Example: tourism industry

POP - PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO: UM …

TATIANA BENVENUTO MEDEIROS POP - PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADR O: UM EXEMPLO PR TICO Assis Ano 2010 Av. Get lio Vargas, 1200 Vila Nova Santana Assis SP 19807-634 Fone/Fax: (0XX18) 3302 1055 homepage: TATIANA BENVENUTO MEDEIROS POP- PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADR O: UM EXEMPLO PRATICO Trabalho de Conclus o de curso apresentado ao Curso de Administra o do Instiruto Municipal de Ensino Superior de Assis IMESA e a Funda o Educacional do Munic pio de Assis FEMA como requisito parcial obten o do Certificado de Conclus o. Orientada: Tatiana Benvenuto Medeiros Orientador: Jairo da Silva Assis Ano 2010 Av. Get lio Vargas, 1200 Vila Nova Santana Assis SP 19807-634 Fone/Fax: (0XX18) 3302 1055 homepage: FICHA CATALOGR FICA MEDEIROS, TATIANA POP PROCEDIMENTO OPERACIONAL Padr o / Tatiana Benvenuto Medeiros.

e operação) e função gerencial (direção, gerenciamento e assessoramento). A organização tem mais problemas com as funções operacionais. Em um setor de produção com troca de turnos é onde ocorre mais problemas, cada pessoa opera de um jeito um equipamento causando assim danificações, os operários costumam

Tags:

  Gerencial

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of POP - PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO: UM …

1 TATIANA BENVENUTO MEDEIROS POP - PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADR O: UM EXEMPLO PR TICO Assis Ano 2010 Av. Get lio Vargas, 1200 Vila Nova Santana Assis SP 19807-634 Fone/Fax: (0XX18) 3302 1055 homepage: TATIANA BENVENUTO MEDEIROS POP- PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADR O: UM EXEMPLO PRATICO Trabalho de Conclus o de curso apresentado ao Curso de Administra o do Instiruto Municipal de Ensino Superior de Assis IMESA e a Funda o Educacional do Munic pio de Assis FEMA como requisito parcial obten o do Certificado de Conclus o. Orientada: Tatiana Benvenuto Medeiros Orientador: Jairo da Silva Assis Ano 2010 Av. Get lio Vargas, 1200 Vila Nova Santana Assis SP 19807-634 Fone/Fax: (0XX18) 3302 1055 homepage: FICHA CATALOGR FICA MEDEIROS, TATIANA POP PROCEDIMENTO OPERACIONAL Padr o / Tatiana Benvenuto Medeiros.

2 Funda o Educacional do Municipio de Assis FEMA - Assis, 2010 56p. Orientador: Jairo da Silva Trabalho de Conclus o de Curso Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis 1. Palavra-Chave Padr o. 2. Palavra-Chave Qualidade. CDD:658 Biblioteca da FEMA DEDICAT RIA Dedico este trabalho a minha filha Giovanna, pelo per odo em que estive ausente desenvolvendo esta pesquisa. Aos meus pais e irm os por terem me dado apoio. AGRADECIMENTOS Ao professor, Jairo da Silva, pela orienta o e pelo constante estimulo transmitido durante o trabalho. Aos amigos, e a todos que colaboraram direta ou indiretamente, na execu o deste trabalho. Aos Familiares, minha filha, meu pai, minha m e, minhas irm s e meu irm o que tanto amo.

3 RESUMO Este trabalho apresenta um estudo do POP- PROCEDIMENTO OPERACIONAL Padr o, e para demonstrar sua aplica o usou-se a empresa Unimaq M quinas Agr colas concession ria John Deere. Para compreens o da import ncia desse processo e destacar a contribui o para a organiza o empresarial se fez necess rio realizar uma breve descri o do hist rico da John Deere e Unimaq. Por se tratar de uma mudan a na rotina do trabalho e envolver as diversas atividades desenvolvidas foi pesquisado os principais conceitos que envolvem este assunto. Para o entendimento da utiliza o do POP foi escolhido o setor de recursos humanos, para demonstrar um caso pr tico em detalhes e dos procedimentos de algumas tarefas. Palavras Chave: Padr o, Qualidade, PROCEDIMENTO ABSTRACT This work is a study of POP-Standard Operating Procedure, and to demonstrate its application the company used to Unimaq Farm Machinery John Deere dealer.

4 To understand the importance of this process and highlight the contribution to the business organization was necessary to perform a brief history of John Deere and Unimaq. Because it is a change in routine work and involved many different activities was investigated key concepts surrounding this issue. To understand the use of POPs was chosen as the human resources sector, to demonstrate a practical case in detail and procedures for some tasks. Keywords: Standard, Quality, Procedure LISTA DE ILUSTRA ES Figura 1 - A estrutura Organizacional da Figura 2 - Unimaq Assis ..28 Figura 3 Unimaq Ourinhos ..29 Figura 4 Unimaq Avar ..29 Figura 5 Regi o de Atua o ..30 LISTA DE TABELAS Tabela 1 Modelo do formul rio do PROCEDIMENTO OPERACIONAL padr o ..33 Tabela 2 Formul rio preenchido do PROCEDIMENTO OPERACIONAL padr Tabela 3 Est gios da Maturidade SUM RIO INTRODU O.

