Example: dental hygienist

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - uece.br

0 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR Edna Maria Vasconcelos Martins Ara jo O dicion rio para aprendizes em sala de aula: uma ferramenta de ensino e aprendizagem Fortaleza 2007 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR Edna Maria Vasconcelos Martins Ara jo O dicion rio para aprendizes em sala de aula: uma ferramenta de ensino e aprendizagem Disserta o apresentada ao Curso de Mestrado Acad mico em Ling stica Aplicada do Centro de Humanidades da UNIVERSIDADE ESTADUAL do Cear , como requisito parcial para obten o do grau de mestre em Ling stica Aplicada. rea de concentra o: Estudos da Linguagem. Linha de Pesquisa: Tradu o, Lexicologia e Processamento da Linguagem Orientador: Prof.

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Edna Maria Vasconcelos Martins Araújo O dicionário para aprendizes em sala de aula: uma ferramenta de ensino e aprendizagem

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - uece.br

1 0 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR Edna Maria Vasconcelos Martins Ara jo O dicion rio para aprendizes em sala de aula: uma ferramenta de ensino e aprendizagem Fortaleza 2007 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR Edna Maria Vasconcelos Martins Ara jo O dicion rio para aprendizes em sala de aula: uma ferramenta de ensino e aprendizagem Disserta o apresentada ao Curso de Mestrado Acad mico em Ling stica Aplicada do Centro de Humanidades da UNIVERSIDADE ESTADUAL do Cear , como requisito parcial para obten o do grau de mestre em Ling stica Aplicada. rea de concentra o: Estudos da Linguagem. Linha de Pesquisa: Tradu o, Lexicologia e Processamento da Linguagem Orientador: Prof.

2 Dr. Ant nio Luciano Pontes Fortaleza 2007 2 Edna Maria Vasconcelos Martins Ara jo O DICION RIO PARA APRENDIZES EM SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DICTIONARY FOR LEARNERS IN THE CLASSROOM: A LEARNING AND TEACHING TOOL Disserta o apresentada ao Curso de Mestrado Acad mico em Ling stica Aplicada do Centro de Humanidades da UNIVERSIDADE ESTADUAL do Cear , como requisito parcial para a obten o do grau de Mestre em Ling stica Aplicada. rea de concentra o Estudos da linguagem. Defesa em 20/08/2007 Nota Obtida: 10,0 (com louvor) BANCA EXAMINADORA _____ Prof. Dr. Ant nio Luciano Pontes (Orientador) UNIVERSIDADE ESTADUAL do Cear _____ Prof. Dr. Herbert Andreas Welker UNIVERSIDADE de Bras lia _____ Profa.

3 Dra. Em lia Maria Peixoto Farias UNIVERSIDADE Federal do Cear 3 Dedico este trabalho, Aos meus pais, Lauro e Mirtes, pelo amor, dedica o, ensinamentos, pelo apoio incondicional em todos os momentos da minha vida e por me fazer acreditar que tudo poss vel, basta perseguir os sonhos. Amo voc s. 4 AGRADECIMENTOS Agrade o, primeiramente, a Deus pela vida, pela sabedoria, por todas as minhas conquistas pessoais e profissionais, e por ter colocado em meu caminho pessoas t o especiais, que n o mediram esfor os em me ajudar durante a realiza o deste mestrado e desta disserta o. A estas pessoas esterno aqui meus sinceros agradecimentos. Ao Prof. Dr. Ant nio Luciano Pontes, meu orientador, por ter despertado em mim o desejo de conhecer a obra lexicogr fica e de idealizar este trabalho.

4 Por suas orienta es, pelo compartilhar de conhecimentos e material bibliogr fico, e pelo carinho e confian a em mim dispensados desde o in cio dessa parceria. Prof . Dra. Dilamar Ara jo, pelas sugest es para o projeto de qualifica o e para a an lise dos dados dos testes, e pelos artigos enviados dos EU durante o seu p sJDoc. Aos demais professores do CMLA, pela dedica o e ensinamentos compartilhados, em especial Prof . Dra. Paula Lenz, pelos esclarecimentos e sugest es na qualifica o. Aos colegas do mestrado, que compartilharam alegrias, ang stias, conhecimentos, id ias, nas infinitas tardes no CMLA. Foi uma conviv ncia maravilhosa e enriquecedora. ngela Carvalho, pela amizade sincera, fruto destes dois anos e meio de mestrado, pelo carinho, pelas mensagens de f e otimismo nos momentos dif ceis desta caminhada.

