Example: bachelor of science

PROTOCOLOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DA SECRETARIA …

1 Edi oRevisada e AmpliadaPROTOCOLOS DE URG NCIA E EMERG NCIA DASECRETARIA DE SA DE DO DISTRITO FEDERALBRAS LIA-DF2006 SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SA DE DO DISTRITO FEDERAL2006. SECRETARIA de Estado de Sa de do Distrito. permitida a reprodu o parcial ou total desde que citada a : 1 . Ed. Revisada e ampliada o, distribui o e informa es: SECRETARIA de Estado de Sa de do DistritoSubsecretaria de Aten o Sa deDiretoria de Promo o e Assist ncia Sa deS I A trecho I, lote 1730, bloco A/B t rreo, sala 31 CEP 71200-010 Telefones - 61- 3403-2322;Fax 3403-2472 Endere o Eletr nico da Comiss o de Revis o e Disposi o dos PROTOCOLOS Cl nicos da SES/DF - Cristina L cia RochaCubas Rolim; M dica Neonatologista da SES/DF;Revis o da 1 edi o - Osmar Willian Vieira e colaboradoresPagina o e Diagrama o: J lio C sar Trindade - N cleo de Apoio Tecnol gio e Inform tica - NATIN/HRAN/SES/DFCapa: Ada Suene Pereira.

1ª edição revisada e ampliada protocolos de urgÊncia e emergÊncia da secretaria de saÚde do distrito federal brasÍlia-df 2006 ses - secretaria de estado de saÚde do distrito federal

Tags:

  Secretaria, Secretaria da

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PROTOCOLOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DA SECRETARIA …

1 1 Edi oRevisada e AmpliadaPROTOCOLOS DE URG NCIA E EMERG NCIA DASECRETARIA DE SA DE DO DISTRITO FEDERALBRAS LIA-DF2006 SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SA DE DO DISTRITO FEDERAL2006. SECRETARIA de Estado de Sa de do Distrito. permitida a reprodu o parcial ou total desde que citada a : 1 . Ed. Revisada e ampliada o, distribui o e informa es: SECRETARIA de Estado de Sa de do DistritoSubsecretaria de Aten o Sa deDiretoria de Promo o e Assist ncia Sa deS I A trecho I, lote 1730, bloco A/B t rreo, sala 31 CEP 71200-010 Telefones - 61- 3403-2322;Fax 3403-2472 Endere o Eletr nico da Comiss o de Revis o e Disposi o dos PROTOCOLOS Cl nicos da SES/DF - Cristina L cia RochaCubas Rolim; M dica Neonatologista da SES/DF;Revis o da 1 edi o - Osmar Willian Vieira e colaboradoresPagina o e Diagrama o: J lio C sar Trindade - N cleo de Apoio Tecnol gio e Inform tica - NATIN/HRAN/SES/DFCapa: Ada Suene Pereira.

2 Assessoria de Comunica o - ASCOM/SES/DFImpresso no Brasil / printed in BrazilCataloga o na fonte Gr fica da SES/DFFicha Catalogr ficaBrasil. SECRETARIA de Estado de Sa de do Distrito de Urg ncia e Emerg ncia da SES/DF. 1 . Ed. Revisada e ampliada Bras lia: SECRETARIA de Estadode Sa de do Distrito Federal, p.: - 85-89439-39-91. Servi o Hospitalar de Emerg ncia. 2. PROTOCOLOS de urg ncia e emerg ncia. I. Brasil. SECRETARIA de Estado deSa de do Distrito FederalGr fica da SES/DFSIA trecho I, SGAPS lote 06, bloco A/B t rreo, sala 71215-000 Telefone - 61- 33632231;GOVERNADORA DO DISTRITO FEDERALM aria de Lourdes AbadiaSECRET RIO DE ESTADO DE SA DE DO DISTRITO FEDERALDr. Jos Geraldo MacielSECRET RIO ADJUNTO DE SA DEDr. Jos Rubens IglesiasSUBSECRET RIO DE ATEN O SA DEDr. Evandro Oliveira da SilvaSUBSECRET RIO DE PLANEJAMENTO DE POL TICAS DE SA DEDr Jos Rubens IglesiasSUBSECRET RIO DE APOIO OPERACIONALDr.

