Example: bachelor of science

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA PERFIL: ATENÇÃO …

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA Processo de Sele o para Resid ncia em rea Profissional da Sa de PERFIL: ATEN O B SICA E REDES DE ATEN O SA DE CONTE DO PROGRAM TICO Para todas as categorias profissionais CONHECIMENTOS GERAIS EM SA DE Reforma Sanit ria Brasileira: antecedentes hist ricos, princ pios e desdobramentos at a situa o atual. Conhecimentos sobre o SUS: Legisla o da Sa de: Constitui o Federal de 1988 (T tulo VIII - cap tulo II - Se o II); Lei e Lei ; Decreto N 7508/2011 Regulamenta o SUS. Objetivos do SUS, atribui es, doutrinas e compet ncias. Princ pios que regem a organiza o do SUS.

na contemporaneidade; Violência e saúde; A Família e Serviço Social; Interdisciplinaridade e Serviço Social; Mediação em Serviço Social; Desafios atuais do Serviço Social no Controle Social; Direitos Sociais e Questão Social; Pesquisa

Tags:

  Na contemporaneidade, Contemporaneidade, Desafio

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA PERFIL: ATENÇÃO …

1 ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA Processo de Sele o para Resid ncia em rea Profissional da Sa de PERFIL: ATEN O B SICA E REDES DE ATEN O SA DE CONTE DO PROGRAM TICO Para todas as categorias profissionais CONHECIMENTOS GERAIS EM SA DE Reforma Sanit ria Brasileira: antecedentes hist ricos, princ pios e desdobramentos at a situa o atual. Conhecimentos sobre o SUS: Legisla o da Sa de: Constitui o Federal de 1988 (T tulo VIII - cap tulo II - Se o II); Lei e Lei ; Decreto N 7508/2011 Regulamenta o SUS. Objetivos do SUS, atribui es, doutrinas e compet ncias. Princ pios que regem a organiza o do SUS.

2 Objetivos do SUS, atribui es, doutrinas e compet ncias. Princ pios que regem a organiza o do SUS. Pol tica Nacional de Aten o B sica Portaria n 2488/2011; Portaria n 2436/2017. Pol ticas de Sa de e Modelos de aten o sa de. Redes de Aten o Sa de. Vigil ncia Sa de: no es b sicas e operacionaliza o das vigil ncias epidemiol gica, sanit ria e ambiental. Epidemiologia, estudos epidemiol gicos e indicadores de sa de. Pol ticas e PROGRAMAS nacionais de sa de. Organiza o, funcionamento e responsabilidades dos tr s entes federados do SUS. Pol tica Nacional de Promo o da sa de. Pol tica Nacional de Educa o Permanente em Sa de.

3 Educa o Popular em Sa de. Pol tica Nacional de Humaniza o. Controle social: conselhos e confer ncias municipais de sa de. Interprofissionalidade e trabalho em equipe multiprofissional. CONHECIMENTOS GERAIS EM SA DE DA FAM LIA Aten o Prim ria Sa de: conceitos, princ pios e organiza o no Brasil e no mundo. Hist ria da Aten o Prim ria Sa de. Avalia o da Aten o Prim ria em Sa de. Programa Agentes Comunit rios de Sa de e Estrat gia de Sa de da Fam lia: hist rico, princ pios, diretrizes, organiza o e normatiza es no Brasil. N cleos de Apoio Sa de da Fam lia: organiza o, funcionamento, regulamenta o. Programa Sa de na Escola (PSE).

4 Servi o de Aten o Domiciliar. Pr ticas Integrativas e Complementares. CONHECIMENTOS GERAIS EM SA DE MENTAL Reforma Psiqui trica, hist rico, princ pios antimanicomiais, normatiza es e linha de cuidado. Redu o de Danos: princ pios, marcos te ricos, normatiza es e linha de cuidado, rede de aten o psicossocial (RAPS). CONHECIMENTOS ESPEC FICOS POR CATEGORIA PROFISSIONAL: EDUCA O F SICA Medidas da atividade f sica: m todos e t cnicas; Epidemiologia da atividade f sica: evid ncia para interven o em PROGRAMAS de promo o da atividade f sica; Exerc cio f sico como agente terap utico em doen as cr nicas n o transmiss veis.

