Example: bachelor of science

7 - Redes de Computadores - IPB

Introdu o Inform tica Redes de Computadores Escola Superior de Tecnologia e Gest o Instituto Polit cnico de Bragan a Dezembro de 2006. Redes de Computadores um sistema de comunica es de dados constru do atrav s da interliga o de dois ou mais Computadores e outros dispositivos com a finalidade de trocar informa o e partilhar recursos entre si Meios necess rios ao funcionamento de uma rede: Meios F sicos ou de Hardware: Computadores Perif ricos (Impressoras, drives, etc.). Meios f sicos de transmiss o - com ou sem fios (wireless). Dispositivos de liga o (placa de rede - NIC, Modem, Hub, Switch, ). Meios L gicos ou software: Drivers da placa de rede ou do modem Sistema Operativo de rede Protocolos de comunica o Utilit rios e programas Introdu o Inform tica Redes de Computadores 2. Objectivos e vantagens do trabalho em rede Partilha de recursos f sicos da rede: discos, impressoras, faxes, etc.

Introdução àInformática Redes de Computadores 22 Internet • A Internet é: – o maior rede a nível mundial (interliga actualmente milhões de computadores e utilizadores) – uma rede virtual, composta por uma colecção unificada e cooperativa de redes físicas que, apesar de utilizarem tecnologias diferentes,

Tags:

  Deer, Redes de, De redes

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of 7 - Redes de Computadores - IPB

1 Introdu o Inform tica Redes de Computadores Escola Superior de Tecnologia e Gest o Instituto Polit cnico de Bragan a Dezembro de 2006. Redes de Computadores um sistema de comunica es de dados constru do atrav s da interliga o de dois ou mais Computadores e outros dispositivos com a finalidade de trocar informa o e partilhar recursos entre si Meios necess rios ao funcionamento de uma rede: Meios F sicos ou de Hardware: Computadores Perif ricos (Impressoras, drives, etc.). Meios f sicos de transmiss o - com ou sem fios (wireless). Dispositivos de liga o (placa de rede - NIC, Modem, Hub, Switch, ). Meios L gicos ou software: Drivers da placa de rede ou do modem Sistema Operativo de rede Protocolos de comunica o Utilit rios e programas Introdu o Inform tica Redes de Computadores 2. Objectivos e vantagens do trabalho em rede Partilha de recursos f sicos da rede: discos, impressoras, faxes, etc.

2 , originando economia e rentabiliza o de recursos Partilha de programas e ficheiros localizados em diferentes Computadores na rede Interc mbio de informa o e meio de comunica o entre utilizadores: WWW, correio electr nico, chat videoconfer ncia, com rcio electr nico, etc. Melhor organiza o no trabalho: Constitui o de grupos de trabalho Calendariza o de tarefas Elevada fiabilidade (backups programados). Introdu o Inform tica Redes de Computadores 3. Protocolos Para que dois ou mais Computadores comuniquem, n o basta existir um meio f sico que permita a transmiss o da informa o Os Computadores apenas conseguem trocar informa o entre si se entenderem determinadas regras comuns que permitam a comunica o protocolo Protocolo conjunto de regras (ou conven es). mutuamente aceites por duas entidades que regem a comunica o entre ambas Os protocolos de comunica o permitem, entre outras coisas, endere ar os Computadores na rede e definir a forma como a informa o estruturada na transmiss o e recep o Introdu o Inform tica Redes de Computadores 4.

3 Alguns protocolos Microsoft Network protocolo propriet rio da Microsoft que permite o acesso a discos e impressoras partilhadas NetBEUI. protocolo que permite a comunica o entre diferentes vers es do Windows TCP/IP. fam lia de protocolos que constitui a base protocolar da Internet Introdu o Inform tica Redes de Computadores 5. Classifica o das Redes (1). Topologia f sica Refere-se disposi o f sica dos Computadores e cabos de rede Anel Estrela Barramento (bus). Irregular Introdu o Inform tica Redes de Computadores 6. Classifica o das Redes (2). Quanto rea de cobertura Define a abrang ncia das Redes Redes de rea Local (LAN). Sala, edif cio, campus Exemplo: Rede da ESTiG. Redes de rea Metropolitana (MAN). Cidade, regi o urbana Exemplo: Bragan a Cidade Digital Redes de rea Alargada (WAN). V rias regi es, pa ses, escala mundial Exemplo: RCTS, FCCN, Internet Introdu o Inform tica Redes de Computadores 7.

