Example: bankruptcy

Ambientes de trabalho saudáveis: Um modelo para ação

Ambientes de trabalho saud veis: Um modelo para a o para empregadores, trabalhadores, formuladores de pol ticas e profissionais Publica o de dados catalogados pela Biblioteca da OMS. rantia, expl cita ou impl cita. A responsibilidade pela in- Publicado pela Organiza o Mundial de Sa de em 2010 terpreta o e pelo uso do material recai sobre o leitor. Em nenhum caso, a Organiza o Mundial da Sa de ser . Healthy workplaces: a model for action: for employers, respons vel pelos danos que surjam de sua utiliza o. workers, policymakers and practitioners.

dade e sustentabilidade das empresas e comunidades, assim como para as economias nacionais e regionais. Atualmente, estima-se que dois milhões de pessoas morrem a cada ano como resultado dos acidentes de trabalho e de doenças ou lesões relacionadas ao tra-balho (I). Outros 268 milhões de acidentes não fatais

Tags:

  Usda, Para, Modelo, Trabalho, Ambiente, Sustentabilidade, Ives, E sustentabilidade, Ambientes de trabalho saud, 225 veis, Um modelo para

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Ambientes de trabalho saudáveis: Um modelo para ação

1 Ambientes de trabalho saud veis: Um modelo para a o para empregadores, trabalhadores, formuladores de pol ticas e profissionais Publica o de dados catalogados pela Biblioteca da OMS. rantia, expl cita ou impl cita. A responsibilidade pela in- Publicado pela Organiza o Mundial de Sa de em 2010 terpreta o e pelo uso do material recai sobre o leitor. Em nenhum caso, a Organiza o Mundial da Sa de ser . Healthy workplaces: a model for action: for employers, respons vel pelos danos que surjam de sua utiliza o. workers, policymakers and practitioners.

2 2010. Organiza o Mundial da Sa de-OMS. 2010. SESI-Departamento Nacional, CONFEDERA AO NACIONAL DA IND STRIA CNI. Tradu o Robson Braga de Andrade Presidente em Exerc cio A Diretora Geral da Organiza o Mundial de Sa de, SERVI O SOCIAL DA IND STRIA SESI. concedeu o direito de tradu o para a edi o em por- Conselho Nacional tugu s ao Servi o Social da Ind stria (SESI), Centro Co- Jair Meneguelli laborador da OMS em Seguran a e Sa de no trabalho , Presidente o qual o nico respons vel pela edi o neste idioma. Todos os direitos reservados.

3 As publica es da Orga- SESI - Departamento Nacional niza o Mundial da Sa de podem ser obtidas por meio Robson Braga de Andrade da: WHO Press, World Health Organization, 20 Avenue Diretor em Exerc cio Appia, 1211 Geneve 27, Switzerland (tel.: +41 22 791. Antonio Carlos Brito Maciel i | Ambientes de trabalho saud veis: um modelo para a o 3264; fax: +41 22 791 4857; e-mail: Diretor Superintendente int). Solicita es de permiss o para reprodu o ou tra- du o das publica es da OMS seja para venda ou Carlos Henrique Ramos Fonseca distribui o n o comercial devem ser enviadas para : Diretor de Opera es WHO Press, no endere o acima (fax: +41 22 791 4806.)

4 E-mail: As designa es utilizadas Unidade de Sa de e Seguran a do trabalho UniSa de e a apresenta o do material desta publica o n o im- Fernando Coelho Neto plicam a express o de qualquer opini o por parte da Gerente Executivo Organiza o Mundial da Sa de sobre a situa o legal de Revis o T cnica da Tradu o para o Portugu s qualquer pa s, territ rio, cidade ou rea, ou de suas au- Sylvia Yano toridades, nem sobre a delimita o de suas fronteiras ou limites. As linhas pontilhadas nos mapas representam li- rea Compartilhada de Informa o nhas de fronteiras aproximadas, para as quais pode ainda e Documenta o ACIND.

