Example: air traffic controller

S I - inmetro.gov.br

S ITradu o da publica o do BIPM Resumo do Sistema internacional de Unidades - SIA metrologia a ci ncia da medi o, abrangendo todas as medi es realizadas num n vel conhecido de incerteza, em qualquer dom nio da atividade prot tipo internacional do quilograma, К, o nico padr o materializado, ainda em uso, para definir uma unidade de base do Bureau internacional de Pesos e Medidas, o BIPM, foi criado pelo artigo 1o da Conven o do Metro, no dia 20 de maio de 1875, com a responsabilidade de estabelecer os fundamentos de um sistema de medi es, nico e coerente, com abrang ncia mundial. O sistema m trico decimal, que teve origem na poca da Revolu o Francesa, tinha por base o metro e o quilograma.

S I Tradução da publicação do BIPM Resumo do Sistema Internacional de Unidades - SI A metrologia é a ciência da medição, abrangendo …

Tags:

  Sistemas, Internacional, Unaided, Sistema internacional de unidades si

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of S I - inmetro.gov.br

1 S ITradu o da publica o do BIPM Resumo do Sistema internacional de Unidades - SIA metrologia a ci ncia da medi o, abrangendo todas as medi es realizadas num n vel conhecido de incerteza, em qualquer dom nio da atividade prot tipo internacional do quilograma, К, o nico padr o materializado, ainda em uso, para definir uma unidade de base do Bureau internacional de Pesos e Medidas, o BIPM, foi criado pelo artigo 1o da Conven o do Metro, no dia 20 de maio de 1875, com a responsabilidade de estabelecer os fundamentos de um sistema de medi es, nico e coerente, com abrang ncia mundial. O sistema m trico decimal, que teve origem na poca da Revolu o Francesa, tinha por base o metro e o quilograma.

2 Pelos termos da Conven o do Metro, assinada em 1875, os novos prot tipos internacionais do metro e do quilograma foram fabricados e formalmente adotados pela primeira Confer ncia Geral de Pesos e Medidas (CGPM), em 1889. Este sistema evoluiu ao longo do tempo e inclui, atualmente, sete unidades de base. Em 1960, a 11a CGPM decidiu que este sistema deveria ser chamado de Sistema internacional de Unidades, SI (Syst me international d unit s, SI). O SI n o est tico, mas evolui de modo a acompanhar as crescentes exig ncias mundiais demandadas pelas medi es, em todos os n veis de precis o, em todos os campos da ci ncia, da tecnologia e das atividades humanas.

3 Este documento um resumo da publica o do SI, uma publica o oficial do BIPM que uma declara o do status corrente do sete unidades de base do SI, listadas na tabela 1, fornecem as refer ncias que permitem definir todas as unidades de medida do Sistema internacional . Com o progresso da ci ncia e com o aprimoramento dos m todos de medi o, torna-se necess rio revisar e aprimorar periodicamente as suas defini es. Quanto mais exatas forem as medi es, maior deve ser o cuidado para a realiza o das unidades de medida. Tabela 1 - As sete unidades de base do SIGrandeza Unidade, s mbolo : defini o da unidadecomprimentometro, m : O metro o comprimento do trajeto percorrido pela luz no v cuo durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 do , a velocidade da luz no v cuo, c0, exatamente igual a 299 792 458 , kg: O quilograma a unidade de massa, igual massa do prot tipo internacional do , a massa do prot tipo internacional do quilograma, m(К), exatamente igual a , s.

4 O segundo a dura o de 9 192 631 770 per odos da radia o correspondente transi o entre os dois n veis hiperfinos do estado fundamental do tomo de c sio , a freq ncia da transi o hiperfina do estado fundamental do tomo de c sio 133, (hfs Cs), exatamente igual a 9 192 631 770 el tricaampere, A: O ampere1 a intensidade de uma corrente el trica constante que, mantida em dois condutores paralelos, retil neos, de comprimento infinito, de se o circular desprez vel, e situados dist ncia de 1 metro entre si, no v cuo, produziria entre estes condutores uma for a igual a 2 10-7 newton por metro de , a constante magn tica, 0 , tamb m conhecida como permeabilidade do v cuo, exatamente igual a 4 10-7 termodin micakelvin, K.

5 O kelvin, unidade de temperatura termodin mica, a fra o 1/273,16 da temperatura termodin mica no ponto tr plice da , a temperatura do ponto tr plice da gua, Tpta, exatamente igual a 273,16 de subst nciamol, mol:1. O mol a quantidade de subst ncia de um sistema contendo tantas entidades elementares quantos tomos existem em 0,012 quilograma de carbono Quando se utiliza o mol, as entidades elementares devem ser especificadas, podendo ser tomos, mol culas, ons, el trons, assim como outras part culas, ou agrupamentos especificados dessas part , a massa molar do carbono 12, M(12C), exatamente igual a 12 luminosacandela, cd.

