Example: marketing

OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO (OVACE)

OBSTRU O DE VIAS A REAS. POR CORPO ESTRANHO . (OVACE). CREDENCIAIS DOS AUTORES. ORGANIZADORES. S nia Maria Josino dos Santos: Docente do Departamento de Enfermagem Clinica do Centro de Ci ncias da Sa de da Universidade Federal da Para ba. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Cear . UFC. Mestre em Enfermagem Sa de P blica pela UFPB. Especialista em Urg ncia e Emerg ncia pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Gra as FENSG /UPE. Deborah Helena Batista Leite: Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Para ba. Monitora no projeto de extens o: Forma o de Multiplicadores de A es nos primeiros socorros para Capacita o de Professores da Educa o B sica, aluna integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Sa de da Pessoa em Condi es Cr ticas.

REFERÊNCIAS SOUSA, Lucila Medeiros Minichello de. Primeiros Socorros-Condutas Técnicas.São Paulo: Editora Saraiva, 2018. FERREIRA, Maria das Graças Nogueira. et al. O leigo em Primeiros Socorros uma revisão integrativa.

Tags:

  Socorro, Primeiro, Primeiros socorros

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO (OVACE)

1 OBSTRU O DE VIAS A REAS. POR CORPO ESTRANHO . (OVACE). CREDENCIAIS DOS AUTORES. ORGANIZADORES. S nia Maria Josino dos Santos: Docente do Departamento de Enfermagem Clinica do Centro de Ci ncias da Sa de da Universidade Federal da Para ba. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Cear . UFC. Mestre em Enfermagem Sa de P blica pela UFPB. Especialista em Urg ncia e Emerg ncia pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Gra as FENSG /UPE. Deborah Helena Batista Leite: Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Para ba. Monitora no projeto de extens o: Forma o de Multiplicadores de A es nos primeiros socorros para Capacita o de Professores da Educa o B sica, aluna integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Sa de da Pessoa em Condi es Cr ticas.

2 Fabr cia Alves Pereira Sette Pinheiro: Graduanda Em enfermagem pela Universidade Federal da Para ba. Monitora no projeto de extens o: Forma o de Multiplicadores de A es nos primeiros socorros para Capacita o de Professores da Educa o B sica, aluna integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Forense, vinculado ao programa de p s gradua o em enfermagem da universidade Federal da Para ba GEPEFO/PPGENF -UFPB. CARTILHA VINCULADA AO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM SA DE DA PESSOA EM CONDI ES CR TICAS E. AO PROJETO DE EXTENS O FORMA O DE MULTIPLICADORES DE primeiros socorros UFPB. 02. AUTORES. ANA CAROLINA LIMA DO NASCIMENTO. DEBORAH HELENA BATISTA LEITE. EMMILY FERREIRA DE FARIAS. FABR CIA ALVES PEREIRA.

3 S NIA MARIA JOSINO DOS SANTOS. AURILENE JOSEFA CARTAXO GOMES DE ARRUDA. MARINA JOSINO DA SILVA SOUZA. TAHUAN SHELDON RAMOS SANTOS. 02. CARO LEITOR, Esta cartilha foi elaborada com o objetivo de orient -lo quanto os cuidados de primeiros socorros relacionados a obstru o de vias a reas por CORPO ESTRANHO (OVACE). Neste volume, voc encontrar informa es e condutas b sicas que devem ser seguidas por voc , familiares e comunidade, at que chegue o servi o de emerg ncia. Ademais, o conte do aqui apresentado lhe orientar quanto ao mecanismo do engasgo; suas potenciais causas;. classifica o e o que poss vel ser feito nestas situa es, entre outros t picos importantes. Aprenda primeiros socorros e ajude a salvar vidas.

4 02. O QUE VOC PRECISA. SABER SOBRE. primeiros socorros . EM CASOS OBSTRU O DE. VIAS A REAS POR CORPO . ESTRANHO ? Defini o e mecanismo do engasgo Como reconhecer uma OVACE. Tipos de OVACE. primeiros socorros em caso de OVACE. DEFINI O E MECANISMO. DO ENGASGO. Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote. Para melhor compreens o, compara-se a epiglote como uma porta que se mant m aberta para que o ar chegue aos pulm es. DEFINI O E MECANISMO. DO ENGASGO. Quando engolimos algo s lido ou l quido, a epiglote se fecha para que o alimento escorregue direto e n o v parar nos pulm es Defini o e mecanismo do engasgo MECANISMO DO ENGASGO: O QUE ACONTECE QUANDO. ENGASGAMOS? Se comermos muito r pido, por exemplo, a epiglote pode falhar.

