Example: air traffic controller

Estudo do Layout - UFRGS

1 Estudo do LayoutRicardo A. Cassel reas de Decis o na Produ o reas de decis oDescri oInstala esQual a localiza o geogr fica, tamanho, volume e mix de produ o, quegrau de especializa o, arranjo f sico e forma de manuten de Produ oQue n vel, como obt -la e como increment equipamentos e sistemas, com que grau de automa o eflexibilidade, como atualiz -la e dissemin o VerticalO que a empresa ir produzir internamente, o que ir comprar deterceiros, e qual pol tica implementar com fornecedoresOrganiza oQual a estrutura organizacional.

1 Estudo do Layout Ricardo A. Cassel Áreas de Decisão na Produção Áreas de decisão Descrição Instalações Qual a localização geográfica, tamanho, volume e mix de produção, que grau de especialização, arranjo físico e forma de manutenção.

Tags:

  Layout

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Estudo do Layout - UFRGS

1 1 Estudo do LayoutRicardo A. Cassel reas de Decis o na Produ o reas de decis oDescri oInstala esQual a localiza o geogr fica, tamanho, volume e mix de produ o, quegrau de especializa o, arranjo f sico e forma de manuten de Produ oQue n vel, como obt -la e como increment equipamentos e sistemas, com que grau de automa o eflexibilidade, como atualiz -la e dissemin o VerticalO que a empresa ir produzir internamente, o que ir comprar deterceiros, e qual pol tica implementar com fornecedoresOrganiza oQual a estrutura organizacional.

2 N vel de centraliza o, formas decomunica o e controles das HumanosComo recrutar, selecionar, contratar, desenvolver, avaliar, motivar eremunerar a m o de responsabilidades, que controles, normas e ferramentas dedecis es empregar, quais os padr es e formas de compara e Controleda Produ oQue sistema de PCP empregar, que pol tica de compras e estoques, quen vel de informatiza o das informa es, que ritmo de produ o mantere formas de ProdutosCom que freq ncia lan ar, como desenvolver e qual a rela o entreprodutos e Desperd cios Significa analisar todas as atividades realizadas no sistema de produ o e eliminar aquelas que n o agregam valor ao produto.

3 Identificar o que acrescenta valor ao produto para o cliente (informa es teis para melhorar o projeto e produ o dos bens/servi os), e em seguida o que n o acrescenta que Layout ? Segundo o International Labour Office, de Genebra, Layout : A posi o relativa dos departamentos, se es ou escrit rios dentro do conjunto de uma f brica, oficina ou rea de trabalho manual ou intelectual; dentro de cada departamento ou se o; dos meios de suprimento e acesso s reas de armazenamento e de servi os, tudo relacionado dentro do fluxo de trabalho.

4 3 Objetivo do LayoutCombinar a for a de trabalho com as caracter sticas f sicas de uma ind stria (m quinas, rede de servi os, e equipamentos de transporte) de tal modo que seja alcan ado o maior volume poss vel de produtos manufaturados ou servi os. Estes produtos ou servi os dever o apresentar um n vel de qualidade compat vel, sendo utilizado para tanto um baixo volume de do Layout Fluxo: Racional (l gico e com seq enciamento ordenado) Progressivo (sem retorno) Limpo (sem obstru o) Flexibilidade(capacidade para absorver altera es/varia es)4 Objetivo do Layout Expans o (da capacidade produtiva) Uso do espa o dispon vel Reduzir investimento Permitir controle da quantidade e da qualidade Conforto e seguran a Facilitar a supervis pios do Layout Princ pio da Economia do Movimento: Um Layout timo tende a encurtar a dist ncia entre os oper rios e ferramentas, nas diversas opera es de fabrica o.

5 Princ pio do Fluxo Progressivo: Quanto mais cont nuo for o movimento entre uma opera o e a subsequente, sem paradas, voltas ou cruzamentos, tanto para homem quanto para os equipamentos, mais correto estar o pios do Layout Princ pio da Flexibilidade: Quanto mais flex vel (menos r gido) for o Layout , com o fim de propiciar rearranjos econ micos em face das in meras situa es que as empresas podem enfrentar (adaptar a produ o s mudan as do produto, volume de produ o, equipamentos, processo), mais til ser para a organiza o. Princ pio Integra o: A integra o entre os diversos fatores, indispens veis a um Layout timo deve ter prefer ou Arranjo F sico O Arranjo F sico depende do fluxo produtivo, tanto no setor produtivo como no administrativo.

