Example: quiz answers

A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO …

UNISALESIANO CENTRO UNIVERSIT RIO CAT LICO SALESIANO AUXILIUM CURSO DE PEDAGOGIA Paula R bia Pelloso Duarte Barros A CONTRIBUI O DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE AQUISI O DE LEITURA LINS - SP 2013 2 PAULA R BIA PELLOSO DUARTE BARROS A CONTRIBUI O DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE AQUISI O DE LEITURA Trabalho de conclus o de curso apresentado Banca Examinadora do Centro Universit rio Cat lico Salesiano Auxilium, curso de Pedagogia sob a orienta o do Prof. Me. Paulo S rgio Fernandes e orienta o t cnica da Prof. Esp. rica Cristiane dos Santos Campaner LINS SP 2013 Barros, Paula R bia Pelloso Duarte A contribui o da LITERATURA INFANTIL no processo de aquisi o da leitura / Paula R bia Pelloso Duarte Barros.

Barros, Paula Rúbia Pelloso Duarte A contribuição da literatura infantil no processo de aquisição da leitura / Paula Rúbia Pelloso Duarte Barros.

Tags:

  Literatura

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO …

1 UNISALESIANO CENTRO UNIVERSIT RIO CAT LICO SALESIANO AUXILIUM CURSO DE PEDAGOGIA Paula R bia Pelloso Duarte Barros A CONTRIBUI O DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE AQUISI O DE LEITURA LINS - SP 2013 2 PAULA R BIA PELLOSO DUARTE BARROS A CONTRIBUI O DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE AQUISI O DE LEITURA Trabalho de conclus o de curso apresentado Banca Examinadora do Centro Universit rio Cat lico Salesiano Auxilium, curso de Pedagogia sob a orienta o do Prof. Me. Paulo S rgio Fernandes e orienta o t cnica da Prof. Esp. rica Cristiane dos Santos Campaner LINS SP 2013 Barros, Paula R bia Pelloso Duarte A contribui o da LITERATURA INFANTIL no processo de aquisi o da leitura / Paula R bia Pelloso Duarte Barros.

2 Lins, 2013. 53p. il. 31cm. Monografia apresentada ao Centro Universit rio Cat lico Salesiano Auxilium UNISALESIANO, Lins-SP, para gradua o em Pedagogia, 2013. Orientadores: Paulo S rgio Fernandes; rica Cristiane dos Santos Campaner 1. LITERATURA INFANTIL . 2. Leitura. 3. Alfabetiza o. I T tulo. CDU37 B281c 4 PAULA R BIA PELLOSO DUARTE BARROS A CONTRIBUI O DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE AQUISI O DE LEITURA Monografia apresentada ao Centro Universit rio Cat lico Salesiano Auxilium para obten o do t tulo de Licenciatura em Pedagogia. Aprovado em _____/_____/_____ Banca Examinadora: Prof Orientador: Prof. Me. Paulo S rgio Fernandes Titula o: Mestre em Teoria Liter ria e LITERATURA Comparada _____ Assinatura: _____ 1 Prof(a): _____ Titula o: _____ _____ Assinatura: _____ 2 Prof(a): _____ Titula o: _____ _____ Assinatura: _____ 5 Dedico ao amor da minha vida, que esteve ao meu lado em toda essa caminhada, e aos frutos desse amor que s o a raz o do meu viver!

3 6 AGRADECIMENTO Agrade o em primeiro lugar a Deus que iluminou o meu caminho durante esta caminhada. Agrade o tamb m ao meu esposo, Robson, que de forma especial e carinhosa me deu for a e coragem, me apoiando em busca de conhecimentos em todos os momentos de dificuldades. Aos meus filhos Ruan e Ra ssa, que tiveram a paci ncia de conviver com minha aus ncia, certos do meu amor, me iluminando de maneira especial em cada pensamento. N o posso deixar de agradecer de forma sincera e grandiosa aos meus pais (in memorian), Cidinha e Florindo, a quem eu agrade o todas as noites a minha exist ncia. A cada crian a que passou pelo meu caminho, levando um pouco de mim e deixando muito de si. A minha querida amiga Daiane que me apoiou e me incentivou nos momentos mais dif ceis dessa caminhada.

4 E ao meu orientador Prof. Me. Paulo S rgio Fernandes pelo carinho e contribui o para a realiza o desse trabalho Obrigada a todos aqueles que acreditaram que eu chegaria ao fim, conquistando essa vit ria t o desejada e esperada, numa batalha incans vel pelo sucesso. curioso como n o sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas n o posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer por que no momento em que tento falar n o s n o exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo. Clarice Lispector 7 RESUMO Este trabalho resgata um pouco da hist ria da LITERATURA INFANTIL e dos caminhos trilhados por esse g nero at consolidar-se na escola como recurso did tico, ressaltando a necessidade de firmar-se como obra liter ria.