5 O alimento desvia para a laringe, bloqueando a passagem de ar para os pulm es. Como reflexo do CORPO , existe uma tentativa de desobstru o pelo pr prio CORPO , sendo liberado um jato de ar ocasionando o engasgo. COMO RECONHECER UMA OBSTRU O. DE VIAS A REAS POR CORPO . ESTRANHO . In cio s bito de desconforto respirat rio;. Tosse;. Restri o na fala;. Respira o ruidosa (estridor);. Chiado;. Palidez. QUAIS TIPOS DE OBSTRU O. PODEMOS ENCONTRAR? OBSTRU O PARCIAL OU LEVE: ainda h passagem de ar pela epiglote paciente apresenta tosse com pequeno desconforto respirat rio;. consegue falar e pedir ajuda. QUAIS TIPOS DE OBSTRU O. PODEMOS ENCONTRAR? OBSTRU O TOTAL OU GRAVE: paciente n o consegue mais tossir nem falar.

6 Aumento na dificuldade respirat ria, podendo evoluir para uma parada cardiorrespirat ria rapidamente;. presen a do sinal universal do engasgo (levar as m os ao pesco o). primeiros socorros NO. OVACE/ ENGASGO. ENGASGO PARCIAL: 1. Tente acalmar a pessoa que est engasgando;. 2. Incentive e pe a para ela tossir cada vez mais forte;. 3. Avalie se ela expeliu o objeto/ alimento;. 4. Caso n o, ela ir evoluir para um engasgo total, nessa hora voc dever intervir. primeiros socorros NO. OVACE/ ENGASGO. ENGASGO TOTAL: (Em adultos e crian as maiores de 2 anos): 1. Ligar imediatamente para o SAMU (192). 2. Realizar a manobra de desengasgo (Heimlich): PASSO A PASSO DA MANOBRA. Fique por tr s da v tima, coloque uma m o fechada um pouco acima da cicatriz umbilical, com a outra m o aberta, coloque por cima da fechada, realize compress es para dentro e para cima.

7 Repita esse movimento at a vitima expelir o objeto ou ficar desacordada primeiros socorros NO. OVACE/ ENGASGO. ENGASGO TOTAL: (Em casos de Beb s e crian as menores de 2 anos). 1. Ligar imediatamente para o SAMU (192). 2. Com o beb apoiado em seu bra o inclinado levemente para baixo, d . 5 tapas no meio das costas do beb (por entre as esc pulas), em seguida, vire o beb para sua frente e realize 5 compress es tor cicas entre os peitos do beb com aux lio de seus dois dedos. ATEN O. OBSERVE A IMAGEM ILUSTRATIVA DA. MANOBRA AO LADO: 11. primeiros socorros NO. OVACE/ ENGASGO. Engasgo em situa o que ocorre a perda de consci ncia: 1. Ligar imediatamente para o SAMU (192);. 2. Checar se a pessoa responde a algum est mulo.

8 3. Checar a respira o (ausente ou presente);. 4. Se respira o ausente, considerar Parada Cardiorrespirat ria (PCR) e iniciar RCP (ressuscita o cardiopulmonar). REFER NCIAS. SOUSA, Lucila Medeiros Minichello de. primeiros socorros -Condutas T cnicas. S o Paulo: Editora Saraiva, 2018. FERREIRA, Maria das Gra as Nogueira. et al. O leigo em primeiros socorros uma revis o integrativa. Revista de Ci ncias da Sa de Nova Esperan a, , , 2017. KAREN, Keith J. et al. primeiros socorros para estudantes. S o Paulo: Manole, 2014. NAEMT - National Association of Emergency Medical Technicians. Atendimento Pr -hospitalar ao Traumatizado - PHTLS. Porto Alegre: Grupo a, 2018. SILVA, Maria Beatriz Silveira Schmitt et al.

9 Urg ncia e emerg ncia: m dulo 3: emerg ncias pedi tricas. Projeto Itiner rios do Saber Observat rio do Cuidado. Blumenau, 2018.


Related search queries