Example: stock market

O Processo de Trabalho e seus componentes

O Processo de Trabalho e seus componentes Hor cio Pereira de Faria Marcos A. Furquim Werneck Max Andr dos Santos Paulo FleuryTeixeira Processo de Trabalho O modo como desenvolvemos nossas atividades profissionais, o modo como realizamos o nosso Trabalho , qualquer que seja, chamado de Processo de Trabalho . Dito de outra forma, pode-se dizer que o Trabalho , em geral, o conjunto de procedimentos pelos quais os homens atuam, por interm dio dos meios de produ o, sobre algum objeto para, transformando-o, obterem determinado produto que pretensamente tenha alguma utilidade. A reflex o cr tica e cont nua sobre o Processo de Trabalho e sua transforma o uma caracter stica marcante da humanidade e constitui uma parte central do Processo de desenvolvimento humano.

O conceito e o esquema geral dos processos de trabalho são oriundos da economia e ganharam utilidade especial na análise de processos de trabalho específicos na ergonomia e saúde do trabalhador, na engenharia de produção e na administração. Vamos, a partir de agora, abordar, de forma um pouco mais detalhada, cada componente

Tags:

  Uses, Processo, Trabalho, Noncompetes, Processo de trabalho e seus componentes

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of O Processo de Trabalho e seus componentes

1 O Processo de Trabalho e seus componentes Hor cio Pereira de Faria Marcos A. Furquim Werneck Max Andr dos Santos Paulo FleuryTeixeira Processo de Trabalho O modo como desenvolvemos nossas atividades profissionais, o modo como realizamos o nosso Trabalho , qualquer que seja, chamado de Processo de Trabalho . Dito de outra forma, pode-se dizer que o Trabalho , em geral, o conjunto de procedimentos pelos quais os homens atuam, por interm dio dos meios de produ o, sobre algum objeto para, transformando-o, obterem determinado produto que pretensamente tenha alguma utilidade. A reflex o cr tica e cont nua sobre o Processo de Trabalho e sua transforma o uma caracter stica marcante da humanidade e constitui uma parte central do Processo de desenvolvimento humano.

2 O grau de dificuldade dessa reflex o aumenta com a complexidade e com a indetermina o dos processos de Trabalho . Quanto mais complexo o Processo de Trabalho e quanto menos sistematizado ele for, mais dif cil ser refletir sobre ele. Essas s o caracter sticas muito presentes na ABS e no PSF. Por isso, fundamental que os profissionais a inseridos desenvolvam habilidades para a aplica o de instrumentos que possibilitem a reflex o cr tica e a transforma o do seu Processo de Trabalho . Em um Processo de Trabalho , as finalidades ou objetivos s o proje es de resultados que visam a satisfazer necessidades e expectativas dos homens, conforme sua organiza o social, em dado momento hist rico.

3 Os objetos a serem transformados podem ser mat rias-primas ou materiais j previamente elaborados ou, ainda, certos estados ou condi es pessoais ou sociais. Exemplos: Transformar o min rio de ferro e o carv o em a o; transformar a madeira em uma mesa; transformar um corpo/pessoa doente em um corpo/pessoa mais saud vel; mudar o comportamento de uma pessoa a respeito de sua sa de; mudar o comportamento de uma comunidade a respeito do meio ambiente. Os meios de produ o ou instrumentos de Trabalho podem ser m quinas, ferramentas ou equipamentos em geral, mas tamb m, em uma vis o mais ampla, podem incluir conhecimentos e habilidades. Os homens s o os agentes de todos os processos de Trabalho em que se realiza a transforma o de objetos ou condi es para se atingir fins previamente estabelecidos.

4 O conceito e o esquema geral dos processos de Trabalho s o oriundos da economia e ganharam utilidade especial na an lise de processos de Trabalho espec ficos na ergonomia e sa de do trabalhador, na engenharia de produ o e na administra o. Vamos, a partir de agora, abordar, de forma um pouco mais detalhada, cada componente do Processo de Trabalho . componentes do Processo de Trabalho Objetivos ou finalidades Todo Processo de Trabalho realizado para se atingir alguma(s) finalidade(s) determinada(s) previamente. Pode-se dizer, portanto, que a finalidade rege todo o Processo de Trabalho e em fun o dessa finalidade que se estabelecem os crit rios ou par metros de realiza o do Processo de Trabalho .