6 O espa o necess rio para cada equipamento fun o da opera ou Arranjo F sicoO ponto chave do Layout combinar (encontrar um meio termo entre) : Minimiza o do deslocamento e do espa o ocupado Maximiza o do espa o dispon vel respeitando a legisla o, a seguran a, o conforto e a higiene. Fatores da Produ o que influenciam no Layout Espa o dispon vel verificar reas proibidas. Ex: extintores de inc ndio Produto Mat ria prima Ex: usinagem de eixos (as dimens es da mat ria prima influenciam no Layout ) Equipamentos 7 Fatores da Produ o que influenciam no Layout Movimentos Processo Define a seq ncia de opera es, disposi o de reas de estocagem e postos operativos (Ex: reas de montagem) Define o ferramental (Ex.)

7 Soldagens, gabaritos, instrumenta o de medi o etc) M o de obra (Mente de obra)Fatores da Produ o que influenciam no Layout reas de armazenagem Edifica o N o qualquer edif cio que adequado produ o (em geral o pr dio bom o de piso nico, por m, isto nem sempre se aplica. Deve ser considerada tamb m a estrutura) Supervis o Exemplo : espa os para reuni da Produ o que influenciam no Layout Programa o e controle da produ o Exemplo : Prever espa o para os Kanbans. Expans o e facilidade de mudan a Flexibilidade : Capacidade de absorver varia es na demanda , no produto e no processo reas de Influ ncia de um Projeto de LayoutLAYOUTC omplexidade do Processo ProdutivoFlexibilidade da Produ oInvestimento em EquipamentosSeguran a, Conforto e Conveni nciaUtiliza o de M o-de-obraManuseio de MateriaisEstoques rea Utilizada9 Import ncia do Layout Afeta a capacidade da instala o e a produtividade das opera es.

8 Mudan as de Layout podem implicar no disp ndio de consider veis somas de dinheiro. Afeta os custos de produ de Layout Por processo ou funcional; Por produto ou em linha; Tecnologia de grupo ou celular; Por posi o fixa; A diferen a e aplica o de cada um deles, dependeda diversifica o dos produtos, quantidades eprocessos. Pode-se ter uma mesma planta com 2 ou3 tipos implantados; A adequa o ao melhor tipo a ser utilizado pontochave para se chegar diminui o dos custos deprodu o e aumento da produtividade, com m ximaefici de LayoutEscolha do Tipo de Layout O tipo de Layout em grande parte determinado pelo.

9 Tipo de produto (isto , se um bem ou servi o, desenho do produto, padr es de qualidade) Tipo de processo de produ o (isto , tecnologia, tipos de material ou servi o) Volume da produ o (isto , cont nua de grande volume, ou intermitente de pequeno volume) 11 Por Processo ou FuncionalNo Layout por processo ou funcional as m quinas s o agrupadas por processo ou fun o, em reas determinadas. Ex: todas as prensas na mesma rea, processos de tratamento t rmico de pe as, supermercados (comida congelada, verduras), Processo ou Funcional12 Por Processo ou FuncionalVantagens do Layout por Processo ou Funcional Menor investimento de capital; Grande flexibilidade nos meios de produ o; Alcance de uma supervis o efetiva; A indisponibilidade de equipamentos n o prejudica t o seriamente a produ o; Menores custos fixos em decorr ncia do menor investimento do Layout por Processo ou Funcional Maior rea requerida.

10 Necessidade de maior habilidade (ou n mero) de m o-de-obra; Necessidade de uma inspe o mais freq ente; Maior tempo para a produ o; Maior complexidade do planejamento e controle da produ o; Maior manuseio de por Processo (funcional) No Layout funcional, todas as opera es semelhantes ou m quinas do mesmo tipo s o agrupadas para aproveitar ao m ximo sua potencialidade. Possui esta nomenclatura pelo fato da localiza o da m quina e/ou equipamento determinar sua fun o; em outras palavras, a posi o das m quinas indicar sua fun o ou STICASLAY-OUT POR PROCESSOVANTAGENSDESVANTAGENS Agrupamento de m quinas e equipamentos semelhantes em se esdistintas Requerm o-de-obra qualificada Sistema Flex vel Equipamentosmais baratos Menor vulnerabilidade paradas Satisfa o notrabalho Grande movimenta o de materiais M o-de-obraespecializada commaior custo Controle de produ o mais complexo Por Produto ou em LinhaUm dos pontos importantes na organiza ode uma f brica de manufatura criar umfluxo na


Related search queries