Apresenta o 12 1. A Problem tica e os Desafios dos Res duos S lidos Urbanos (RSU). 15 2. Conceitos para o Diagnostico e Planejamento da gest o dos RSU. 15 Defini es e responsabilidades 15 Impactos Socioambientais e Econ micos 17 Fatores de Influ ncia no Gerenciamento dos RSU. 17 Etapas de Gerenciamento e a Hierarquia na gest o dos RSU. 19 Tecnologias de Tratamento e Destina o Final de RSU. 21 Alternativas de gest o e Economia Circular 23 3. A Busca por Ferramentas e Boas Pr ticas na gest o de RSU. 26 4. Caminhos para Inova o da gest o dos RSU. 27 Capacidade Local e Colabora o dos N veis Governamentais 4.

4 SUM RIO. 30 Educa o Ambiental e Participa o Social 32 Identifica o e Participa o dos Atores e Condutores 33 Foco na Preven o e Economia Circular 34 Tecnologias para as Realidades Locais 37 5. Indicadores para o monitoramento e avalia o da gest o dos RSU. 39 6. Considera es Finais AP NDICES. 45 Ap ndice A. Ferramentas de An lise da gest o integrada dos Res duos S lidos Urbanos 48 Ap ndice B. Indicadores Geogr ficos, Socioecon micos e Ambientais dos Munic pios 49 Ap ndice C. Modalidades e Sistemas de Gerenciamento dos Res duos S lidos Urbanos (SGRSU). 62 Ap ndice D. Composi o dos RSU das Localidades 65 Ap ndice E. Dimens es da gest o dos RSU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustent vel (ODS).

5 MANUAL PR TICO PARA INOVA O EM gest O DOS RES DUOS S LIDOS URBANOS | 2021 5. MANUAL PR TICO PARA INOVA O EM gest O DOS RES DUOS S LIDOS URBANOS | 2021. NDICE DE TABELAS. 13 TABELA 1: Quantidade de RSU gerados, tratados e destinados nos anos de 2008 e 2018. 16 TABELA 2: Matriz de responsabilidades sobre o gerenciamento dos res duos s lidos. 38 TABELA 3: Indicadores econ micos, ambientais e operacionais dos seis munic pios estudados. 48 TABELA B1: Indicadores geogr ficos, socioecon micos e ambientais dos munic pios integrantes deste MANUAL . 61 TABELA C1: Modalidades de gest o em cada uma das etapas dos SGRSU e parcerias com diferentes n veis governamentais.

6 62 TABELA D1: Quantidade de RSU Gerados e Gerenciados pelo Munic pio de Ibertioga (MG) no ano de 2019. 62 TABELA D2: Quantidade de RSU Gerados e Gerenciados pelo Munic pio de Rio Branco (AC) em 2018. 63 TABELA D3: Quantidade de RSU Gerados e Gerenciados pelo Munic pio de Harmonia (RS) em 2019. 63 TABELA D4: Quantidade de RSU Gerados e Gerenciados pelo Munic pio de Palmeiras de Goi s (GO) nos anos de 2016 e 2019. 64 TABELA D5: Quantidade de RSU Gerados e Gerenciados pelo Munic pio de Carauari (AM) no ano de 2017. 64 TABELA D6: Composi o dos Res duos Domiciliares (RDO) e dos Res duos da Limpeza P blica (RLP), da cidade de S o Paulo (SP), para o ano de 2019.

7 65 TABELA E1: Intera o entre as dimens es da gest o dos RSU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustent vel (ODS). 6. NDICE DE FIGURAS. 11 FIGURA 1: Caminhos para o uso deste MANUAL Pr tico para Inova o na gest o dos RSU. 14 FIGURA 2: N mero de Munic pios com Aterros Sanit rios, Controlados e Lix es (A) e Munic pios com Coleta Seletiva (B). 18 FIGURA 3: A es de preven o e gest o de RSU no contexto do ciclo de vida. 24 FIGURA 4: Modelo de gest o integrada . 25 FIGURA 5: Localiza o das cidades selecionadas como estudos de caso que serviram como base para a elabora o deste MANUAL . 27 FIGURA 6: Eixos e caminhos poss veis para a inova o na gest o de RSU.

8 47 FIGURA A1: Intera o entre os princ pios funcionais e aspectos da gest o integrada dos RSU. 49 FIGURA C1: Sistema de gest o dos RSU do munic pio de Ibertioga (MG). em 2019. 50 FIGURA C2: Unidade de Triagem, Compostagem e Aterro de Pequeno Porte (A);. P tio de Compostagem (B); Triagem e Armazenamento dos RSU (C); Capacita o do Instituto Gesois e Munic pios de MG (D) no Munic pio de Ibertioga (MG). 51 FIGURA C3: Sistema de gest o dos RSU no munic pio de Rio Branco (AC). no ano de 2018. 52 FIGURA C4: Horta (A), Compostagem (B) e Locais de Entrega Volunt ria (C) em Escolas Municipais; Ponto de Entrega Volunt ria (D) e Unidade de Compostagem da UTRE (E) no Munic pio de Rio Branco (AC).

9 53 FIGURA C5: Sistema de gest o dos RSU no munic pio de Harmonia (RS). em 2019. MANUAL PR TICO PARA INOVA O EM gest O DOS RES DUOS S LIDOS URBANOS | 2021 7. MANUAL PR TICO PARA INOVA O EM gest O DOS RES DUOS S LIDOS URBANOS | 2021. NDICE DE FIGURAS. 54 FIGURA C6: Horta (A) e Compostagem (B) em Escola Municipal; Compostagem em Resid ncia (C) e Propriedade Rural (D) no Munic pio de Harmonia (RS). 55 FIGURA C7: Sistema de gest o dos RSU no munic pio de Palmeiras de Goi s, nos anos de 2016 (A) e 2019 (B). 56 FIGURA C8: Unidade de Triagem (A); Ponto de Entrega Volunt ria (B) e implementa o de geomembrana em nova c lula do Aterro Sanit rio de Palmeiras de Goi s (C).

10 57 FIGURA C9: gest o de Res duos no munic pio de Carauari (AM) e envio dos materiais recicl veis para Manaus (AM), no ano de 2017. 58 FIGURA C10: Casas flutuantes (A); rea urbana de Carauari (B); manejo do pirarucu (C);. manejo e conserva o das tartarugas (D); res duos urbanos encontrados na floresta (E);. agroindustrial no n cleo de conserva o e apoio ao empreendedorismo sustent vel na Reserva de Desenvolvimento Sustent vel do Uacari (F) no Munic pio de Carauari (AM). 59 FIGURA C11: Sistema de gest o dos RSU no munic pio de S o Paulo para o ano de 2019. 60 FIGURA C12: Central Mecanizada de Triagem Maria Carolina de Jesus (A); Unidade de Triagem da Cooperativa Rainha da Reciclagem (B); P tio de Compostagem da Lapa (C); Aterro Sanit rio Central de Tratamento Leste (D) no Munic pio de S o Paulo (SP).


Related search queries