Example: stock market

Projeto de Intervenção Social

I Patr cia Mata A Escola da Realiza o: um meio para a interven o do Servi o Social numa quest o Social err tica Mar o 2017 Projeto de Interven o Social do Mestrado em Servi o Social , apresentado Faculdade de Psicologia e de Ci ncias da Educa o, sob orienta o da Mestre Rosa da Primavera Carvalho Neves de Castro i Projeto de Interven o Social do Mestrado em Servi o Social , apresentado Faculdade de Psicologia e de Ci ncias da Educa o, sob orienta o da Mestre Rosa da Primavera Carvalho Neves de Castro Mestrado em Servi o Social A Escola da Realiza o: um meio para a interven o do Servi o Social numa quest o Social err tica Mar o 2017 Patr cia Mata ii PENSAMENTO Kimani Ng ang a Maruge: I will continue learning, I want to become a vet. Jane Obinchu: [laughing] A vet? Maruge, you ll be almost 100 years old. Kimani Ng ang a Maruge: I ll learn until I have soil in my ears - The First Grader (2010) iii DEDICAT RIA Aos meus pais, minha fam lia e ao Andr.

O Serviço Social e seus desafios na contemporaneidade 33 CAPÍTULO 3. INOVAÇÃO SOCIAL COMO UM MEIO PARA A INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL 39 3.1. Inovação Social: uma definição – ...

Tags:

  Contemporaneidade, Desafio, Desafios na contemporaneidade

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Projeto de Intervenção Social

1 I Patr cia Mata A Escola da Realiza o: um meio para a interven o do Servi o Social numa quest o Social err tica Mar o 2017 Projeto de Interven o Social do Mestrado em Servi o Social , apresentado Faculdade de Psicologia e de Ci ncias da Educa o, sob orienta o da Mestre Rosa da Primavera Carvalho Neves de Castro i Projeto de Interven o Social do Mestrado em Servi o Social , apresentado Faculdade de Psicologia e de Ci ncias da Educa o, sob orienta o da Mestre Rosa da Primavera Carvalho Neves de Castro Mestrado em Servi o Social A Escola da Realiza o: um meio para a interven o do Servi o Social numa quest o Social err tica Mar o 2017 Patr cia Mata ii PENSAMENTO Kimani Ng ang a Maruge: I will continue learning, I want to become a vet. Jane Obinchu: [laughing] A vet? Maruge, you ll be almost 100 years old. Kimani Ng ang a Maruge: I ll learn until I have soil in my ears - The First Grader (2010) iii DEDICAT RIA Aos meus pais, minha fam lia e ao Andr.

2 Iv AGRADECIMENTOS Na finitude desta etapa de enorme enriquecimento pessoal e acad mico, apraz-se essencial gratificar todas as pessoas que me permitiram e acompanharam nesta caminhada, contribuindo para que este momento fosse poss vel de concretizar. Assim, primeiramente, revela-se de extrema import ncia agradecer s entidades que possibilitaram a realiza o deste Trabalho de Projeto . Neste sentido, agrade o especialmente ao Presidente da Uni o de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, o Excelent ssimo Senhor Jorge Mendes, por, desde logo, ter aceite o Projeto na Freguesia de Taveiro e disponibilizar todo o apoio poss vel para a sua concretiza o. Agrade o tamb m Presidente da Uni o de Freguesias de Alcoba a e Vestiaria, a Excelent ssima Senhora Isabel Fonseca, por me ter recebido nas instala es desta freguesia e ter dialogado comigo sobre o Projeto existente na sua freguesia, apresentando o mesmo linhas bastante t nues com o do presente documento, e por ter sido t o am vel para comigo.