5 Avalia o da aptid o f sica relacionada sa de, prescri o e supervis o de exerc cios f sicos; Promo o da atividade f sica em diferentes contextos de vida; Atua o do profissional de educa o f sica em sa de mental e redu o de danos; Programa Academia da Sa de; Cl nica ampliada, trabalho interprofissional e em equipe. Educa o em Sa de. tica profissional ENFERMAGEM A enfermagem e o cuidado na sa de da fam lia; O processo de enfermagem em aten o b sica em sa de; O cuidado de enfermagem com: crian a, adolescente, mulher, adulto e idoso; aspectos do tratamento de feridas; Atua o de enfermagem na hipertens o, diabetes mellitus, hansen ase e tuberculose; Aten o de enfermagem em sa de mental e em redu o de danos; Atua o da enfermagem na vigil ncia epidemiol gica: investiga o e notifica es de doen as; Programa nacional de Imuniza o; Educa o em Sa de.

6 FARM CIA Pol tica Nacional de Medicamentos e Assist ncia Farmac utica no SUS; Assist ncia Farmac utica: defini es e conceitos; Ciclo da Assist ncia Farmac utica: sele o; programa o; aquisi o; armazenamento; distribui o; dispensa o e utiliza o; Uso Racional de Medicamentos; Assist ncia Farmac utica na aten o b sica; Farm cia Cl nica; Farmacologia: sistema nervoso e jun o neuromuscular; Sistema cardiovascular e digestivo; Dor e inflama o; Sistema end crino e sangue; Anest sicos locais; histamina e antihistam nicos; Diur ticos; antimicrobianos e antivirais; Intera es medicamentosas; Manipula o de germicidas e saneantes Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoter picos; Medicamentos gen ricos; Financiamento da assist ncia farmac utica na Aten o B sica.

7 Cl nica ampliada, trabalho interprofissional e em equipe. Educa o em Sa de. tica profissional. FISIOTERAPIA Fisioterapia na Sa de P blica. Intersetorialidade, papel do fisioterapeuta na Aten o B sica, Redes de Aten o Sa de e a Fisioterapia. Pol tica Nacional de Sa de da Pessoa com Defici ncia. Reabilita o baseada na comunidade. Promo o, preven o e interven o da fisioterapia nas disfun es: neurol gicas, reumatol gicas, traumato-ortop dicas, cardiovasculares e respirat rias na crian a, no adulto e no idoso; estimula o precoce; Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Defici ncia. Cl nica ampliada, trabalho interprofissional e em equipe.

8 Educa o em Sa de. tica profissional FONOAUDIOLOGIA Atua o fonoaudiol gica na aten o prim ria sa de; Linhas de cuidado e fonoaudiologia: Sa de da Crian a, Sa de do adolescente, Sa de do adulto (homem e mulher) e Sa de do Idoso; Aspectos relacionados ao diagn stico, avalia o, promo o, preven o e terapia fonoaudiol gica; Fonoaudiologia escolar: atua o do fonoaudi logo no ambiente escolar, desenvolvimento e altera es da linguagem oral e ESCRITA , triagem auditiva escolar; Sa de do trabalhador e fonoaudiologia (audiologia e voz); Fonoaudiologia e sa de mental; A interdisciplinaridade na forma o do fonoaudi logo, Cl nica ampliada, trabalho interprofissional e em equipe.

9 Tica profissional NUTRI O Nutri o e diet tica: sele o e preparo de alimentos; conceitos, caracter sticas e qualidade dos alimentos (perigos f sicos, qu micos e biol gicos); Nutri o nas diferentes fases da vida (gestante e lactante, crian a e adolescente, adulto e idoso); Educa o alimentar e nutricional; Epidemiologia nutricional: diagn stico de sa de e nutri o da popula o brasileira; Pol tica Nacional de Alimenta o e Nutri o e Sistema de Vigil ncia Alimentar e Nutricional; Seguran a alimentar; Avalia o do estado nutricional e do consumo de alimentos; Interven o nutricional em condi es espec ficas; Fisiopatologia e dietoterapia das enfermidades do sistema digest rio e gl ndulas anexas, da s ndrome metab lica, da diabetes, obesidade, hipertens o e dislipidemias; doen as cardiovasculares; doen as renais; c ncer; e doen as infectocontagiosas; Desnutri o energ tico-proteica e car ncias nutricionais; Intoler ncias e alergias alimentares.

10 Cl nica Ampliada, trabalho interprofissional e em equipe. Educa o em Sa de. tica profissional ODONTOLOGIA Pol tica Nacional de Sa de Bucal: pressupostos, princ pios norteadores das a es e situa o atual; Organiza o da aten o sa de bucal no mbito do SUS; Processo de trabalho em sa de bucal; Modelos de Aten o em Sa de Bucal; Organiza o na aten o b sica; principais agravos em Sa de Bucal; Organiza o da aten o por ciclo de vida; Refer ncia e contra refer ncia; Sistemas de informa o em Sa de Bucal; Levantamentos em Sa de Bucal: objetivos, organiza o, implementa o e avalia o. Tratamento restaurador atraum tico.


Related search queries