Example: tourism industry

TECNOLOGIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL

M RCIO LUIZ CORR A VILA A ELAINE VASQUEZ FERREIRA DE ARAUJO (ORGANIZADORES) TECNOLOGIA, SOCIEDADE E educa O NA ERA DIGITAL 2 Tecnologia, SOCIEDADE e educa o na Era DIGITAL ISBN : 978-85-88943-69-8 M rcio Luiz Corr a Vila a Elaine Vasquez Ferreira de Araujo (Organizadores) Duque de Caxias 2016 3 Tecnologia, SOCIEDADE e educa o na Era DIGITAL 4 CAT LOGO NA FONTE N CLEO DE ORGANIZA O DE BIBLIOTECAS UNIGRANRIO 5 Os conte dos dos artigos que integram esta obra - inclusive posicionamentos, opini es, tradu es - e a revis o final destes s o da responsabilidade dos autores.

Tecnologia e Cibercultura: entre impactos, possibilidades e desafios – de um dos autores deste presente capítulo – publicado na Revista UNIABEU Belford Roxo, Vol. 7, n. 16, maio/ago, p. 60-75, 2014 por VILAÇA, M. L. C. 2 Doutoranda em Humanidades, Culturas e Artes pela Unigranrio. Mestre em Letras e Ciências Humanas pela Unigranrio.

Tags:

  Sociedade, Educa, Tecnologias, Desafio, Sociedade e educa, 195 o na

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of TECNOLOGIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL

1 M RCIO LUIZ CORR A VILA A ELAINE VASQUEZ FERREIRA DE ARAUJO (ORGANIZADORES) TECNOLOGIA, SOCIEDADE E educa O NA ERA DIGITAL 2 Tecnologia, SOCIEDADE e educa o na Era DIGITAL ISBN : 978-85-88943-69-8 M rcio Luiz Corr a Vila a Elaine Vasquez Ferreira de Araujo (Organizadores) Duque de Caxias 2016 3 Tecnologia, SOCIEDADE e educa o na Era DIGITAL 4 CAT LOGO NA FONTE N CLEO DE ORGANIZA O DE BIBLIOTECAS UNIGRANRIO 5 Os conte dos dos artigos que integram esta obra - inclusive posicionamentos, opini es, tradu es - e a revis o final destes s o da responsabilidade dos autores.

2 As imagens que comp em a capa deste livro s o da fonte sketchicons. 6 AGRADECIMENTO Agradecemos aos colegas pesquisadores do Programa de P s-Gradua o em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) e Pr -Reitoria de P s-Gradua o e Pesquisa (PROPEP) da UNIGRANRIO. 7 SUM RIO Apresenta o .. 10 TECNOLOGIA E SOCIEDADE Cap tulo 1 .. 17 SOCIEDADE Conectada: Tecnologia, Cidadania e Infoinclus o Elaine Vasquez Ferreira de Araujo M rcio Luiz Corr a Vila a Cap tulo 2 .. 41 De "Um Para Todos" a "Todos Para Todos": As Mudan as Socioculturais da Cultura de Massas Cultura DIGITAL Patricia Vieira da Silva Cap tulo 3.

3 71 Corpo e Tecnologia: Ser amos todos Cyborgs? Patricia Jer nimo Sobrinho Daniele Ribeiro Fortuna 8 Cap tulo 4 .. 98 Pol ticas P blicas e Estrat gias de Inclus o DIGITAL na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro Rosane Cristina de Oliveira Renato da Silva Cap tulo 5 .. 127 Linguagem na era DIGITAL : reflex es sobre tecnologia, linguagem e comunica o M rcio Luiz Corr a Vila a Elaine Vasquez Ferreira de Araujo TECNOLOGIA E educa O Cap tulo 6 .. 157 Quem Forma se Forma e Reforma ao Formar : Uma discuss o sobre as TICs na Forma o de Professores Dilermando Moraes Costa Jurema Rosa Lopes Cap tulo 7.