3 Para al m destes visados, n o poderia deixar de agradecer Dr. Teresa Dias Silva, da Dire o-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Dire o de Servi os Da Regi o Do Centro [DGEstE-DSRC], por t o prontamente me ter recebido nas instala es da Dire o Regional de Educa o do Centro e explicado todo o processo de certifica o dos indiv duos deste Projeto , bem como por me ter apaziguado quanto pertin ncia de um Projeto desta natureza. Ademais, agrade o tamb m ao Professor Doutor Lic nio Lima pelo facto de se ter disponibilizado a responder a uma simples mensagem, atrav s do correio eletr nico, que enviei sem nunca contar com uma resposta, mas que me fez perceber a pertin ncia do tema na hodiernidade. Posteriormente, mas n o menos importante, agrade o s docentes da Licenciatura e Mestrado em Servi o Social , da Faculdade de Psicologia e de Ci ncias da Educa o da Universidade de Coimbra, que, ao longo desta caminhada de quase seis anos, transferiram preciosos conhecimentos e me permitiram tornar mais reativa quanto s pol ticas vigentes neste Mundo.

4 Saio desta escola com vontade de fazer do Mundo um lugar repleto de toler ncia e respeito pelo outro, com a tenacidade de construir pontes entre os indiv duos e n o muros. Neste sentido, agrade o, com maior aten o e apre o, Orientadora Dr. Rosa da Primavera Carvalho Neves de Castro que, ao longo desta etapa, esteve sempre v dispon vel para escutar as minhas d vidas e ang stias, sem nunca descurar no apoio, na tranquiliza o e motiva o. Agrade o tamb m turma de Mestrado de Servi o Social do ano 2015/2017, pelos momentos que pass mos, os bons e o maus, e, principalmente, ao grupo das 5 Mestres, pela Amizade que permanece, resultante de instantes de alegria e ang stia, demarcados pelo aux lio umas s outras! Acabando por me repetir, mas como nunca me canso de o proferir, um imenso obrigada, por tudo, aos meus pais, por me terem ensinado o que o Amor Incondicional e ser uma felizarda por t -los como pais.

5 Minha fam lia por, sem dar por ela, conseguir fazer-me muito feliz e, n o menos importante, ao meu Andr , por todos os momentos abdicados em prol deste desafio do Mestrado, mas que se manteve perseverante do meu/nosso lado! Palavras n o conseguem expressar o Orgulho que tenho em/de voc s e por ser t o E um obrigada especialmente a ti, Av Concei o, que n o saberias ler este trabalho e que em tanto me inspiraste para o Espero que to leiam a em cima! Obrigada! vi RESUMO O presente Trabalho de Projeto debru a-se sobre a problem tica da Educa o de Adultos e Idosos e a forma como o Servi o Social pode promover a inclus o Social atrav s da sua implementa o. Acredita-se que os indiv duos, tidos em conta para este Projeto de interven o Social , poder o experimentar a plena participa o na sociedade, entendendo-se que este poder vir a ser uma mais-valia e um ganho de ferramentas para a reivindica o de direitos e para a sua realiza o, a n vel pessoal e societal, bem como uma forma de promo o da democracia, da justi a, da igualdade e do desenvolvimento socioecon mico e cient fico.

6 Ao longo deste Projeto foram utilizadas diversas estrat gias metodol gicas para a obten o de dados significativos a n vel conceptual, estat stico, legislativo e operacional, das quais se destacam a observa o n o participativa, a pesquisa bibliogr fica, a an lise documental e as entrevistas explorat rias. Desta forma foi poss vel recolher diferentes dados conceptuais, os quais permitiram a realiza o de um importante diagn stico Social , estando este repartido em quatro partes, nomeadamente: o enquadramento do tema, a problem tica de interven o, o territ rio de interven o e o diagn stico de viabilidade real. Esta ltima fase tornou-se fulcral, pois possibilitou a compreens o da pertin ncia do tema bem como a perce o de como este permanece intr nseco nas sociedades contempor neas. Para al m disto, utilizou-se o m todo prospetivo de an lise no sentido de compreender as fragilidades do Projeto , bem como as formas de supera o das mesmas.

7 Palavra-chave: Educa o de Adultos e Idosos, Servi o Social , Inova o Social , Projeto de Interven o Social . vii ABSTRACT The present Project Work focuses on the issue of Adult and Elderly Education and how Social Work can promote the Social inclusion through the realization of this project. It is believed that the individuals considered for this Social intervention project will be able to experience full participation in society, understanding that this could be an added and a gain of tools for the claim of rights and for their realization, on a personal and societal level, as well as a way of promoting democracy, justice, equality, socio-economic and scientific development. Throughout this project, several methodological strategies were used to obtain significant conceptual, statistical, legislative and operational data, such as non-participatory observation, bibliographic research, documentary analysis and exploratory interviews.