4 Classifica o das Redes (3). Tipo de propriedade Fechadas ou propriet rias Abertas Tipo de meio de transmiss o Cabladas Par entran ado (twisted pair). Cabo coaxial Fibra ptica Sem fios (wireless). Infravermelhos Radiofrequencia Introdu o Inform tica Redes de Computadores 8. Tipos de arquitecturas de rede Cliente/servidor: Tipos de servidores: Programas ou ficheiros Bases de dados Impress o Correio electr nico Web Servidor dedicado/n o dedicado Clientes (fazem pedidos). Peer to peer (um para um). Introdu o Inform tica Redes de Computadores 9. Par entran ado Vantagens meio de transmiss o de menor custo por comprimento liga o de n s ao cabo tamb m extremamente simples, e portanto de baixo custo Desvantagens Susceptibilidade a ru dos Introdu o Inform tica Redes de Computadores 10. Cabo coaxial Vantagens imunidade a ru do melhor que o par entran ado suporta maiores dist ncias e permite maiores d bitos que o par entran ado Desvantagens mais caro do que o par entran ado mais elevado custo das interfaces para liga o ao cabo problemas de mau contacto n o male vel Dif cil de instalar Introdu o Inform tica Redes de Computadores 11.

5 Fibra ptica Vantagens D bitos de transmiss o at . centenas de Gbit/s Leves, flex veis e pouco volumosas facilitam a instala o e exigem menos suporte estrutural Baixa atenua o Imunidade a interfer ncia electromagn tica Desvantagens Interfaces ptico-el ctricas (custo elevado). Termina o dif cil (perdas). Dif cil de ser remendada Introdu o Inform tica Redes de Computadores 12. Dispositivos de liga o Modem (MOdulation and DEModulation). Placa de rede (Network Interface Card). Repetidor Concentrador - Hub Comutador Switch Encaminhador - Router Introdu o Inform tica Redes de Computadores 13. Modem Na rede telef nica circula informa o anal gica sons Nos Computadores a informa o digital Portanto para se utilizar o meio anal gico (linha telef nica) para realizar a comunica o entre 2 ou +. Computadores , necess rio algum equipamento que fa a essa convers o AD/DA.

6 Modula o: convers o de sinais digitais para anal gicos Desmodula o: convers o de sinais anal gicos em digitais Modula o Desmodula o Introdu o Inform tica Redes de Computadores 14. Placa de rede PCI ou PCMCIA. Velocidades: 10 Mbps, 100 Mbps, 1 Gbps Wireless Velocidades: 11 Mbps, 22 Mbps, 54 Mbps Introdu o Inform tica Redes de Computadores 15. Repetidor Usado para interligar tro os de cabos muito compridos Amplifica (regenera) o sinal Repetidor Segmento A. Segmento B. Introdu o Inform tica Redes de Computadores 16. Concentrador de liga es - Hub Os dados recebidos numa porta s o retransmitidos para todas as outras repetidor multiporta Introdu o Inform tica Redes de Computadores 17. Comutador - Switch Envia os dados directamente para o destino Os dados n o s o repetidos desnecessariamente por todas as portas Permite: maiores taxas de transfer ncia que o hub Maior seguran a Introdu o Inform tica Redes de Computadores 18.