5 A LITERATURA INFANTIL uma fonte enriquecedora de conhecimento e informa o, e oferece um m todo prazeroso e l dico para que as crian as possam enveredar no mundo da leitura. Evidenciou-se nesta pesquisa o quanto a LITERATURA INFANTIL est presente na sala de aula e como pode ser uma grande aliada no processo de aquisi o da leitura. Sabe-se que as crian as s o fascinadas por hist rias e que essas favorecem seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social. Buscou-se aqui confirmar a necessidade da presen a da LITERATURA INFANTIL no cotidiano escolar como forma de transforma o social. Outros aspectos levantados foram as diversas formas de trabalho com a LITERATURA e poss veis recursos. Atrav s da pesquisa bibliogr fica constatou-se que a leitura proporciona ao leitor aprimorar seu car ter, sua personalidade, sua criatividade, imagina o e futuramente tornar-se um leitor cr tico, apto a exercer sua cidadania, consciente da realidade social em que est inserido e das possibilidades de transform -la.

6 Palavras-chaves: LITERATURA INFANTIL , Leitura, Alfabetiza o 8 ABSTRACT This work rescues a little history of Children's Literature and the paths taken by this genre to consolidate the school as a teaching resource, highlighting the need to establish itself as a literary book. The Children's Literature is an enriching source of knowledge and information, and offers a pleasant and playful method for children to engage in the world of reading. It was evident in this study how children's literature is present in the classroom and how it can be a great ally in the process of reading acquisition. It is known that children are fascinated by these stories which promote their cognitive, intellectual, emotional and social development. Here we sought to confirm the need for the presence of children's literature in school life as a mean of social transformation.

7 Other issues raised were various ways of working with literature and possible resources. Through literature research it was found that reading provides the reader enhance your character, your personality, your creativity, imagination and eventually become a critical reader, able to exercise their citizenship, aware of the social reality in which it is inserted and the possibilities to transform it. Keywords: children's literature, reading, literacy 9 LISTA DE FIGURAS Figura 1 Educa o escolar s c. XVI .. 14 Figura 2 Obras transformadas em LITERATURA INFANTIL .. 16 Figura 3 Obras de Monteiro Lobato .. 18 Figura 4 Ouvir hist rias .. 31 Figura 5 Resposta da pergunta n 2 das professoras .. 38 Figura 6 Resposta da pergunta n 3 s professoras.

8 39 Figura 7 Recursos did ticos utilizados para contar hist rias .. 40 Figura 8 Resposta da pergunta n 5 s professoras .. 41 Figura 9 Resposta da pergunta n 6 s professoras .. 42 Figura 10 Leitura compartilhada .. 44 10 SUM RIO INTRODU O .. 11 CAP TULO I - A HIST RIA DA LITERATURA INFANTIL .. 14 1 A CRIAN A COMO SUJEITO HIST RICO .. 14 Surgimento da LITERATURA INFANTIL .. 16 LITERATURA INFANTIL e as escolas .. 20 CAP TULO II - LITERATURA E ALFABETIZA 26 2 A EXPERI NCIA DA LEITURA .. 26 O papel da escola .. 26 Ler na escola, compreens o para o mundo .. 28 Leitura e cidadania .. 33 CAP TULO III - PROCEDIMENTOS E M TODOS DA PESQUISA .. 36 3 CAMINHOS DA PESQUISA .. 36 Caracter sticas e resultados .. 37 PROPOSTA DE INTERVEN O .. 45 CONCLUS O.

9 46 REFER NCIAS .. 48 AP NDICES .. 51 11 INTRODU O A LITERATURA INFANTIL surge no s culo XVIII juntamente com a preocupa o com a inf ncia at ent o esquecida. Surge com o intuito de formar moral e socialmente as crian as. Essa vis o prorrogou-se por muitos anos e ainda hoje a LITERATURA utilizada como meio de transmitir valores s crian as. Somente no s culo XIX a crian a passa a ter maior visibilidade e as produ es liter rias voltadas a elas passam a preocupar-se com as necessidades e o desenvolvimento da inf ncia. Os la os entre a LITERATURA e a escola surgem com caracter sticas pedag gicas, por meio dos quais a LITERATURA tem a finalidade de instruir e formar o car ter da crian a, ainda hoje em muitas institui es de ensino essa vis o se perpetua.

10 Al m dessa liga o com o pedag gico, h tamb m a preocupa o em estimular os consumidores das obras impressas. em meados do s c XX que a valoriza o dos livros surge, no Brasil esse cr dito destinado Monteiro Lobato e sua Turma do S tio do Pica-pau Amarelo , o sucesso de suas obras rompe com as conven es estereotipadas e oportuniza a produ o de obras liter rias para crian as. Por volta de 1970 a LITERATURA retomada como fator importante ao desenvolvimento intelectual e cultural da crian a. Com isso a edi o de livros infantis e sua produ o expandiram-se a n meros importantes. Os livros passam a ter maior relev ncia e a preocupa o com aspectos gr ficos assume autonomia e em alguns casos autossufici ncia. O g nero assume uma forte liga o com o mbito escolar, por m com a necessidade de reafirmar-se como obra liter ria.


Related search queries