4 195 Media es, M dia- educa o e Cotidiano Escolar Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte Cap tulo 8 .. 218 TICs e Interdisciplinaridade: contribui es para Pr ticas Educacionais Elaine Vasquez Ferreira de Araujo M rcio Luiz Corr a Vila a 9 Cap tulo 9 .. 240 Tecnologia, Linguagem e educa o a Dist ncia Simone Regina de Oliveira Ribeiro M rcio Luiz Corr a Vila a Cap tulo 10 .. 268 tecnologias Digitais no Ensino de Matem tica: Sugest es para a Pr tica Docente Marcos Cruz de Azevedo Cleonice Puggian Herbert Gomes Martins Os autores.

5 292 10 1 APRESENTA O Este livro aborda diferentes quest es relacionadas complexa rela o entre tecnologia, SOCIEDADE e educa o, privilegiando discuss es e perspectivas interdisciplinares. Os artigos foram escritos por pesquisadores de diferentes reas do saber, que incluem Letras, Lingu stica Aplicada, Hist ria, Literatura, Comunica o Social, educa o e Matem tica. O objetivo da publica o oferecer m ltiplos olhares sobre as tecnologias digitais e pr ticas sociais e discursivas.

6 Linguagem, educa o, Infoinclus o, SOCIEDADE da Informa o, Corpo, Cultura, Pol ticas P blicas e Letramento DIGITAL s o algumas das tem ticas abordadas. Quase todos os cap tulos aqui foram escritos a partir de estudos, pesquisas e discuss es em disciplinas realizadas nos ltimos anos por professores, alunos e, alguns agora ex-alunos, do Programa de P s-Gradua o em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA), que anteriormente chamava-se Letras e Ci ncias Humanas. A proposta do livro oferecer uma diversidade de discuss es que permita um olhar sobre quest es de cultura DIGITAL , tecnologias e pr ticas sociais mediadas por tecnologias .

7 Buscamos organizar os trabalhos em dois 11 eixos b sicos: 1) Tecnologia e SOCIEDADE ; 2) Tecnologia e educa o. Optamos por partir do mais geral para o mais espec fico, sempre que poss vel privilegiando a educa o. Os autores foram convidados considerando as possibilidades de contribui es multi e interdisciplinares para a obra, mas sempre tentando manter uma linha de coer ncia organizacional do trabalho, para que os leitores se sintam convidados a ler muitos ou todos os cap tulos, de forma que o livro possa ser relevante para professores e estudantes de diferentes reas do saber e n veis de forma o acad mica.

8 Os autores s o mestres e doutores em diversas reas. Enquanto organizadores, discutimos que muitas obras sobre tecnologia correm o risco de acumular cap tulos com focos muito espec ficos e pouco articulados entre si. O resultado por vezes que o leitor tenha interesse espec fico em apenas um ou outro cap tulo espec fico. Nesta obra, esperamos que o leitor possa se beneficiar dos artigos de forma mais ampla. Em outras palavras, queremos que o livro possa representar mais que uma colet nea de artigos, despertando o interesse dos leitores para uma leitura mais abrangente.

9 O primeiro cap tulo do livro de M rcio Luiz Corr a Vila a e Elaine Vasquez Ferreira de Araujo, ambos da rea de Estudos Lingu sticos (organizadores do livro e autores de cap tulos desta obra) apresenta uma discuss o inicial sobre o papel das tecnologias de informa o e comunica o na SOCIEDADE . Al m de tratar das mudan as ocorridas nas pr ticas sociais e nos meios de comunica o na contemporaneidade, este cap tulo tamb m aponta um 12 breve hist rico da Internet no Brasil e algumas quest es sobre a Web e sua import ncia para a populariza o da rede mundial.

10 Ainda neste cap tulo, ao ressaltar que nem todos possuem acesso Internet e s o capazes de participar de pr ticas sociais mediadas pela tecnologia, os autores defendem a import ncia da infoinclus o, como contribui o para o desenvolvimento da cidadania. Ao abordar quest es sobre a cultura DIGITAL no segundo cap tulo, Patricia Vieira da Silva da rea de Letras apresenta uma discuss o sobre como as tecnologias de informa o e comunica o e sua populariza o influenciaram nos processos culturais da SOCIEDADE .


Related search queries