7 Encaminhador - Router Um router permite dividir uma rede em segmentos isolados, impedindo que a Switch informa o que deve circular dentro de um mesmo sector se Internet propague para os Router restantes Os routers permitem ainda ligar uma LAN a uma rede MAN ou WAN, atrav s de Hub um meio f sico diferente LAN. Introdu o Inform tica Redes de Computadores 19. Ethernet uma tecnologia para Redes locais A esmagadora maioria das Redes LAN. utilizam a tecnologia Ethernet Topologia em estrela Cabo de par entran ado e fichas RJ45. 100 Mbps (Megabit por segundo). Existe um cabo para ligar cada uma das placas de rede a um hub, um switch ou um router central Introdu o Inform tica Redes de Computadores 20. Internet A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos Inicialmente, interligava laborat rios de pesquisa e chamava-se ARPANET. Era uma Rede do Departamento de Defesa norte- americano Os cientistas queriam construir uma rede que continuasse a funcionar em caso de bombardeamento Surge a o conceito inicial de Internet: uma rede em que todos os pontos se equivalem e n o h nenhum ponto central O nome Internet propriamente dito, surgiu bem mais tarde quando a tecnologia da ARPANET passou a ser usada para interligar universidades e laborat rios, primeiro nos EUA estendendo-se depois para outros pa ses Introdu o Inform tica Redes de Computadores 21.

8 Internet A Internet : o maior rede a n vel mundial (interliga actualmente milh es de Computadores e utilizadores). uma rede virtual, composta por uma colec o unificada e cooperativa de Redes f sicas que, apesar de utilizarem tecnologias diferentes, suportam um servi o de comunica o universal Uma colec o de Redes TCP/IP. Os sistemas ligados Internet partilham um conjunto universal de identificadores (nomes e endere os). Introdu o Inform tica Redes de Computadores 22. Liga o Internet O que necess rio possuir: Um computador Um dispositivo de liga o Modem, para liga o pela linha telef nica Placa de rede, para liga o a uma rede local Software necess rio para as comunica es Liga o ao sistema inform tico de uma entidade que disponibilize uma porta de entrada na Internet (Internet Service Provider, fornecedor de servi o). Respectiva autoriza o de acesso e uso do sistema Introdu o Inform tica Redes de Computadores 23.

9 Identifica o dos Computadores Para um computador ser identificado univocamente numa rede, tem de possuir um endere o num rico designado Endere o IP. Para uma pessoa ser identificada univocamente tem o n mero do Esse endere o IP tem de ser nico nessa rede Endere o de 32 bits (8bits+8bits+8bits+8bits). No seguinte formato: Como os endere os IP s o dif ceis de memorizar pelos humanos, foi criado em paralelo um sistema de endere amento por nomes - DNS (Domain Name System): Por exemplo: Introdu o Inform tica Redes de Computadores 24. Dom nios Internet Cada uma das Redes ligadas Internet tem atribu do um dom nio (domain). cujo nome nico Isto conseguido atrav s de uma estrutura hier rquica de identificadores na forma: A rede indica: o pa s (pt, Portugal; es, Espanha; uk, Reino Unido, etc.). ou uma das v rias Redes com origem nos Estados Unidos (com, comercial; edu, educa o; mil, militar; etc.)

10 A entidade indica a organiza o a que, dentro da rede, est atribu do o dom nio (exemplo: , Instituto Polit cnico de Bragan a). Cada entidade pode criar livremente subdom nios internos (exemplo: ). A identifica o de cada computador dentro do dom nio ou sub-dom nio . feita acrescentando o nome do computador esquerda do dom nio (exemplo: ). Os identificadores usados nos dom nios n o podem conter acentos nem alguns caracteres especiais e n o feita qualquer distin o entre mai sculas e min sculas Introdu o Inform tica Redes de Computadores 25. Dom nios Internet Portugal Dom nio IPB. Sub-dom nio ESTIG. Computador labsim Rede comercial dos EUA. Dom nio Google Servidor de WWW. Introdu o Inform tica Redes de Computadores 26. Servi os da Internet Transfer ncia de ficheiros FTP (File Transfer Protocol). Correio Electr nico E-mail (Electronic mail).


Related search queries