Example: marketing

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE …

FUNDA O BENEDITO PEREIRA NUNES FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS Elaborado por In z Barcellos de Andrade Maria Cristina Miranda Lima MANUAL PARA ELABORA O E APRESENTA O DE TRABALHOS CIENT FICOS : Artigo cient fico Campos dos Goytacazes 2007 2 2007 Copyright Faculdade de Medicina de Campos Direitos desta edi o reservados a FMC Av. Alberto Torres, no - Centro - Campos dos Goytacazes RJ Tel (22) 2733-2211 proibida a reprodu o parcial ou total desta obra com fins lucrativos e que n o sejam para fins acad micos ou cient ficos FUNDA O BENEDITO PEREIRA NUNES FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS Presidente da Funda o: Prof. Dr. Jair Ara jo Junior Diretor da Faculdade de Medicina de Campos: Prof. Dr. N lio Artiles Freitas Coordenador de Gradua o: Prof. Dr. Paulo Gustavo Araujo Coordenador de P s-Gradua o: Prof. Dr. Abdalla Dib Chacur Coordena o de Pesquisa: Profa.

7 As pessoas se baseiam no Resumo para decidirem ler ou não o restante de um artigo. Assim, resuma de maneira precisa os tópicos principais do artigo e as conclusões obtidas através do seu trabalho.

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE …

1 FUNDA O BENEDITO PEREIRA NUNES FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS Elaborado por In z Barcellos de Andrade Maria Cristina Miranda Lima MANUAL PARA ELABORA O E APRESENTA O DE TRABALHOS CIENT FICOS : Artigo cient fico Campos dos Goytacazes 2007 2 2007 Copyright Faculdade de Medicina de Campos Direitos desta edi o reservados a FMC Av. Alberto Torres, no - Centro - Campos dos Goytacazes RJ Tel (22) 2733-2211 proibida a reprodu o parcial ou total desta obra com fins lucrativos e que n o sejam para fins acad micos ou cient ficos FUNDA O BENEDITO PEREIRA NUNES FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS Presidente da Funda o: Prof. Dr. Jair Ara jo Junior Diretor da Faculdade de Medicina de Campos: Prof. Dr. N lio Artiles Freitas Coordenador de Gradua o: Prof. Dr. Paulo Gustavo Araujo Coordenador de P s-Gradua o: Prof. Dr. Abdalla Dib Chacur Coordena o de Pesquisa: Profa.

2 Dra. Regina C lia Campos Fernandes Coordena o do Curso de Medicina: Prof Dra. Maria das Gra as Sep lveda Campos e Campos Coordena o do Curso de Farm cia: Prof Dra. Annelise Maria de Oliveira Wilken de Abreu CATALOGA O NA PUBLICA O CIP M294 MANUAL para elabora o e apresenta o de trabalhos cient ficos : artigo cient fico / Faculdade de Medicina de Campos; elaborado por In z Barcellos de Andrade e Maria Cristina Miranda Lima. -- Campos dos Goytacazes, 2007. 22 f.:il. 1. Disserta es acad micas Normas. 2. Manuais. I. Faculdade de Medicina de Campos. II. Andrade, In z Barcellos. III. Lima, Maria Cristina Miranda. CDD 3 APRESENTA O O presente MANUAL tem como objetivo mostrar de forma clara e objetiva os itens que devem ser elaborados e apresentados para ARTIGO CIENT FICO desenvolvido no mbito acad mico de acordo com as normas da ASSOCIA O BRASILEIRA DE NORMAS T CNICAS - ABNT.

3 Com o prop sito de facilitar o manuseio pelos usu rios com interesse espec fico em certos tipos de documentos, o MANUAL foi organizado em dois cap tulos, sendo um complementar ao outro. O primeiro cap tulo aborda os trabalhos cient ficos apresentados em forma de artigo cient fico. O segundo capitulo define os par metros para apresenta o gr fica dos trabalhos cient ficos de acordo com as normas da ABNT. 4 SUM RIO 1 ARTIGO CIENT CONCEITO .. 5 FUN ES .. 5 TIPOS DE ARTIGOS .. 5 ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO 6 ITENS PRELIMINARES DO 6 CORPO DO ARTIGO ARGUMENTA O .. 7 ITENS COMPLEMENTARES .. 7 2 APRESENTA O GR FICA DO 10 EMPREGO DE CITA ES .. 10 ELABORA O DE REFER NCIAS BIBLIOGR FICAS .. 12 APRESENTA O DE ILUSTRA ES .. 17 AP NDICES E ANEXOS.

4 20 FORMATO, MARGEM, ESPACEJAMENTO E PAGINA O .. 20 3 REFER NCIAS BIBLIOGR FICAS .. 22 5 1 ARTIGO CIENT FICO CONCEITO O artigo cient fico relata informa es e resultados de uma pesquisa de maneira clara e concisa. Sua caracter stica principal ser publicado em peri dicos cient ficos. As orienta es que se seguem s o baseados na NBR 6022/2003 da ABNT, portanto, caso deseje publicar o artigo em um peri dico espec fico importante que seja verificado o "Regulamento para Publica o" do peri dico no qual se pretende publicar. extremamente importante se reconhecer o formato b sico exigido. O artigo pode ser rejeitado por n o se encontrar no formato padr o, mesmo que apresente um bom conte do. FUN ES Existem v rias raz es para se publicar um artigo t cnico ou uma publica o cient fica, como: Divulga o cient fica - A publica o de um artigo cient fico ou t cnico uma forma de transmitir comunidade t cnico-cient fica o conhecimento de novas descobertas, e o desenvolvimento de novos materiais, t cnicas e m todos de an lise nas diversas reas da ci ncia.

