Example: quiz answers

sistemática Revisão Revisões sistemáticas da literatura ...

Ao estudar um tema, frequentemente nos deparamos com resultados contradit rios. Um caminho coerente para tentar esclarecer controv rsias apoiar-se apenas nos estudos de melhor qualidade sobre o assunto. Partindo desse princ pio, surgiu um novo delineamento de pesquisa: a revis o sistem tica da literatura . Trata-se de um tipo de investiga o focada em quest o bem definida, que visa identificar, selecionar, avaliar e sintetizar as evid ncias relevantes dispon atividade de compilar dados cient ficos sobre um tema praticada na rea da sa de h muito tempo.

Errata. No artigo “Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração”, com número de doi: 10.5123/ S1679-49742014000100018, publicado na revista

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of sistemática Revisão Revisões sistemáticas da literatura ...

1 Ao estudar um tema, frequentemente nos deparamos com resultados contradit rios. Um caminho coerente para tentar esclarecer controv rsias apoiar-se apenas nos estudos de melhor qualidade sobre o assunto. Partindo desse princ pio, surgiu um novo delineamento de pesquisa: a revis o sistem tica da literatura . Trata-se de um tipo de investiga o focada em quest o bem definida, que visa identificar, selecionar, avaliar e sintetizar as evid ncias relevantes dispon atividade de compilar dados cient ficos sobre um tema praticada na rea da sa de h muito tempo.

2 Uma das primeiras revis es de que se tem registro data de 1753, e foi feita por Sir James Lind sobre a preven o e o tratamento do Por sua vez, a primeira soma estat stica dos resultados de estudos, t cnica hoje conhecida como metan lise, foi publicada em 1904 pelo matem tico Karl As revis es que podemos considerar como sistem ticas come aram a aparecer na d cada de 1950. No entanto, o desenvolvimento metodol gico dessas pesquisas na rea da sa de s se consolidou ao fim da d cada de 1980. Foram marcos nesse processo a publi-ca o do livro Effective care during pregnancy and childbirth e, na d cada seguinte, a cria o da Colabora o Cochrane, em Oxford, Reino ,4As revis es sistem ticas devem ser abrangentes e n o tendenciosas na sua prepara o.

3 Os crit rios adotados s o divulgados de modo que outros pesquisadores possam repetir o procedimento. Revis es sistem ticas de boa qualidade s o consideradas o melhor n vel de evid ncia para tomadas de decis o. Por seguir um m todo cient fico expl cito e apresentar resultado novo, a revis o sistem tica classificada como contribui o original na maioria das revistas de pesquisa cl revis es sistem ticas diferem das revis es narrativas ou tradicionais. Essas s o amplas e trazem informa es gerais sobre o tema em quest o, sendo comuns em livros-texto.

4 Tamb m se distinguem das revis es integrativas, nas quais se utilizam diferentes delineamentos na mesma investiga o, al m de expressarem a opini o do pr prio s rie de artigos na Revista Epidemiologia e Servi os de Sa de, apresentaremos os principais cuidados quanto elabora o de revis es sistem ticas, fornecendo ao leitor fontes de informa o adicionais para apro-fundamento no o de revis es sistem ticasAs revis es sistem ticas s o consideradas estudos secund rios, que t m nos estudos prim rios sua fonte de dados.

5 Entende-se por estudos prim rios os artigos cient ficos que relatam os resultados de pesquisa em primei-ra m o. S o mais frequentes as revis es sistem ticas de ensaios cl nicos randomizados. No entanto, h n mero crescente de revis es preparadas com base em investiga es observacionais, como as de coorte, de caso-controle, transversal, s rie e relato de casos. Outros delineamentos utilizados s o os estudos de avalia o econ mica e os Quando se verifica que os estudos prim rios inclu dos em revis o sistem tica seguem procedimentos homog neos, os seus resultados s o combinados, utilizando-se t cnicas de metan lise.

6 Os m todos para elabora o de revis es sistem ticas preveem: (1) elabora o da pergunta de pesquisa; (2) busca na literatura ; (3) sele o dos artigos; (4) extra o dos dados; (5) avalia o da qualidade metodol gica; (6) s ntese dos dados (metan lise); (7) avalia o da qualidade das evid ncias; e (8) reda o e publica o dos resultados. Neste primeiro artigo, vamos discorrer sobre o t pico n mero o sistem ticaRevis es sistem ticas da literatura : passos para sua elabora odoi: s Freire Galv o Hospital Universit rio Get lio Vargas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus-AM, BrasilMauricio Gomes PereiraProfessor Em rito, Universidade de Bras lia, Bras lia-DF, BrasilSystematic reviews of the literature: steps for preparationEpidemiol.

7 Serv. Sa de, Bras lia, 23(1):183-184, jan-mar 2014183 184 Pergunta de pesquisa Uma boa pergunta de pesquisa anal tica, a que investiga a rela o entre dois eventos, formada por diversos componentes. Quatro deles est o relacionados no anagrama PICO: popula o; interven o (ou exposi o); compara o; e desfecho (O, outcome, do ingl s). Um quinto componente da pergunta, que por vezes vale a pena acrescentar, o tipo de estudo (S, study type, do ingl s). O anagrama mudaria para como exemplo uma revis o que tenha o objetivo de avaliar a seguran a da dipirona no tratamento da dengue.

8 Tentando elaborar a pergunta de pesquisa pelos seus componentes, o pesquisador chegar a um resultado semelhante ao apresentado na tabela. A pergunta da pesquisa seria algo assim: qual a seguran a da dipirona no tratamento de pacientes com dengue? Note-se que tr s campos da tabela foram preenchidos de maneira gen rica o comparador, o desfecho e o tipo de estudo. Muitas vezes, no in cio da pesquisa, n o se tem certeza do que ser relatado pelos estudos dispon veis na rea. Conv m, nesse momento, definir o m nimo necess rio para iniciar a pesquisa, evitando-se especifica es excessivas.

9 Igualmente importante fazer testes-piloto para avaliar a viabilidade da proposta. Recomenda-se pes-quisar fontes secund rias sobre o tema, em especial as diretrizes cl nicas e as revis es, narrativas ou sistem ticas, de modo que haja amadurecimento da pergunta de pesquisa. O sucesso das demais etapas da revis o depende da pergunta de pesquisa. Vale a pena dedicar tempo formula o da quest o para iniciar a revis o sistem Serv. Sa de, Bras lia, 23(1):183-184, jan-mar 2014 Revis es sistem ticas da literatura : passos para sua elabora oRefer ncias1.

10 The James Lind Library. Up-to-date, systematic reviews of all relevant, reliable evidence [Internet]. 2007 [cited 2014 Feb 11]. Available from: Pearson K. Report on certain enteric fever inoculation statistics. BMJ. 1904 Nov;2(2288) Chalmers I, Enkin M, Keirse MJNC. Effective care in pregnancy and childbirth. Oxford: Oxford University Press; The Cochrane Collaboration. History [Internet]. Oxford (UK): The Cochrane Collaboration; 2012 [cited 2014 Feb 11]. Available from: Meerpohl JJ, Herrle F, Antes G, von Elm E. Scientific value of systematic reviews: survey of editors of core clinical journals.


Related search queries