Example: marketing

Programa e Metas Curriculares Matemática A - …

Programa e Metas Curriculares Matem tica A Ensino Secund rio Cursos Cient fico-Human sticos de Ci ncias e Tecnologias e de Ci ncias Socioecon micas Ficha T cnica P gina 1 Programa e Metas Curriculares Matem tica A Coordena o pedag gica Helena Dami o Faculdade de Psicologia e Ci ncias da Educa o da Universidade de Coimbra Isabel Festas Faculdade de Psicologia e Ci ncias da Educa o da Universidade de Coimbra Coordena o cient fica Ant nio Bivar Faculdade de Ci ncias da Universidade de Lisboa (aposentado) Carlos Grosso Escola Secund ria c/ 3.

Introdução Página 3 1. INTRODUÇÃO No âmbito da revisão curricular iniciada em 2011, cujo sentido é o de elevar os padrões de

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Programa e Metas Curriculares Matemática A - …

1 Programa e Metas Curriculares Matem tica A Ensino Secund rio Cursos Cient fico-Human sticos de Ci ncias e Tecnologias e de Ci ncias Socioecon micas Ficha T cnica P gina 1 Programa e Metas Curriculares Matem tica A Coordena o pedag gica Helena Dami o Faculdade de Psicologia e Ci ncias da Educa o da Universidade de Coimbra Isabel Festas Faculdade de Psicologia e Ci ncias da Educa o da Universidade de Coimbra Coordena o cient fica Ant nio Bivar Faculdade de Ci ncias da Universidade de Lisboa (aposentado) Carlos Grosso Escola Secund ria c/ 3.

2 Ciclo de Pedro Nunes Filipe Oliveira Faculdade de Ci ncias e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Maria Clementina Tim teo Escola Secund ria c/ 3. Ciclo Padre Alberto Neto Lu sa Loura Faculdade de Ci ncias da Universidade de Lisboa (Probabilidades e Estat stica) Consultores Armando Machado Faculdade de Ci ncias da Universidade de Lisboa C ndida Palma Escola Secund ria do Lumiar (aposentada) Carlos Andrade Escola Secund ria de Mem Martins Cristina Viegas Escola Secund ria de Henriques Nogueira Filipe Teixeira Col gio do Sagrado Cora o de Maria Luciano Batalha dos Santos Escola Secund ria D.

3 Filipa de Lencastre Lu s Canto de Loura Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (aposentado) Joana Teles Faculdade de Ci ncias e Tecnologia da Universidade de Coimbra Jos Carlos Santos Faculdade de Ci ncias da Universidade do Porto Jorge Buescu Faculdade de Ci ncias da Universidade de Lisboa Maria Alice da Silva Martins Agrupamento de Escolas Artur Gon alves Maria Helena Almeida Santos Faculdade de Ci ncias e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Maria Manuela Neves Figueiredo Instituto Superior de Agronomia Mar lia Pires Faculdade de Ci ncias e Tecnologia da Universidade do Algarve Paula Reis Escola Secund ria Padre Ant

4 Nio Vieira Programa de Matem tica A Ensino Secund rio Cursos Cient fico-Human sticos de Ci ncias e Tecnologias e de Ci ncias Socioecon micas Introdu o P gina 3 1. INTRODU O No mbito da revis o curricular iniciada em 2011, cujo sentido o de elevar os padr es de desempenho escolar dos alunos portugueses, e em continuidade com o Programa de Matem tica para o Ensino B sico, homologado pelo Despacho n. 9888-A/2013, publicado no Di rio da Rep blica, 2. s rie, n. 143, de 26 de julho de 2013, o presente Programa e Metas Curriculares estabelecem o conjunto de conhecimentos e de capacidades essenciais que os alunos devem adquirir e desenvolver no decurso do Ensino Secund rio, na disciplina de Matem tica A.

5 Alicer ado na an lise de diferentes abordagens que t m sido adotadas para o ensino da Matem tica neste n vel de escolaridade (programas e avalia es nacionais e internacionais, literatura e investiga o cient fica sobre o ensino e a aprendizagem da Matem tica), este documento pretende definir um padr o coerente que imprima rigor ao que ensinado nas escolas, garantindo simultaneamente aos professores autonomia pedag gica e liberdade de usar conhecimentos e experi ncia acumulada para auxiliar os alunos a atingir o seu melhor desempenho.

6 Em concreto, o presente Programa foi elaborado tendo em conta a informa o proporcionada por mais de dez anos de aplica o do Programa anterior. No entanto, ao optar-se pela elabora o de Metas Curriculares , muitos dos conte dos transversais inerentes a um Programa de Matem tica do Secund rio encontram-se agora, em grande medida, explicitados, o que levou, por exemplo, constitui o do dom nio L gica e Teoria dos Conjuntos no 10. ano. As Metas Curriculares , que com o Programa formam um documento nico, elencam, para cada dom nio e em conson ncia com os conte dos, os objetivos gerais a atingir em cada ano de escolaridade.

7 Cada um deles encontra-se definido de forma precisa por um conjunto de descritores que apontam para desempenhos espec ficos e avali veis que os alunos dever o evidenciar para que esses objetivos se considerem cumpridos. O Programa e as Metas Curriculares respeitam a estrutura cumulativa que caracter stica da disciplina de Matem tica, apoiando-se os novos conhecimentos em outros previamente estudados e adquiridos. De acordo com a investiga o recente na rea do ensino da Matem tica, desta forma progressiva que se pode ir desenvolvendo a compreens o, ou seja, que se pode ir construindo uma s lida rede de factos, conceitos, rela es e procedimentos suscet vel de ser mobilizada, de forma flex vel, em diversos contextos.

8 O Programa e as respetivas Metas foram concebidos por forma a fornecer aos alunos instrumentos que garantam um prosseguimento de estudos com sucesso, tendo em considera o que este o ramo da Matem tica do Ensino Secund rio que d acesso aos cursos do Ensino Superior de reas que requerem uma s lida forma o matem tica. Nessa conce o, tiveram-se igualmente em conta as avalia es internacionais em que Portugal participa, nomeadamente o PISA e o TIMSS. O Programme for International Student Assessment (PISA) tem por objetivo avaliar a literacia de Leitura, Matem tica e Ci ncias nos jovens de 15 anos, independentemente do ano de escolaridade e da modalidade que frequentam.

9 Ainda que a pertin ncia deste estudo seja indiscut vel, ser o mais relevantes, no quadro do presente Programa , os pressupostos do Trends in International Mathematics and Science Study TIMSS Advanced 2008 Assessment Frameworks (adiante designado por TIMSS-Advanced), Programa de avalia o internacional no qual Portugal participar a partir de 2015 e cujo objetivo precisamente o de estudar os resultados obtidos pelos alunos que se encontram no final do Ensino Secund rio nas disciplinas de F sica e Matem tica, em modalidades destinadas ao prosseguimento de estudos em reas de ci ncias e tecnologias.

10 Na defini o e estrutura o dos dom nios cognitivos e de conte dos a avaliar, o TIMSS-Advanced envolve todos os pa ses Introdu o P gina 4 participantes num processo colaborativo que passa por uma muito completa descri o dos t picos e conte dos dos curr culos de Matem tica e de F sica desses pa ses. No que se refere Matem tica, os dom nios dos conte dos ( lgebra, C lculo e Geometria) e das capacidades cognitivas (Knowing, Appllying e Reasoning) encontram-se devidamente contemplados no presente documento curricular conforme se explica nos t picos seguintes.