8 Through these, it was possible to collect different conceptual data, which allowed the realization of an important Social diagnosis, which was divided into four parts, that is: the framework of the theme, the intervention problem, the territory of intervention and diagnosis of real viability. This last phase became central to the project, as it enabled the understanding of the pertinence of the theme as well as the perception of how it remains intrinsic in contemporary societies. In addition, the prospective method of analysis was used to understand the weaknesses of the project as well as the overcoming of these. Keywords:Adult and Elderly Education; Social Work; Social Innovation; Social Intervention Project. viii LISTA DE ABREVIATURAS OU SIGLAS ANEFA Ag ncia Nacional de Educa o e Forma o de Adultos APEFA Associa o Portuguesa de Educa o e Forma o de Adultos ATM Automated Teller Machine CEARTE Centro de Forma o Profissional do Artesanato CECOA Centro de Forma o Profissional para o Com rcio e Afins CTT Correios e Telecomunica es de Portugal DGEstE-DSRC Dire o-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Dire o de Servi os Da Regi o Do Centro Dr.

9 / Dr. Doutor/a DREC Dire o Geral de Educa o do Centro Escola B sica EFA Educa o e Forma o de Adultos Exma. Excelent ssimo/a FCG Funda o Calouste Gulbenkian Isto IASSW International Association of Schools of Social Work IEFP Instituto de Emprego e de Forma o Profissional IFSW International Federation of Social Workers INE Instituto Nacional de Estat stica N - N mero OCDE Organiza o para a Coopera o e Desenvolvimento Econ mico ODM Objetivos de Desenvolvimento do Mil nio ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustent vel ix OEI Organiza o de Estados Ibero-americanos ONU Organiza o das Na es Unidas PNAEBA Plano Nacional de Alfabetiza o e Educa o de Base de Adultos PNDES Plano Nacional de Desenvolvimento Econ mico e Social PNE Plano Nacional de Emprego Prof. /Prof. Professor/a RMG Rendimento M nimo Garantido RVCC Reconhecimento, Valida o e Certifica o de Compet ncias SEEBS Secret rio de Estado dos Ensinos B sico e Secund rio SMTUC Servi os Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra SWOT Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats UNESCO Organiza o das Na es Unidas para a Educa o.

10 A Ci ncia e a Cultura UNRIC Centro de Informa o Regional das Na es Unidas para a Europa Ocidental x NDICE DE TABELAS Tabela 1 Percentagem de popula o com 10 ou mais anos em situa o de analfabetismo 60 Tabela 2 Gr fico de taxas de analfabetismo por Regi es e Munic pios 61 NDICE DE FIGURAS Figura 1 Atividades realizadas para a sustentabilidade do Projeto A Escola da Realiza o e seus objetivos 117 Figura 2 Metas do Projeto A Escola da Realiza o 72 Figura 3 Cronograma de Atividades a realizar no A Escola da Realiza o e seus objetivos 120 Figura 4 Estrutura Organizacional (Recursos Humanos, materiais e financeiros) do Projeto A Escola da Realiza o 75 Figura 5 Discrimina o dos materiais escolares e referidos custos 124 Figura 6 Pre os por aulas consoante o or amento disponibilizado 125 Figura 7 Indicadores de Avalia o do Projeto A Escola da Realiza o 126 Figura 8 An lise do Projeto A Escola da Realiza o 127 Figura 9- Cruzamento de quadrantes da an lise 128 Figura 10 Cronograma de Atividades para a elabora o do Projeto A Escola da Realiza o Discrimina o dos materiais escolares e referidos pre os 130 NDICE DE ILUSTRA ES Ilustra o 1 Modelo de Inova o 41 Ilustra o 2 Quadro-tipo de an lise ambiental SWOT.


Related search queries