5 Aumentar o prest gio do autor - Pesquisadores com um grande volume de publica es desfrutam do reconhecimento t cnico dentro da comunidade cient fica, alcan am melhores coloca es no mercado de trabalho, e divulgam o nome da institui o a qual est o vinculados. Apresenta o do seu trabalho - Muitas institui es de ensino e/ou pesquisa, e v rias empresas comerciais frequentemente requerem que os seus profissionais apresentem o progresso de seu trabalho e/ou estudo atrav s da publica o de artigos t cnico-cient ficos. Aumentar o prest gio da sua institui o ou empresa - Institui es ou empresas que publicam constantemente usufruem do reconhecimento t cnico de seu nome, o que ajuda a atrair maiores investimentos e ganhos para esta organiza o. Se posicionar no mercado de trabalho - O conhecido ditado em ingl s "Publish or perish", ou seja, "Publique ou pere a", provavelmente nunca foi t o relevante como nos dias de hoje.

6 Redigir um artigo t cnico lhe trar uma boa experi ncia profissional, e contribuir para enriquecer o seu curr culo, aumentando assim suas chances de obter uma melhor coloca o no mercado de trabalho. TIPOS DE ARTIGO CIENT FICO Artigos originais S o contribui es destinadas a divulgar resultados pesquisa original que possam sem generalizados ou replicados. Incluem estudos controlados e randomizados, estudos de testes diagn sticos e de triagem e de outros estudos descritivos e de interven o, bem como a pesquisa b sica com animais de laborat rio. 6 Relatos de casos ou Caso cl nico S o trabalhos de observa es cl nicas originais acompanhados de an lise e discuss o. Tratam de pacientes ou situa es singulares, doen as raras ou nunca descritas, assim como formas inovadoras de diagn stico ou tratamento.

7 O texto composto por uma introdu o breve que situa o leitor quanto import ncia do assunto e apresenta o objetivo da apresenta o do caso; por um relato resumido do caso; e por coment rios que discutem aspectos relevantes e comparam o relato com outros casos descritos na literatura. Artigos de revis o Avalia o cr tica sistem tica da literatura sobre determinado assunto, devendo conter conclus es. A organiza o do texto do artigo, com exce o da Introdu o, Discuss o e Conclus o, fica a crit rio do autor. Artigos especiais S o textos n o classific veis nas categorias acima, que o Conselho Editorial da revista julgue de especial relev ncia para as ci ncias da sa de ou ensino na rea da sa de. Sua revis o admite crit rios pr prios, n o havendo limite de tamanho ou exig ncia pr vias quanto as refer ncias bibliogr ficas.

8 ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM ARTIGO ORIGINAL ITENS PRELIMINARES ARGUMENTA O ITENS COMPLEMENTARES T tulo, e subt tulo (se houver) INTRODU O Resumo em l ngua estrangeira Nome(s) do(s) autor(es) MATERIAL E M TODO Palavras-chave em l ngua estrangeira RESUMO RESULTADOS REFER NCIAS BIBLIOGR FICAS Palavras-chave em portugu s DISCUSS O/CONCLUS O Ap ndice e/ou Anexo ITENS PRELIMINARES T tulo, e subt tulo (se houver) Fa a um t tulo curto, que chame a aten o, e al m de tudo, que reflita o tema principal do artigo. Nome do autor e afilia o Escreva o seu nome e a sua afilia o de forma uniforme e sistem tica em todas as suas publica es para que seus artigos possam ser citados de forma correta por outros autores. RESUMO O resumo redigido pelo pr prio autor do trabalho na l ngua original, deve constituir a s ntese dos pontos relevantes do trabalho, tais como: tema, problema de pesquisa, justificativa, objetivo(s), material e m todo proposto, os resultados alcan ados, as conclus es e recomenda es.

9 O resumo dever conter aproximadamente 250 palavras. O resumo deve ser digitado em um s par grafo. 7 As pessoas se baseiam no Resumo para decidirem ler ou n o o restante de um artigo. Assim, resuma de maneira precisa os t picos principais do artigo e as conclus es obtidas atrav s do seu trabalho. Limite o n mero de t picos para evitar confus o na identifica o da mensagem principal do artigo. N o inclua refer ncias, figuras ou equa es nesta se o. Palavras-chave em l ngua portuguesa necess rio a inclus o de um conjunto de palavras-chave que caracterizem o seu artigo. Estas palavras ser o usadas posteriormente para permitir que o artigo seja encontrado por sistemas eletr nicos de busca. Por isso, voc deve escolher palavras-chave abrangentes, mas que ao mesmo tempo identifiquem o(s) assunto(s) de que trata o artigo.

10 A fonte de informa o para localiza o de palavras-chave na rea de ci ncias da sa de o DECS (Descritores em Ci ncias da Sa de) no site da bireme: CORPO DO TRABALHO - ARGUMENTA O A argumenta o do trabalho composta pela introdu o, material e m todo, resultados, discuss o e conclus o, no caso de artigo original. S o na verdade, o verdadeiro conte do do trabalho. evidente que todos as demais que comp em o artigo s o importantes e essenciais. Na verdade, s o nesses itens que ser o concentrados todos os esfor os de compreens o e entendimento, discuss o e an lise, s ntese e demonstra o do conhecimento. INTRODU O A introdu o um apanhado geral do conte do do artigo cient fico sem entrar em muitos detalhes. Apenas poucos par grafos s o o suficiente. Deve descrever brevemente a import ncia da rea de estudo e especificada a relev ncia da publica o do artigo, ou seja, explicar como o trabalho contribui para ampliar o conhecimento em uma determinada rea da ci ncia, ou se ele apresenta novos m todos para resolver um problema.


Related search queries