Example: bachelor of science

Condutas no paciente com trauma crânioencefálico*

74 RESUMOJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Definir e atualizar protoco-los de atendimento a v timas de trauma cranioencef lico (TCE) na emerg ncia m dica, visando o diagn stico e tratamento preco-ce. H aumento do interesse em se definir protocolos e Condutas de atendimento para v timas de TCE, visando n o somente o controle e estabiliza o da press o intracraniana (PIC) e da pres-s o de perfus o cerebral (PPC), mas tamb m de todos os outros par metros de suporte hemodin mico adequado ao paciente com TCE, visando a redu o de complica es p s- trauma e na taxa de DO.

74 RESUMO JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Definir e atualizar protoco- los de atendimento a vítimas de trauma cranioencefálico (TCE) na emergência médica, visando o diagnóstico e tratamento preco-

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Condutas no paciente com trauma crânioencefálico*

1 74 RESUMOJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Definir e atualizar protoco-los de atendimento a v timas de trauma cranioencef lico (TCE) na emerg ncia m dica, visando o diagn stico e tratamento preco-ce. H aumento do interesse em se definir protocolos e Condutas de atendimento para v timas de TCE, visando n o somente o controle e estabiliza o da press o intracraniana (PIC) e da pres-s o de perfus o cerebral (PPC), mas tamb m de todos os outros par metros de suporte hemodin mico adequado ao paciente com TCE, visando a redu o de complica es p s- trauma e na taxa de DO.

2 O TCE tem grande impacto na sa de da popu-la o em geral, tendo not ria import ncia tanto na morbidade quanto na mortalidade no trauma , representando aproximada-mente 15% a 20% das mortes em pessoas com idade entre 5 e 35 anos e respons vel por 1% de todas as mortes em adultos. Nos Estados Unidos s o admitidos por ano, mais de 250 mil pacientes com traumatismo craniano, e a cada ano ocorre bito de apro-ximadamente 60 mil pacientes decorrente deste tipo de trauma . Aproximadamente 60% dos pacientes que sobrevivem a traumas Condutas no paciente com trauma cr nioencef lico*Managements in patients with traumatic brain injuryJo o Kleber de Almeida Gentile1, Hebert Santos Himuro1, Salom n Soriano Ordinola Rojas2, Viviane Cordeiro Veiga3, Luis Enrique Campodonico Amaya4, J lio C sar de Carvalho4*Recebido da Universidade Cidade de S o Paulo (UNICID) e Hospital Benefic ncia Portuguesa de S o Paulo (Unidade S o Joa-quim).

3 Unidade de Terapia Intensiva Neurol gica e Neurocir rgica. S o Paulo, DE REVIS O1. Graduando (6 Ano) do Curso de Medicina da Universidade Cidade de S o Paulo (UNICID). S o Paulo, SP, Brasil2. Doutor em Cirurgia pela Faculdade de Medicina de S o Jos do Rio Preto (FMSJRP). Mestre em Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNI-CAMP). Especialista em Terapia Intensiva pela Associa o de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela Sociedade Brasi-leira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV).

4 Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva Neurol gica e Neurocir rgica do Hospital Benefic ncia Portuguesa. S o Paulo, SP, Brasil3. Mestre em Ci ncias pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Es-pecialista em Terapia Intensiva pela Associa o de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). M dica Assistente da Unidade de Terapia Intensiva Neurol gica e Neu-rocir rgica do Hospital Benefic ncia Portuguesa. S o Paulo, SP, Brasil4.

5 M dico Assistente da Unidade de Terapia Intensiva Neurol gica e Neurocir r-gica do Hospital Benefic ncia Portuguesa. S o Paulo, SP, BrasilApresentado em 02 de julho de 2010 Aceito para publica o em 13 de outubro de 2010 Endere o para correspond ncia:Jo o Kleber de Almeida GentileAv. Cipriano Rodrigues, 416/124 Bloco 4 Vila Formosa03361-010 S o Paulo, SP. E-mail: Sociedade Brasileira de Cl nica M dicacranianos t m sequelas significativas como d ficit motor e cogni-tivo, trazendo grande impacto socioecon mico e emocional aos pacientes e seus familiares.

6 As op es terap uticas dispon veis na maioria das vezes como a hipotermia, manuten o da glicemia, hiperventila o, quando empregadas de forma correta melhoram o progn stico dos pacientes com TCE. Considerando os altos gastos em sa de e para a sociedade com sua alta mortalidade, preciso cada vez mais investigar novas formas de tratamento e ela-borar protocolos e revis es sobre TCE, visando Condutas diretas e concisas no trauma cranioencef O: O TCE uma situa o comum no cotidia-no m dico, sendo respons vel por altas taxas de mortalidade e morbidade em todo o mundo.

7 Apresenta-se de formas variadas, que devem ser reconhecidas precocemente pelo m dico ainda no atendimento prim rio com o exame cl nico e neurol gico, assim como deve ser precoce o in cio dos procedimentos avan ados de suporte a vida e Condutas espec ficas que tem como objetivo di-minuir a incid ncia de les es neuronais secund rias ao trauma . As Condutas nos pacientes com TCE, principalmente em casos graves, s o complexas e exigem aten o do m dico e da equipe multiprofissional durante o tratamento do paciente .

8 Apesar do objetivo central do tratamento do TCE ser evitar les es secund -rias atrav s do controle rigoroso da hipotens o e da hip xia cere-bral com monitoramento da PIC e do fluxo sangu neo cerebral (FSC), devem ser considerar outras Condutas , que apresentam altos ndices de recomenda o por in meros estudos e protocolos para o paciente traumatizado, com finalidade de reduzir ao m -ximo as sequelas do trauma craniano, melhorando a sobrevida e qualidade de vida dos : Les o axonal difusa, Hipertens o intracraniana, Tratamento de emerg ncia, Traumatismo encef lico, Traumatis-mo AND OBJECTIVES: Define and update treatment protocols for victims of traumatic brain injury (TBI) in medical emergencies, for the diagnosis and early treatment.

9 There is an increased interest in defining protocols and practices of care for victims of head trauma , aiming not only the control and stabilization of the intracranial pressure (ICP) and cerebral perfusion pressure (CPP), but also all other parameters appropri-ate hemodynamic support for patients with TBI, aimed at reduc-ing complications after trauma and the mortality : Traumatic brain injury (TBI) has great impact on Rev Bras Clin Med. S o Paulo, 2011 jan-fev;9(1):74-8275 Condutas no paciente com trauma cr nioencef licoRev Bras Clin Med.

10 S o Paulo, 2011 jan-fev;9(1):74-82population health in general, with notable importance in mor-bidity and in mortality in trauma , representing approximately 15% to 20% of deaths in people aged between 5 and 35 years and is responsible for 1% of all deaths in adults. In the United States are admitted per year, more than patients with head injury, and death occurs every year approximately patients induced by this trauma . Approximately 60% of patients who survive head injuries have significant sequelae such as motor and cognitive deficits, bringing great socioeconomic and emo-tional impact on patients and their families.


Related search queries