Example: quiz answers

Corpo de Bombeiros Militar

Atualizada pela Portaria n CCB 021/800/20 publicada no Di rio Oficial do Estado, n 132, de 04 de julho de 2020 SECRETARIA DA SEGURAN A P BLICA POL CIA Militar DO ESTADO DE S O PAULO Corpo de Bombeiros Militar INSTRU O T CNICA N 22/2019 Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a inc ndioSUM RIO 1 Objetivo 2 Aplica o 3 Refer ncias normativas e bibliogr ficas 4 Defini es 5 Procedimentos ANEXOS A Sistema de mangotinho com v lvula globo angular na prumada B Reservat rios C Bombas de inc ndio D Abrigos de mangueiras e mangotinhos E Casos de isen o de sistema fixo de hidrantes e de mangotinhos F Relat rio de comissionamento e de inspe o peri dica do sistema de hidrantes e mangotinhos 1 OBJETIVO Fixar par metros para dimensionamento, instala o, manuten o, aceita o e manuseio, bem como as caracter sticas, dos componentes de sistemas de hidrantes e/ou de mangotinhos para uso exclusivo no combate a inc ndio em edifica es.

NBR NM ISO 7-1 Rosca para tubos onde a junta de vedação sob pressão é feita pela rosca – Parte 1 – Dimensões, tolerâncias e designação. Rio de Janeiro: ABNT; ISO 1182 – Building materials – non-combustibility test. ANSI/ASME B1.20.7 NH – Hose coupling screw threads. ASTM A 234 – Specification for piping fitting wrought carbon

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Corpo de Bombeiros Militar

1 Atualizada pela Portaria n CCB 021/800/20 publicada no Di rio Oficial do Estado, n 132, de 04 de julho de 2020 SECRETARIA DA SEGURAN A P BLICA POL CIA Militar DO ESTADO DE S O PAULO Corpo de Bombeiros Militar INSTRU O T CNICA N 22/2019 Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a inc ndioSUM RIO 1 Objetivo 2 Aplica o 3 Refer ncias normativas e bibliogr ficas 4 Defini es 5 Procedimentos ANEXOS A Sistema de mangotinho com v lvula globo angular na prumada B Reservat rios C Bombas de inc ndio D Abrigos de mangueiras e mangotinhos E Casos de isen o de sistema fixo de hidrantes e de mangotinhos F Relat rio de comissionamento e de inspe o peri dica do sistema de hidrantes e mangotinhos 1 OBJETIVO Fixar par metros para dimensionamento, instala o, manuten o, aceita o e manuseio, bem como as caracter sticas, dos componentes de sistemas de hidrantes e/ou de mangotinhos para uso exclusivo no combate a inc ndio em edifica es.

2 2 APLICA O Esta Instru o T cnica (IT) aplica-se s edifica es em que seja necess ria a instala o de sistemas de hidrantes e/ou de mangotinhos para combate a inc ndio, de acordo com o previsto no Regulamento de seguran a contra inc ndio das edifica es e reas de risco do Estado de S o Paulo. 3 REFER NCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGR FICAS ASSOCIA O BRASILEIRA DE NORMAS T CNICAS (ABNT). NBR 5410 Instala es el tricas de baixa tens o. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 5580 Tubos de a o-carbono usos comuns na condu o de flu dos Especifica o. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 5587 Tubos de a o para condu o, com rosca ANSI/ASME Dimens es b sicas Padroniza o. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 5590 Tubo de a o-carbono com ou sem solda longitudinal, pretos ou galvanizados Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 5626 Instala o predial de gua fria. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 5647-1 Sistemas para adu o e distribui o de gua Tubos e conex es de PVC 6,3 com junta el stica e com di metros nominais at DN 100 Parte 1: Requisitos gerais.

3 Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 5647-2 Sistemas para adu o e distribui o de gua Tubos e conex es de PVC 6,3 com junta el stica e com di metros nominais at DN 100 Parte 2: Requisitos espec ficos para tubos com press o nominal PN 1,0 MPa. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 5647-3 Sistemas para adu o e distribui o de gua Tubos e conex es de PVC 6,3 com junta el stica e com di metros nominais at DN 100 Parte 3: Requisitos espec ficos para tubos com press o nominal PN 0,75 MPa. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 5647-4 Sistemas para adu o e distribui o de gua Tubos e conex es de PVC 6,3 com junta el stica e com di metros nominais at DN 100 Parte 4: Requisitos espec ficos para tubos com press o nominal PN 0,60 MPa. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 5667 Hidrantes urbanos de inc ndio de ferro fundido d ctil. 3 Partes Especifica es. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 6414 Rosca para tubos onde a veda o feita pela rosca Designa o, dimens es e toler ncias Padroniza o.

4 Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 6925 Conex o de ferro fundido male vel, de classes 150 e 300, com rosca NPT, para tubula o. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 6943 Conex o de ferro fundido male vel, com rosca ABNT NBR NM ISSO 7-1, para tubula es. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 10351 Conex es injetadas de PVC r gido com junta el stica para redes e adutoras de gua Especifica o. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 10897 Sistema de prote o contra inc ndio por chuveiros autom ticos Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 11720 Conex es para uni o de tubos de cobre por soldagem ou brasagem capilar Especifica es. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 11861 Mangueira de inc ndio Requisitos e m todos de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 12779 Mangueiras de inc ndio Inspe o, manuten o e cuidados. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 12912 Rosca NPT para tubos Dimens es Padroniza o. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 13206 Tubo de cobre leve, m dio e pesado sem costura, para condu o de flu dos - Requisitos.

