Example: biology

PIE - Prontuário das Instalações Elétricas

PIE - Prontu rio das Instala es El tricas Autor: Masatomo Gunji - Eng Eletricista e de Seguran a do Trabalho: O PIE um sistema organizado de informa es pertinentes s instala es el tricas e aos trabalhadores que sintetizar o conjunto de procedimentos, a es, documenta es e programas que a empresa mant m ou planeja executar para proteger o trabalhador dos riscos el tricos. A empresa dever organizar o PIE com o fim de disponibilizar ao trabalhador todas as informa es necess rias a sua seguran a, provar ao MTE o atendimento aos requisitos da NR10 e provar que todos os servi os s o executados segundo procedimentos definidos e seguros.

ABNT NBR 5410. Nestas empresas, com áreas classificadas, o diagnóstico deve analisar adicionalmente os procedimentos e itens de documentação prescritos pelas normas brasileiras NBR 9518 e NBR IEC 60079-17; LAUDO TÉCNICO DO SPDA O Laudo de inspeção do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas - SPDA é o

Tags:

  09067, Nbr iec 60079 17

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PIE - Prontuário das Instalações Elétricas

1 PIE - Prontu rio das Instala es El tricas Autor: Masatomo Gunji - Eng Eletricista e de Seguran a do Trabalho: O PIE um sistema organizado de informa es pertinentes s instala es el tricas e aos trabalhadores que sintetizar o conjunto de procedimentos, a es, documenta es e programas que a empresa mant m ou planeja executar para proteger o trabalhador dos riscos el tricos. A empresa dever organizar o PIE com o fim de disponibilizar ao trabalhador todas as informa es necess rias a sua seguran a, provar ao MTE o atendimento aos requisitos da NR10 e provar que todos os servi os s o executados segundo procedimentos definidos e seguros.

2 Todas as empresas com pot ncia instalada superior a 75 kw devem manter o PIE atualizado. O PIE deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer disposi o dos trabalhadores envolvidos nas instala es e servi os em eletricidade. Um dos documentos que comp e o PIE o Relat rio T cnico das Inspe es atualizadas a ser elaborada com base na auditoria a ser realizada na documenta o, nas instala es el tricas e nos processos de seguran a el trica da empresa. O relat rio t cnico deve apontar todas as n o conformidades administrativas e t cnicas encontradas e deve conter um cronograma de adequa o.

3 Os documentos t cnicos previstos no PIE devem ser elaborados por profissionais legalmente habilitados e deve ser organizado e mantido pelo empregador ou pela pessoa formalmente designada pela empresa. O PIE deve conter um conte do m nimo que depender do porte e da complexidade das suas instala es el tricas. O conte do abrangente e depender da capacidade da equipe t cnica da empresa em diagnosticar, analisar e implementar as solu es adequadas de forma a garantir que: - as instala es el tricas da empresa estejam adequadas - a empresa adquira somente os equipamentos e materiais adequados - procedimentos sejam elaborados e aplicados pelos trabalhadores - Ordens de Servi os sejam emitidas - s sejam utilizados equipamentos ensaiados e testados - toda atividade seja precedida de uma An lise de risco - toda situa o de Emerg ncia seja atendida de forma padronizada - as instala es el tricas sejam atestadas por meio de um laudo independente - a empresa estabele a os procedimentos administrativos necess rios para

4 Uma eficiente gest o da seguran a el trica - as especifica es de EPI, EPC e demais equipamentos estejam dispon veis a todos os trabalhadores. - as instala es el tricas sejam mantidas adequadamente atrav s de um plano de manuten o preventiva e / ou preditiva - sejam realizadas auditorias peri dicas no sistema de seguran a el trica. PASSOS PARA A ESTRUTURA O DO PIE O primeiro passo para organizar o Prontu rio das Instala es El tricas a elabora o do Relat rio T cnico das Inspe es (RTI) com o cronograma de a es para adequa o NR10. O RTI deve ser elaborado com base em um Diagn stico de situa o da empresa que analise os riscos, os procedimentos, as documenta es e as medidas de controle existentes na rea el trica e indique todos os requisitos da NR10 n o atendidos pela empresa.