5 O objetivo do Processo de Trabalho a produ o de um dado objeto ou condi o que determina o produto espec fico de cada Processo de Trabalho . Com esse produto, por sua vez, pretende-se responder a alguma necessidade ou expectativa humanas, as quais s o determinadas ou condicionadas pelo desenvolvimento hist rico das sociedades. Deve-se destacar que, como todo Processo de Trabalho regido pelos fins estabelecidos, a escolha e o estabelecimento desses fins ou objetivos s o uma atividade de crucial import ncia. a que se localizam, mesmo que n o explicitamente, as grandes quest es sociais e de poder na determina o dos processos de Trabalho . Atualmente, em nossa sociedade, em quase todas as institui es, a defini o das finalidades est quase completamente alienada, fora do poder de decis o dos trabalhadores que realizam as atividades produtivas diretas.

6 Quem define as finalidades s o, geralmente, grupos restritos que realizam as atividades produtivas diretas. Quem define as finalidades s o, geralmente, grupos restritos que ocupam os n veis mais elevados da hierarquia institucional. Talvez, por isso, seja comum o fato das an lises dos processos de Trabalho omitirem esse componente o objetivo em seus esquemas anal ticos, tratando-o como um dado externo ao pr prio Trabalho . Essa , em nosso entendimento, uma vis o equivocada e viciada, que pressup e a impossibilidade de os trabalhadores deliberarem sobre o conjunto da produ o social. Meios e condi es Todo Processo de Trabalho desenvolvido com o uso de meios espec ficos para cada condi o particular.

7 Os meios e condi es de Trabalho se combinam na realiza o do Trabalho , por meio da atividade produtiva. Eles abrangem um espectro muito amplo: As ferramentas e estruturas f sicas para o Trabalho , como m quinas, equipamentos, instrumentos, edifica es e o ambiente, que permitem que o Trabalho se realize; os conhecimentos, sistematizados ou n o, e as habilidades utilizadas no Processo de Trabalho , comumente chamados de meios intang veis (ou tecnologias leveduras e leves, na terminologia cunhada por Merhy (2002) para a an lise dos processos de Trabalho em sa de); por fim, podemos considerar, tamb m, as pr prias estruturas sociais, que s o determinantes, por exemplo, para as rela es de poder no Trabalho e para a remunera o dos diversos tipos de Trabalho .

8 Objeto Todo Processo de Trabalho se realiza em algum objeto, sobre o qual se exerce a o transformadora, com o uso de meios e em condi es determinadas. Elementos f sicos e biol gicos ou mesmo elementos simb licos, assim como subjetividades ou complexos sociais, podem ser objetos nos diversos processos de Trabalho . Observa o O uso do termo objeto na an lise t cnica de processos de Trabalho , algumas vezes, feito no sentido do fim ou da meta do Processo . Aqui utilizamos o termo objetivo nesse sentido e reservamos ao termo objeto o significado de mat ria, condi o ou estado sobre o qual se exerce a atividade produtiva (a o) no sentido de sua transforma o.

9 Agente ou sujeito Todo Processo de Trabalho tem um sujeito ou conjunto de sujeitos que executa as a es, estabelece os objetivos e as rela es de adequa o dos meios e condi es para a transforma o dos objetos. Deve-se considerar o agente do Trabalho na complexidade de sua exist ncia real. Nos processos de Trabalho em geral, muitas vezes a atividade realizada por apenas um indiv duo, embora raramente isso ocorra em todo o Processo de Trabalho . Trata-se, ent o, de um sujeito individual exercendo uma atividade ou um conjunto dado de atividades. Frequentemente, no entanto, encontramos, nos processos de Trabalho , atividades coletivas, conjuntas ou complementares de v rios indiv duos.

10 Nesse caso falamos, normalmente, em Trabalho de grupo ou de equipe. A maior parte dos processos de Trabalho , individuais ou de equipe, realiza-se dentro de organiza es sociais ou institui es especialmente constitu das para um determinado fim. Al m disso, deve-se considerar, ainda, que todos esses sujeitos s o formados e desenvolvem suas atividades em uma sociedade determinada. Assim, os objetivos, bem como os procedimentos anal ticos e operacionais de adequa o de meios, condi es e fins, s o estabelecidos e realizados em todos esses n veis (social, institucional, de equipe ou grupo e individual). Portanto, dependendo da perspectiva de an lise, o agente do Trabalho pode e deve ser visto como um indiv duo, um grupo ou equipe, uma institui o ou uma sociedade.


Related search queries