3 Jos Maria FreireSUBSECRET RIO DE VIGIL NCIA SA DEDr. Jos Eduardo Pinheiro GuerraDIRETOR DE PROMO O E ASSIST NCIA SA DEDr. Jos Ribamar Ribeiro Malheiros4 SECRETARIA DE ESTADO DE SA DE DO DISTRITO FEDERAL - SES5 SECRETARIA DE ESTADO DE SA DE DO DISTRITO FEDERAL - SES1 - COLABORADORESPARTICIPARAM DA ELABORA O DESTA OBRACOMISS O DE REVIS O E DISPOSI O DE PROTOCOLOS CL NICOS (CRDPC) DA SES/DFCristina L cia Rocha Cubas Rolim M dica Neonatologista, Coordenadora da CRDPC;Agnaldo Antonio Abdala M dico, Membro titular e Chefe da UTI Pedi trica do HRT;Erivaldo Fernandes Lira M dico, Membro titular e Coordenador de Colo-proctologia;Gleim Dias de Souza M dico, Membro suplente e Coordenador de Radiologia;Jos Henrique L. Ara jo - M dico, Membro suplente e Coordenador de Anestesiologia;Luciano Rocha M dico, Membro titular e Chefe da Unidade de Cl nicas M dicas do HRT;Marcos Belarmino da Silva M dico cirurgi o do HRT, Membro suplente;Mauro Birche de Carvalho M dico, Membro titular e Coordenador de Gastroenterologia;Osmar Willian Vieira M dico, Membro titular e Coordenador de Cl nica M dica;Paulo Guilerme Carmo da Rocha -Membro suplente e Chefe da Unidade de Cardiologia do HRAN;Sergio Miyazaki M dico cirurgi o do HRG, Membro titular;S rgio Tamura M dico, Membro titular e Coordenador de Cirurgia Geral;Weldson Muniz Pereira M dico Ortopedista do HRC, Membro DE ESPECIALIDADES E CHEFES DE N CLEO DA SES/DFAntonio Leit o T.

4 Ara jo - Patologia Cl nica;Avelar de Holanda Barbosa - Ginecologia Obstetr cia;Carlos Andr dos S. Lins - Emerg ncia;Carlos Silv rio de Almeida Neurocirurgia;Didimo Carvalho Torres Urologia;Divaldo Dias Man ano M dico Homeopata Chefe do N cleo de Medicina Natural e Terap uticas de Integra o NUMENATI;Gabriel ngelo Barros - MedicinaF sica e Reabilita o;Gilmar Alves de Freitas Otorrinolaringologia;Hermano Alves de Ara jo Cirurgia Vascular;Jos Eust quio Carvalho Cardiologia;M Marta Bra na Braga Unidades de Terapia Intensiva- Adulta;Maria Clara M. do Vale Pediatria;Maria Katalinne Alves Costa Fisioterapia e Terapia Ocupacional;Mario S rgio S. Almeida Endocrinologia;Mario Soares Ferreira Reumatologia;Marly da Rocha Otero - Alergia/Imunologia;Marta de F tima - Programa de Atendimento ao Paciente Asm tico;M rcia Maria Fernandes Lira - Unidades de Terapia Intensiva- Pedi trica;Paulo C sar da F.