5 N o existir total acordo. Normaliza o A men o a determinadas empresas ou a certos pro- Renata Lima dutos industrializados n o implica que sejam aprovados Tradu o para o Portugu s ou recomendados pela Organiza o Mundial da Sa de Trilhas Mundos em rela o a outros de natureza similar que n o sejam mencionados. Revis o Gramatical do Portugu s Com exce o de erros e omiss es, os nomes dos pro- Liberty Tradu es dutos patenteados s o designados por letras mai sculas. Editora o Edi o em Portugu s Todas as precau es pertinentes para verificar as in- CT Comunica o forma es contidas nesta publica o tem sido tomadas pela Organiza o Mundial da Sa de.

6 No entanto, o ma- Design & Layout terial publicado distribu do sem qualquer tipo de ga- Philippos Yiannikouris O68a Organiza o Mundial da Sa de Ambientes de trabalho saud veis: um modelo SESI. para a o: para empregadores, trabalhadores, formulado- Servi o Social da Ind stria res de pol tica e profissionais. /OMS; tradu o do Servi o Departamento Nacional Social da Ind stria. Bras lia: SESI/DN, 2010. 26 p. : il. Sede ISBN 978-85-7710-219-8 Setor Banc rio Norte (Classifica o NLM: WA 440). Quadra 1 Bloco C 8 andar Edif cio Roberto Simonsen 1.

7 Sa de Ocupacional. 2. Promo o da Sa de. 70040-903 Bras lia DF - Brasil de trabalho - Normas. 4. Doen as Ocupacio- Tel.: (55) (61) 3317-9754. nais preven o e controle. o Social da Ind stria. Departamento Nacional. II. T tulo Fax: (55) (61) 3317-9190. CDU ii | Ambientes de trabalho saud veis: um modelo para a o A riqueza de uma empresa depende da sa de dos trabalhadores.. Dra. Maria Neira, Diretora, Departmento de Sa de P blica e ambiente , Organiza o Mundial da Sa de CAPA. trabalho em altura, Fot grafo: Francisco Monterro, USA.

8 Equipamentos e atitudes seguras s o ambos essenciais para a preven o de riscos ocupacionais associados . tarefas perigosas (2o lugar no concurso de fotografias de 2010 da OMS/Organiza o Pan Americana da Sa de (OPAS), Meu trabalho , minha sa de). VERSO. trabalho para homens, trabalho para mulheres. Jovens trabalhadores em um ateli de cer mica em Am , Jord nia, 1993 OIT. iii | Ambientes de trabalho saud veis: um modelo para a o Sum rio Introdu o .. 01. iv | Ambientes de trabalho saud veis: um modelo para a o I. Por que desenvolver uma iniciativa voltada a.

9 04. Ambientes de trabalho saud veis? II. Defini o de Ambientes de trabalho saud veis .. 06. III. Processos e fatores de influ ncia para um .. 07. ambiente de trabalho saud vel IV. O conte do: fatores de influ ncia para um .. 09. ambiente de trabalho saud vel V. O processo: passos necess rios para iniciar e .. 15. manter um programa VI. Princ pios fundamentais: a chave para o .. 21. sucesso VII. Adapta o do modelo ao contexto e .. 24. necessidades locais Refer ncias .. 25. Agradecimentos .. 26. Introdu o: Um modelo para a o A seguran a, sa de e bem-estar dos trabalhadores s o Em 2007, a Assembl ia Mundial de Sa de da Organi- 01 | Ambientes de trabalho saud veis: um modelo para a o preocupa es vitais de centenas de milh es de profis- za o Mundial de Sa de aprovou o Sa de dos trabalha- sionais em todo o mundo, mas a quest o se estende dores: plano de a o global (PAG) - ( para al m dos indiv duos e suas fam lias.)

10 Ela de su- gb/ebwha/pdf_files/WHA60 ) para prema import ncia para a produtividade, competitivi- proporcionar novo est mulo para a o dos Estados dade e sustentabilidade das empresas e comunidades, Membros. Esse plano tem por base a Estrat gia mun- assim como para as economias nacionais e regionais. dial de sa de ocupacional para todos ( int/occupational_health/publications/wha 49rep/en/. Atualmente, estima-se que dois milh es de pessoas ) da Assembl ia Mundial da Sa de de 1996. morrem a cada ano como resultado dos acidentes de A Declara o Stresa de 2006 sobre a Sa de dos tra- trabalho e de doen as ou les es relacionadas ao tra- balhadores, o Marco promocional para a seguran a balho (I).


Related search queries