Example: quiz answers

PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS

Susana Segura Mu ozAna Paula Morais Fernandes6 PRINCIPAIS DOEN AS CAUSADAS POR protozo RIOSL icenciatura em ci ncias USP/ UnivespPrincipais doen as infecciosas e parasit rias e seus condicionantes em popula es Introdu Aspectos gerais dos protozo PRINCIPAIS doen as CAUSADAS por protozo Giard Ameb Tricomon Doen a de Mal Conclus oRefer ncia Bibliogr ficas133 PRINCIPAIS doen as infecciosas e parasit rias e seus condicionantes em popula es humanasLicenciatura em Ci ncias USP/Univesp M dulo Introdu oO reino Protista constitu do por aproximadamente esp cies conhecidas, das quais s o parasitas de diferentes animais, sendo que apenas umas dezenas de esp cies infectam o homem. No reino Protista, encontram-se os protozo rios .

134 6 Principais doenças causadas por Protozoários 5 A maioria dos protozoários apresenta vida livre e aquática, podendo ser encontrada na água doce, salobra ou água salgada, leva vida livre também em lugares úmidos, rastejando pelo solo ou

Tags:

  225 rio, Rios, 193 rio, Protozo

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS

1 Susana Segura Mu ozAna Paula Morais Fernandes6 PRINCIPAIS DOEN AS CAUSADAS POR protozo RIOSL icenciatura em ci ncias USP/ UnivespPrincipais doen as infecciosas e parasit rias e seus condicionantes em popula es Introdu Aspectos gerais dos protozo PRINCIPAIS doen as CAUSADAS por protozo Giard Ameb Tricomon Doen a de Mal Conclus oRefer ncia Bibliogr ficas133 PRINCIPAIS doen as infecciosas e parasit rias e seus condicionantes em popula es humanasLicenciatura em Ci ncias USP/Univesp M dulo Introdu oO reino Protista constitu do por aproximadamente esp cies conhecidas, das quais s o parasitas de diferentes animais, sendo que apenas umas dezenas de esp cies infectam o homem. No reino Protista, encontram-se os protozo rios .

2 Alguns protozo rios parasitas podem causar diversas doen as que afetam a sa de da popula aula, estudaremos as PRINCIPAIS doen as CAUSADAS por protozo rios que afetam a sa de humana, entre as quais podemos citar: Giard ase, Ameb ase, Tricomon ase, Toxoplasmose, Leishmaniose, Doen a de Chagas e Mal Aspectos gerais dos protozo riosOs protozo rios s o seres eucariontes, ou seja, possuem n cleo celular organizado dentro de uma carioteca, sendo a maioria heter trofos, embora alguns sejam aut trofos, produzem clorofila e com ela fazem a fotoss ntese, e assim conseguem produzir seus pr prios acordo com a locomo o no meio aqu tico, os protozo rios s o classificados como: Ciliados, que se locomovem mediante o batimento de c lios; Flagelados, que se movimentam por meio de flagelos, estruturas mais adaptadas para a nata o; Riz podos, que se rastejam com movimento ameboide, um tipo de locomo o no qual os microrganismos v o mudando a forma do seu corpo pela emiss o de pseud podes (do grego pseudo, que significa falso, e podo, p ; portanto, falsos p s ); Esporozo rios , que n o possuem organelas locomotoras nem vac olos contr teis; esses microrganismos parasitas se disseminam pelo ambiente atrav s da produ o de muitos esporos, que s o levados pela gua e pelo ar, ou s o levados atrav s de animais vetores (moscas, mosquitos, carrapatos etc.)

3 , que se contaminam com esses protozo rios patog nicos, ficam doentes e transmitem essas doen as para outros Figura , s o apresentados esquematicamente os protozo rios segundo o tipo de locomo PRINCIPAIS doen as CAUSADAS por protozo riosLicenciatura em Ci ncias USP/Univesp M dulo 5A maioria dos protozo rios apresenta vida livre e aqu tica, podendo ser encontrada na gua doce, salobra ou gua salgada, leva vida livre tamb m em lugares midos, rastejando pelo solo ou sobre mat ria org nica em decomposi o. No entanto, algumas esp cies levam vida parasit ria nos organismos de diversos hospedeiros e, assim, passam a maior parte da vida parasitando diversas esp cies de seres vivos, causando muitas doen as.

4 A reprodu o dos protozo rios geralmente assexuada, acontecendo por divis o m ltipla, onde o microrganismo apenas se divide em c pias dele mesmo. Alguns produzem esporos para se disseminar pelo ambiente; outros, s vezes, tamb m apresentam reprodu o sexual, havendo n tida troca de material gen tico entre um microrganismo e : Tipos de protozo rios , segundo suas estruturas de locomo o. a) Riz podes: locomo o por pseud podes; b) Ciliados: locomo o por c lios; c) Flagelados: locomo o porflagelos; d) Esporozo rios : aus ncia de organelas de locomo doen as infecciosas e parasit rias e seus condicionantes em popula es humanasLicenciatura em Ci ncias USP/Univesp M dulo PRINCIPAIS doen as CAUSADAS por protozo Giard aseA giard ase uma infec o do intestino delgado, causada pela Giardia lamblia, um parasita unicelular.