5 E Silva Cirurgia Pl stica;Paulo Henrique Ramos Feitosa Pneumologia;Paulo Lobo Junior Ortopedia;Ricardo Castanheira de Carvalho Oftalmologia;Rosaly Rolli Costa Reprodu o Humana;Sandra L cia Andrade de Caldas Lins Neonatologia;Sandra L cia Branco Mendes Coutinho - Anatomia Patol gica;Sidney de Paula Silveira - Chefe da Unidade de Oftalmologia do HRTS imone Karst Passos Soares COLABORADORESA delson Guimar es da Costa Enfermeiro da DIVEP;Ailton Dom cio da Silva Enfermeiro Chefe do N cleo de Controle de Endemias/DIVEP;Andrea Amoras Magalh es M dica Toxicologista Coordenadora do Centro De Informa o e Assist ncia Toxico-l gica do DF CIAT;Antonio Geraldo da Silva M dico Psiquiatra;Ary S lvio Fernandes dos Santos - M dico Chefe da Unidade de Neonatologia do HRG;Cl udia Castro Bernardes Magalh es Odont loga Gerente do Centro Estadual de Referencia em Sa de doTrabalhador do DF CEREST/DISAT;Columbano Junqueira Neto M dico Chefe da Gastroenterologia do Hospital de Base do DF;Cristiane Alves Costa M dica do Instituto M dico Legal;6 SECRETARIA DE ESTADO DE SA DE DO DISTRITO FEDERAL - SESD isney Antezana M dica Diretora Diretoria de Vigil ncia Epidemiol gica DIVEP/SVS;Edna Maria Marques de Oliveira M dica Cardiologista do HBDFE liziane Brand o Leite M dica Endocrinologista Gerente da Ger ncia de Recursos M dicos AssistenciaisF bia Correia Sampaio M dica Acupunturista da SES/DF;Fl via Batistuta - M dica Psiquiatra da Coordenadoria De Sa de MentalGeorgeana e Silva Maz o Psic loga;Jos Fl vio Bezerra M dico, Diretor do Instituto M dico Legal do Distrito Federal.

6 Jos Ribamar Malheiros M dico Ginecologista Diretor da Diretoria de Promo o e Assist ncia Sa de;M rcio Veloso M dico da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Parano ;Maria ngela da Silva M dica Homeopata do NUMENATI;Maria Aparecida Penso Psic loga;N bia Vanessa dos Anjos Oftalmologista do HRTRita de C ssia Werneck Ejima M dica Chefe da Unidade de Neonatologia do HRT;Roseane P. de Deus M dica Dermatologista SES/DFSandra Magn lia Oliveira M dica do CIAT;Sandra Maria Felipe Coelho Cortez Enfermeira da DIVEP;Wajiha Nasser Ximenes M dica Neurologista do HBDFZali Neves da Rocha M dica, Gerente de Cuidados Paliativos;2 - COMPOSI O DA COMISS O DE REVIS O E DISPOSI O DE PROTOCOLOS CL NICOS DA SES/DFCristina L cia Rocha Cubas Rolim M dica, Coordenadora;Agnaldo Antonio Abdala M dico, Membro titular;Edenildo Borges Ten rio M dico, Membro titular;Erivaldo Fernandes Lira M dico, Membro titular;Luciano Rocha M dico, Membro titular;Osmar Willian Vieira M dico, Membro titular;Sergio Miyazaki M dico, Membro titular;S rgio Tamura M dico, Membro titular;Gleim Dias de Souza M dico, Membro suplente;H lio Buson Filho M dico, Membro suplente;Jos Henrique L.

7 Ara jo - M dico, Membro suplente;Marcos Belarmino da Silva M dico, Membro suplente;Mauro Birche de Carvalho M dico, Membro titular;Paulo Guilerme Carmo da Rocha M dico, Membro suplente;Weldson Muniz Pereira M dico, Membro suplente;Maria Helo sa Elias Guerra, Agente Administrativo Secret DE ESTADO DE SA DE DO DISTRITO FEDERAL - SESAPRESENTA OEsta publica o se destina aos profissionais da rea de sa de, em especial queles que trabalhamna rea de urg ncia e emerg ncia, ambulatorial e interna o na SECRETARIA de Sa de do Distrito Federal. Essesprotocolos s o guias de orienta o sucinta para auxiliar na pr tica di ria e foram constru dos a partir da colabora oprincipal dos Coordenadores das reas t cnicas do N cleo de Medicina Integrada, da Diretoria de Promo o eAssist ncia Sa de e outros colaboradores de v rias fonte amplamente consultada foi a obra publicada pelo Minist rio da Sa de PROTOCOLOS daUnidade de Emerg ncia que serviu de modelo.