5 O RTI deve contemplar todos os requisitos da NR10 conforme item , al nea g da NR10. Caso a empresa n o possua, ser tamb m necess rio elaborar os Laudos T cnicos das Instala es El tricas e o Laudo do Sistema de Prote o contra Descargas Atmosf ricas (SPDA) como forma de diagnosticar as instala es f sicas na rea el trica. O Diagn stico e o Laudo T cnico das Instala es El tricas compor o o RTI, conforme requisito , al nea g da norma. O RTI e o Laudo do SPDA formar o a base para a estrutura o do Prontu rio. O RELAT RIO T CNICO DAS INSPE ES (RTI) O objetivo central do RTI o de determinar s empresas uma auditoria peri dica da condi o de seguran a das instala es el tricas e de servi os em eletricidade.

6 A auditoria deve contemplar tanto os riscos e condi es ambientais do trabalho na rea el trica, como tamb m toda a documenta o das instala es el tricas, os procedimentos de trabalho, as atividades exercidas pelos eletricistas, os equipamentos e ferramentas utilizados, os treinamentos realizados, as medidas de prote o coletiva e individual existentes e o processo de gest o da seguran a nas instala es el tricas. O resultado da auditoria ser o relat rio t cnico, contendo as n o conformidades, as recomenda es, as propostas de adequa o e o cronograma de realiza es.

7 A exist ncia de documenta o acreditada e dinamicamente atualizada com as modifica es ocorridas nas instala es diagramas, esquemas, instru es e procedimentos t cnicos, treinamentos e demais obriga es do prontu rio facilitar sobremaneira a execu o do relat rio t cnico requerido. Para compor o RTI prop e-se a sua divis o em duas partes: uma auditoria envolvendo os aspectos de seguran a do trabalho (Diagn stico NR10) e outra contemplando os aspectos t cnicos das instala es el tricas (Laudo T cnico das Instala es El tricas). O laudo t cnico das instala es el tricas deve ser elaborado por Engenheiro Eletricista segundo o que estabelece a Resolu o 218 do CONFEA.

8 E o diagn stico dos requisitos da NR10 deve ser elaborado por Engenheiro de Seguran a do Trabalho segundo o que estabelece a Lei 7410 de e o Artigo n. 4 da Resolu o 359 do CONFEA de LAUDO T CNICO DAS INSTALA ES EL TRICAS O Laudo T cnico das Instala es El tricas uma dos componentes do Relat rio T cnico das Inspe es. O laudo deve-se basear nos dados de inspe o, medi o e ensaio realizados na documenta o t cnica e nas instala es el tricas da empresa com a finalidade de aferir a sua conformidade com a Norma T cnica Brasileira NBR-5410 (instala es el tricas em baixa tens o), a NBR 14039 (Instala es El tricas em m dia tens o), a NBR 5418 (Instala es em reas classificadas) e a NR10, entre outras normas.

9 As inspe es, medi es e ensaios devem ser executados segundo prescri es das normas da ABNT para instala es el tricas em Baixa Tens o (NBR 5410) e em Alta Tens o (NBR ). Em anexo encontram-se dois modelos de listas de verifica o que poder o ser usadas como base para as inspe es nas instala es el tricas de BT e AT: LISTA DE VERIFICA O C: Laudo das Instala es El tricas de BT e LISTA DE VERIFICA O D: Laudo das Instala es El tricas de AT . DIAGN STICO NR10 O Diagn stico NR10 identifica e analisa os requisitos da NR10, avaliando o grau de implementa o de cada um e indicando as a es corretivas necess rias para adequa o a norma.

10 Deve contemplar todos os aspectos administrativos e de procedimentos de seguran a do setor el trico da empresa: - sistema de gest o da seguran a - documenta o t cnica e projetos - comprova o de treinamentos - certifica es de equipamentos e ferramentas - procedimentos de trabalho e instru es t cnicas - an lises de riscos - medidas de controle - medidas de prote o coletiva e EPI - sinaliza o de seguran a - prote o contra inc ndio e explos es - procedimentos de emerg ncias e de resgate de acidentados - processos de autoriza o de trabalhadores - processos de contrata o de terceiros - mapeamento das responsabilidades e atividades na rea el trica O


Related search queries