5 Prof . Dra. Emilia Farias, que t o bem me acolheu na UNIVERSIDADE Federal do Cear , quando fiz duas disciplinas ministradas por ela, e seus ensinamentos contribu ram imensamente para o desenvolvimento deste trabalho. Obrigada tamb m pelas sugest es na qualifica o e por me atender sempre que eu pedia ajuda. Maria do Carmo, secret ria do CMLA, que sempre atendeu s minhas solicita es com simpatia e presteza. Aos meus alunos do semestre IV, sujeitos desta pesquisa, pela boa vontade e dedica o em realizar todas as tarefas aplicadas para a coleta dos dados. Edn sia, pelo incentivo para fazer este mestrado e pelo apoio durante todo o curso. s minhas colegas e amigas de trabalho, Profas Silv nia, S nia, pelo incentivo e pelas revis es dos trabalhos e artigos para as apresenta es em semin rios e publica es; s Profas.

6 Fadma e Ivelise pelo carinho e apoio nesta jornada; em especial a Prof . Tereza Neuma, que sempre acreditou no meu trabalho como professora, incentivandoJme para fazer este mestrado e ir al m dos muros da institui o na qual trabalhamos, e por me presentear com a revis o final deste trabalho. Aos meus pais por todos os esfor os para garantir meus estudos e pelos ensinamentos de vida, aos meus irm os Lauro e Marcos pelo incentivo e apoio, em especial s minhas irm s, Ros ngela, Elma, Rosana e Rose, que mesmo distantes se fizeram presentes ao longo deste trabalho, com mensagens de incentivo, carinho e apoio para que eu fosse at o fim com muita determina o. Em especial quero agradecer Rose por ter me presenteado com um notebook para que eu tivesse melhores condi es de realizar este trabalho.

7 Minha fam lia, aos meus filhos talo e Eduardo por entenderem minha aus ncia em alguns momentos de suas vidas nestes dois anos e meio e por apaziguarem as minhas brigas com o computador. Agrade o em especial ao talo pelas digita es e elabora o de slides para as minhas apresenta es. Ao meu marido Raimundo, pela compreens o dos momentos solit rios enquanto eu estava em companhia das minhas musas inspiradoras, tentando conhecer mais sobre o mundo lexicogr fico. Neide, minha cunhada, pelo apoio nas minhas aus ncias, e Luciana, minha funcion ria, que cuidou da casa, da minha fam lia e, principalmente, de mim, sempre com um sorriso no rosto tentando me animar nos momentos de cansa o e des nimo. 5 Diccionario, no eres tumba, sepulcro, f retro, t mulo, mausoleo, sino preservaci n, fuego escondido, plantaci n de rub s, perpetuidad, viviente de la esencia, granero del idioma.

8 Pablo Neruda, Oda al Diccionario 6 RESUMO Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar o uso, em sala de aula, do dicion rio de aprendizagem monol ng e de l ngua estrangeira. Tamb m desenvolver no aprendiz habilidades para usar o dicion rio eficientemente. Inicialmente, contouJse com 24 aprendizes de ingl s que estavam iniciando o IV semestre em um centro de l nguas, e concluiuJse com 16 desses sujeitos, al m da professora da turma, que era a pesquisadora. O suporte te rico teve por base os estudos de Chi (1998), B joint (1981), Humbl (2001), H fling, Silva e Tosqui (2004) e Fern ndez (2000), entre outros especialistas em Lexicografia Pedag gica. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram um: question rio, um p s e pr Jteste, um tratamento com atividades, uma entrevista e as anota es da professora.

9 A an lise dos dados revelou que (1) os aprendizes n o tinham e n o conheciam o dicion rio monol ng e de ingl s, (2) tampouco receberam orienta o de como usar essa ferramenta de forma apropriada. O estudo mostrou tr s resultados marcantes sobre o comportamento dos aprendizes em rela o ao uso de dicion rios: (1) mais consci ncia da import ncia que o dicion rio monol ng e pode ter para a aprendizagem de uma l ngua estrangeira, (2) a necessidade de desenvolver as habilidades de uso do dicion rio e (3) uma maior autonomia no seu processo de aprendizagem. Nesse sentido, esse estudo ressalta a import ncia de explorar o dicion rio monol ng e na sala de aula atrav s de atividades de compreens o e produ o, al m de prover ao professor de l nguas, um instrumento de reflex o sobre o uso dessa ferramenta de aprendizagem.

10 PalavrasJchave: Lexicografia. Dicion rio para aprendizes. Dicion rio monol ng e. Ensino de Ingl s. Habilidade de usu rios. 7 ABSTRACT This research investigates monolingual learner s dictionary use in the English classroom as a teaching and learning tool of foreign language. It also develops the reference skills of learners to use this kind of dictionary efficiently. Initially, the work counted on twentyJfour learners of English who were beginning level four in a language center, and it ended up with sixteen learners and their teacher, who was also the researcher. The theoretical foundation was based on the studies of Chi (1998), B joint (1981), Humbl (2001), Fern ndez (2000), H fling, Silva e Tosqui (2004), among other specialists in Pedagogical Lexicography.


Related search queries