8 Contudo, procuramos com os atuais PROTOCOLOS refletir problemasvividos pela SES/DF e, al m de tratar de situa es mais prevalentes, abordamos temas do dia-a-dia como a viol nciacontra a crian a, a mulher e o idoso, bem como as responsabilidades referentes Declara o de bito em diversascircunst ncias. Al m disso, disponibilizamos o material em consulta p blica para que pudesse ser uma constru ocoletiva, ampla e democr tica, imbu da do esp rito que v rias cabe as pensam da necessidade da padroniza o de condutas, idealmente respaldadas em evid nciascient ficas, e, para isto, preciso um envolvimento de todos os atores, desde os servidores das Unidades de Sa deat o Gestor maior. Cabe ao sistema p blico de sa de propiciar os recursos e meios para o exerc cio de boaspr ticas em sa de. Assim, importante que cada elo desta cadeia cumpra sua parte da melhor , n o basta apenas a publica o deste livro, mas a es continuadas para implementa oe melhoria destas tecnologias bem como a participa o efetiva desses atores para revis es e mudan as deposturas.

9 Preciso que a SES/DF fa a de forma consistente e peri dica a discuss o do papel da avalia o detecnologias, e da an lise custo-efetividade em particular, no planejamento e ger ncia da difus o e incorpora ode tecnologias de sa institucionaliza o desta obra na SES/DF torna respons veis solid rios por sua pr tica todosos gestores, sejam Diretores, Gerentes ou Chefes de N cleos e Unidades, assim como os servidores, quepassam a t -la como norma t cnica. Esperamos que uma pol tica de implanta o e implementa o de protocolosrepresente um marco de extrema relev ncia na hist ria da SES/DF, tendo em vista a amplia o e melhora doatendimento popula a certeza que lan amos boa semente em solo f rtil. A DIPAS estar aberta ao recebimentode sugest es de novos temas, aperfei oamento dos agora apresentados, com vistas a futuras edi es. Estematerial ficar dispon vel no site da institui o - com a finalidade de ser difundido eaperfei oado, pois as sugest es de novos temas e modifica es dos atuais PROTOCOLOS poder o ser encaminhadasao respons veis para a tomada das devidas provid ncias.

10 Agradecemos o esfor o de todos aqueles que seempenharam na elabora o dos JOS RIBAMAR RIBEIRO MALHEIROSD iretoria de Promo o e Assist ncia Sa deDiretorDr . CRISTINA L CIA R. C. ROLIMC omiss o de Revis o e Disposi ode PROTOCOLOS Cl nicosCoordenadora8 SECRETARIA DE ESTADO DE SA DE DO DISTRITO FEDERAL - SES9 SECRETARIA DE ESTADO DE SA DE DO DISTRITO FEDERAL - SESPREF CIOA SECRETARIA de Estado de Sa de do , respons vel pela assist ncia sa de dapopula o do Distrito Federal, tem buscado modernizar-se nos seus m ltiplos aspectos, sejapela aquisi o de novos equipamentos, reformas f sicas, contrata o de pessoal e cursos decapacita o, seja pela incorpora o de novas quest o fundamental a normatiza o ampla e a padroniza o de condutas eprocedimentos. Numa institui o t o grande e bem hierarquizada que presta atendimento, des-de o b sico at o de alta complexidade, indispens vel falar-se a mesma linguagem em todasas suas Unidades: da mais distante localizada na periferia at o Hospital de isto, criei a Comiss o Especial de Revis o e Disposi o dos PROTOCOLOS Cl nicosda SES-DF que, com os coordenadores de especialidades e v rios colaboradores, elaborou osProtocolos de Atendimento de Urg ncias e Emerg ncias e v rios PROTOCOLOS ambulatoriais queagora raz o do impacto causado pelo crescente n mero de acidentes, da viol ncia ur-bana e da atual pr tica de assist ncia aos usu rios da SES-DF, deu-se relev ncia rea deUrg ncia e Emerg ncia onde o racioc nio r pido e a tomada de decis o acertada e imediatafazem a diferen a na qualidade do atendimento e nos seus resultados.


Related search queries