6 A candela a intensidade luminosa, numa dada dire o, de uma fonte que emite uma radia o monocrom tica de freq ncia 540 1012 hertz e cuja intensidade energ tica nessa dire o 1/683 watt por , a efic cia luminosa espectral, K, da radia o monocrom tica de freq ncia 540 1012 Hz exatamente igual a 683 sete grandezas de base, que correspondem s sete unidades de base, s o: comprimento, massa, tempo, corrente el trica, temperatura termodin mica, quantidade de subst ncia e intensidade luminosa. As grandezas de base e as unidades de base se encontram listadas, juntamente com seus s mbolos, na tabela Nota dos palavra ampere era grafada antigamente com o acento grave no primeiro e amp re.

7 Modernamente essa pr tica foi abandonada conforme explica Antonio Houaiss em seu Dicion rio. (HOUAISS, Ant nio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicion rio Houaiss da L ngua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda. 2001, p. 196)2 Tabela 2 - Grandezas de base e unidades de base do SIGrandeza de baseS mboloUnidade de baseS mbolocomprimentol, h, r, xmetrommassamquilogramakgtempo, dura otsegundoscorrente el tricaI, iampereAtemperatura termodin micaTkelvinKquantidade de subst ncianmolmolintensidade luminosaIvcandelacdTodas as outras grandezas s o descritas como grandezas derivadas e s o medidas utilizando unidades derivadas, que s o definidas como produtos de pot ncias de unidades de base.

8 Exemplos de grandezas derivadas e de unidades derivadas est o listadas na tabela 3 - Exemplos de grandezas derivadas e de suas unidadesGrandeza derivada S mboloUnidade derivadaS mbolo reaAmetro quadradom2volumeVmetro c bicom3velocidade metro por segundom/sacelera oametro por segundo ao quadradom/s2n mero de ondas inverso do metrom-1massa espec fica quilograma por metro c bicokg/m3densidade superficial Aquilograma por metro quadradokg/m2volume espec fico metro c bico por quilogramam3/kgdensidade de correntejampere por metro quadradoA/m2campo magn ticoHampere por metroA/mconcentra ocmol por metro c bicomol/m3concentra o de massa , quilograma por metro c bicokg/m3lumin nciaLvcandela por metro quadradocd/m2 ndice de refra onum1permeabilidade relativa rum1 Note que o ndice de refra o e a permeabilidade relativa s o exemplos de grandezas adimensionais, para as quais a unidade do SI o n mero um (1), embora esta unidade n o seja unidades derivadas recebem nome especial, sendo este simplesmente uma forma compacta de express o de combina es de unidades de base que s o usadas freq entemente.

9 3 Ent o, por exemplo, o joule, s mbolo J, por defini o, igual a m2 kg s-2. Existem atualmente 22 nomes especiais para unidades aprovados para uso no SI, que est o listados na tabela 4 - Unidades derivadas com nomes especiais no SIGrandeza derivadaNome da unidade derivadaS mbolo da unidadeExpress o em termos de outras unidadesangulo planoradianoradm/m = 1angulo s lidoesterradianosrm2/m2 = 1freq nciahertzHzs-1for anewtonNm kg s-2press o, tens opascalPaN/m2 = m-1 kg s-2energia, trabalho, quantidade de calorjouleJN m = m2 kg s-2pot ncia, fluxo de energiawattWJ/s = m2 kg s-3carga el trica, quantidade de eletricidadecoulombCs Adiferen a de potencial el tricovoltVW/A = m2 kg s-3 A-1capacit nciafaradFC/V = m-2 kg-1 s4 A2resist ncia el tricaohm V/A = m2 kg s-3 A-2condut ncia el tricasiemensSA/V = m-2 kg-1 s3 A2fluxo de indu o magn ticaweberWbV s = m2 kg s-2 A-1indu o magn ticateslaTWb/m2 = kg s-2 A-1indut nciahenryHWb/A = m2 kg s-2 A-2temperatura Celsiusgrau CelsiusoCKfluxo luminosolumenlmcd sr = cdilumin ncialuxlxlm/m2 = m-2 cdatividade de um radionucl diobecquerelBqs-1dose absorvida, energia espec fica (comunicada)

10 , kermagrayGyJ/kg = m2 s-2equivalente de dose, equivalente de dose ambientesievertSvJ/kg = m2 s-2atividade catal ticakatalkats-1 molEmbora o hertz e o becquerel sejam iguais ao inverso do segundo, o hertz usado somente para fen menos c clicos, e o becquerel, para processos estoc sticos no decaimento unidade de temperatura Celsius o grau Celsius, oC, que igual em magnitude ao kelvin, K, a unidade de temperatura termodin mica. A grandeza temperatura Celsius t relacionada com a temperatura termodin mica T pela equa o t/oC = T/K 273, sievert tamb m usado para as grandezas: equivalente de dose direcional e equivalente de dose quatro ltimos nomes especiais das unidades da tabela 4 foram adotados especificamente para resguardar medi es relacionadas sa de cada grandeza, existe somente uma unidade SI (embora possa ser expressa freq entemente de diferentes modos, pelo uso de nomes especiais).


Related search queries