5 Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 13434-1 Sinaliza o de seguran a contra inc ndio e p nico Parte 1: Princ pios de projeto. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 13434-2 Sinaliza o de seguran a contra inc ndio e p nico Parte 2: S mbolos e suas formas, dimens es e cores. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 13714 Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a inc ndio. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 14105 Medidores de press o. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 14276 Brigada de inc ndio - Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 14349 Uni o para mangueira de inc ndio Requisitos e m todos de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 14870 Esguicho para combate a inc ndio Parte 1 Esguicho b sico de jato regul vel. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 15561 Tubula o de polietileno PE 80 e PE 100 para transporte de gua e esgoto sob press o requisitos. Rio de Janeiro: ABNT; _____.

6 NBR 15593 Sistemas enterrados para distribui o e adu o de gua e transporte de esgotos sob press o Requisitos para conex es sold veis de polietileno PE 80 e PE 100. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 15802 Sistemas enterrados para distribui o e adu o de gua e transporte de esgotos sob press o Requisitos para projetos em tubula o de polietileno PE 80 e PE 100 de di metro externo nominal entre 63 mm e 1600 mm. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 15803 Sistemas enterrados para distribui o e adu o de gua e transporte de esgoto sob press o Requisitos para conex es de compress o para junta mec nica, de servi o e de liga o para tubula o de polietileno de di metro externo nominal entre 20 mm e 160 mm. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 15950 Sistemas para distribui o e adu o de gua e transporte de esgotos sob press o - Requisitos para instala o de tubula o de polietileno PE 80 e PE 100. Rio de Janeiro: ABNT; _____.

7 NBR 15952 Sistemas para redes de distribui o e adu o de gua e transporte de esgotos sob press o Verifica o da estanqueidade hidrost tica em tubula es de polietileno. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 15979 Sistemas para distribui o e adu o de gua e transporte de esgotos sob press o - Requisitos para reparo de tubula o de polietileno PE 80 e PE 100. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 16021 V lvula e acess rios para hidrante requisitos e m todos de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR 16642 Conjunto de mangueira semirr gida e acess rios para inc ndio. Rio de Janeiro: ABNT; _____. NBR NM ISO 7-1 Rosca para tubos onde a junta de veda o sob press o feita pela rosca Parte 1 Dimens es, toler ncias e designa o. Rio de Janeiro: ABNT; ISO 1182 Building materials non-combustibility test. ANSI/ASME NH Hose coupling screw threads. ASTM A 234 Specification for piping fitting wrought carbon steel and alloy steel for moderate and elevate temperature.

8 ASTM B 30 Specification for copper-base alloys in ingot form. ASTM B 62 Specification for composition bronze or ounce metal castings. ASTM B 584 Standard specification for copper alloy sand castings for general applications. ASTM D 2000 Classification system for rubber products in automotive applications. AWS Brazing filler metal (Classifications Bcup-3 or Bcup-4). BS 5041 Part 1 Specification for landing valves for wet risers. BRENTANO, Telmo. Instala es Hidr ulicas de Combate a inc ndios nas Edifica es 5 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. CREDER, H lio. Instala es Hidr ulicas e Sanit rias. 6 ed. - Rio de Janeiro: Livros T cnicos e Cient ficos Editora , MACINTYRE, Archibald Joseph. Instala es hidr ulicas prediais e industriais 4 ed. Rio de Janeiro: Livros T cnicos e Cient ficos Editora , MACINTYRE, Archibald Joseph. Bombas e Instala es de Bombeamento 2 ed. - Rio de Janeiro: Livros T cnicos e Cient ficos Editora S.

9 A., HICKEY, Harry E. Hydraulics for Fire Protection. Boston: NFPA, 1980. NFPA. Fire Protection Engineering 2 ed. Boston, 4 DEFINI ES Para efeito desta Instru o T cnica, aplicam-se as defini es constantes da IT 03 Terminologia de seguran a contra inc ndio. 5 PROCEDIMENTOS Requisitos gerais Os sistemas de combate a inc ndio est o classificados em sistema tipo 1 (mangotinho) e sistemas tipo 2, 3, 4 e 5 (hidrantes), conforme especificado na tabela 2. Todos os par metros, bacos, tabelas e outros recursos utilizados no projeto e no dimensionamento devem ser relacionados no memorial. N o admitida a refer ncia a outro projeto para justificar a aplica o de qualquer informa o no memorial. O manuseio do sistema deve ser feito por pessoal devidamente habilitado e treinado de acordo com a IT 17 Brigada de inc ndio, bombeiro civil, ou integrante do Corpo de Bombeiros da Pol cia Militar do Estado de S o Paulo (CBPMESP) em caso de inc ndios e emerg ncias.

10 Projeto O sistema a ser instalado deve corresponder a um memorial, constando c lculos, dimensionamentos e uma perspectiva isom trica da tubula o (sem escala, com cotas e com os hidrantes numerados), conforme prescrito na IT 01 Procedimentos administrativos. O Corpo de Bombeiros Militar pode solicitar documentos relativos ao sistema, se houver necessidade. Crit rios b sicos de projeto O projeto de um sistema de hidrantes e mangotinhos definido de acordo com a aplicabilidade do sistema, conforme estabelecido na Tabela 3, em fun o da rea constru da e da ocupa o. Dispositivo de recalque para o Corpo de Bombeiros Militar Todos os sistemas devem ser dotados de dispositivo de recalque para uso do Corpo de Bombeiros Militar , consistindo de um prolongamento de mesmo di metro da tubula o principal, cujos engates sejam compat veis com os usados pelo Corpo de Bombeiros Militar . O dispositivo de recalque deve ser do tipo coluna instalado na fachada ou dentro de um abrigo embutido no muro, conforme Figura 1.


Related search queries