5 12 CAP TULO l CONCEITOS DO POP PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADR O .. 13 Procedimentos .. 13 Fluxograma .. 14 Operacionalidade .. 15 Gest o pela Qualidade .. 16 Padr o .. 18 Vantagens e Desvantagens para a Empresa .. 19 Vantagens para o Executante .. 20 Vantagens para o Supervisor .. 20 CAP TULO lI JOHN DEERE .. 21 John Deere .. 21 Hist ria da John Deere no Brasil .. 22 Produtos .. 23 23 Plantadeiras .. 24 Colheitadeiras .. 24 Colhedora de Cana .. 25 Avalia o de excel ncia da John Deere .. 25 CAP TULO llI DESCRI O DA EMPRESA PESQUISADA:UNIMAQ . 26 Representatividade dentro das concession rias John Deere .. 26 Estrutura Organizacional .. 26 Produtos e Servi os .. 28 Raio de atua o da Empresa .. 28 CAP TULO IV IMPLANTA O DO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADR O .. 31 Fase Inicial .. 31 Descri o do formul rio .. 32 M todo 5W1H .. 34 Est gios de Maturidade na Padroniza o.

6 43 Est gio de Desconhecimento .. 44 Est gio do Conhecimento .. 45 Est gio da Compet ncia .. 45 Est gio da Excel ncia .. 45 CONSIDERA ES FINAIS .. 46 REFER NCIAS .. 48 Anexo l .. 49 Anexo ll .. 51 Anexo lll .. 53 12 INTRODU O O POP- PROCEDIMENTO OPERACIONAL Padr o um documento onde se coloca a tarefa repetitiva do colaborador, na maneira e sequ ncia que deve ser executada, nele contem: tarefa, executante, objetivo da tarefa, materiais necess rios, processos, cuidados especiais, resultados esperados, a es corretivas e aprova o. essencial para uma organiza o a padroniza o das tarefas, uma ferramenta que busca minimizar os erros na rotina de trabalho e faz com que cada colaborador tenha condi es de executar sua tarefa sozinho e com qualidade.

7 Em uma organiza o existem v rios tipos de problemas, alguns deles provenientes do desvio de padr o, esses que dever o ser eliminados o mais r pido poss vel. Sabemos que na organiza o temos v rios departamentos que s o interligados e quando houver erro em um departamento poder afetar todos os outros prejudicando assim toda a organiza o. Quando existe a troca de colaborador ou at mesmo a substitui o nos casos de cursos ou f rias o POP facilita o aprendizado e a realiza o das tarefas, facilita tamb m o trabalho de auditores e at mesmo coordenadores na verifica o das tarefas de seus subordinados. Existem algumas vantagens com o POP: Seguran a no trabalho; seu envolvimento e participa o na elabora o do seu m todo de trabalho; diminui o nos problemas na rotina do dia-a-dia; execu o na rotina di ria sem que haja ordens de seu superior; redu o de retrabalho; aumento de confian a em sua forma de trabalhar; trabalho mais perfeito sem muito esfor o.

8 Com uma forma pr tica de padronizar as tarefas dos colaboradores e fazendo com que n o haja retrabalho e perda de tempo ser apresentada para os administradores esse PROCEDIMENTO no setor administrativo e OPERACIONAL . Propomos, com este projeto de TCC, aplicar o PROCEDIMENTO POP, selecionando uma atividade. Posteriormente verificar e avaliar os resultados considerando as dificuldades de implanta o. 13 CAP TULO l CONCEITOS DO POP PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADR O Para entendermos a import ncia do POP, precisamos conhecer o conceito e os elementos que o comp em, sendo assim desdobramos e explicaremos separadamente o que PROCEDIMENTO , OPERACIONAL e Padr o. Procedimentos Os procedimentos s o passos ou etapas que devem ser seguidos para a execu o de uma tarefa ou plano, com detalhamento das diversas atividades que devem ser cumpridas em uma tarefa e assim alcan ar o objetivo preestabelecido.

9 Geralmente os procedimentos devem ser colocados a disposi o dos executores e pelo fato de serem detalhados, permitem dar uma vis o mais abrangente o que pode proporcionar maior conhecimento de todos os elementos que ir o formar a opera o. Os procedimentos s o espec ficos diferentemente das pol ticas, e procura evitar confus o no meio da coordena o, dire o e opera es de uma organiza o. O PROCEDIMENTO um guia de como fazer, por isso ele ajuda a organiza o a dirigir suas atividades para que chegue a seus objetivos diminuindo o tempo e evitando custos de verifica es. Al m do que os subordinados podem tomar as decis es dentro dos limites colocados pela Administra o. Como exemplo de procedimentos, na contrata o de um colaborador temos as seguintes fases: 1. Entrevista com o solicitante da vaga; 2. Entrevista Psicol gica; 3. Solicita o dos exames admissionais; 4.

10 Marca o da Integra o e entrega dos documentos; 5. Enviar os documentos para escrit rio de contabilidade juntamente com os exames; 14 6. Ap s cumprir essas fases o colaborador poder iniciar suas atividades na empresa. Em uma organiza o temos v rios tipos de procedimentos, que s o divididos por setores e tarefas, nos recursos humanos temos procedimentos para contrata o, demiss o, f rias, folha de pagamento e outros. Fluxograma Geralmente os procedimentos s o transformados em rotinas e podem ser expressos na forma de fluxogramas que s o gr ficos que indicam a seq ncia de uma rotina. H v rios tipos de fluxograma: Fluxograma Vertical: ele indica a sequ ncia das rotinas e das tarefas em linha atrav s de s mbolos, ele utilizado nas rotinas de trabalho de um setor qualquer, este fluxograma tem maior utilidade em trabalhos de levantamento.


Related search queries