5 A giard ase ocorre em todo o mundo e , especialmente, frequente entre as crian as e nos locais onde as condi es sanit rias s o deficientes. O g nero Giardia inclui flagelados parasitos do intestino delgado. O parasita trans-mitido de uma pessoa para outra atrav s de cistos eliminados pelas fezes. A giard ase uma das causas mais comuns de diarreia entre crian as que, em consequ ncia da infec o, muitas vezes apresentam problemas de m nutri o e retardo no desenvolvi-mento. A transmiss o verificada diretamente entre crian as ou parceiros sexuais ou ainda, de forma indireta, atrav s de alimentos ou gua Giardia lamblia apresenta-se em duas formas: o trofozo to e o cisto (Figura ).

6 O trofozo to tem formato de pera e o cisto oval e lamblia um parasita mon xeno, ou seja, n o requer um hospedeiro intermedi rio (Figura ). A via normal de infec o ocorre pela ingest o de cistos. Ap s a ingest o do cisto, o desencistamento iniciado no meio cido do est -mago e completado no duodeno e jejuno, onde ocorre a coloniza o do intestino delgado pelos trofozo tos. Estes se reproduzem por divis o bin ria longitudinal. O ciclo se completa pelo encis-tamento do parasita e sua elimina o para o meio exterior. Esse processo inicia-se no baixo leo e no ceco. O encistamento provocado pela altera o no pH intestinal, est mulo de sais biliares e destacamento do trofozo to da mucosa. Ao redor do trofozo to secretada, pelo parasita, uma membrana c stica resistente que tem quitina em sua composi o.

7 Os cistos s o resistentes e, em condi es favor veis de temperatura e umidade, podem sobreviver por alguns meses no : Giardia lamblia: Trofozo ta e PRINCIPAIS doen as CAUSADAS por protozo riosLicenciatura em Ci ncias USP/Univesp M dulo 5Os sintomas, que costumam ser ligeiros, incluem n useas intermitentes, flatul ncia, queixas abdominais, fezes volumosas e com mau cheiro e diarreia. Se a afec o grave, poss vel que o doente n o consiga absorver dos alimentos os nutrientes mais importantes e, como resultado, perde muito peso. Os mecanismos pelos quais a Giardia provoca diarreia e m absor o intestinal n o s o bem conhecidos, mas acredita-se que haja mudan as na arquitetura da mucosa intestinal. Figura : Ciclo de vida de Giardia lamblia.

8 / Fonte: Adaptado de doen as infecciosas e parasit rias e seus condicionantes em popula es humanasLicenciatura em Ci ncias USP/Univesp M dulo 5 Esta pode apresentar-se normal ou com atrofia parcial, relacionada resposta imunol gica do hospedeiro ante o parasito. A dissemina o da giard ase est relacionada a inadequadas condi es de higiene, educa o sanit ria e alimenta o. A falta de sistemas de coleta e tratamento de esgotos bem como de abastecimento de gua pot vel causam a dissemina o da doen a. Muitas vezes, a doen a autolimitada, mas em alguns casos conveniente tratar dela com o uso de antiparasit rios como: tinidazol, metronidazol ou albendazol, seguindo as orienta es do m Ameb aseO g nero Entamoeba tem v rias esp cies; no entanto, as mais importantes no contexto da sa de humana s o: Entamoeba Histolytica e Entamoeba coli.

9 S o organismos unicelulares que se deslocam por meio de pseud podes. As esp cies de ameba do g nero Entamoeba apresentam-se em duas formas: o trofozo to e o cisto. Na forma trofozo tica (Figura ), alimentam-se por fagocitose, pinocitose ou transporte atrav s da membrana. Reproduzem-se por divis o simples e, geralmente, formam cistos, que asseguram a dispers o no meio ou a passagem de um hospedeiro a outro. As esp cies de ameba pertencentes ao g nero Entamoeba foram reunidas em grupos diferentes, segundo o n mero de n cleos do cisto maduro ou pelo desconhecimento dessa forma: A Entamoeba coli possui um cisto com 8 n cleos e a Entamoeba histolytica pode ser identificada por ter cistos de 4 n cleos.

10 A infec o se inicia pela ingest o de cisto maduros, junto com gua e alimentos contaminados (Figura ). Os cistos passam pelo est mago, resistindo a o do suco g strico, chegam ao final do intestino delgado ou in cio do intestino grosso, onde ocorre o descencistamento. A Entamoeba histolytica o agente etiol gico da ameb ase, um importante problema de sa de p blica que leva ao bito, anualmente, cerca de pessoas no : Entamoeba histolytica, trofozo PRINCIPAIS doen as CAUSADAS por protozo riosLicenciatura em Ci ncias USP/Univesp M dulo 5Em seguida, o cisto sofre sucessivas divis es nucleares e citoplasm ticas, dando origem a quatro e depois oito trofozo tos, chamados de trofozo tos metac sticos. Esses trofozo tos migram para o intestino grosso, onde se colonizam.


Related search queries